sábado, 27 de agosto de 2011

ECONOMIA MUNDIAL

economia.ig



Bernanke não anuncia medidas de estímulo econômico



Ben Bernanke, presidente do Banco Central dos Estados Unidos (Fed), não anunciou nenhuma medida de estímulo monetário em seu discurso nesta sexta-feira em Jackson Hole, nos EUA. Desde segunda-feira, os investidores no mundo compraram ações à espera desse anúncio.
Em seu discurso, Bernanke disse que o Fed está preparado para usar as ferramentas para estimular o crescimento, e que é crítico para a saúde da economia reduzir o desemprego. "Está claro que a recuperação da crise tem sido muito menos robusta do que esperávamos”, disse. "Nós discutimos os méritos relativos e os custos dessas ferramentas em nosso encontro de agosto. Vamos continuar a considera este e outros assuntos pertinentes, incluindo, claro, desenvolvimentos econômcios e financeiros, em nosso encontro de setembro."
Bernanke afirmou que o Fed vai se encontrar por dois dias em setembro (20 e 21), em vez do planejado encontro único, para decidir quais são suas opções para garantir estímulos monetários adicionais, entre outros assuntos. O presidente do BC dos Estados Unidos disse que a redução do nível de desemprego acima de seis meses ou mais deve ajudar a movimentar a economia. "Sob esas circunstâncias não usuais, políticas que promovam uma recuperação forte no curto prazo devem servir a objetivos de longo prazo também.”

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

IMPUNIDADE

Depois da queda de quatro ministros e a denúncia sobre    mais dois, a Presidente Dilma resolveu recuar, pressionada pelos partidos de sua base.

Acontece que o simples afastamento não significa nada se não houver punição para quem foi demitido por improbidade ou uma falcatrua qualquer.

Mas, é assim, tudo acontece, todo mundo sabe, a imprensa denuncia, o Ministério Público faz barulho e não aparece uma punição sequer.

Talvez por conta da impunidade é que  ninguém mais liga pra coisa nenhuma.

Os Ministros Paulo Bernardo e sua esposa Ministra Gleisi, foram flagrados voando em um jatinho de uma empreiteira que tinha negócios com o Governo Federal, a imprensa divulgou, ele se explicou e não aconteceu e nem vai acontecer nada.

Como se não bastasse o burburinho que isso criou dentro do Governo e do PT, causando até uma suspensão da chamada "faxina", mas, sabendo que jamais haverá punição, o Presidente da Câmara, Deputado Marco Maia PT/RS, utilizou, na semana passada, em uma viagem particular, uma aeronave da UNIMED.

De tanto reclamar de impunidade e da falta de capacidade de indignação do nosso povo, hoje me disseram que eu estava ficando velho e ranzinza, que não iria consertar o mundo.

Posso até não consertar, mas vou continuar sendo ranzinza e falando contra, corrupção, impunidade e desmandos com o que nos pertence, só assim, poderei deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo.

ERA VIDRO E SE QUEBROU

Dora Kramer - O Estado de S.Paulo

Qual a razão de a presidente Dilma Rousseff resolver pagar o preço junto à opinião pública de um recuo naquilo que seus próprios assessores até outro dia denominavam com orgulho de "faxina" ética, anunciando aos partidos aliados que não fará novas demissões?
Pode ser apenas um recuo tático. Pode ser que a presidente tenha decidido dar uma meia trava na ofensiva contra a corrupção em seu ministério e contra comportamentos inadequados de seus ministros, em observância ao princípio segundo o qual para avançar é preciso retroceder.
Pode ser também que a presidente esteja querendo demonstrar que não será pautada pela imprensa nem pelas brigas internas das bancadas governistas no Congresso.
Podem ser essas e outras razões não detectáveis a olho nu que levaram a presidente a, neste momento, dar o dito pelo não dito dizendo que nunca disse o que foi perfeitamente ouvido.
Mas pode ser também que a presidente esteja simplesmente exercitando o estilo de hesitações, de decisões em ritmo de vaivém, bastante marcantes nos primeiros dois meses de governo.
O mais provável mesmo é que a presidente Dilma Rousseff esteja diante das consequências da falta de um planejamento específico para levar em frente uma sistemática de ação com começo, meio e fim.
Dilma atuou nessa questão da dita faxina sempre a reboque dos acontecimentos. Quando eles se acumularam e se atropelaram é possível que ela tenha se dado conta de que não controla todas as variáveis em jogo. Não controlando, corre o risco do descontrole e, portanto, melhor parar antes que seja tarde.
Mas, com isso, se de um lado em tese acalma a "base" - que não se acalmará por tão pouco, diga-se -, de outro deixa órfã aquela parcela da sociedade que gostou do que estava vendo e embarcou no apoio à presidente, em alguns casos deflagrando movimentos de engajamento na empreitada em prol da recuperação da ética como valor social e, sobretudo, institucional.
Alguma resposta o governo terá de dar ao entusiasmo dessa gente. Alguma explicação precisará ser oferecida para a manutenção de Pedro Novais e Mário Negromonte nos Ministérios do Turismo e das Cidades.
Um aceitou trabalhar com uma estrutura "estourada" pela Polícia Federal e outro disse impropriedades muito mais impróprias que aquelas que custaram o cargo a Nelson Jobim. E a denúncia, feita ao Planalto, de que Negromonte comprava apoios à razão de R$ 30 mil cada?
A presidente sempre poderá dizer que não fez o que pretendia fazer porque foi impedida por uma conjuração de malfeitores acantonados no Congresso Nacional.
O problema dessa versão é que tem pernas curtas. No presidencialismo quase imperial do Brasil o governo quando quer e se empenha de verdade ganha todas. Desde que saiba o que está fazendo, que tenha claro aonde, como e por que quer chegar.
Um exemplo: quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso quis privatizar o sistema de telecomunicações, enfrentou resistências enormes da "base", pois as "teles" eram poderosos feudos de empreguismo e um instrumento de manejo da maioria congressual que parecia impossível de ser quebrado. No entanto, se fez. Com método, tempo, poder de comando, capacidade de convencimento e foco na meta.
Não parece ser o caso do combate à corrupção iniciado pela reação rigorosa de Dilma diante de denúncias e que por enquanto se pode afirmar que durou o exato tempo da reação dos atingidos.
Presentes e futuros, pois o PT teme que venha a ser a próxima vítima do fogo amigo (?) e a presidente seja obrigada a agir com igual rigor.
Haverá uma segunda fase, um recomeço da ofensiva? É a questão se que põe para uma resposta que no momento só pode ser depende.
E depende primordialmente de Dilma Rousseff se dispor a tomar para si o controle das nomeações nos ministérios, no lugar de transferir essa prerrogativa aos partidos.
Agindo como agiu na composição primeira da equipe, a presidente torna-se refém dos humores das bancadas, das artimanhas, do jogo de pressões, dos dossiês e permite que seus ministros defendam os interesses dos respectivos partidos em detrimento dos interesses do governo. 

COMBATE A DENGUE

Público


Bactéria torna mosquito do Dengue imune ao vírus


Uma bactéria pode ser a barreira para travar o dengue, doença que afecta entre 50 a 100 milhões de pessoas no mundo tropical e subtropical, mostram dois estudos publicado na edição desta quinta-feira da revista Nature.

“Os resultados mostram que podemos transformar completamente populações locais [de mosquitos] em poucos meses”, disse Michael Turelli, biólogo da Universidade da Califórnia, EUA. “É a selecção natural alimentada por esteróides.”

O dengue é provocado por quatro estirpes de um vírus que infecta as pessoas através das picadas do mosquito Aedes aegypti. O vírus causa febre, dores musculares e pode ser fatal, nos casos de febre hemorrágica. Cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente desta doença. Não existe vacina e uma forma de luta contra a doença é o controlo da população de mosquitos.

Em 2009, a equipa de Turelli, que envolve vários investigadores de universidades da Austrália, resolveu utilizar a bactéria Wolbachia que existe naturalmente nos mosquitos para encurtar o tempo de vida do insecto e prevenir o desenvolvimento do vírus. A primeira tentativa revelou-se um falhanço, porque a bactéria era muito forte e matava rapidamente os mosquitos.

Os investigadores voltaram para o laboratório e lembraram-se de utilizar uma estirpe da Wolbachia menos violenta. Acabaram por obter outro resultado, inesperado: a bactéria impedia o insecto de ficar infectado pelo vírus do dengue sem matar o mosquito. Os cientistas não sabem ainda como é que a bactéria protege o mosquito do vírus. Poderá ser um processo molecular, um aumento da resposta imunitária ou ambos.

A bactéria passa de geração para geração, de mães para filhos, o que facilita a sua propagação. Além disso, só sobrevivem os ovos de mães infectadas pela bactéria Wolbachia. Os ovos de insectos fêmea saudáveis que são fertilizados por machos com a bactéria acabam por morrer.

Depois de testarem a biologia deste sistema no laboratório a equipa soltou milhares de mosquitos infectados com a bactéria em Queensland, na Austrália. Antes, no entanto, percorreram um longo processo em que consultaram os governos locais, os reguladores, e falaram com as populações para explicar o que ia suceder.

Depois de soltarem os mosquitos, a bactéria prosperou. Numa localização, 100 por cento de mosquitos capturados tinham a bactéria, noutra localização, a Wolbachia estava presente em 80 por cento dos indivíduos. A equipa encontrou ainda elementos da nova população espalhados em locais onde não foi libertado nenhum insecto.

A experiência “inaugura o início de uma nova era de controlo de doenças transmitidas por mosquitos”, disse Jason Rasgon, especialista do Instituto de Investigação de Malária de Johns Hopkins, em Maryland, EUA, num comentário sobre a descoberta publicado também na revista Nature.

“A vantagem deste método de substituição de populações é que assim que estiver estabelecido, propaga-se por si mesmo. E porque a população de mosquito é alterada em vez de ser eliminada, os efeitos nos ecossistemas serão mínimos.”

Os investigadores querem agora implementar a técnica em outros locais do mundo, como no Brasil.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IPAD BRASILEIRO DEVERÁ FICAR PARA 2012

Estadão
CAMPINAS - Os tablets da Apple que deveriam ser produzidos no Brasil ainda neste semestre e estar à venda no Natal, de acordo com previsão feita em junho pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, vão atrasar.
Segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região, Evandro Oliveira Santos, embora já tenham sido selecionadas 800 pessoas para trabalhar na fábrica dos iPads, iPhones e iPods em Jundiaí, a nova unidade localizada no quilômetro 66 da Rodovia Anhanguera não está em funcionamento.
"Nós já imaginávamos isso. Os iPads produzidos aqui devem chegar ao mercado em 2012 e não este ano", afirmou Santos. "A fábrica já está selecionando e vai começar a contratar". A expectativa do sindicato é de que 3 mil pessoas sejam contratadas. O investimento anunciado pela multinacional taiwanesa para a fabricação dos iPads e celulares da Apple, durante visita da presidente Dilma Rousseff à China em abril, foi de R$ 12 bilhões.
A assessoria de imprensa da Foxconn mantém o discurso de que não se pronunciará sobre o assunto e que as informações divulgadas não são oficiais. A Foxconn já tem licença da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para instalação e há movimentação no local escolhido para obras do galpão que abrigará a linha de tablets e smartphones. 


A Prefeitura informou, por meio de assessoria, que o pedido de alvará para o novo galpão da Foxconn foi feito em 14 de julho, mas não foi liberado porque faltam alguns documentos da empresa.
Segundo Santos, os recrutados em agosto serão contratados em setembro e passarão por treinamento. "Nesta quinta-feira vamos discutir em reunião com representantes da Foxconn as condições básicas para esses trabalhadores: piso salarial inicial superior a R$ 1 mil, transporte fretado, refeição, vale cesta básica, assistência médica e jornada de trabalho e de compensação". O sindicato vai se basear nos benefícios que trabalhadores da Foxconn instalada em Jundiaí, às margens da Rodovia dos Bandeirantes, possuem.
A Foxconn é a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Está em 14 países e a expectativa é de alcançar, em 2011, a marca de 1,3 milhão de empregados. No Brasil, a unidade que mais emprega é a de Jundiaí. A planta na qual são fabricados produtos Dell, HP e Sony tem 3,2 mil empregados. 

Em Indaiatuba, 800 funcionários trabalham na linha de celulares Sony Ericsson. Em Manaus, onde é feita a linha Sony Cyber Shot de máquinas fotográficas digitais, há 250 empregados. Em Santa Rita do Sapucaí há 500 pessoas na produção de placas-mãe da HP e, em Sorocaba, cartuchos de impressora HP são feitos com 50 empregados.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

BOA IDÉIA

MEGAZINE

Estudantes fazem paródia de site de compras e criam 'Mendigo urbano', que reúne doações para moradores de rua.


RIO - Um site criado por dois universitários gaúchos está gerando uma avalanche de comentários na internet. Usando a mesma lógica de sites de compra em grupo como o "Peixe Urbano", Bruno Henrique Stein e João Pedro Burzlaff, ambos de 19 anos, criaram o "Mendigo Urbano" , um espaço virtual em que as pessoas podem "comprar os passes" de moradores de rua cadastrados no projeto. Assim, de acordo com o texto de apresentação da página, é possível ajudá-los a receber comida e roupas.

De início, a novidade causa muito estranhamento e até desconfiança. Você abre o site e vê fotos e descrições dos mendigos que podem ser "comprados". Depois de o internauta escolher o morador de rua que pretende ajudar, ele compra uma cota do "passe" desse beneficiado. Cada "passe" custa R$ 250. Quando esse valor é atingido, a pessoa em questão ganha um "kit mendigo", que inclui cesta básica, roupas e até corte de cabelo. Por enquanto, há quatro moradores de rua cadastrados, e todos são de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, onde moram Bruno e João.

- Lançamos o site porque, em Novo Hamburgo, a população de rua está crescendo e a cidade não está dando muita bola. A ideia é ajudar e, ao mesmo tempo, chamar atenção para um problema social. Sabemos que vai gerar polêmica, já que o nome remete a um site de compras. Mas é óbvio que, quando escrevemos que alguém pode comprar o passe do morador de rua, não queremos dizer que a pessoa vai ser dona dele - explica João Pedro. - Todos os mendigos cadastrados nos deram autorização. E nenhuma porcentagem das doações vai para nosso bolso. Estamos bancando os custos de operação.

A página foi ao ar na semana passada e, segundo o estudante de Publicidade, vem recebendo milhares de visitas diárias. O site está sendo compartilhado intensamente no Facebook.
- Por enquanto, a maior doação feita por uma pessoa foi de R$ 50. Até o momento, essa é uma iniciativa local, mas espero que a ideia se espalhe pelo país. Cidades como Rio e São Paulo têm muito mais população de rua do que Novo Hamburgo - acredita João Pedro.

PRIVACIDADE NO FACEBOOK

OGlobo


Facebook atende a pedidos de usuários e melhora configurações de privacidade
                                                Facebook facilita configurações de privacidade / Foto: Divulgação
RIO - O Facebook tornou mais fácil o controle de quem vê as informações postadas na rede social - assim como as fotos de usuários - em busca de atender a demandas de privacidade, reclamadas por órgãos reguladores em todo o mundo. 


As mudanças vão permitir que os mais de 750 milhões de usuários do site possam acessar rapidamente e modificar suas configurações de privacidade em vez de forçá-los a clicar em várias seções do site até achar a página que corresponde a configuração de acessos à conta. 


O movimento ocorre após a companhia enfrentar a concorrência do Google+, nova rede social da gigante de buscas que vem crescendo em número de usuários.

- Durante os últimos meses, trabalhamos para tornar mais claras para os usuários as configurações de privacidade. 


Achamos que o perfil da pessoa no Facebook deve ser a sua casa na internet. Portanto, os usuários devem ter controle sobre ele, saber quem terá acesso a cada item postado - disse Meredith Chin, gerente de comunicação de produto do Facebook, em entrevista a jornalistas brasileiros.

Facebook nega imitação de características do Google+

As alterações chegarão nos próximos dias: até o dia 25 de agosto para todos os usuários de língua inglesa e até o dia 29 para todo o mundo. As mudanças também estarão disponíveis para os aplicativos móveis do Facebook, mas ainda não há data.

A privacidade tem sido um desafio constante para o Facebook, que precisa equilibrar seus interesses comerciais com a meta de ter as pessoas presentes no site para compartilhar informações de suas vidas no serviço com controle suficiente sobre suas informações pessoais.

A principal mudança é que o site moveu a maioria dos controles de privacidade para perto das publicações de posts e fotos, como na imagem acima.

Só que muitas das novidades já estão presentes na Google+, rede social lançada há alguns meses tida como a principal ameaça ao site de Zuckerberg. O Facebook, porém, nega que as alterações anunciadas nesta terça tenham sido motivadas pela plataforma concorrente.

- Nós estamos trabalhando nessas mudanças há meses. Já estávamos trabalhando nelas quando o Google+ foi lançado e gostaríamos de as ter lançado antes disso. E a maioria das novidades é reivindicação antiga dos usuários. Logo, estamos respondendo a essa demanda deles - afirmou Meredith Chin.



PENSE UM POUCO


Anabela Lima


Todos nós somos privilegiados pela educação que tivemos, pelos bons colégios que estudamos, pelas oportunidades que surgiram profissionalmente e principalmente porque temos uma família, independente de como seja a sua (grande ou pequena, estruturada ou não, de parentes ou de amigos). Foi nela que você encontrou forças para nunca desistir de seus sonhos, ela que te deu carinho, afeto e tudo o que você quis, ela que te acolheu nos momentos em que você mais precisou mesmo você não reconhecendo muitas vezes.

O mais importante de todo esse privilégio é agradecer a Deus por tudo isso que você teve a oportunidade de ter. Agradeça e pare um pouco pra pensar nas crianças humildes que não tiveram nada disso que temos, naqueles que são abandonados e vivem na rua por não terem lugar pra dormir e que alguém caridoso o acolheu para viver em uma creche com outras crianças que estiveram na mesma situação. Pense na falta que essas crianças sentem em não ter um pai ou uma mãe que possam lhe dar aquilo que desejam. Lembre da sua infância, de tudo o que você teve e de todas as vezes que você tinha o melhor, mas sempre queria mais. 

Agora pense neles, o pouco que eles tem por receberem de algum doador, esse pouco que já faz uma grande felicidade. Lembrem também dos idosos que deram a vida pra criar seus filhos e que hoje estão em asilos abandonados sem receber uma visita familiar. Será que isso é justo?

O que precisamos é de mais caridade, menos egoísmo, pois se temos tanto, porque não ajudar quem não tem? Graças a Deus existem pessoas que são caridosas e prestativas que fazem trabalhos solidários nessas creches ou asilos. Pessoas que mesmo não tendo muito em material para doar, levam alegria para fazer um dia mais feliz a quem necessita. Você pode se tornar uma dessas. 

Qualquer ajuda já muda o dia de uma criança ou um idoso que as vezes passam até fome por não ter o que comer. Eu por exemplo, participo de um grupo de jovens que todo ano escolhe uma instituição para fazer doações e um dia melhor, seja creche ou asilo. Esse ano iremos visitar o Lar Bom Jesus, localizado em Pium. Um lar de crianças que são encontradas na rua e que ganham um lugar para viver.

Um ato de bondade e caridade nunca é demais, ajude a quem precisa, dê um dia melhor pra uma pessoa humilde. Em troca disso, ganhe uma imensa gratidão!


CORRUPÇÃO SISTÊMICA

OGlobo



Fernando Henrique culpa governo anterior por consolidação da corrupção sistêmica


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em foto de Marcos Alves



SÃO PAULO - Sem citar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso responsabilizou o "governo anterior" pelo que classificou como "consolidação" da "corrupção sistêmica" que toma conta do estado.


- (É preciso) Acabar com a corrupção sistêmica que, na verdade, foi o que foi sendo consolidado no governo anterior . Isso é uma tarefa de todos nós - disse Fernando Henrique, depois de participar de um evento com empresários no qual falou sobre "O desafio institucional: como superar o custo-Brasil, a infalação e crescer com sustentabilidade".

O ex-presidente tucano, que no final de sua palestra falou rapidamente com jornalistas, classificou como "conversa fiada" as reações de ciúme que tem despertado tanto no PSDB quanto no PT por causa de sua aproximação com a presidente Dilma Rousseff .

- A essa altura da vida vou despertar ciúmes de alguém? Tá louco? - reagiu bem-humorado, complementando: - Isso é conversa fiada. É uma relação (com Dilma) de respeito mútuo, só isso. Uma relação civilizada, como tem que ser. Acho que é uma coisa normal.

Durante a palestra a empresários, Fernando Henrique disse que não é mais possível o país conviver com a corrupção:
- Não se consegue mais exercer o poder sem a corrupção, fruto desse jogo do toma-lá-dá-cá. Ou me dá isso ou não voto em você. E aí não se discute quais são as políticas para o país - disse.


HONESTIDADE JAPONESA

OGlobo.
Enviado por Karina Kovalick

Japoneses não entendem porque o mundo se espanta com honestidade deles

Os japoneses estão espantados com o nosso espanto e parecem não entender o porquê da imprensa internacional ter dado tanto destaque para a história sobre os milhares de cidadãos que acharam, nos escombros da área atingida pelo tsunami, o equivalente a R$ 125 milhões em dinheiro vivo e entregaram para a polícia.
Dinheiro, barras de ouro... tudo isso encontrado em 5.700 cofres de casas e empresas destruídas pelas ondas gigantes. Para se ter uma idéia, em apenas um cofre havia o equivalente a  1 milhão e meio de reais. Fora as carteiras e bolsas recheadas de ienes, deixadas para trás na correria da fuga ou que pertenciam a pessoas arrastadas.

Aqui, o caso também foi notícia, mas pelo fato de ser uma quantidade muito grande de dinheiro. Mas não me lembro de ninguém aqui ter destacado a honestidade das pessoas que acharam essa fortuna. Não vi nenhum editorial soltando fogos por essa incrível qualidade dos japoneses. Nenhum político foi à TV para faturar em cima disso. Honestidade no Japão não é notícia, é hábito diário. Claro que existem crimes, roubos, assassinatos, que recebem muito destaque nos jornais por fugirem da normalidade.
Pois bem, agora o caso da devolução do dinheiro voltou aos jornais por causa da repercussão no exterior. A TV Asahi, por exemplo, fez uma reportagem sobre o espanto dos estrangeiros com a honestidade dos japoneses. www.youtube.com/watch Evidentemente, eles estão muito orgulhosos de ver o país retratado desse jeito no exterior. Aliás, os japoneses se procupam muito com o que os outros países pensam do Japão e adoram quando há notícias positivas. Estão errados? Óbvio que não.
Eu já escrevi sobre isso no blog, mas não canso de citar exemplos da honestidade, às vezes extrema, dos japoneses. Há duas semanas esqueci, no taxi, uma sombrinha, dessas que usamos aqui para nos proteger do sol escaldante do verão japonês. A sombrinha, das mais baratinhas, custou o equivalente a 18 reais e a corrida até a minha casa, o equivalente a 14 reais. O taxista só se deu conta do meu esquecimento ao retornar ao ponto de taxi, que fica no shopping. Ele não teve dúvidas, deu meia volta, veio até o meu prédio e entregou a sombrinha na portaria, sem cobrar um centavo por isso. Poderia ter cobrado os 14 reais da corrida, mas não o fez.Também já esqueci o celular e o motorista voltou quatro horas depois pedindo desculpas por ter demorado tanto e explicando que tinha pegado uma corrida para longe logo depois de ter me deixado em casa.
Quando alguém encontra algo na rua aqui, não leva para casa. Não existe o conceito de "achado não é roubado". Os japoneses pensam "o que foi perdido não me pertence". Há, inclusive, um costume muito bacana: se alguém vê algo na rua, pega o objeto e coloca com cuidado no muro mais próximo. Assim, o tal objeto não fica jogado no chão, poluindo o visual das, geralmente, impecáveis ruas japonesas. E eles sabem que os donos vão voltar para procurar o que perderam. Se estiver ali, no alto do muro, vai ser fácil enxergar. Há poucos dias, vi esse exemplo na rua onde moro e registrei na foto abaixo. Um chapéu, até bem bonitinho, foi deixado sobre uma barra de metal que demarca o limite do canteiro da rua. Milhares de pessoas passaram por ali e ninguém pegou. Quando voltei para casa, o chapéu não estava mais lá. Com toda a certeza, foi levado pelo agradecido dono. O que mais impressiona na história é que o fato só chamou a atenção da gaijin aqui, que inclusive parou para fotografar. Os japoneses que me viram fazendo isso devem ter ficado muito espantados.

EU APOIO.

OGlobo




Personalidades apoiam movimento de combate à corrupção no governo federal


RIO - A sociedade civil começa a se mobilizar para dar apoio e respaldo à presidente Dilma na "faxina" no governo. Senadores de diversos partidos lançaram a Frente Suprapartidária Contra a Corrupção e a Impunidade e convocaram a população para participar. Uma empresária já organiza no Facebook um ato contra a corrupção no Rio , que começa a se espalhar pelo Brasil e foi notícia até no jornal espanhol "El País" .

Desde segunda-feira, o GLOBO publica diariamente o depoimento de uma personalidade sobre a importância do movimento de combate à corrupção e da mobilização da sociedade. Hoje, o espaço é da historiadora e pesquisadora do CPDoc da Fundação Getulio Vargas (FGV) Marly da Silva Motta.

"Movimento de combate à corrupção não é inédito no Brasil. No segundo governo Vargas existiu uma frente contra o roubo e a corrupção. Mas o debate político, nessa época, tinha um componente ideológico forte, diferente de hoje. Essa questão cresce porque tem apelo popular. E a sociedade tem que apoiar a "faxina", mas o Brasil não tem tradição de ir às ruas pedir punição para corruptores. 

Claro que pode ser a primeira vez.
Agora, o que tem diferente hoje é que antes esses movimentos ocorriam durante graves crises políticas (por ex, no governo Vargas, com JK e até na época do Collor) e agora não são para derrubar a Dilma. Então, os movimentos podem estabelecer novos padrões. A corrupção não está sendo vista como arma para derrubar presidente. Agora, instituições como AGU e CGU podem se mobilizar e aí a corrupção será tratada no lugar certo. Esse combate deve passar pelas instituições que o Estado possui. Mas espero que tudo não seja só panaceia, e sim um processo duradouro.

Sobre a Dilma, ninguém duvida que ela possa tomar a iniciativa (pra continuar com o movimento), o eleitorado já esperava uma atitude mais durona. Ela faz acreditar que o processo pode avançar."

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VINHO AJUDA NA DIETA

Adega
Divulgação

Uma taça de vinho diária ajuda a emagrecer, 

segundo estudo


Segundo o jornal Daily Mail, uma taça de vinho diária pode impedir que as pessoas engordem, e até mesmo pode ajudar a emagrecer, dizem cientistas.

O álcool sempre foi visto como algo que engorda, devido ao seu alto teor de açúcar, mas novas pesquisas sugerem que uma taça ao dia pode fazer parte de qualquer dieta.

Observando estudos anteriores eles descobriram que, enquanto quem bebe exageradamente engorda, aqueles que bebem com moderação podem perder peso.

Uma porta-voz do grupo de pesquisa na Universidade de Navarro, Espanha, disse: "Consumo leve a moderado de álcool, especialmente de vinho, é mais propenso a proteger contra, ao invés de promover, o ganho de peso. 


Como associações positivas entre álcool e ganho de peso foram descobertas principalmente em estudos com dados sobre níveis maiores de consumo, é possível que um efeito de ganho de peso ou adiposidade abdominal podem só ocorrer com aqueles que bebem sem moderação".

Eles adicionaram que o tipo de bebida alcoólica pode ter um papel importante em modificar os efeitos do consumo de álcool, como efeitos mais favoráveis geralmente notados entre os que bebem vinho.

O Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool reviu as descobertas e concordou com a maioria das conclusões, particularmente que os dados atuais não indicam claramente se o consumo moderado aumenta o peso.





segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ERA SÓ O QUE FALTAVA

Cannabis Sativa
Sabe-se que a Cannabis Sativa, planta da maconha, tem hoje muitas utilidades, além do uso, apenas, como entorpecente. Estudos mostram a sua grande utilidade no campo da medicina.
Em matéria da exame podemos constatar isto.

Às várias utilidades da folha da maconha que estão em estudo no mundo, como sua vocação terapêutica e medicamentosa e até mesmo sua aplicação em carrocerias de carros, adicione mais uma: a de combustível. Pesquisadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, descobriram que a fibra da Cannabis sativa, conhecida como o cânhamo industrial, tem propriedades que a tornam viável e atraente como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Durante testes de laboratório, 97% do óleo extraído da semente da planta foi convertido em biodiesel. Outra vantagem da erva, segundo os pesquisadores, reside na capacidade dela crescer em solo pobre e de baixa qualidade, o que afasta a necessidade de cultivá-la em lavouras especiais destinadas ao plantio de alimentos
.

IPAD NACIONAL MAIS DISTANTE

Exame.
iPad 2, da Apple
São Paulo – O tão alardeado projeto de construção de uma fábrica de iPads no Brasil pode nunca sair do papel. Segundo a coluna Radar, da revista VEJA, os dois planos que a chinesa Foxconn tinha para levantar o dinheiro necessário para o projeto fracassaram. A primeira opção era que o BNDES entrasse como sócio majoritário do negócio, o que não foi aceito. Outra ideia era levantar o dinheiro por meio de uma oferta inicial de ações na BM&FBovespa – ideia temporariamente abandonada devido à piora global dos mercados. O governo avalia um plano C para que o projeto seja levado adiante.

Anunciada com alarde durante visita da presidente Dilma Rousseff à China no começo do ano, a fábrica incluiria um investimento de 12 bilhões de dólares em cinco anos e a contratação de até 6.000 pessoas para trabalhar em Jundiaí, no interior de São Paulo. As obras deveriam começar em julho. O atraso foi explicado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, por problemas de infraestrutura e dificuldade em encontrar mão de obra. Sabe-se agora que os obstáculos a serem superados são muito maiores.


USO DE BENS PÚBLICOS EM PROVEITO PRÓPRIO

Para começar a segunda-feira bem, me deparo com uma notícia da folha de São Paulo, em matéria investigativa, denunciando o uso de bens públicos pelo Presidente do Congresso Nacional, no Maranhão, estado governado por sua filha. 

Sarney usa helicóptero do Maranhão em viagem particular

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), usou um helicóptero da Polícia Militar do Maranhão para passear em sua ilha particular duas vezes neste ano. A aeronave foi adquirida no ano passado para combater o crime e socorrer emergências médicas. Foi paga com recursos do governo estadual e do Ministério da Justiça e custou R$ 16,5 milhões.

Numa das viagens até a ilha de Curupu, onde tem uma casa, o senador foi acompanhado de um empresário que tem contratos milionários no Maranhão, que é governado por sua filha Roseana Sarney (PMDB).

No fim do passeio, o desembarque das bagagens de Sarney atrasou o atendimento de um homem com traumatismo craniano e clavícula quebrada que fora socorrido pela PM e chegara em outro helicóptero antes de Sarney.

Um cinegrafista amador registrou imagens que mostram Sarney e seus amigos desembarcando no heliponto da Polícia Militar em São Luís em dois domingos, 26 de junho e 10 de julho.

domingo, 21 de agosto de 2011

A GANÂNCIA DOS HOMENS

Provérbio Indígena:  


"Somente quando ver a última árvore derrubada, o último animal extinto e o último rio poluído, o homem saberá que não se come dinheiro".
 
http://sorisomail.com/img/1274604173434.jpg

BRASIL PENTA-CAMPEÃO DA SUB-20

O Brasil derrotou Portugal por 3x2 na final da copa do mundo sub-20. Com o empate por 2x2 no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação e Oscar fez o terceiro gol para o Brasil.
Capitão da seleção brasileira, levanta a taça; equipe venceu Portugal