sábado, 8 de setembro de 2012

PROVÉRBIO


DOIS MINUTOS DE EXERCÍCIO DIÁRIO

Portal Terra

Pesquisa mostra que malhar 2 minutos por dia já faz bem à saúde

 Foto: Getty Images

Pergunte a qualquer um, mesmo ao malhadores de carteirinha, se preferem suar a camisa por cerca de dois minutos ou fazer exercícios durante uma hora em meia? Para a ciência, tanto faz, se o objetivo for manter a saúde do coração em dia. Pesquisa realizada na Universidade de Aberdeen, na Inglaterra, mostra que exercícios intensos por curtos períodos são melhores do que longas sessões de movimentos mais suaves.
O médico Stuart Gray analisou resultados de homens, com idades entre 18 e 35 anos, obtidos em sessões curtas na bicicleta ergométrica (que pedalaram o mais rápido que puderam por 30 segundos, descansaram quatro minutos e repetiram o exercício por mais quatro vezes) ou de caminhadas na esteira por uma hora e meia. O primeiro grupo realizou um total de 2 minutos e meio de exercícios extenuantes enquanto o segundo manteve batimentos cardíacos ritmados em todo o período.
No dia seguinte, os voluntários receberam café da manhã gorduroso, contendo pão, maionese e queijo, e depois tiveram amostras de sangue testadas para verificação de como o corpo lidaria com a grande quantidade de gordura ingerida. A queda dos níveis de gordura no sangue após as refeições é fator importante na prevenção de doenças cardíacas, como entupimentos das artérias. Os que caminharam por uma hora e meia tiveram redução de 11% nos índices de gordura contra impressionantes 33% dos que pedalaram rápido por apenas 2 minutos e meio.
Segundo Stuart Gray, os exercícios intensos podem fazer com que o fígado retire maiores quantidades de gordura do sangue, mesmo que não implique no aumento da resistência física no geral. “Apesar de exercícios de intensidade moderada em longas sessões ajudarem a proteger o corpo de doenças cardiovasculares, as descobertas mostram que exercícios intensos com intervalos podem ser método mais eficiente para melhorar a saúde e reduzir o tempo dedicado à ginástica”, disse o pesquisador ao jornal Daily Ma

TECNOLOGIA 4G

Oglobo

4G do iPhone 5 será compatível com todas as redes do mundo, diz jornal

Mulher usa iPhone, da Apple, em Washington Foto: AFP

RIO - A próxima geração do iPhone, com lançamento esperado para a próxima semana, deverá ser compatível com todas as frequências de 4G do mundo, informa o “Wall Street Journal”. Caso a previsão se concretize, o telefone da Apple fará frente ao seu principal rival, o Galaxy da Samsung, que já dispõe da tecnologia.

O grande número de frequências utilizadas pela tecnologia 4G em diferentes países é um dos maiores desafios para a consolidação da nova tecnologia, que permite acesso mais veloz à internet. De acordo com o analista do IDC John Byrne, existem em torno de 36 bandas em todo o mundo, mais que as 22 utilizadas pelo 3G.

A última versão do iPad, lançada em março, é o primeiro produto da Apple com a tecnologia. Porém, ele não é compatível com a rede instalada em diversos países, incluindo o Brasil.


HORÁRIO POLÍTICO AMERICANO

blogs.estadao-Tutty Vasques

Inveja dos americanos!

reprodução

O brasileiro atormentado pela busca de um mísero discurso articulado e convincente no horário de propaganda política na TV acordou ontem morrendo de inveja do eleitor americano. Dá gosto assistir o Obama pedindo voto, né não?
Você pode discordar de suas posições sobre a guerra, o aborto, o casamento gay, a morte do Bin Laden, a reforma do sistema de saúde ou o time de basquete favorito da NBA, mas quando ele fala em mudança, de esperança num “lugar melhor” – essas coisas que todo político arranha mal –, nem precisa saber inglês para sentir firmeza na visão de mundo do candidato.
Não é aquele super-herói todo que há quatro anos se imaginava, mas continua sendo o homem que, como dizia Paulinho da Viola, “vai encontrar um jeito de dar um jeito na situação” do planeta.
Te ocorre outro guia? Pode até existir alguém tão inteligente, gente boa e bem apanhado, porém tudo isso mais aquela família adorável, duvido!
Quase quatro anos governando uma superpotência de doidos, o cara não se deixou contaminar. Sua lucidez de campanha continua contagiante! Os americanos – ô, raça! – reclamam de barriga cheia da propaganda política na TV!

CHARGE

Colaboração Tatadetila

PRIVATIZAÇÃO DO MARACANÃ

Uol

Edital de privatização do Maracanã sai mês que vem; Fla e Flu fazem planos para estádio

Maracanã deve ser reinaugurado em fevereiro do ano que vem já sob controle privado

O governo do Rio de Janeiro vai lançar no mês que vem o edital para privatização da administração do Maracanã. O estádio, que está sendo reformado para a Copa do Mundo de 2014, deve ser reaberto em fevereiro de 2013 já sob controle de uma entidade privada.
O empresário Eike Batista é um dos que já declarou interesse em assumir o Maracanã. Flamengo e Fluminense também estão elaborando projetos para entrar na disputa pelo estádio.

FICHA SUJA BARRADOS

Portal Terra

Justiça barra 317 candidatos a prefeito com ficha suja 


Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) barraram até agora a candidatura a prefeito de 317 políticos com base na Lei da Ficha Limpa nos 26 Estados do país. O levantamento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo deste sábado. Em 16 tribunais ainda há casos para serem julgados. 
O PSDB é o partido que possui o maior número de barrados: são 56 candidatos. O PMDB vem logo atrás, com 49. O PT tem 18 'barrados' e aparece na oitava posição.
Os candidatos barrados pelos tribunais regionais podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A presidente do tribunal, Cármen Lúcia, já afirmou que não será possível julgar todos os casos antes das eleições, mas sim até o final do ano. 
Os nomes barrados pelos TREs irão aparecer nas urnas eletrônicas niormalmente, no entanto todos os seus votos serão considerados sub judice até uma eventual decisão no TSE. No caso de o candidato ficha-suja ter mais votos e seu recurso for rejeitado, assume o segundo colocado na eleição.

PUNIÇÃO FEDERAL

Jornal do Brasil

CGU lança cadastro de expulsões de servidores do Executivo Federal

O Portal da Transparência, administrado pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponibiliza o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF), banco de informações mantido pela própria CGU, que reúne as penalidades expulsivas (demissão, cassação de aposentadoria e destituição de cargo em comissão ou função comissionada) aplicadas, no âmbito do Poder Executivo Federal, a servidores civis, efetivos ou não, desde o ano de 2005. 
A relação inicial, com dados até 30 de agosto último, contém 3.027 expulsões aplicadas a 2.552 servidores. Esses números são diferentes porque em muitos casos o servidor é punido mais de uma vez, em consequência de diversos processos a que respondeu. A fonte das informações é o Diário Oficial da União. O cadastro será atualizado mensalmente. 
Demissão é a pena aplicável ao servidor efetivo ativo que comete infração grave no exercício do cargo; cassação de aposentadoria é aplicada quando o servidor já está aposentado, mas foi penalizado com demissão por ato praticado enquanto se encontrava em atividade; e a destituição é aplicada a pessoa que ocupava somente cargo em comissão ou função comissionada, não sendo servidor efetivo.
O cadastro tem como objetivo consolidar dados úteis aos gestores públicos, bem como garantir maior transparência à atividade correcional promovida pela Administração Federal. A penalização de servidores públicos implica em diversas consequências jurídicas, podendo, nos casos mais graves, acarretar o impedimento de retorno do servidor aos quadros da Administração.
As consequências dessas punições constam na Lei do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) e também em outras leis, como as que tratam de inelegibilidade. Além disso, em determinados caos, pode haver consequência na esfera criminal, sendo obrigatória a comunicação ao Ministério Público. 
Informações sobre penas aplicadas a empregados públicos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou por meio de normativos internos de empresas estatais, por exemplo, não fazem parte do cadastro. Pelo cadastro é possível detalhar a punição aplicada ao servidor e obter informações como: órgão de lotação, data da punição, tipo de penalidade, unidade da federação, fundamentos legais da expulsão e até visualizar a portaria de punição no Diário Oficial da União. 
É possível também fazer “download” completo das informações constantes do cadastro, o que permite organizá-las por órgão de lotação, por data das punições etc., ou, ainda, elaborar gráficos. 
Segundo o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, “a divulgação do Cadastro de Expulsões da Administração Federal é mais um passo dado pelo Governo Federal brasileiro em cumprimento à Lei de Acesso à Informação”. O novo cadastro pode ser consultado no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), clicando na aba ou item de menu “Servidores”.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

RETARDANDO O ENVELHECIMENTO

Saúde-Terra

Óleo de peixe pode ajudar a retardar envelhecimento em idosos

A ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe associada à prática de exercícios físicos ajuda a retardar o envelhecimento Foto: Getty Images

A ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe associada à prática de exercícios físicos ajuda a retardar o envelhecimento, sugere um estudo realizado na Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha.
Os resultados da pesquisa mostraram que mulheres com mais de 65 anos que receberam doses diárias de ácidos graxos ricos em ômega-3 ganharam quase o dobro de tônus muscular após se exercitarem, quando comparadas com aquelas que ingeriam azeite de oliva.
Uma expansão do estudo está prevista para confirmar tais resultados e determinar com maior exatidão as razões da melhora da força muscular.
O processo de envelhecimento, conhecido como sarcopenia, implica numa perda muscular de 0,5 a 2% por ano e pode implicar em fraqueza e perda de mobilidade em idosos.
Há poucos dados sobre a incidência na Grã-Bretanha, mas informações provenientes dos Estados Unidos mostram que 25% das pessoas com idade entre 50 e 70 anos têm sarcopenia e isto aumenta para mais da metade daqueles com mais de 80 anos.
Para Stuart Gray, um dos líderes do estudo, o custo da sarcopenia é imenso, tanto pela necessidade de cuidado direto ou por internações hospitalares motivadas por quedas.
"Cerca de 1,5% do orçamento total de saúde americano é gasto com assuntos relacionados à sarcopenia", diz.
As conclusões dos pesquisadores estão sendo apresentadas no Festival Britânico de Ciência, em Aberdeen.

PÓS-ADOLESCÊNCIA

Oglobo

Para maioria das meninas entre 18 e 24 anos, sexo não precisa de amor


Os atores Natalie Portman e Ashton Kutcher em cena do filme “Sexo sem compromisso” (2011)
Foto: Divulgação

RIO - Como canta Rita Lee, “sexo antes, amor depois”. Não é apenas a roqueira sessentona que pensa assim. Para a maioria das mulheres entre 18 e 24 anos, sexo não precisa de amor. É o que mostra uma pesquisa feita com mais de mil pessoas cadastradas no site de relacionamentos ParPerfeito. 

Entre as meninas dessa faixa etária, 54,55% das entrevistadas responderam “não” à pergunta “Sexo só se for com amor?”. Para os rapazes da mesma idade, o resultado foi de 50%. Já é um bom pretexto para comemorar o Dia do Sexo, celebrado nesta quinta-feira (6).

A estudante de Desenho Industrial carioca Gabriela Barbosa, de 23 anos, se enquadra nesse perfil. Questionada se o sexo tem que ser necessariamente com um homem que ama, ela é enfática:

— Lógico que não. Sexo é um prazer, como comer chocolate, só que um milhão de vezes melhor. Biologicamente falando é até a mesma coisa, porque você libera quase os mesmos hormônios. A meu ver, você não pode se limitar a ter um prazer somente quando conhece uma pessoa a ponto de amar. 

Quando você ama, desenvolve uma relação a fundo com uma pessoa. Amar vem depois, uma consequência de intimidade, companheirismo... um longo tempo de relação. Se você for esperar amar a pessoa para transar, simplesmente não vai saber ao certo se ama ou não — explica a menina, que está namorando.

A designer carioca Fernanda Oliveira, de 24 anos, pensa igual. Solteira, ela conta que recorre a amigos para satisfazer suas necessidades sexuais, sem ter qualquer vículo afetivo:

— O sexo não precisa estar ligado ao amor. Hoje, nós mulheres já podemos falar que é uma necessidade biológica como beber água. Já fiz uso de amigos que se comprometem a só a transar e nada mais. No período estou solteira e tenho essa necessidade, é melhor que apelar apenas para brinquedinhos eróticos. 

O sexo sem amor existe e é importante, porque temos hormônios e somos animais — defende Fernanda, para quem o sexo pode ajudar a levar ao amor. — O sexo demonstra o seu íntimo maior, o que você é nua e crua, sem roupa. Já tive um relacionamento de uns dois ou três meses com um cara que transei no primeiro encontro e foi muito bom. 

Confesso foi que isso me deu vontade de continuar saindo com ele, de quem acabei gostando.

E para você? Sexo só se for com amor?



PROVÉRBIO


CHARGE

Colaboração Tatadetila

REUNIÃO SECRETA

Radar on-line
Reunião sigilosa com Lula, Zé Dirceu e Thomás Bastos discute PT-pós mensalão.

Que avaliação deve ser feita do julgamento do mensalão? O que o PT deve fazer se a condenação for generalizada?

As duas perguntas foram o centro de um sigiloso encontro no dia 2, no Instituto Lula, em São Paulo, que reuniu nada menos do que Márcio Thomaz Bastos, José Dirceu, Rui Falcão, Sigmaringa Seixas, e, claro,Lula.
Uma das conclusões foi a de que todo o esforço para a vitória nas grandes capitais deve ser feito. Elas seriam usadas como base do discurso de defesa, na linha “O STF condenou, mas o povo continua com o PT ”.

Outra decisão: os dirigentes petistas têm que partir para o ataque imediatamente. Resultado disso foi a patética declaração de Falcão, dada dias depois, de que o STF, “unido a uma elite suja e reacionária”, faria parte de um “golpe” para derrubar o PT .
De acordo com um dos participantes da reunião, as decisões do STF estão levando Lula à beira do descontrole.
Por Lauro Jardim

TAÇA DAS BOLINHAS

O Estado de S. Paulo

Justiça nega reintegração de posse da Taça das Bolinhas ao São Paulo


SÃO PAULO - Uma decisão da última quarta-feira do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, negou recurso do São Paulo Futebol Clube no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. Assim, foi confirmada a decisão de maio da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que ordenou a entrega do troféu para a Caixa Econômica Federal.

Mas a pendência sobre o real dono da Taça das Bolinhas ainda não está terminada. Fora a disputa entre Flamengo e São Paulo um processo corre na Justiça Federal de Pernambuco trata do reconhecimento do título brasileiro de 1987, dividido entre o o time carioca e o Sport. Cada um venceu um módulo diferente da Copa União, mas o Flamengo se recusou a decidir o título com a equipe pernambucana, como previa o regulamento.
A briga pela posse definitiva da taça se arrasta desde 2010, quando a CBF reconheceu o São Paulo como primeiro pentacampeão do Campeonato Brasileiro. Isso daria o direito de receber o troféu, confeccionado pela Caixa Econômica Federal. Porém o Flamengo alega que deveria ter recebido o objeto desde 1992, quando venceu o seu quinto Brasileirão.

BEM-ESTAR SOCIAL PELO MUNDO


Radar Econômico


Ásia começa a construir seu Estado de bem-estar social


economist_asia01.jpg


Enquanto na Europa a atividade econômica permanece estagnada e o Estado de bem-estar social é desmontado, nos países da Ásia onde a produção ainda cresce com força as políticas sociais também se expandem rapidamente, conforme mostra a revista The Economist na sua mais recente edição.

A Indonésia lançou à sua maneira um programa de universalização da saúde. A partir de 2014, promete o governo, o Estado pagará os gastos hospitalares de quem não tem dinheiro para tanto. Nada mal para um país onde atualmente, segundo o jornal local Kompas, diz-se nas ruas que “se você é pobre, não pode ficar doente”. A pasta do governo que lançou o plano, por sinal, chama-se Ministério do Bem-estar Popular.
Ainda que isso seja pouco em comparação com o que os cidadãos europeus e até latino-americanos já têm, as políticas sociais da Ásia chamam atenção pelo seu tamanho. Somente essas três medidas citadas acima atingem quase meio bilhão de pessoas. Na Indonésia, 240 milhões passarão a ter acesso à saúde pública. Na China, 240 milhões de trabalhadores ganharão cobertura previdenciária.
Nas Filipinas, o seguro de saúde estatal PhilHealth atendia 62% da população em 2010; hoje, chega a 83%. Um programa similar na China abrangia apenas 3% da população elegível; agora, atinge 97,5%, segundo dados oficiais citados pela Economist. A Índia também aumentou o alcance do seu programa de saúde pública, que passa a chegar a 110 milhões de pessoas.


IMAGEM DO DIA

Preço da passagem de ônibus em Natal.

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES

Estadão.com.br

Flor do Pau-Brasil é mais um dos lindos presentes da natureza para o nosso País


Flor do Pau-Brasil surge somente uma vez por ano. Tem quatro pétalas amarelas grandes e uma pequena no centro, de cor vermelha. Exala um odor muito peculiar e agradável, próximo do Jasmim, mas um pouco mais sauve. Em Natal, pode ser vista nos canteiros das ruas , no Parque das Dunas e no Campus da UFRN.
A madeira do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) tem uma cor avermelhada. Segundo historiadores, a extração desta árvore para produção de resina e comércio da madeira representou, no século 16, a primeira atividade econômica da recém-descoberta ‘Terra de Santa Cruz’. O nome ‘Ibirapitanga’, em tupi, significa ‘Madeira Vermelha’.
Curiosidades - O Pau-Brasil (antes de receber este nome) era usado como matéria-prima para fabricação da tinta utilizada para colorir roupas no Iêmen. Seu nome em árabe foi então traduzido para o idioma toscano verzino e, porteriormente, recebeu a versão francesa ‘Brésil’, que deu origem ao nome ‘Brasil’. Caesalpinia é uma homenagem do botânico francês Charles Plumier ao também botânico e médico italiano (de Arezzo) Andrea Cesalpino. Echinata, em latim, é ‘com espinhos’, isso porque as vagens do pau-brasil são cobertas por eles.

VIVA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL !

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MACONHA NO URUGUAI

AFP

'Não aceitaremos turismo consumidor' da maconha, diz Mujica

Mujica pretende que venda de maconha seja feita através do sistema de saúde global do Uruguai. Foto: EFE

O presidente do Uruguai, José Mujica, declarou em entrevista à AFP que se for aprovado o seu projeto de regulamentar a venda de maconha no país, não aceitará "um turismo consumidor" de canabis. O plano de legalizar a produção e a venda de maconha "é para (resolver) os problemas que nós temos. Não vamos aceitar um turismo consumidor", afirmou Mujica.
O projeto de lei anunciado em junho e enviado ao Parlamento no começo de agosto busca "arrebatar" do narcotráfico parte do mercado, com a meta de tratar os consumidores como doentes e não como delinquentes, disse o presidente, afirmando que "apareceram coisas que não existiam no Uruguai", como os assassinatos por acerto de contas.
"O que estamos propondo não necessariamente é uma receita que vai nos livrar desta praga que se chama narcotráfico. O que queremos é experimentar outros caminhos. E a nós parece que uma coisa importante é tentar arrebatar-lhes o mercado. Porque pelo lado repressivo, o mercado continua caminhando", enfatizou. "Parece-nos que colocá-lo sobre a mesa, regulamentá-lo, pode ser um mal muito menor do que o que está acontecendo hoje", emendou.
"Nós não defendemos a expansão do consumo de nenhuma droga", enfatizou. Sua ideia é que a venda "possa ser feita através do sistema de saúde global do Uruguai ou outros mecanismos, mas que seja estritamente controlado pelo Estado", explicou.
"Tem o inconveniente de que supõe a identificação, e isso é fundamental para saber que são uruguaios, segundo para poder induzi-lo (o consumidor) a que se trate caso seu consumo seja considerado exagerado, do ponto de vista médico", acrescentou.
O presidente afirmou, ainda, que tentará fazer com que a maconha tenha "rastreabilidade" para dificultar sua venda ao exterior. "Porque não queremos afetar os vizinhos. Por isso, o Estado precisa gerir isto", disse Mujica, que acredita que sem a compreensão e o apoio da sociedade, "as medidas serão um fracasso".

CÂMARA NÃO VOTA MP DO CÓDIGO FLORESTAL

Agência Brasil

Câmara não consegue colocar em votação a MP do Código Florestal 


Sem acordo e com obstrução de vários partidos, a Câmara dos Deputados não conseguiu votar hoje (5) a Medida Provisória (MP) 571 do Código Florestal. Com isso, dificilmente a MP será aprovada antes do dia 8 de outubro, data em que perde a validade. Como não foi aprovada pelos deputados, a matéria não pode ser enviada ao Senado, que fará na próxima semana o último esforço concentrado antes das eleições municipais.
O adiamento da votação significa mais uma vitória dos ruralistas em relação ao governo na votação do Código Florestal. A primeira derrota do Executivo ocorreu durante a aprovação do texto do Código Florestal na Câmara, em maio do ano passado, o que levou a presidenta Dilma Rousseff vetar 12 artigos do projeto e editar a MP 571, após aprovação pelo Senado.
Com o calendário apertado por causa do período eleitoral, era importante que a MP do Código Florestal fosse aprovada na sessão de hoje da Câmara. Agora, a única forma de evitar que a medida provisória perca a validade será a Câmara aprovar o texto no próximo esforço concentrado, previsto para os dias 18 e 19 deste mês, e o Senado convocar nova data de votação para apreciar a MP.
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que tentará votar a matéria no próximo esforço concentrado e que conversará com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para tentar convencê-lo a convocar nova votação dos senadores dependendo da decisão dos deputados.
“Acho que essa medida provisória corre o risco de perder a validade exatamente pela complexidade do tema. Temos prazo até os dias 18 e 19 para tentar negociar um entendimento, e isso pode levar a uma mudança de calendário no Senado”, disse. “Vou comunicar o presidente Sarney da situação vivida na Câmara para que ele possa pensar em uma alternativa. De qualquer forma, ele terá que esperar a decisão que será tomada na Câmara nos dias 18 e 19”, completou.
O vice-líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), declarou que se houver a sinalização do governo de que não haverá vetos ao texto aprovado pelo Congresso existe ainda a possibilidade de um acordo que viabilize a votação da MP. “[Se não houver vetos] é possível votar a qualquer momento. Se analisar bem o texto, a modificação que foi feita é insignificante. É muito mais uma queda de braço do que alguma mudança substantiva do texto”, ressaltou Caiado.
Caso Congresso não consiga aprovar a MP até o dia 8 de outubro, ficará um vazio jurídico na Lei do Código Florestal, uma vez que a medida provisória foi editada para suprir lacunas deixadas pelos vetos ao projeto anteriormente aprovado pela Câmara e pelo Senado. Pela legislação, a presidenta Dilma Rousseff só poderá enviar nova MP sobre o assunto no ano que vem. Com isso, caberá ao Congresso aprovar uma lei que supra o vazio.

NOVO CORREGEDOR DE JUSTIÇA


Agência Brasil

Novo corregedor nacional de Justiça toma posse hoje 


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão assume hoje (6), às 11h, o cargo de corregedor nacional de Justiça. A cerimônia será na Sala de Sessões da Primeira Turma, no Anexo 2 B. Antes da posse, ele dará entrevista coletiva às 10h, no mesmo local.
Falcão substitui a ministra Eliana Calmon, também do STJ, que encerra o mandato iniciado em setembro de 2010. Ele ocupará o cargo pelos próximos dois anos, sendo também um dos 15 integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Francisco Cândido de Melo Falcão Neto é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde junho de 1999. Atuou como corregedor-geral da Justiça Federal entre 2009 e 2011 e foi presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região entre 1997 e 1999.

CHARGE

Colaboração Tatadetila

ATIVIDADE FÍSICA,DOENÇAS CRÔNICAS

blogs.estadao

Obesos ativos são tão saudáveis quanto pessoas magras


Algumas pessoas obesas que se exercitam regularmente conseguem ter um metabolismo saudável, sem risco maior de desenvolverem doenças vasculares, diabetes ou câncer do que pessoas magras, segundo um grande estudo divulgado hoje na revista científica European Heart Journal. A conclusão, polêmica, afirma que é possível, sim, estar acima do mesmo e ao mesmo tempo permanecer saudável – mas, para isso, é preciso ser fisicamente ativo.
Ou seja, a pesquisa não defende a obesidade, menos ainda o sedentarismo ou a má alimentação. Ela apenas relativiza um dogma atual da medicina, que afirma que para ser saudável é preciso ter determinados índices de gordura no corpo – calculados geralmente pelo IMC (índice de massa corporal).
No estudo, o que os autores defendem é que os médicos avaliem as condições clínicas de seus pacientes para, então, recomendarem alguma intervenção – quem está acima do peso, mas tem seus índices de pressão arterial, colesterol, glicemia e triglicérides normais, por exemplo, talvez não precise sair do consultório com a indicação de perder peso.
“Sabemos bem que a obesidade está associada a um número grande de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e câncer. No entanto, há pessoas obesas e ativas que aparentemente estão protegidas dessa associação”, afirma um dos autores do estudo, o médico do esporte Francisco Ortega.
Ele explica que a grande diferença entre esses obesos ‘saudáveis’ e os obesos não saudáveis era a capacidade física gerada pela prática regular de exercícios. “Nosso estudo mostra que os médicos precisam levar em conta que nem todos os obesos têm o mesmo prognóstico.”
A pesquisa foi realizada pela Universidade da Carolina do Sul (Columbia) e avaliou dados de 43.265 participantes entre 1979 e 2003 – ou seja, um grande número de pessoas avaliadas e por um bom período de tempo, o que dá credibilidade às conclusões. Do total de pessoas analisadas, 46% eram obesos e metabolicamente saudáveis – e com mesmo risco de pessoas magras de desenvolverem doenças crônicas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CONSUMO DE DROGAS NO BRASIL

Oglobo

Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cocaína, diz Unifesp

SÃO PAULO – O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína em relação ao número absoluto de usuários, perdendo apenas para os Estados Unidos. É o que mostra o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (II Lenad), realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta quarta-feira. O levantamento diz que 2,8 milhões de pessoas fizeram o uso da droga e seus derivados no último ano, entre elas 244 mil adolescentes. O II Lenad mostra, ainda, que o Brasil representa 20% do consumo mundial de cocaína e crack. Em relação a esta última, o país é o maior mercado consumidor do mundo. Um milhão de pessoas utilizaram crack no último ano.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso da cocaína está diminuindo gradativamente nos países desenvolvidos. No entanto, nos países emergentes, como o Brasil, a tendência é de crescimento, segundo a Unifesp.

O II Lenad diz que quase 6 milhões de brasileiros já experimentaram alguma apresentação de cocaína na vida. A droga usada via intranasal é a mais comum, já tendo sido utilizada por 4% dos adultos – pouco mais de 5 milhões de pessoas.

Para o levantamento, a Unifesp entrevistou, em domicílio, 4.607 pessoas em 149 municípios brasileiros. Os entrevistados responderam, ainda, questões sobre álcool, tabaco e drogas ilícitas, entre outros. No início de agosto, o mesmo estudo mostrou que 1,5 milhão de pessoas usa maconha diariamente no Brasil – o índice de dependentes desta última droga chega a 37%.

O levantamento da Unifesp diz, também, que 2 milhões de brasileiros já usaram cocaína fumada (crack/merla e oxi) pelo menos uma vez na vida e que a maioria dos usuários da droga no país no último ano está na região Sudeste (46%). Além disso, cerca de 2 milhões de pessoas usam alguma forma de cocaína e maconha, simultaneamente.

A Unifesp constatou que 45% dos usuários experimentou pela primeira vez a cocaína antes dos 18 anos e que 48% do total de usuários desenvolveram dependência química. 

Diz o II Lenad, também, que 78% dos usuários consideram fácil conseguir cocaína e que o consumo em áreas urbanas é três vezes maior que em regiões rurais.

PROVÉRBIO


BEBIDA EM EXCESSO

Portal Terra
Estudo: excesso de bebida dificulta a recuperação de traumas
 Foto: Getty Images

Além de não resolver os problemas, excesso de bebida pode tornar mais difícil que a pessoa se recupere de experiências traumáticas, aumentando o risco de transtorno de estresse pós-traumático. As descobertas são de pesquisadores do Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo, e do Centro de Bowles de Estudos do Álcool, ambos nos Estados Unidos, e foram divulgadas pelo jornalDaily Mail.
Ao longo de um mês, os cientistas deram a alguns ratos doses de álcool e os compararam a outros que não tiveram acesso à bebida. Então, usaram leves choques elétricos para que os animais temessem um som específico. Quando o barulho começou a não vir acompanhado pelo choque, os que não tiveram acesso ao álcool gradualmente passaram a não temê-lo, enquanto os outros não pararam de ficar “congelados” no lugar aguardando o incômodo.
Depois, a equipe avaliou o cérebro dos ratos. Constatou que as células nervosas no córtex pré-frontal dos expostos ao álcool funcionava de maneira diferente. Fora isso, a atividade de um receptor-chave, o NMDA, foi suprimida nos que receberam doses elevadas do líquido.

O padrão é semelhante ao que é visto em pacientes com estresse pós-traumático, que têm dificuldade para superar o medo, mesmo quando não estão mais em uma situação perigosa. A explicação seria que a exposição crônica ao álcool pode causar um déficit na forma como os centros cerebrais cognitivos controlam os centros cerebrais emocionais.