terça-feira, 2 de julho de 2013

ÁLCOOL NO SANGUE

Terra

Relógio japonês mostra o nível de álcool no sangue


Já existem algumas opções de bafômetros de bolso disponíveis no mercado, porém, pode ser complicado manter um por perto em todos os momentos. Por isso, a marca japonesa Tokyoflash decidiu criar um produto que alia essa função com um toque de estilo. 
Foi assim que, segundo o site Gizmag, nasceu o Kisai Intoxicated, modelo de relógio de pulso que é capaz de verificar o teor de álcool no sangue, indicando se o usuário está em condições de dirigir legalmente.​
Estéticamente o relógio não difere muito de outros modelos digitais do mercado, porém ele é o único com função de bafômetro. O produto possui uma pequena tampa lateral que leva a um sensor interno. Para checar o nível de álcool no sangue, basta pressionar um botão, soprar no local indicado por cinco segundos e verificar a resposta no visor do relógio.
A tela de LED indica a situação do usuário com diferentes cores. Verde indica que a pessoa está sóbria, amarelo mostra um teor alcóolico de 0,41 a 0,6 e vermelho revela que a o nível alcoólico está acima de 0,61 e não tem condições de assumir o volante. O produto contém ainda um jogo que testa os reflexos do usuário, funcionando como uma espécie de versão digital de um teste de sobriedade.
A empresa, no entanto, não garante a precisão do bafômetro. Há um aviso no site do produto indicando que o relógio é "apenas para diversão" e que a empresa não aconselha o uso do medidor do produto para convencer o policial de que você está em condições de dirigir. O relógio é capaz de dar uma margem aproximada, mas não possui a precisão do equipamento profissional.
Apesar da função inusitada, o design do produto não foi deixado em segundo plano. O relógio possui tela de LCD e inclui pulseira e caixa de aço inoxidável. O produto utiliza uma bateria recarregável via USB com duração média de um mês. A bateria deve durar 300 cargas antes de precisar ser substituída. O relógio custa US$ 99 (cerca de R$ 223) nos Estados Unidos e tem venda limitada por meio do site da marca.