sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EPIDEMIA

Tatadetila

RANÇO DE DITADOR

Para o ex-ministro José Dirceu do PT, o julgamento do mensalão do PT, foi político, mas o do PSDB mineiro será correto e necessário.A imprensa petista que elogia ,Raul, Chávez, Correa, Amhadinejad e principalmente Lula é isenta e correta, mas, a grande imprensa nacional que crítica o governo do PT é marron e pertence ao "PIG".

A lei da ficha limpa, de iniciativa popular, com mais de seis milhões de assinaturas é atrasada e superada, mas se pegasse FHC, seria correta.

Veja a matéria do Jornal o Globo, com as opiniões de Dirceu, com ranço de ditador.

Dirceu: ‘Lei da Ficha Limpa é completamente absurda’

CHAPECÓ (SC) — O ex-ministro José Dirceu, condenado no julgamento do mensalão, surpreendeu uma plateia de aproximadamente cem militantes petistas de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na noite desta quinta-feira, ao criticar a Lei da Ficha Limpa:
— Criaram a Lei da Ficha Limpa, que é uma lei completamente absurda. Porque ela retroagiu. No Brasil, pela Constituição, você só pode ser considerado culpado quando transitado em julgado na última instância... Só que, agora, vale na segunda instância. Até mesmo quando é na primeira instância, já está eliminado.

Dirceu disse não ter ficado ressentido por não ter sido convidado a fazer parte da mesa do evento em que o PT comemorou, anteontem, os dez anos de governos petistas, com a presença da presidente Dilma Rousseff e de Lula:
— Eu me sinto bem por estar entre meus companheiros.
Nesta quinta-feira, Dirceu voltou a criticar o STF por sua condenação a dez anos e dez meses de prisão.
— Foi um julgamento político — disse Dirceu.
O ex-ministro da Casa Civil voltou a dizer que o PT pretende “combater o monopólio da comunicação". Para ele, esse será um dos objetivos da sigla nos próximos anos.



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

REFRIGERANTES MAIS CAROS

Médicos querem refrigerantes mais caros para combater obesidade

Hábitos alimentares como "beber um litro de refrigerante no cinema" são comuns em muitos países Foto: Getty Images

A Real Academia de Médicos da Grã-Bretanha propôs um aumento de 20% no preço dos refrigerantes para combater a obesidade no país. Em um relatório, a associação médica diz que a obesidade é responsável por uma "grande crise" de saúde no país. A Grã-Bretanha é um dos países com maior proporção de obesos no mundo. Cerca de um quarto dos britânicos estão acima do peso e a expectativa é de que esse número dobre até 2050.
Além da taxação, a associação defende ainda o fim da publicidade de produtos com alta concentração de gordura saturada, sal e açúcar até às 21h e a redução de pontos de venda de fast food próximo às escolas. Um aviso específico para crianças com a quantidade de calorias deve estar no rótulo dos alimentos, segundo a associação.
A associação também quer que o governo destine mais dinheiro ao serviço público de saúde para cirurgias de redução de estômago. Porta-vozes da indústria alimentícia reagiram o relatório dizendo ele pouco acrescenta ao debate sobre a obesidade.
Discussão
O diretor da academia, Terence Stephenson, disse que não há uma "bala de prata" para atacar a obesidade e que é preciso mudar a cultura de alimentação. Ele defende uma estratégia similar à do combate ao cigarro.

"Foi preciso o fim da publicidade (do cigarro) e a redução do mercado, além de atividades esportivas para ajudar as pessoas a largar o fumo", diz.
Stephenson também atacou a indústria alimentícia ao dizer que refrigerantes, por exemplo, são apenas "água e açúcar". Ele criticou ainda os hábitos alimentares em muitos países, onde é habitual "beber um litro de refrigerante no cinema". Para Stephenson, a taxação "encorajaria as pessoas a tomar bebidas mais saudáveis".
Para Terry Jones, da Federação de Comida e Bebida, o relatório é pouco relevante.
"Uma coleção de ideias desequilibradas aparentemente sob forte influência de grupos de pressão", disse, ao classificar o documento.
A Associação Britânica de Refrigerantes também se pronunciou contra, dizendo que esse tipo de bebida contribui com "apenas 2%" do total de calorias de uma dieta média.
Tentação
O cardiologista Aseem Malhotra disse que recebe mais e mais pacientes com doenças relacionadas à obesidade.

"A raiz do problema é o ambiente da alimentação. É como dizer às crianças para ir à uma loja de doces e não comprar doces", disse, em referência à alta oferta de produtos com grande teor calórico. "Há uma oferta excessiva de comidas baratas com açúcar e uma regulação é claramente necessária", afirmou o cardiologista.

LICENÇA MATERNIDADE

Tatadetila

CONTROLE DIFÍCIL

Portal Terra

Juiz processa servidor por acessar Facebook durante expediente

lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit

O juiz Hugo Barbosa Torquato Ferreira, titular da Vara Única da comarca de  Assis Brasil, pequena cidade do Acre, na fronteira do Brasil com o Peru e a Bolívia, determinou abertura de processo administrativo disciplinar contra um servidor que usou o computador do magistrado para acessos ao Facebook.
De acordo com portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o computador instalado no gabinete do magistrado foi utilizado por terceiros durante a sua ausência. Ele constatou, a partir do histórico de utilização do navegador, acessos ao Facebook durante o horário de expediente.
O juiz menciona resolução do Conselho de Administração do Tribunal de Justiça do Acre, de 2006, que limita o acesso à internet às atividades de caráter funcional e veda o uso de computadores do Judiciário para "visualização de sítios destinados ao entretenimento".
Sem mencionar redes sociais, a resolução também  proíbe visualização ou armazenamento de matéria pornográfica, difamatória, ofensiva aos bons costumes, discriminatória, político-partidária, bate-papo, entretenimento e promocional.
Segundo o juiz, o histórico de navegação aponta acesso ao Facebook a partir do perfil de J.M.R.P., servidor do fórum de Assis Brasil.
O magistrado designou um comissão composta por três servidores para investigar autoria e materialidade e estabeleceu prazo 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do próprio juiz.Como é vedado ao servidor público utilizar recursos materiais da repartição em atividades particulares, bem como é dever observar as normas legais e regulamentares, o juiz Hugo Ferreira determinou a instauração do processo para apuração de possível falta funcional.
Comentários
O juiz Edinaldo Muniz, titular do 2º Juizado Especial Criminal de Rio Branco, considera que "não é razoável o bloqueio imposto aos servidores do Judiciário do Acre".
Muniz já usou torpedo de celular para proferir sentença e e-mail para expedir alvará de soltura em favor de devedor de pensão alimentícia. Embora não tenha perfil em rede social, o magistrado assinala que a comunicação é inevitável.
- Ela faz parte de nossas vidas. Infelizmente, é muito comum essa prática do bloqueio. Precisamos entender que a comunicação via internet é um insumo a mais, como tantos outros, e pode servir para acelerar ou travar a vida das pessoas.
Segundo o magistrado, já houve um tempo em que se proibiu no Judiciário do Acre o uso de e-mail privado.
- Ninguém podia, por exemplo, enviar e-mail que não fosse corporativo. Mas ninguém evita o acesso dos servidores em horário de expediente, pois magistrados e servidores possuem tablets e celulares conectados à web.
Consultado pelo Blog da Amazônia, um procuradora do Ministério do Trabalho disse que talvez agrave a situação o fato de o servidor ter utilizado o computador do gabinete do magistrado, os quais, normalmente, possuem uma série de restrição de acesso.
- De toda sorte, como vivemos num Estado Democrático de Direito, sob o império das leis, o servidor só pode ser culpado após regular trâmite do devido processo legal, ou seja, do processo administrativo contra ele instaurado pelo juiz, desde que haja provas – acrescentou o procurador.
A juíza Mirla Regina Cutrim, titular da Vara de Execução Fiscal da Comarca de Rio Branco e Coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos, tem perfis no Twitter e Facebook. Ela disse que o computador dela é liberado para acesso às redes sociais.
- Há normatização do Tribunal sobre o acesso à internet. Não sei como o servidor conseguiu. O meu computador é liberado e eu acesso, eventualmente, para postar decisões ou o meu expediente diário no Twitter. Acho que as redes democratizam a informação e devem ser bem utilizadas. Deve haver uma razoabilidade. Como não sabemos o que houve realmente em Assis Brasil, melhor aguardar a apuração.
A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Acre explica que, de acordo com a regulamentação atual sobre gestão de tecnologia da informação, no âmbito do Poder Judiciário o acesso às páginas da internet ou da intranet tem caráter funcional e deve servir apenas como subsídio para a execução de rotinas de trabalho de cada área, ou como fonte de pesquisas de informações relativas à atividade laboral do funcionário. "Conforme esse entendimento, a assessoria de Comunicação Social, por exemplo, mantém perfis nas redes sociais para divulgação de conteúdo institucional, informativo e serviços".

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ALZHEIMER

Terra

Substância encontrada em chá verde e vinho tinto combate Alzheimer

O antioxidante EGCG é capaz de parar o ataque da proteína beta-amilóide às células do cérebro Foto: Getty Images

Um forte combatente ao Alzheimer pode ser encontrado no vinho tinto e chá verde, descobriu um novo estudo publicado no Journal of Biological Chemistry. O antioxidante EGCG é capaz de parar o ataque da proteína beta-amilóide às células do cérebro. As informações são doHuffington Post.
O estudo é baseado no conhecimento de que as proteínas amiloides  formam aglomerados que se conectam a células cerebrais e as destrói. A aplicação de ECGC alterou esta possibilidade de conexão com as estruturas externas. A pesquisa foi realizada em laboratório e precisa ser experimentado em humanos.
"Este é um passo importante para aumentar a nossa compreensão da causa e progressão da doença de Alzheimer”, disse o pesquisador Nigel Hooper, professor da Universidade de Buenos Aires. A descoberta foi publicada junto a um outro estudo na revista Neurology, sobre a expectativa de que o número de pessoas com Alzheimer triplique até 2050.
Atualmente não há cura para a doença de Alzheimer, embora existam alguns medicamentos que podem ajudar a evitar os problemas associados à doença.

DIABETES TIPO 2

Jornal do Brasil

Insulina em cápsula está prestes a entrar no mercado

O laboratório israelense Oramed Pharmaceuticals está prestes a colocar no mercado uma cápsula de insulina para tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. A empresa começará a fazer ensaios clínicos em cerca de 150 pessoas em uma dúzia de centros médicos nos Estados Unidos.
De acordo com Nadav Kidron, CEO da Oramed, o produto poderá revolucionar o tratamento da diabetes, que já atinge mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria do tipo 2. 
O método atual de aplicação de insulina por auto-injeção é desagradável e também traz riscos de infecção. Uma cápsula seria mais conveniente, mas até agora ninguém havia encontrado uma maneira eficiente de fabricá-la.
"Quando começamos essa pesquisa, há quase 30 anos, essa solução parecia impossível. Hoje, é só uma questão de tempo para ela estar no mercado", diz Kidron.    

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CAMINHAR É SAUDÁVEL

Terra

Caminhar pode ser melhor que ir à academia, diz pesquisa

Longos períodos de caminhada podem ser mais benéficos do que treino de alta intensidade por uma hora Foto: Getty Images

A conclusão de um estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda, promete animar aqueles que vão à academia sem vontade alguma. Longos períodos de caminhada suave são mais benéficos do que treino de alta intensidade por uma hora. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
 
Os cientistas avaliaram 18 pessoas entre 19 e 24 anos e as dividiram em três grupos. Os jovens do primeiro permaneceram sentados por 14 horas sem se exercitar, os do segundo se sentaram por 13 horas e fizeram uma hora de treino vigoroso e os do terceiro se sentaram por seis horas, caminharam por quatro horas e ficaram em pé por duas horas.
 
Verificou-se que, quando a energia gasta é a mesma, a sensibilidade à insulina e os níveis de lipídios foram significativamente melhores entre aquelas que apostaram em atividade física leve por períodos mais longos.
 
"Uma hora de exercício físico diário não pode compensar os efeitos negativos da inatividade sobre a sensibilidade à insulina e lipídios plasmáticos se o resto do dia é gasto sentado", disse o líder do estudo, Dr. Hans Savelberg. "Reduzir a inatividade com atividades de baixa intensidade, como caminhar em um ritmo calmo e ficar de pé, é mais eficaz."

CERVEJA FAZ BEM ?

Terra

Estudo diz que cerveja não dá barriga e faz bem à saúde

O estudo teria sido encomendado pela indústria de bebidas e afirma que beber cerveja pode fazer bem à saúde Foto: Getty Images

De acordo com uma nova pesquisa, a tal "barriguinha de cerveja" seria um mito, e além de não engordar, a cerveja poderia trazer benefícios à saúde como prover vitaminas e prevenir doenças do coração, osteoporose e diabetes. Os dados são do Daily Mail.
O site apresenta o estudo, chamado Beer & Calories; A Scientific Review, patrocinado por uma empresa de bebidas, que aponta como um benefício da cerveja também o fato de conter menos calorias do que o vinho ou um suco de laranja, por exemplo.
No entanto, a professora de nutrição da Universidade de Nova York, Marion Nestle, afirma que a cerveja tem calorias e que, só por isso, pode engordar. "Excesso de álcool aumenta o risco de doenças no fígado e a cerveja pode ocasionar isso tanto quanto qualquer outra bebida. Mas a maior parte das 'barrigas de cerveja' resultam do excesso de caloria de modo geral, inclusive pelo consumo de cerveja", disse.

A VITÓRIA POTIGUAR

O Estado de S.Paulo

Renan Barão mantém o cinturão em Londres

Renan finalizou o adversário - Josh Hedges/Zuffa LLC

LONDRES - A Arena Wembley foi totalmente embalada pelo forró que Renan Barão escolheu como trilha sonora para a sua entrada no octógono ontem, no UFC Londres. De pé, o público aplaudiu o campeão do início ao fim do duelo e viu o potiguar sair mais uma vez carregando o cinturão interino dos pesos galo no ombro.

Com um golpe katagatame, técnica de estrangulamento usada no jiu-jitsu e no judô, Barão finalizou o jovem norte-americano Michael McDonald no quarto assalto. Sem perder o fôlego, ele teve de encarar uma luta bastante dura contra seu adversário, que, mesmo completamente dominado no final, demorou a entregar os pontos.
"Tenho uma grande equipe e sou faixa preta em jiu-jitsu, então confiei na minha estratégia. Sabia que o golpe iria pegá-lo (McDonald) em algum momento", afirmou Barão.
Renan Barão tentou levar o confronto para o chão durante boa parte do tempo, mas conseguiu trocar bons socos com McDonald, testando até alguns chutes rodados. Em uma luta eletrizante, que esquentou ainda mais a arena, fazendo o público esquecer completamente o frio londrino, o potiguar chegou à sua 30º vitória seguida no MMA.
Ainda no octógono, ele agradeceu aos ingleses pela recepção e aproveitou para mandar um recado a Dominick Cruz, dono "oficial" do cinturão dos pesos galo. "Estou esperando você, Dominick!", gritou ele.
Ao ser perguntado, porém, sobre seu futuro, Barão não descartou a possibilidade de colocar mais uma vez o título interino em jogo. "O meu objetivo é lutar contra o Dominick, claro, mas eu sou funcionário do UFC, então se tiver de enfrentar outra pessoa, eu estarei pronto para isso. O que for determinado pelo UFC, eu vou fazer."
Força do Nordeste. Terry Etim provavelmente não sabe quem é Lampião, mas conheceu um pouco da força desse cangaceiro lendário quando caiu diante de Renée Forte no UFC Londres. Ao som de Súplica Cearense, do Rappa, e com um chapéu que fazia alusão à personalidade nordestina, o peso leve não deu qualquer chance para o inglês e, por decisão unânime, venceu pela primeira vez no evento.
"Eu realizei um sonho, que era lutar na categoria até 70 kg. O gigante caiu. Essa vitória é para todos os que acreditaram, mas principalmente para os que duvidaram de mim, porque foram eles que me fizeram treinar mais para chegar aqui", afirmou Renée, que agora pensa apenas em voltar ao Ceará para descansar com a sua família.
Protagonista da terceira luta do card principal do evento inglês, o carioca Jorge Santiago não foi bem na maior parte do tempo e acabou sendo derrotado pelo islandês Gunnar Nelson. Veterano, o brasileiro da categoria meio médio foi melhor no terceiro assalto, mandando uma boa sequência de socos, mas ainda assim ele perdeu a luta por decisão unânime.
Com a Arena Wembley lotada, cinco dos oito lutadores nascidos na Inglaterra levaram a melhor sobre seus oponentes, empolgando a torcida da casa. 

AVISO IMPORTANTE

Catraca livre