sábado, 13 de outubro de 2012

CHARGE

DIABETES 2

Terra

Iogurte e queijos reduzem risco de diabetes tipo 2

 Foto: Getty Images

Uma pesquisa realizada na Europa descobriu que iogurte e queijos ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2. O estudo foi divulgado recentemente no The American Journal of Clinical Nutrition.
Os cientistas analisaram quase 20 mil pessoas que consumiam os dois tipos de laticínos. Eles constataram que os que comiam duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte, tinham 12% menos risco de ter diabetes.
A conclusão do estudo é de que o queijo contém gorduras que fazem bem à saúde. Já o iogurte possui bactérias probióticas, que são micro-organismos do bem que ajudam no bom funcionamento do intestino, contribuindo assim para a diminuição de problemas cardiovasculares.

A FALTA DO DR.ULISSES

Jornal do Brasil

OAB: ‘Dr. Ulisses faz muita falta na política brasileira’

Ulisses foi chamado de Dr. Diretas Já, por sua participação em campanhas pela democratização 

Ao lembrar ontem(12) a passagem dos vinte anos da morte do advogado tributarista e um dos principais líderes políticos do país que combateram a ditadura militar no país, deputado Ulisses Guimarães, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous afirmou que “Ulisses foi um gigante do parlamento brasileiro, onde exerceu um papel elogiável na oposição à ditadura militar e na luta pela redemocratização do Brasil”.
 Acrescentou Damous que “no momento de tanta mediocridade em que vivemos e de um Congresso Nacional desacreditado, doutor Ulisses faz muita falta”.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados e do MDB, Ulysses Silveira Guimarães, nasceu na vila de Itaqueri da Serra, hoje distrito do município de Itirapina, que na época era parte do município de Rio Claro, no interior paulista, em 6 de outubro de 1916. 
O acidente em que morreu quando estava a bordo de um helicóptero em Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro, ocorreu na manhã do dia 12 de outubro de 1992. 
Morreram no mesmo acidente a sua esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes, a esposa deste e o piloto. O corpo de Ulysses foi o único que nunca foi encontrado.
Ulisses teve uma vida acadêmica ativa, participando do Centro Acadêmico XI de Agosto e exercendo a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), vindo a exerceu profissionalmente a advocacia na área de Direito Tributário. 
Durante muitos anos foi professor na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, onde veio a se tornar professor titular de Direito Internacional Público. Lecionou ainda Direito Municipal na Faculdade de Direito de Itu, e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Bauru.
Em 1973, lançou sua anticandidatura simbólica à Presidência da República como forma de repúdio ao regime militar, tendo como vice o jornalista e ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho. À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. 
Com o fim do bipartidarismo (1979), o MDB converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual seria o seu presidente nacional.Na política, Ulisses foi eleito deputado estadual, por São Paulo, à Constituinte de 1947, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). 
A partir deste momento, não deixaria mais a política, sendo eleito deputado federal pelo seu estado por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995. O último mandato não pode terminar por causa do acidente fatal em Angra dos Reis. 
Em 1965, um ano após o golpe militar no país e com a instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do qual seria vice-presidente e, depois, presidente. Foi também presidente do Parlamento Latino-Americano, de 1967 a 1970.
Junto com os ex-governadores Tancredo Neves MG), Orestes Quércia (SP) e Franco Montoro (SP), Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como o movimento de restabelecimento das eleições diretas no país, popularmente conhecidas pelo slogan: Diretas Já. Exerceu a presidência da Câmara dos Deputados em três períodos (1956-1957, 1985-1986 e 1987-1988); presidindo a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987-1988. A nova Constituição, na qual Ulysses teve papel fundamental, foi promulgada em 5 de Outubro de 1988, tendo sido por ele chamada de Constituição Cidadã, pelos avanços sociais que incorporou no texto.
Devido à sua grande popularidade, candidatou-se à Presidência da República, na sigla do PMDB, nas eleições de 1989 mas acabou derrotado por Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva.

CONFIANÇA NA JUSTIÇA

Oglobo
Manifestantes soltam balões em frente ao STF pela ‘confiança na Justiça’


Balões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), para mostrar apoio à condenação de políticos envolvidos com o mensalão
Foto: Gilvado Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA – Nesta sexta-feira de feriado, cerca de cinquenta pessoas realizaram uma manifestação na Praça dos Três Poderes, em Brasília, soltando 700 balões nas cores verde e amarela. 

De acordo com os organizadores do evento, que afirmam não serem ligados a grupos políticos, o objetivo é mostrar que o julgamento do mensalão, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), renovou a confiança do povo na Justiça brasileira. Os manifestantes também portavam uma faixa com os dizeres “O Brasil mudou. A pizzaria fechou”.

- Esse momento é um marco na história do país, da credibilidade das instituições e mostra que os crimes contra as instituições públicas não serão impunes. Os políticos têm de repensar sua forma de atuar, parar com o fisiologismo e parar de pensar apenas no seu umbigo.


Um dos organizadores da manifestação, o bancário e médico veterinário Rodrigo Montezuma, disse que o julgamento é um marco na história do país, o que deve motivar os políticos a repensarem sua forma de agir.

O ativista afirmou que a manifestação desta sexta-feira foi organizada em apenas três dias, entre ativistas que se conheceram em evento no Dia da Independência, no ano passado. Montezuma reforça que a manifestação não é uma comemoração pela condenação de políticos pelo 
Supremo, mas sim pela “confiança na Justiça”.

- Não ficamos felizes com a punição das pessoas, que caminha para penas de privação da liberdade. Mas a gente está feliz em ver que é preciso ter zelo pelas instituições públicas. Se o Supremo está punindo, quando as demais instâncias da Justiça receberem casos do tipo, teremos punições. A impunidade não pode ser regra, e sim exceção. Esse parece ser um momento de mudança nos paradigmas da gestão pública – disse.


ÍNDIOS EM BELO MONTE

O Estado de S.Paulo

Juiz dá 48 horas para índios deixarem Belo Monte


A Justiça Federal do Pará determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) faça uma "intervenção pacífica" para pôr fim à invasão no canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte nas próximas 48 horas. A decisão consta do despacho do juiz Marcelo Honorato no qual negou liminar em ação de reintegração de posse movida pela Norte Energia e pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsáveis pela construção da usina.
A decisão prevê a participação do Ministério Público Federal no Pará (MPF-PA) nas negociações. O MPF-PA deverá ser comunicado antecipadamente sobre as medidas e reuniões entre os índios e a empresa. A cada 24 horas de trabalho, a Funai terá de apresentar um relatório circunstanciado à Justiça, contendo "as soluções tentadas, os insucessos e seus motivos, bem como se obteve êxito na retirada pacífica dos indígenas".
Em seu despacho, o juiz federal diz ainda que "desocupação forçada pode representar um risco de morte aos próprios índios e funcionários" da empresa. Na área ocupada existe um "enorme paiol para armazenagem de explosivos", segundo informou a Norte Energia na ação.
Desde a noite de segunda-feira, cerca de 100 manifestantes, entre índios das comunidades de araras da Cachoeira Seca, xipaia, kuruaia, kararaô e assurini, além de pescadores e integrantes de organizações não governamentais, ocupam o sítio Pimental, em Volta Grande do Xingu. Cerca de 900 trabalhadores tiveram de ser realocados em Altamira e outros canteiros.
Segurança. Para reduzir riscos, o juiz determinou também que a Polícia Federal e a Polícia Militar de Altamira garantam a segurança das instalações adjacentes ao canteiro, principalmente no local de depósito de explosivos, "de forma a possibilitar o prosseguimento, se possível, das demais atividades laborativas".
O diretor-presidente da Norte Energia, Duílio Diniz de Figueiredo, espera que as obras no sítio Pimental possam ser retomadas ainda nesta semana. Segundo ele, a empresa tem se reunido periodicamente com os índios. "Eles não apresentaram uma pauta de reivindicações, apenas dizem de forma vaga que não estamos cumprindo condicionantes. Temos um canal de negociações permanente."
Figueiredo reiterou que a usina não vai atingir terras indígenas. "Belo Monte é um empreendimento do Brasil, não da Norte Energia, e vai dotar o País de energia e crescimento." Essa é a terceira paralisação em 70 dias - uma delas total, duas parciais. Apesar disso, o executivo descartou atrasos no cronograma.
Empréstimo. O superintendente da área de energia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Siffert, disse ontem que o banco pretende apreciar em diretoria, ainda este ano, o financiamento para Belo Monte. Siffert disse que o desembolso dependerá do consórcio tomador do empréstimo, não descartando a possibilidade de ficar para 2013.

SEGUNDO TURNO

Recomeçou a campanha do segundo turno no rádio e na TV.

Vamos esperar que os programas sejam propositivos, com os candidatos apresentando seus programas e mostrando como fazer para realizá-los e não deixar que sejam apenas apelos eleitorais.

O mais importante é que os programas atinjam um nível adequado para a população e que não entrem nas retaliações, acusações e baixarias, que irritam os cidadãos que darão o troco na hora do voto.

Pode ter certeza.

E FIDEL ?

Portal Terra

Jornalista diz que Fidel morreu, filho desmente


O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda publicou em em seu blog Runrunes que o ex-presidente cubano Fidel Castro teria morrido. De acordo com Bocaranda - que ficou conhecido mundialmente por ter revelado que o líder venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer -, a morte de Fidel será anunciada "em até 72 horas". As informações são da agência Ansa.
Desde ontem, são grandes os rumores nas redes sociais de que Fidel, de 86 anos, teria sofrido morte cerebral. Pelo Twitter, a blogueira cubana opositora Yoani Sánchez disse que "seu telefone não para de tocar", mas que ela "não tem nenhuma certeza" sobre a veracidade da notícia. "São só rumores que estão circulando", escreveu.
Por sua vez, o fotógrafo Alex Castro, filho de Fidel, desmentiu a informação, afirmando que o líder da Revolução Cubana "está bem, fazendo suas atividades diárias, lendo, praticando exercícios".
Bocaranda, no entanto, publicou que Havana só espera que Juanita Castro, irmã de Fidel, volte de Miami para se fazer o "anúncio familiar importante".
O jornalista também aponta que Fidel não aparece em público há meses, e que a piora de seu estado de saúde foi mantida em sigilo para não prejudicar as eleições presidenciais venezuelanas, disputadas no domingo passado e das quais Hugo Chávez saiu vitorioso.
Fidel se afastou da vida pública em 2006 por motivos de saúde. Em 2008, o governo cubano foi assumido por seu irmão Raúl.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CHARGE

Tatadetila

AVC

Terra

Mortalidade por AVC cai 32% em 10 anos entre pessoas com até 70 anos


Dados do Ministério da Saúde apontam que entre 2000 e 2010, a mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) caiu 32% na faixa etária até os 70 anos, que concentra as mortes evitáveis. Apesar disso, a doença está entre as principais causas de morte e internação no país, segundo o próprio ministério, e, só em 2010, mais de 33 mil pessoas morreram em decorrência de AVC nessa faixa etária.
A Organização Mundial de AVC (WSO) alerta que, no mundo, 15 milhões de pessoas têm AVC a cada ano, e, dessas, cerca de 6 milhões não sobrevivem. O presidente da WSO, Stephen Davis, na abertura do 8° Congresso Mundial de AVC, que ocorreu nessa quarta-feira, disse que esse problema "pode ser evitado, tratado e pode ser manejado a longo prazo".
O acidente vascular cerebral decorre da insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro. Essa falta ou restrição no fornecimento de sangue pode provocar lesão ou morte celular e danos nas funções neurológicas. Além de provocar mortes, o AVC é a principal causa de incapacidade em adultos no mundo.
A WSO recomenda, para saber se uma pessoa está tendo AVC, primeiramente, pedir que a pessoa sorria e que se observe se o sorriso está torto. Em seguida, verificar se ela consegue levantar os dois braços. Outro passo é verificar se há alguma diferença na fala, se está arrastada ou enrolada. Caso seja identificado algum desses sinais, deve-se procurar imediatamente um serviço de saúde.
O Brasil participa da campanha mundial de combate ao AVC da WSO "6 em 1". O nome da campanha é uma alusão à estatística que aponta que a cada seis pessoas, uma terá AVC durante a vida.
Na abertura do Congresso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que é fundamental reduzir o tempo entre a percepção dos sintomas e a aplicação dos medicamentos. "Uma parcela muito pequena que tem sintomas de AVC chega ao serviço especializado antes das quatro horas e meia, período chave para reduzir a mortalidade", disse o ministro.
No evento, Padilha assinou a habilitação que cria dois Centros de Atendimento de Urgência - Tipo 3, voltados para pacientes com AVC, um em Fortaleza (CE) e outro em Porto Alegre (RS). Este terá dez leitos e aquele, 20 leitos.
Até 2014, o Ministério da Saúde deverá investir R$ 437 milhões para ampliar a assistência a vítimas de AVC. Desse total, cerca de R$ 370 milhões serão utilizados para financiar leitos hospitalares e R$ 96 milhões serão aplicados na oferta de tratamento com uso de Alteplase (enzima que ajuda na dissolução de coágulos sanguíneos).

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO

Estadão
SUS reduz de 18 para 16 anos idade mínima para cirurgia bariátrica

A partir de uma consulta pública lançada pelo Ministério da Saúde em 24 de setembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a adotar novas regras para a realização da cirurgia bariátrica. Uma delas é a diminuição da idade mínima para se submeter ao procedimento, que passa de 18 para 16 anos. Outra é a mudança da técnica cirúrgica a ser aplicada no atendimento público. Além disso, novos exames passarão a ser obrigatórios.
As alterações farão parte de uma nova portaria, a ser anunciada nos próximos dias e que entrará em vigor no ano que vem. Especialistas da área afirmam que as iniciativas são positivas, no entanto, não garantem a resolução de um dos maiores problemas do setor: a espera por uma cirurgia do SUS pode se estender por até 10 anos.
Para o cirurgião Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), outras mudanças também deveriam ser consideradas. “É importante incluir os adolescentes, porém já existe um gargalo grave para a cirurgia em adultos. O problema é como o SUS vai resolver isso”, diz.
 
Para a endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso) e parceira do Instituto Movere, que trata da obesidade infanto-juvenil, a inclusão dos jovens de 16 a 18 anos trará um impacto positivo. “O adolescente com 16 anos já amadureceu e dois anos, nessa fase, é um tempo muito grande. Eles vão ganhar muito com a possibilidade de fazer a cirurgia mais cedo”. 
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a decisão de reduzir a idade está de acordo com recomendações internacionais e atende a uma reivindicação feita pelo Conselho Federal de Medicina. “Estudos mostram que o tratamento precoce da obesidade grave pode evitar a ocorrência de uma série de problemas correlatos, como problemas cardiovasculares.” A indicação do tratamento para adolescentes é a mesma que a destinada para adultos
De acordo com a nova portaria, cinco novos exames passam a ser obrigatórios antes da operação, entre eles a ultrassonografia de abdome total, a ecocardiografia transtorácica e a prova de função pulmonar completa com broncodilatador. 
Segundo o cirurgião Irineu Rasera, titular da SBCBM, a decisão de incluí-los é acertada, desde que a aplicação desses exames não seja obrigatória. “Muitos pacientes precisam desses exames e não os encontram na rede pública. Se a decisão for que os exames estarão disponíveis, vai ser positivo. Mas tornar obrigatória a realização de todos esses exames pode engessar o sistema.”
A partir da nova portaria, a técnica cirúrgica adotada pelo SUS vai passar a ser a gastroplastia vertical em manga, também chamada de sleeve, no lugar da ultrapassada gastrectomia vertical em banda. Para Cohen, trata-se apenas de uma adequação da portaria ao que já é praticado nos centros cirúrgicos: “Essa cirurgia já não é feita desde o começo dos anos 1990, pois ela está associada a reincidência de ganho de peso.”
O pacote traz também a oferta de mais uma cirurgia plástica indicada para pacientes que perderam o peso. Atualmente, pacientes podem fazer a correção do abdome. A técnica que o SUS passará a oferecer inclui reparação na área dorsal. 
O ministério deverá começar a pagar uma equipe multidisciplinar, encarregada de fazer o tratamento. “Muitos serviços já ofertam esse tipo de assistência. Mas eles não recebiam pelo atendimento, algo que agora vai mudar”, disse Padilha.
 
A nova política muda também os critérios para credenciamento de hospitais. Além de infraestrutura mínima, a instituição terá de formar uma rede com um centro de atenção básica e outro, de média complexidade.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PROVÉRBIO

Tatadetila

ÔBA

Terra

Cerveja tem ação anti-inflamatória; veja benefícios

 Foto: Getty Images

Além de ser uma opção para driblar o calor, a cerveja, quando consumida moderadamente, tem ótimos benefícios para a saúde. O responsável pelos efeitos positivos da bebida é o lúpulo, planta utilizada para lhe conferir amargor. Ele também é utilizado como composto medicinal no tratamento de insônia, nervosismo, dor de cabeça e falta de apetite. E não para por aí: uma pesquisa publicada na revista Chemistry & Biodiversity comprovou que o lúpulo possui até mesmo ação anti-inflamatória.
Durante o estudo, os pesquisadores isolaram 13 compostos da planta. Treze deles foram aplicados em ratos para a comparação com um medicamento anti-inflamatório comercializado atualmente (indometacina). Depois das análises, ficou comprovado que 11 dos 13 compostos analisados apresentavam ação anti-inflamatória semelhante à do remédio. Outros dois compostos da planta foram capazes de retardar a formação de tumores de pele, reduzir sua quantidade e até diminuir a incidência do câncer de pele em ratos.
Outra pesquisa avaliou o efeito do lúpulo na prevenção do desenvolvimento do câncer de mama. Através da aplicação do extrato de lúpulo em uma linhagem de células mamárias, cultivadas em laboratório, que estão mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer, foi mostrado que ele é capaz de inibir a formação de algumas substâncias que favorecem o aparecimento de tumores, além de dificultar a transformação das células em ameaças cancerígenas.
Outro benefício comprovado do lúpulo é sua ação neuroprotetora. Ela encontra-se no xanthohumol, principal flavonóide presente na planta e que, em testes com ratos, mostrou-se capaz de melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, inibir respostas inflamatórias, morte celular programadar e formação de coágulos.
Segundo a ciência, o lúpulo teria até efeito antiobesidade, já que o extrato da planta inibiu o aumento tanto do peso corporal, quanto do peso do tecido adiposo em ratos com uma dieta rica em gorduras. A experiência, que durou 20 semanas, mostrou que o lúpulo foi capaz ainda de reduzir o tamanho das células gordurosas e do acúmulo de gordura no fígado. O extrato de lúpulo também melhorou a intolerância à glicose, contribuindo para evitar o desenvolvimento de diabetes.

PPS APOIA SERRA EM SP

Terra

Por causa do mensalão e de Maluf, PPS de Soninha apoia Serra

PPS vai anunciar nesta quarta-feira o apoio à candidatura de José Serra, doPSDB, no segundo turno das eleições municipais em São Paulo - o adversário de Serra é Fernando Haddad, do PT. O evento vai acontecer às 16h, no Edifício Joelma, na capital. O PPS havia lançado Soninha Francina na disputa à prefeitura, que teve 2,65% dos votos.
O PPS optou por não optar o petista por conta da aliança com o PP de PauloMaluf - que, no começo da campanha, esteve muito próximo de fechar com Serra. O julgamento do mensalão também influenciou na escolha. Outro partido que optou por apoiar o tucano no segundo turno foi o PDT de Paulinho da Força, que teve 0,63% dos votos.

REGRA ELEITORAL

Terra


Regras deixam mais votados de fora das câmaras de vereadores



Ficar entre os mais votados e ainda assim não ser eleito. Ter até sete vezes mais votos do que um rival mas perder a cadeira na câmara municipal para ele. Mais do que hipóteses, são fatos. Em Recife, o terceiro candidato mais votado de 2012, Edilson Silva (Psol), com 13.661 votos, não ganhou um mandato, enquanto Eduardo Chera (PTN), com 4.205, garantiu sua entrada no Legislativo da capital pernambucana.
A situação se repete em São Paulo: Marquito (PTB) fez 22.198 votos em São Paulo e não se elegeu, enquanto Toninho Vespoli (Psol) entrou com 8.722. No Rio, Patrícia Amorim (PMDB), com 11.687 votos, perdeu a cadeira da câmara, mas Marcelo Piui (PHS), com 6.015, garantiu a reeleição - aliás, em 2008 o vereador também foi o último a assegurar uma vaga no Legislativo carioca, deixando nomes mais votados para trás.
Essas situações acontecem porque na eleição para vereador não é o número absoluto de votos que conta, ou seja, não são necessariamente os primeiros da lista que se elegem. Chamadas de proporcionais, as eleições para câmara municipais, assembleias estaduais e para a câmara federal, são decididas pelo quociente eleitoral.
O quociente é o número obtido dividindo-se a quantidade de votos válidos pelo número de vagas disponíveis em cada Casa. Ele determina quantos candidatos de cada coligação (ou partido, caso sem alianças) são eleitos.
Em 2012, por exemplo, foram 5.711.166 votos válidos para vereador em São Paulo. Este valor, dividido pelas 55 vagas na câmara, resulta num quociente de 103.843. Ou seja: para cada 103.843 votos de uma coligação, esta coligação elege um vereador. Aí, sim, a ordem dos mais votados conta.
A coligação do PP de Wadih Mutran, em São Paulo, com PT e PSB, somou 1.449.446, ou seja, 13,9 vagas. Os decimais são desconsiderados e usados em uma segunda conta - de média, ou sobras -, que neste ano garantiu mais duas vagas à aliança. Mutran era o 16° da coligação, com 27.429 votos, e ficou de fora. Na mesma capital paulista, a coligação que reunia o Psol de Vespoli com o PCB somou 119.792, ou seja, uma vaga. A cadeira foi para o mais votado da aliança entre os dois partidos: Vespoli.
No caso de Silva, no Recife, a coligação do Psol com o mesmo PCB somou apenas 16.850 no total, ou seja, não atingiu o quociente de 22.574. Por isso, o terceiro mais votado da cidade em 2012 perdeu a vaga. Na capital fluminense, Wagner Montes Filho (PRB) fez 22.597 votos e foi o 23° mais votado entre os 1.715 candidatos a vereador, mas também não entrou porque o quociente de seu partido, não coligado, só garantia duas vagas, e Filho era o terceiro.
Essas situações ilustram os principais modos como o quociente funciona deixando pleiteantes de fora: alguém dos mais votados que não entra porque partidos ou coligações não atingem o valor mínimo, como no caso de Recife, ou porque o número de vagas foi preenchido por candidatos mais bem votados, como no caso de Filho, no Rio.
Por outro lado, o quociente permite também que candidatos que não obtêm votação tão expressiva possam integrar a câmara: o cálculo funciona, então, para evitar que ideologias diversas deixem de ser representadas no Legislativo. O quociente vira o fator de "representatividade" que a sociedade - o eleitor - confere a uma agremiação ou coligação. Em consequência, essa aliança ou legenda "merece" uma vaga.
Em Florianópolis, o vereador Jaime Tonello (PSD) não conseguiu se reeleger porque foi o 7° mais votado, e sua legenda, coligada com o PP, conseguiu seis vagas. Com 2.680 votos, ele perdeu a cadeira, enquanto Guilherme da Silveira (PSDB), com 1.615, garantiu sua entrada no Legislativo.
Situação semelhante viveu a vereadora Léo Kret do Brasil (PR), em Salvador. A 4ª mais votada de 2008, na época com 12.861 votos, neste ano a candidata perdeu a reeleição porque seu partido fez quociente apenas para uma vaga. Léo fez, agora, 7.495 votos, mas a cadeira da coligação PR-PSDC ficou para o correligionário e colega de casa Isnard Araújo (PR) - que, há quatro anos, foi o terceiro com maior número de votos na capital baiana. Edivaldo "Vado" Ribeiro e Silva (DEM), com quase metade da votação da vereadora, 4.059 votos, garantiu o mandato a partir de 1° de janeiro.
Nas capitais brasileiras, a maior diferença percentual entre o primeiro "mais votado" que não entrou no Legislativo e o último a garantir uma vaga via quociente é de Natal. Enquanto Edivan Martin (PV) fez 5.025 votos e não entrou, Marcos Ferreira da Silva (Psol) fez 717 votos e garantiu a vaga na câmara.
É por causa do quociente que muitos partidos apostam nos chamados "puxadores de voto", candidatos com potencial de angariar muitos votos nominais (para a pessoa, em vez de apenas para a legenda) e aumentar o total da coligação. Tiririca, em 2010, fez 1,3 milhão de votos, e naquele ano o quociente eleitoral era de 304.533 votos: ou seja, o hoje deputado fez, sozinho, votos suficientes para que mais três pleiteantes fossem eleitos. Neste ano, os puxadores de voto não foram tão eficientes. Famosos e celebridades como a Mulher Pêra (PTdoB) e o ex-jogador de futebol Dinei (PDT), em São Paulo, não garantiram vaga nas câmaras. Sem puxadores de voto, partidos menores usam a tática de escolher candidatos com potencial semelhante de votos, para que a coligação atinja e supere o quociente.

CHARGE

Tatadetila

GASTOS DOMÉSTICOS

Folha

Mais de um terço dos brasileiros gasta sem pensar


Pesquisa da BoaVista, administradora do banco de dados dos serviços centrais de proteção ao crédito no país, revela que 38% dos brasileiros não usam qualquer tipo de planejamento financeiro para organizar seus ganhos e seus gastos.

Essa negligência com o próprio dinheiro é mais grave no Centro-Oeste do país, onde 43% da população não usa nenhum tipo de instrumento para elaborar e executar orçamentos. O Sul do país é mais disciplinado nessa tarefa: apenas 30% declararam não usar qualquer planejamento financeiro.

Nas regiões Sudeste e Nordeste, o contingente de entrevistados que admitiram não planejar ganhos e gastos alcançou 39%. No Norte, 35% afirmaram não fazer qualquer tipo de plano para administrar a renda e a despesa.

O levantamento mostra como ainda há no Brasil um descompasso entre o avanço na oferta de crédito (hoje um componente que representa metade do PIB) e o cuidado no uso desse instrumento financeiro pelas famílias.

"O que se vê é que o aumento da oferta de crédito não veio acompanhada de orientação sobre como usar esse instrumento de maneira correta. O resultado foi o aumento da inadimplência", disse Fernando Cosenza, diretor de inovação e sustentabilidade da BoaVista.

Para Cosenza, a inadimplência é o principal desafio do país na ampliação da oferta de crédito, que promete continuar mediante a gradual queda dos juros.

Segundo Banco Central, o endividamento do brasileiro alcança apenas 44% da renda anual, portanto ainda há no país amplo espaço para a expansão. Há países em que o endividamento supera os 100% da renda anual.

O problema é que, no Brasil, os juros ainda são excessivamente altos. E, mais grave: negligenciados. De novo, efeito da má qualidade ou ausência de educação financeira.

"A pesquisa confirmou que o brasileiro não observa a taxa de juros, mas o tamanho da parcela mensal sobre seu orçamento", afirmou.

A inadimplência é o principal componente no cálculo do risco de crédito que define a taxa de juros sobre as operações.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Agência Brasil

Pesquisa nacional vai avaliar políticas públicas de uso e acesso a medicamentos


O Ministério da Saúde vai promover um levantamento nacional para avaliar o impacto e a eficiência das políticas públicas de medicamentos no país. A Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (Pnaum) vai envolver 35 mil residências de 300 municípios de todos os estados.
A  pesquisa será realizado em parceria com 11 universidades federais e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ela pretende traçar uma radiografia sobre o consumo e o acesso a medicamentos pela população brasileira. O principal objetivo é coletar dados e indicadores para estabelecer os rumos estratégicos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com José Miguel do Nascimento Júnior, diretor do Departamento de AssistênciaFarmacêutica do Ministério da Saúde, a pesquisa tornou-se necessária a partir do aumento dos gastos do governo com medicamentos, que passaram de 6%, em 2003, para 12,6%, em 2012.  
O Ministério da Saúde, por meio de pesquisa em 35 mil residências, que deve começar no início de 2013, vai avaliar o uso e o acesso aos remédios. “Vamos verificar se a pessoa adoeceu no último mês e se precisou de medicamento. Se precisou, onde ela teve acesso esse medicamento, onde ele estava disponível, se ela teve que comprar, se pegou na farmácia popular ou no posto de saúde” esclareceu José Miguel.
Ele explicou que, além do inquérito residencial, a pesquisa terá outra etapa, que começa em novembro deste ano e deve durar cerca de três meses. Nesta fase, serão coletadas informações sobre o atendimento prestado ao paciente desde a prescrição e a retirada do medicamento até o acompanhamento durante o tratamento nas unidades de saúde.
Nesta fase, em que serão entrevistadas mais de 4 mil pessoas, vão ser analisadas também as receitas médicas quanto à qualidade, letra, posologia e prescrição racional do uso do medicamento.  
De acordo com Ministério da Saúde, os resultados da pesquisa serão divulgados até o fim de 2013.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

CHARGE


BIOMETRIA NO BRADESCO

Exame

Bradesco começa a abolir cartões em caixas eletrônicos

Caixa eletrônico biométrico do Bradesco

São Paulo - Os clientes do Bradesco poderão fazer saques nos caixas eletrônicos sem precisar usar o cartão do banco a partir do final do mês de outubro. No lugar do cartão, os correntistas usarão a palma da mão para fazer as transações em equipamentos de autoatendimento com leitores biométricos. 
Segundo Candido Leonelli, diretor executivo do Bradesco, 90% da base de 34 mil caixas eletrônicos do Bradesco no país conta hoje com um sensor capaz de identificar o mapa das veias da mão do usuário. O sistema já era usado há alguns anos como substituto do cartão de senhas numéricas. Agora, poderá ser usado no lugar dos cartões de débito. 
“Quase metade dos nossos 26 milhões de correntistas já têm o mapa das veias da mão cadastrado. Eles estarão aptos a fazer saques e consultas sem a necessidade do cartão”, afirma Leonelli. O executivo lembra que quem ainda não faz o cadastro da palma da mão poderá procurar uma agência do banco para realizá-lo. “Temos 9 mil sensores biométricos nas agências para fazer o registro”, diz.
O Bradesco investiu cerca de 40 milhões de dólares em sistemas de biometria nos últimos cinco anos. Um dos objetivos foi melhorar a agilidade nas transações – o banco chega a ter 3,8 milhões de consultas e saques em seus caixas eletrônicos por dia. Segundo o instituição financeira, um saque com biometria leva 25 segundos para ser feito, 70% a menos do que no método tradicional. Um tempo menor implica em menos filas na agência e, futuramente, uma quantidade menor de caixas eletrônicos.
O principal incentivo, no entanto, é a melhora na segurança das transações. Hoje, mais de 92% das operações de clientes do banco ocorrem em sistemas digitais de autoatendimento, como a internet e os caixas eletrônicos. Segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos, as perdas dos bancos com fraudes eletrônicas aumentaram 60% em 2011. O prejuízo total das instituições foi de R$ 1,5 bilhão.Com a biometria, é possível reduzir as perdas com golpes em caixas eletrônicos que fazem e leitura do cartão e da senha numérica do usuário, conhecido vulgarmente como chupa-cabra. Nele, um aparelho instalado clandestinamente no caixa lê os dados do cartão do correntista, enquanto uma microcâmera capta a senha numérica. Agora, sem a mão do cliente, ficará impossível fazer uma transação. 
“Conseguimos diminuir a fraudes em caixas eletrônicos em 45% com o uso de biometria. A expectativa é que esse tipo de golpe deixe de existir quando tivermos toda nossa base de clientes cadastradas”, afirma Leonelli. O Bradesco pretende ter 100% dos clientes e agências com a tecnologia de biometria até o final de 2013.

TOMATE E AVC

notícias@band.com

Comer tomates reduz risco de AVC

A taxa de licopeno no sangue foi medida antes da pesquisa / Francesco83/ Shutterstock

Comer tomates, ricos em licopeno, um potente antioxidante, reduz o risco de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), revela estudo finlandês publicado nesSa segunda-feira nos Estados Unidos.

A pesquisa, que aparece na revista da American Academy of Neurology, indica que pessoas com taxas mais elevadas de licopeno no sangue têm 55% menos possibilidade de sofrer um AVC do que pessoas com taxas mais baixas deste antioxidante.

O estudo foi realizado na Finlândia com 1031 homens de entre 45 e 65 anos. A taxa de licopeno no sangue foi medida antes da pesquisa e os participantes, monitorados durante doze anos em média, por um período no qual 67 sofreram algum tipo de acidente vascular cerebral.

Entre os 258 homens com baixas taxas de licopeno no sangue 25 sofreram AVC, contra apenas 11 no grupo de taxas mais elevadas, também com 259 indivíduos.

Os resultados foram, inclusive, mais definitivos quando os pesquisadores levaram em conta apenas os AVCs provocados por coágulo no sangue, e não por hemorragia. Nestes casos, os participantes com níveis mais altos de licopeno apresentam um risco 59% menor de sofrer um AVC por coágulo em relação aos que apresentam taxas mais baixas.

"Esta pesquisa vem para consolidar as virtudes de um regime alimentar rico em frutas e verduras para reduzir o risco de acidente vascular", assinala Jouni Karppi, da Universidade do Leste da Finlândia, em Kuopio, um dos principais autores do trabalho.

LEI MARIA DA PENHA PARA IRMÃOS

Estadão

Lei Maria da Penha também vale para enquadrar irmão agressor, diz STJ


SÃO PAULO - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a ameaça de agressão praticada por um homem em Brasília contra a irmã deve ser enquadrada na Lei Maria da Penha. O caso aconteceu em agosto de 2009. O agressor se dirigiu à casa da irmã e atirou pedras contra o carro dela, além de enviar mensagens por celular a xingando e ameaçando agredi-la. O irmão queria assumir o controle da pensão recebida pela mãe, que estava sob responsabilidade da irmã. Ele ainda não foi condenado.
Apesar de as agressões de maridos e namorados serem mais conhecidas, a Lei Maria da Penha pode contemplar outros graus de parentesco.
O Ministério Público do Distrito Federal, responsável pela acusação, havia entrado com um recurso especial alegando que o caso deveria ser encaminhado aos juizados especiais criminais, por se tratar de um conflito "entre irmãos", que não apresentava "indício de que envolvesse motivação de gênero".
Em resposta, o STJ decidiu que cabia a aplicação da Lei Maria da Penha, argumentando que "a legislação teve o intuito de proteger a mulher da violência doméstica e familiar", acrescentando "ser desnecessário configurar a coabitação entre eles".
Para a procuradora de Justiça Luiza Nagib Eluf, do MP-SP, o caso é típico da Lei Maria da Penha. "É comum casos em que o homem quer assumir o controle do patrimônio da mulher. Independe do grau de parentesco."
A secretária de Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, afirma ser comum que a lei contemple casos de netos agredindo avós, genros agredindo sogras e filhos agredindo mães. "São situações de dominação, quando o homem tira vantagem da superioridade física."
A presidente do Conselho da Condição Feminina, Rosemary Correa, primeira delegada da mulher, diz que a lei tem garantido avanços. "São Paulo é um dos Estados com mais denúncias."
Nesta segunda-feira, 8, foi lançada no Estado a Rede de Atenção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Sexual.

PENDÊNCIAS NO TSE

Agência Brasil
Presidente do TSE entende que candidatos impugnados com recurso na Justiça ainda estão na disputa eleitoral

Brasília – As pendências judiciais provocadas pelos recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação a candidaturas que foram impugnadas pelos tribunais regionais ainda podem alterar o resultado das eleições municipais em algumas cidades. Até ontem (7), os candidatos que tiveram os registros indeferidos, mas estavam recorrendo ao TSE, tinham seus votos considerados inválidos e estavam fora de um eventual segundo turno, se fosse o caso.
O entendimento da presidenta do tribunal, ministra Cármen Lúcia, no entanto, é o de que os candidatos que estão com recurso pendente de decisão têm direito de ir para o segundo turno se tiverem recebido votos suficientes para isso. É o caso, por exemplo, do candidato à prefeitura de Petrópolis (RJ), Rubens Bontempo (PSB), que recebeu 50,3 mil votos. Se seu recurso for aceito, é ele quem deverá ir para o segundo turno com Bernardo Rossi (PMDB), que teve 52,9 mil votos e, não, o candidato Paulo Mustrangi (PT), que ficou com 45 mil votos no primeiro turno.
Casos como o de Osasco (SP) também podem se enquadrar no entendimento da ministra. No município do interiro paulista, o candidato Jorge Lapas (PT) foi dado como eleito no primeiro turno, com 138 mil votos. Ele obteve 60% dos votos considerados válidos, uma vez que Celso Giglio (PSDB) estava com a candidatura impugnada e o seu recurso ao TSE ainda não foi votado.
No entanto, se a interpretação de Cármen Lúcia sobre o Artigo 16A da Lei Eleitoral se confirmar, deve haver segundo turno no município porque o candidato tucano teve 149 mil votos. A decisão sobre isso cabe individualmente a cada juiz eleitoral local, cujas decisões são passíveis de recurso ao TSE.
O plenário do TSE deverá dar prioridade à decisão de processos como esses para tentar definir o mais rápido possível um desfecho para a situação. Mas dificilmente a decisão terá transitado em julgado e ser definitivamente encerrada antes do dia 28 deste mês, quando ocorre o segundo turno. Isso porque os candidatos que tiverem a impugnação dos registros mantida pelo TSE podem ainda recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, tentar garantir a ida para o segundo turno.
Há ainda os casos de candidatos impugnados que tiveram votos suficientes para serem eleitos em primeiro turno. É o caso de Clésio Salvaro (PSDB), que foi candidato a prefeito de Criciúma (SC), e obteve 86 mil votos. Ele recorreu ao TSE sobre o indeferimento de sua candidatura. Salvaro conseguiu número de votos suficiente para ser eleito em primeiro turno, uma vez que a candidata Romanna Remor (PMDB), que estava sendo considerada eleita, teve 21,4 mil.
Para Cármen Lúcia, se o julgamento sobre o recurso de Salvaro decidir por manter a negativa de registro dele, a eleição no município deve ser anulada e reconvocada. Isso, entretanto, só poderá ocorrer depois que todos os recursos tiverem sido julgados e a decisão tiver transitado em julgado.
Ainda existem 3.681 processos sobre impugnação de candidaturas para serem julgados pelo TSE, dentre os 6.916 que foram recebidos pelo tribunal desde o mês passado. O indeferimento dos registros pode se dar por vários motivos, inclusive pela Lei da Ficha Limpa – que é responsável por 2.247 processos que aguardam decisão.
O TSE ainda não tem dados consolidados sobre quantos candidatos se encontram em situações como a dos municípios citados. No entanto, os ministros darão prioridade a esses processos para tentar evitar que no dia da diplomação, em 19 de dezembro, a situação sobre o resultado das eleições ainda esteja indefinida nesses municípios.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ELEITOR

CHARGE

ELEIÇÃO 

PORQUE

Frase apropriada para o dia de hoje.


ELEIÇÃO

Terminada a eleição na maioria dos municípios brasileiros, resta agora a reflexão sobre os resultados.

Aqui no Rio Grande do Norte, aconteceram muitas coisas que  certamente mudarão o rumo e as estratégias das campanhas futuras.

Aqui em Natal, uma candidata a vereadora do PSTU, sem nenhuma estrutura financeira de campanha, teve a maior votação para a câmara municipal, já registrada na história da cidade.

Com quase 33.000 votos, Amanda Gurgel contava com um grande "recall" proporcionado por uma participação em uma audiência pública que teve  repercussão nacional, através do youtube, das redes sociais e até de uma participação no Faustão.

Os institutos de pesquisa mais conceituados do estado e do país erraram feio em grande parte dos municípios e na capital. 

A lei da Ficha Limpa teve um enorme impacto em grande parte das candidaturas, levando a troca de candidatos de última hora e a descrença dos eleitores nos que permaneceram.

Tudo isto leva a refletir sobre os métodos atuais de fazer campanha.

A tão esperada reforma política não sai e creio que vai demorar a sair porque contraria grande contingente de parlamentares e partidos que ainda se beneficiam da legislação atual .

E aí o prejuízo fica evidente e acontece fatos como na cidade de Ceará Mirim na região metropolitana de Natal, onde o prefeito foi reeleito com 30% dos votos do município.

Cabe ao povo procurar, cada vez mais, conscientizar-se e participar , cobrando dos eleitos e usando os instrumentos disponíveis para se manifestar e defender a sua cidade e a sua cidadania.

Que venha 2014.