sábado, 29 de setembro de 2012

MINHA CASA, MINHA IGREJA

Terra

RJ: moradia do PAC é transformada em igreja evangélica



Um imóvel construído pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para abrigar uma família de baixa renda é utilizado para outros fins que não moradia, algo vetado pelas regras do projeto, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O apartamento de 42 m² em um conjunto habitacional na avenida Dom Hélder Câmara foi transformado em igreja evangélica e ganhou um letreiro na fachada onde está escrito "Casa de oração". No mesmo bloco, outro imóvel virou um bar. As informações são do jornal O Globo.
Pelas regras do PAC, nos primeiros cinco anos de uso dos imóveis, os beneficiários recebem uma autorização provisória de ocupação. Nesse período, as unidades não podem ser vendidas ou alugadas. Além disso, a estrutura não pode ser alterada e a abertura de comércio é proibida. Após cinco anos, são expedidas as escrituras definitivas dos imóveis. 
O governo do Estado, responsável por fiscalizar o uso dos imóveis, informou que já acionou a Polícia Civil. Agentes da Delegacia Fazendária estão investigando o caso para indiciar os responsáveis pelo uso irregular. O inquérito deve ser concluído em dez dias. A polícia apura ainda o aluguel e a venda dos apartamentos. O mesmo problema está sendo investigado no Alemão e na Rocinha. Ontem, a Polícia Federal prendeu um bando acusado de lavar dinheiro adquirindo moradias do Minha Casa, Minha Vida, também do governo federal.

FORÇA

CHARGE

O POTÁSSIO DAS FRUTAS

Terra

Veja alimentos mais ricos em potássio do que a banana

 Foto: Getty Images

A banana tem uma reputação impecável no mundo saudável, seja como reposição natural de energia, substituta de isotônicos ou fonte de potássio. Segundo o jornal The Huffington Post, a fruta tem aproximadamente 422 miligramas de potássio, cerca de 11% do total de 4.700 miligramas que os adultos devem consumir diariamente. 
Um estudo divulgou que ciclistas desempenham melhores resultados depois de comer uma banana do que beber isotônicos. No entanto, este não é o único alimento onde os eletrólitos podem ser encontrados. “Os vegetais também são ótimas fontes de potássio”, contou a Dra. Angela Ginn, porta-voz da Academia de Nutrição e Dieta. “As pessoas pensam que há potássio apenas na banana”, concluiu. Veja outros alimentos ricos no nutriente:
1. Molho de Tomate: uma xícara de molho de tomate industrializado contem mais de 800 miligramas de potássio. Mas é preciso ter cuidado para não escolher uma marca que adicione sódio e açúcar ao molho.
2. Peixes: uma porção média de peixe alabote tem 449 miligramas de potássio, bem mais do que uma banana média. Salmão e mariscos também são boas opções de frutos do mar.
3. Iogurte: um pote médio de iogurte light tem 531 miligramas de potássio. Cuidado apenas com os produtos que têm frutas, pois podem ter maior quantidade de açúcar.
4. Abacate: a fruta contém bem mais do que o dobro de potássio do que uma banana: 975 miligramas. Mesmo que não comer um abacate inteiro de uma vez, colocar pedaços em uma salada ou sanduíche também traz bons resultados.
5. Uvas passas: pacotes pequenos com uvas passas têm 322 miligramas de potássio. Apenas cuidado com as grandes porções, pois a quantidade extra de açúcar pode aumentar muito a quantidade de calorias.
6. Batata: uma batata média tem 751 miligramas de potássio. Uma batata doce de tamanho médio também apresenta mais de 540 miligramas, além de ter o antioxidante betacaroteno.
7. Folhas verdes: uma xícara de acelga cozida tem 961 miligramas de potássio, mais do que o dobro do que uma banana média. A mesma porção de espinafre contabiliza 839 miligramas, enquanto uma xícara de folha de beterraba também cozida tem mais do que 1.300 miligramas.
8. Feijões: além da variedade de fibras e proteína, os grãos também são ricos em potássio. O feijão branco, por exemplo, tem 1.189 miligramas em uma xícara, enquanto o feijão carioca tem 707. Já as lentilhas contêm 791 miligramas em uma xícara de produto.
9. Abóbora: uma xícara de abóbora cozida contém 582 miligrama de potássio, além de uma grande quantidade de vitamina A e ômega 3.
10. Ameixa: com 167 miligramas de potássio por unidade, uma mão cheia da fruta seca também é uma rica fonte de fibra.
11. Damascos secos: outra fruta seca que entra no ranking é o damasco, que tem 257 miligramas em ¼ de xícara.
12. Melão cantaloupe: uma porção de 134 gramas deste tipo de melão tem 358 miligramas de potássio.
13. Mamão: Uma porção pequena de mamão papaia tem 264 miligramas de potássio.

JULGAMENTO DO MENSALÃO

 O Estado de S. Paulo

Relator prepara penas duras para Dirceu e Delúbio

Voto de Barbosa sobre lavagem mostra como ele deve calcular penas - Ed Ferreira/AE

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, vai impor penas mais duras a três figuras centrais do escândalo: o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, considerado o "mentor" do esquema de pagamento de parlamentares no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, considerado o "organizador", e o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, chamado de "operador" do mensalão.

Outros réus terão tratamento mais brando. Segundo dois ministros do tribunal ouvidos em conversas reservadas pelo Estado, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, por exemplo, poderá ter pena mais leve por ter prestado depoimentos que contribuíram para o Ministério Público embasar as acusações.
Ainda segundo os ministros ouvidos pela reportagem, o ex-presidente do PT José Genoino, apesar de ter assinado os empréstimos bancários considerados fraudulentos e que serviram para financiar o esquema e tentar ocultar a origem pública do dinheiro, poderá ter tratamento mais brando caso venha a ser condenado. Ministros argumentam que Genoino não agia como presidente de fato do PT, função que seria ocupada na verdade por Dirceu.
A atuação desses réus apontados como os corruptores do esquema do mensalão será analisada a partir de segunda-feira, 1, na semana que precede as eleições municipais de 7 de outubro, pelo plenário do Supremo.
O voto de Barbosa com a condenação de réus por lavagem de dinheiro em etapa anterior do julgamento mostrou como ele deve calcular as penas. Na ocasião, a dosimetria foi divulgada por engano por sua assessoria. Ao calcular a pena de Marcos Valério, Barbosa considerou que o empresário dirigiu "a atividade dos réus integrantes do chamado núcleo publicitário" e recordou que ele prestou "inestimável apoio empresarial" à estrutura do esquema. Por isso, estabeleceu a pena em 12 anos e 7 meses de reclusão.
Debate. A definição das penas, conforme ministros da Corte, deve gerar debates tão intensos quanto as discussões do julgamento do mérito. A dosimetria pode definir se um réu cumprirá a pena em regime fechado ou em liberdade. Pelo Código Penal, quem for condenado a mais de oito anos começa a cumprir a pena em regime fechado, os que receberem penas entre quatro e oito anos podem ser enquadrados em semiaberto e quem ficar abaixo de quatro anos pode cumprir a punição em regime aberto ou até conseguir convertê-la em pena alternativa. Não contarão para este cálculo penas aplicadas que já estiverem prescritas.
A fixação das penas é a última etapa do julgamento. Depois que todos os réus forem condenados, o relator julgará qual a pena mais adequada para cada réu, levando em conta os antecedentes dos crimes, o volume de dinheiro envolvido, o motivo do crime e a reprovabilidade da conduta. Antes de iniciarem esta definição, os ministros deverão discutir se aqueles que votaram pela absolvição participarão ou não deste cálculo das penas.
No entendimento de alguns ministros, quem absolveu deve votar, sim, na dosimetria, aplicando a pena mais baixa. Outros, no entanto, entendem que isso não seria possível por não ser racional "absolver fixando pena".
O ministro Luiz Fux, que tem seguido a maioria das condenações de Barbosa, é um dos que já defenderam publicamente a exclusão de quem votou pela absolvição do cálculo das penas.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DORES DE CABEÇA.

Portal Terra

Dores de cabeça: saiba os tipos, as causas e como combater

 Foto: Getty Images

Dores de cabeça estão entre os problemas de saúde mais comuns. Segundo dados médicos em todo o mundo, 40% das pessoas sofrem pelo menos de uma dor aguda na região por ano. As causas podem estar na ingestão de álcool e alimentos, outros problemas de saúde e principalmente em momentos de tensão, já que 90% dos casos esporádicos resultam de estresse.
A dor não está no cérebro. O desconforto pode atingir qualquer parte da cabeça, desde a pele, músculos, veias, dentes e terminações nervosas. Se chegar até as células cerebrais é porque não se trata de dor e, sim, de um problema mais sério. Um bom diagnóstico precisa levar em consideração as características da dor, que pode ser latejante, como se fosse uma pressão ou uma pontada, sua intensidade, a área afetada, frequência e duração.
Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de analgésicos, mas também podem ser indicadas outras terapias, como meditação, massagem, técnicas de relaxamento e psicoterapia. Se as dores são acompanhadas de outros sintomas, como náuseas ou quadros mais sérios, como febre, as causas podem chegar até a derrames ou tumores, portanto, nunca dispense uma boa avaliação médica. Febre pode indicar meningite, perda de visão e pescoço rígido estão associados a casos de trombose.
Conheça os tipos mais comuns, saiba as mais recentes descobertas da ciência e aprenda a combater o problema.
Dor de cabeça de tensão
Atinge 90% das pessoas esporadicamente e pode ser resultado de noites mal dormidas, estresse, até mesmo pelo fato de não encontrar a carteira pela manhã e ter chegado atrasado ao trabalho. Essa dor é difusa, no alto da cabeça e na testa, segundo informações do Instituto de Neurociência e Neurocirurgia de Liverpool, na Inglaterra. O consumo de álcool e de cafeína também podem ser causadores. Um médico pode receitar um remédio apropriado para ser ingerido durante as crises.

Cefaleia em salvas
Dor forte que atinge a região sobre o olho e é sentida em apenas um lado da cabeça, dura entre 15 minutos e uma hora, desaparece, mas volta um dia depois. Esse quadro pode continuar por semanas e não se repetir em intervalos maiores, até meses. Não se sabe as causas exatas do problema, mas álcool e fumo, além de alimentos com muitos conservantes, estão entre os itens a serem evitados. Mudança de pressão no ar, principalmente devido a viagens de avião, e aumentos na temperatura também são apontados como causas comuns. Olhos podem ficar lacrimejantes e ocorrer corrimento nasal. Pacientes que sofrem desse tipo de dor reclamam da falta de eficiência dos remédios geralmente tomados. Há alternativas injetáveis e até mesmo em spray que podem ser ministradas.

Enxaqueca
Geralmente acomete um dos lados da cabeça e costuma durar horas. Em alguns casos, até dias. Quem sofre desse tipo mais severo fica sensível à luz e a barulhos. Uma em cada cinco pessoas que sofre de enxaqueca apresenta visão alterada e pode enxergar as coisas embaçadas. O tratamento deve ser feito com remédios, sempre prescritos por um médico, e compressas, quentes ou frias, no pescoço também podem ajudar.

Problemas oculares
A cefaleia que advém dessa região geralmente caracteriza-se por uma dor chata em cima dos olhos e na fronte, que aparece somente após os esforços visuais. As principais causas são as ametropias (hipermetropia e astigmatismo) não corrigidos com óculos ou lentes de contato. Alguns tipos de enxaquecas também podem trazer alterações visuais como embaçamento transitório, escotomas (bolas cintilantes na visão), perda transitória de campo visual etc. Estes sintomas são chamados de aura e precedem a crise enxaquecosa. "A cefaleia causada pelas ametropias é prevenida com o uso de óculos adequados nos momentos de esforço visual. As enxaquecas devem ser tratadas pelo neurologista", disse André Pamplona, oftalmologista do Hospital Bandeirantes.

Sinusite
A dor de cabeça acontece quando aparece um quadro de sinusite aguda, que é a inflamação dos seios da face. Geralmente a dor acontece na região onde o seio está acometido. Se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maçã do rosto, abaixo dos olhos, de um lado ou de outro, ou dos dois lados. Junto com a dor de cabeça, aparecem geralmente sintomas nasais, como entupimento, secreção, coriza clara ou amarelada.

Dor causada por toxinas
Segundo a nutricionista Andréa Santa Rosa, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, cada um possui uma individualidade bioquímica, por isso a suscetibilidade a determinado alimento varia de acordo com a pessoa. "A que apresenta dificuldades de eliminar toxinas, pela ação do fígado, através do suor, urina ou fezes, tende a ter maiores crises de dores de cabeça. Essas toxinas não são eliminadas, modificando as estruturas celulares e conseguindo atravessar a barreira cerebral causando a dor. Os alimentos capazes de desencadear a enxaqueca possuem em sua composição substâncias que podem provocar alterações no calibre dos vasos sanguíneos do encéfalo, primeiramente diminuindo-os e em seguida aumentando-os. São essas alterações do diâmetro das veias que provocam mudanças na visão e dores de cabeça, ou a enxaqueca clássica", explicou a especialista.

Alimentos
Os alimentos por si só não causam dores de cabeça. Apenas podem desencadear o problema em pessoas predispostas, principalmente nas que sofrem de enxaqueca. "O conteúdo e tipo de gordura influenciam no surgimento dos sintomas assim como o teor de tiramina (um aminoácido) existente nos alimentos", afirmou nutricionista Andréa Santa Rosa. Segundo estudos, 30 mg de aspartame por dia aumentam em 9% as chances de enxaqueca em pessoas predispostas. O jejum prolongado é considerado um comportamento alimentar que também pode desencadear o problema.

Açúcar e café
Pessoas que apresentam crises frequentes de dores de cabeça devem evitar o consumo excessivo de doces e bebidas, como café. No caso do açúcar, os níveis glicêmicos do sangue sobem e caem muito rápido e fazem com que o organismo utilize outros mecanismos para manter os níveis de glicose cerebral. Um deles é o aumento da produção de catecolaminas (gerando vasoconstrição dos vasos sanguíneos), que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca, da temperatura, irritabilidade e a produção de prostaglandinas que causam vasodilatação e, por consequência, a enxaqueca. No caso do café, o problema reside na cafeína, que também está presente no chá-mate, guaraná, cacau e chocolate. Tem ação vasodilatadora nos vasos sanguíneos do corpo e ação vasoconstritora dos vasos sanguíneos do cérebro.

Itens a serem evitados
Segundo as nutricionistas Andrea Santa Rosa e Rosemeire da Silva, da clínica Alfa Plástica, algumas substâncias são reconhecidas por desencadear crise de dores de cabeça. A tiramina, presente em queijos amarelos, chocolates, vinagre, bebidas alcoólicas, iogurtes, lentilha, amendoim, sementes, em algumas frutas, como abacate, banana e frutas cítricas, é uma delas. Alimentos processados, embutidos, industrializados e em conserva possuem substâncias como o glutamato monossódico, que inibe as células cerebrais de absorve a glicose, desencadeando a dor. Ainda existe o nitrit, um conservante que possui ação vasodilatadora que pode causar cefaleia. "O glutamato é muito usado na cozinha chinesa o que levou à criação da expressão 'síndrome do restaurante chinês'", explica Rosemeire da Silva.

Ressaca
Um dos sintomas do excesso de consumo de álcool é a dor de cabeça. Pode durar até 24 horas e é causada pela desidratação, queda nos níveis de açúcar no corpo e dilatação das veias na cabeça. A dor pode aparecer depois, mesmo se não houve quadro de embriaguez, portanto, para evitar é recomendado maneirar nas doses e beber água alternadamente.

Dores persistentes
Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Warwick, e divulgado pelo observatório para assuntos de saúde Nice, aponta que pessoas que consomem remédios para dores com frequência acabam tendo mais crises de dores de cabeça, principalmente se os ingeridos são aspirina, ibuprofeno e paracetamol. Os medicamentos tornam o cérebro mais sensível a dores, intensificando o problema e colocando o paciente num círculo vicioso. As recomendações derivadas do levantamento apontam para a busca de diagnósticos mais detalhados e para o uso de remédios ou tratamentos alternativos, incluindo inalação ou mesmo acupuntura.

"Existem tratamentos eficientes para tipos comuns de dores de cabeça. Mas tomar remédios mais do que 15 ou 10 dias no mesmo mês provoca dor de cabeça por conta do excesso de medicação, gerando um outro problema de saúde", disse o médico Martin Underwood, da faculdade que realizou o estudo, ao jornal inglês Daily Mail.
Enxaqueca abdominal
Existe um tipo de dor que é sentida no estômago e não na cabeça e geralmente afeta crianças, cujos pais têm histórico de dores de cabeça. Para que um adulto possa identificar o quadro, especialistas indicam que a dor vem acompanhada de vômitos, círculos escuros ao redor dos olhos e falta de apetite. Pode durar de uma hora a três dias. Afeta adultos também, mas em menor número.

Estresse e ansiedade
Duas palavras bastante empregadas para descrever o perfil de adultos e também de crianças podem explicar as causas de dores de cabeça na infância, queixa de 10% das crianças que vão às creches ou estão no jardim de infância e de 50% daquelas que frequentam o curso primário. O fator emocional é a principal causa do problema, embora ele também seja ocasionado pelo uso exagerado do computador, pelas diversas horas destinadas ao videogame e à televisão, às poucas horas de sono, problemas de vista, alimentação desequilibrada (muito açúcar, café, chocolate, massas e gorduras) e ambientes em que há fumantes.

“Quando uma criança reclama de dor de cabeça, devemos escutá-la com atenção. Pode ser que a dor esteja relacionada com problemas físicos ou emocionais, pode até ser um sintoma de uma doença grave. Portanto, para obter um diagnóstico preciso sobre a causa do distúrbio é necessário recorrer primeiro ao médico pediatra, que, se achar necessário, encaminhará o paciente a um neurologista”, afirma Francisco Lembo Neto, coordenador da Pediatria do Hospital Leforte, do Grupo Saúde Bandeirantes, de São Paulo.

Perfumes
Aromas fortes podem causar dores de cabeça. Isso acontece porque fragrâncias ativam células nervosas no nariz, associadas a sensação de dor. Pessoas que sofrem de enxaquecas podem ter o problema iniciado por um cheiro. E é recomendado que se mantenha um diário de fragrâncias aos quais a pessoa foi exposta para saber quais os aromas perigosos.

VIVER

A FORÇA DO FACEBOOK

Portal Terra

Facebook é o combustível da violência, diz juiz 


Um juiz britânico declarou que o Facebook "é um combustível para atos violentos", após analisar um caso em que um adolescente arrancou com os dentes a orelha de um colega de classe depois de um discussão acalorada na rede social, informa o jornal Daily Mail. Para o juiz Nigel Gilmour, as mensagens deixadas no site de relacionamentos estão cada vez mais por trás de crimes violentos ocorridos no país.
"É notável quando pessoas estão se comunicando no Facebook que elas dizem coisas que não diriam face a face. Os casos julgados por nós estão começando cada vez mais no Facebook. Esse site está causando mais intriga do que qualquer outra coisa nesses dias", declarou Gilmour.
No caso em questão, mensagens trocadas entre a vítima e o irmão do agressor acabaram em uma briga de colégio entre "amigos" do site de relacionamento em que uma orelha foi decepada. Após declarar-se culpado, o agressor foi poupado da sentença de prisão, por ser menor de idade.
Segundo o Daily Mail uma lei sobre difamação tramita no governo. Ela tratará de questões envolvendo abuso e assédio em sites de relacionamento, mas espera-se que tenha pouco efeito no combate a crimes de bullying.

NOVO PRESIDENTE DO STF

Jornal do Brasil

Joaquim Barbosa será eleito presidente do STF no dia 10 de outubro


O relator do mensalão será eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 10 de outubro, uma quarta-feira, e logo após tem início a sessão Plenária, conforme informa o site www.direitoglobal.com.br. Seguindo a tradição, serão dados nove votos para Joaquim e um voto para o seu vice-presidente, o revisor do mesmo processo, ministro Ricardo Lewandowski. O voto em Lewandowski será dado por Joaquim, uma vez que ele não pode votar no próprio nome para a presidência da Corte. 
O novo presidente do STF assume o cargo, possivelmente, no dia 21 de novembro (quarta-feira), uma semana após Carlos Ayres Britto, atual presidente, deixar o cargo por atingir a idade limite de 70 anos. Ao contrário do seu antecessor, Joaquim Barbosa cumprirá os dois anos de mandato, exceto se os problemas de saúde o impedirem de permanecer no cargo.

CHARGE

INSTAGRAM

Exame

Instagram supera Twitter em acessos móveis nos EUA

Aplicativo Instagram no iPhone

São Paulo – Quatro anos mais jovens, o Instagram superou o Twitter em acessos a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets) nos Estados Unidos.
De acordo com relatório divulgado pela empresa de análise de tráfego comScore, o Instagram teve uma média de 7,3 milhões de usuários diários contra 6,8 milhões do Twitter, durante o mês de agosto, nos Estados Unidos.
Além disso, usuários do Instagram passaram 257 minutos acessando a rede social de fotos contra uma média de 169 minutos do serviço de mensagens.
Desconsiderando as médias, o Twitter possui cerca de 29 milhões de usuários móveis nos Estados Unidos contra cerca de 22 milhões do Instagram. Porém, os usuários do serviço de imagens possuem maior engajamento.
No início do mês, o CEO do Facebook (empresa dona do Instagram), Mark Zuckerberg, anunciou que a rede social atingiu a marca de 100 milhões de usuários em todo o mundo.
Para fator de comparação, o Facebook, maior rede social em todas as plataformas da atualidade, conta com cerca de 955 milhões de usuários.
No total, o mercado americano de smartphones é composto por cerca de 110 milhões de aparelhos.

JOAQUIM BARBOSA

Tutty Vasques

Pavio curto pra quê?

reprodução

Acontece com alguns bons atacantes do futebol brasileiro! Sabe aquele artilheiro que, mesmo com seu time ganhando de goleada aos 38 minutos do segundo tempo, é capaz de trocar cotoveladas com adversários, chamar o bandeirinha de ladrão, reclamar do passe do companheiro, irritar a própria torcida…?
O chamado “pavio curto” é, em geral, uma lástima! Quantas vezes o destempero emocional atrapalhou os times por onde passaram Kléber Gladiador, Emerson Sheik, Valdívia e o “fabuloso” Luís Fabiano – só para citar alguns que não tem psicólogo que dê jeito?
Mal comparando, está acontecendo algo bem parecido com o ministro Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão. Só Freud explica por que o relator da ação no STF, sob aplausos do torcedor encantado com as condenações que vem emplacando uma atrás da outra, lá pelas tantas sai dando bico na canela do revisor, peitada no juiz ao lado que lhe chama atenção, chegando quase ao chilique no tribunal!
Sempre à beira de um ataque de nervos, periga terminar o julgamento aborrecido com a vitória de suas teses. Tomara que vença também esta dificuldade de ficar em paz com o próprio sucesso.

PEDHUÁ

Uol

Empresa cria "vuvuzela brasileira" e planeja fabricar 50 milhões até a Copa-2014

O pedhuá tradicional, de origem indígena, servia para atrair passáros e era feito de madeira

Um empresa de Campina Grande (PB) ligada àFundação Parque Tecnológico da Paraíba desenvolveu um instrumento sonoro que será produzido em larga escala para ser distribuído durante a Copa do Mundo de 2014 e, segundo os desenvolvedores, o plano é transformar o aparato em uma espécie de "vuvuzela brasileira" do Mundial.
Trata-se do Pedhuá, um apito artesanal de madeira tupi-guarani que serve para atrair pássaros, mas que na versão para a Copa será de resina plástica, ergonômico e produzido em escala mundial.
De acordo com o proprietário da empresa que é dona da patente do apito, Alcedo Medeiros, a ideia é fabricar 50 milhões de unidades até 2014, que serão comercializadas por cerca de R$ 10 ou distribuídas gratuitamente como peça de marketing em parcerias comerciais.
"Inscrevemos o Pedhuá no programa de promoção do Brasil do Ministério do Esporte. Nas próximas semanas teremos a resposta. Nosso parceiro comercial tem uma rede de distribuição em 50 países", informa o empresário, sem revelar, porém, qual é o parceiro.
Foi o próprio Ministério do Esporte quem convidou a empresa de Alcedo a inscrever o Pedhuá na concorrência para fazer parte do plano oficial de promoção brasileiro para a Copa. A resposta se o apito estará incluído ou não no plano sairá até o fim de julho deste ano.
O plano é uma estratégia de promoção da imagem do Brasil, que será base para uma agenda que se estenderá até 2014. Para transmitir a mensagem desejada poderão ser utilizadas todas as ferramentas de comunicação existentes: "ações de publicidade, de relações públicas, de promoção de imagem e também aquelas de relacionamento com a imprensa", elenca o projeto do Planalto.
Para o empresário paraibano, a sua "vuvuzela" encaixa-se perfeitamente no plano brasileiro: "O Pedhuá tem a imagem e o som do Brasil, origem indígena, combina com o slogan da Copa (Todos Juntos num Só Ritmo) e vai deixar a Copa do Mundo toda no ritmo do samba", aposta, otimista, Medeiros.
O investimento previsto para colocar o Pedhuá na praça é de R$ 30 milhões. Mas a estratégia de aproximar o instrumento da vuvuzela, que tanto incomodou na Copa da África do Sul, em 2010, não é perigosa? "Não, porque o som do pedhuá é harmônico, é possível criar mais de um tipo de som e lembra muito o apito do samba. Além disso, o som é cortado pelo próprio instrumento quando é soprado forte demais". Se depender do otimismo de seu criador, o Brasil já tem a sua vuvuzela.

CAXIROLA

globo.com

'Caxirola', a vuvuzela brasileira, ganha apoio e vira projeto do governo federal

Caxirola, a vuvuzela brasileira (Foto: Divulgação)

A caxirola faz parte de 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promoverem o país durante a Copa do Mundo de 2014.

- Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz. Por isso, dentro do projeto Candeal 2014, nós criamos a caxirola - contou Carlinhos Brown.
Diferentemente do caxixi, feito de palha, a caxirola é feita de plástico e ganhou as cores da bandeira nacional.

- O caxixi é um instrumento que já estava propício a extinção, porque é feito de palha e hoje já não se pode mais extrair da natureza para fazer. Mas existe um plástico verde, e, por meio de pesquisa, estamos há dois anos trabalhando a caxirola. É um instrumento para a Copa. E é um instrumento permitido de entrar no estádio, isso tudo foi muito bem planejado. É leve, é para criança, foi bem pensando - detalhou o músico.

Ao todo, 199 projetos foram analisados pelo governo. As inscrições foram gratuitas e a única exigência para participar era estar ligado a pelo menos um dos três eixos temáticos definidos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, que avaliaram a habilitação técnica e o mérito das propostas.
- É uma autorização para que os autores dos projetos façam a captação de recursos junto a empresas privadas ou estatais, ou também pela própria Lei de Incentivo ao esporte. Ou seja, os autores terão o diploma de que o projeto preenche os requisitos de valorização e de promoção do país e da Copa nos mais diversos domínios, porque há projetos ligados a área ambiental, a música, a culinária, ao folclore, a história, ao cinema. O futebol para o Brasil vai muito além do jogo de bola. Futebol é uma expressão da nossa cultura, da nossa psicologia, da nossa identidade, da forma como nos vemos como brasileiro e, a partir dessa visão, também como vemos o mundo - explicou o ministro Aldo Rebelo.
Outro projeto ligado a música que também foi credenciado pelo ministério trata do pedhuá, espécie de apito de origem indígena que deverá ser produzido em grandes quantidades para Copa. Para o idealizador do projeto, Alcedo Medeiros de Araújo, o pedhuá fará uma boa combinação com a caxirola de Carlinhos Brown.
- Um tem a sonoridade de sopro e o outro tem de percussão. Então, com certeza, vai unir a questão do slogan da Copa: 'Juntos num só ritmo'. Ambos formam o ritmo brasileiro e vai ser um casamento perfeito - projetou Alcedo, que revelou já ter proposta de empresas nacionais e estrangeiras para produzir o pedhuá antes mesmo da Copa das Confederações de 2013.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

TEMPESTADES

EXCESSO DE PESO

Terra

Excesso de peso aumenta risco de câncer de próstata, diz estudo

 Foto: Getty Images

Os quilos a mais não são um problema apenas para a autoestima. De acordo com um estudo publicado da revista BMC Medicine, homens com excesso de peso estão mais propensas a desenvolver câncer de próstata. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
A gordura em torno da próstata proporciona uma característica favorável para o crescimento do tumor, além de poder aumentar o risco de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.
Uma esquipe liderada pelo médico Ricardo Ribeiro analisou a gordura ao redor da próstata de pacientes que foram submetidos à cirurgia na região por vários motivos, como hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata e até mesmo homens que haviam superado o câncer.
Independente do tipo de doença, os homens com excesso de peso apresentaram diferentes níveis de atividade do gene de gordura que envolve as próstatas em comparação com os mais magros. Isso inclui genes responsáveis pela imunidade, inflamação, crescimento e proliferação celular.
O câncer de próstata é umas das formas mais comuns da doença em homens e, quando tratada precocemente, apresenta bons resultados. "Em uma população cada vez mais obesa, entender como gordura, especialmente a gordura ao redor da próstata, pode influenciar o crescimento e a gravidade do câncer", explica Ribeiro.

CHARGE

ACABA A GREVE DOS BANCOS PRIVADOS

Agência Estado

Bancários encerram greve em SP, DF e 11 Estados

SÃO PAULO - Os bancários que trabalham em instituições privadas e os funcionários do Banco do Brasil aprovaram em assembleias na noite desta quarta-feira em São Paulo, o fim da greve da categoria, que teve início no dia 18. Somente os funcionários da Caixa Econômica Federal decidiram manter a paralisação.
Na terça-feira, a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) propôs ao comando nacional dos Bancários reajuste salarial de 7,5%, o que representa aumento real de 2%. A oferta dos banqueiros agradou aos sindicalistas, que sinalizaram o fim da greve.
Além de São Paulo, bancários de instituições privadas de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande e Estados como Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, Alagoas, Roraima e Rondônia confirmaram as perspectivas do comando nacional e decidiram aprovar a proposta da Fenaban e voltar ao trabalho hoje.
O levantamento está sendo feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que acompanha as assembleias em todo o País entre ontem e hoje.
As assembleias de funcionários da Caixa e do Banco do Brasil foram realizadas separadamente por causa das demandas específicas dos funcionários dos dois bancos. Em São Paulo, os funcionários da Caixa rejeitaram a proposta da Fenaban. O mesmo ocorreu em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e nos Estados do Pará, Ceará, Bahia e Sergipe.
Em São Paulo, os trabalhadores apenas votaram a oferta da Fenaban, sem especificar as demandas que ainda não foram atendidas. Hoje fazem nova assembleia para listar essas reivindicações.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, a proposta da Fenaban "foi aprovada por unanimidade" pelos bancários do setor privado, que representam quase 90% dos bancários de São Paulo. Ao todo, a categoria tem 500 mil trabalhadores no País, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
No final de agosto, a Fenaban havia apresentado proposta linear de reajuste de 6% para salários, pisos e benefícios. O pedido dos trabalhadores era de 10,25% de reajuste salarial, sendo 5% de aumento real.
Em 2011, de acordo com o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, a categoria ficou parada por 21 dias e recebeu aumento real de 1,5%. Neste ano, com oito dias de mobilização, os bancários conseguiram aumento real de 2%.
Além do aumento salarial, a Fenaban propôs, entre outros itens, 8,5% (2,95% reais) para piso salarial, vale-alimentação e vale-refeição. O piso do caixa sobe de R$ 1.900 para R$ 2.056,89. O vale-alimentação, de R$ 339,08 para R$ 367,92, e o vale-refeição, de R$ 19,78 para R$ 21,46 por dia.

MATARAM O CABO BRUNO EM SP

notícias@band.com.br

Cabo Bruno é assassinado no interior de SP


O ex-policial militar Florisvaldo de Oliveira,  mais conhecido como Cabo Bruno, foi assassinado no final da noite de quarta-feira em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. 

O crime ocorreu por volta de 23h30, no Residencial Campo Belo. Cabo Bruno voltava de um culto evangélico com mais duas pessoas de sua família. Quando chegava em casa, desceu do carro e foi abordado por dois homens, que dispararam cerca de 18 tiros contra o rosto da vítima. Os criminosos fugiram.

Os familiares, que nada sofreram, ligaram para a polícia. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram um Chevrolet Astra com várias marcas de tiros e a vítima caída ao lado da porta do carro. O corpo do ex-policial foi levado ao IML  (Instituto Médico Legal) de Pindamonhangaba.

Extermínio

Cabo Bruno chefiou um grupo de extermínio na década de 1980 e era chamado de “matador da zona sul”. Ele foi condenado a 120 anos de prisão por cometer mais de 50 assassinatos na cidade de São Paulo. Mas foi solto há pouco mais de um mês, após cumprir 27 anos de detenção.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RAÍZES

PRECONCEITO AO CONTRÁRIO

Oglobo

Instituto vê racismo em mais uma obra de Monteiro Lobato

Capa do livro "Negrinha", de Monteiro Lobato Foto: Reprodução da web

RIO - Ficou para o Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão sobre o uso do livro de Monteiro Lobato “Caçadas de Pedrinho” nas escolas públicas. O debate acerca do tema, realizado nesta terça-feira (25), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, terminou sem consenso entre as partes. No mesmo dia, o Instituto de Advocacia Racial (Iara) enviou uma representação à Controladoria Geral da União contra outra obra do autor. Segundo a ação, o livro "Negrinha", adquirido em 2009 pelo Programa Nacional da Biblioteca (PNBE), do MEC, reforça o discurso racista de Lobato.

Durante a reunião, discutiu-se o mandado de segurança do Iara e do pesquisador de gestão educacional Antônio Gomes da Costa Neto. Eles são são contra o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que liberou distribuição da publicação nos colégios. O MEC defendeu que uma nota explicativa nas edições futuras seria suficiente para contextualizar a obra. Já os membros querem interromper a distribuição do livro nas escolas.

- Não diminuímos 1 milímetro sequer do pedido inicial. As políticas públicas não estão de acordo com a realidade. Achamos que estão sendo feitas, mas é muito pouco - disse o advogado do Iara, Humberto Adami, que está disposto a acionar cortes internacionais. - O negro não pode ser visto como eterno escravizado. Vamos buscar a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEA) no caso de não conseguirmos resolver no Poder Judiciário brasileiro essa questão.

As informações da reunião serão encaminhadas ao ministro Luiz Fux, do Supremo, que propôs o debate desta terça-feira e também deverá decidir sobre o tema.

Outro livro questionado

Para muitos estudiosos da obra de Monteiro Lobato, o conto "Negrinha", publicado em livro do mesmo nome no ano de 1920, é uma denúncia do autor contra as desigualdades entre negros e brancos. Mas o Iara vê na obra traços de racismo. Na representação, o instituto afirma que "o texto demonstra que a prática de lesões físicas contra os negros (escravizados) além de costumeiro, não trazia qualquer constrangimento" e que "o objetivo do conto não é denunciar o racismo, ou mesmo desconstruí-lo, trata-se da realidade que o autor e a sociedade da época tem para com relação ao negro"

A seguir, um trecho de "Negrinha"

"Damião olhou para a pequena: (Lucrecia) era uma negrinha, magricela, um frangalho de nada, com uma cicatriz na testa e uma queimadura na mão esquerda. Contava onze anos."

Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. [...] Assim cresceu Negrinha - magra, atrofiada [...] O corpo de Negrinha era tatuado de sinais, cicatrizes, vergões."


Relembre a polêmica de "Caçadas de Pedrinho"

Publicado em 1933, "Caçadas de Pedrinho" relata uma aventura da turma do Sítio do Picapau Amarelo à procura de uma onça-pintada. Entre os trechos que justificariam a conclusão de racismo estão alguns em que Tia Nastácia é chamada de negra. Outra parte diz: "Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão".

Em 2010, o CNE chegou a determinar que “Caçadas de Pedrinho” não fosse mais adotado, mas voltou atrás depois de o MEC pedir ao conselho que reconsiderasse a decisão. O CNE indicou, então, que as novas edições da obra apresentassem uma nota técnica que instruísse o professor a explicar o livro no contexto histórico em que foi escrito. A posição do governo é contrária à censura ou suspensão do livro.