sábado, 1 de setembro de 2012

PROVÉRBIO

Colaboração Tatadetila

BACTÉRIAS EM CELULARES

Oglobo

Celulares têm, em média, dez vezes mais bactérias do que banheiros


O IDEAL é passar no aparelho alguma substância antibacteriana ocasiocanalmente
Foto: Marcos Alves

Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que há, em média, mais bactérias no celular do que em um banheiro. Os testes mostraram que a média é de dez vezes mais invasores que podem causar problemas de estômago e náuseas do que no ambiente de higiene pessoal. A conclusão foi divulgada no jornal britânico Daily Mail.

Microbiologista da Universidade do Arizona, Charles Gerba alerta para o fato do aparelho estar sempre próximo às mãos e à boca. Não só a higiene pessoal precisa ser boa, mas também a do estranho para quem você pode emprestar o celular. O ideal é passar no aparelho alguma substância antibacteriana ocasiocanalmente.

Pesquisas anteriores já mostraram que outros objetos que as pessoas geralmente julgam limpos são, na verdade, muito contaminados. Caixas de banco, por exemplo, têm tantos pseudomonas e bacilos, bactérias que podem causar diarreia, quanto banheiros públicos. 

Teclados de computador também costumam ser cinco vezes mais sujos do que um assento sanitário.

A PENA DE JOÃO PAULO CUNHA

Oglobo

Lewandowski e Toffoli podem não decidir pena de João Paulo


BRASÍLIA - Os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, que votaram pela absolvição do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), podem ficar impedidos de participar do debate sobre a pena que será imposta ao petista pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. É o que demonstra o resultado de uma intensa polêmica travada pelos ministros do STF em 2010, no julgamento da ação penal número 409.

Na época, os ministros decidiram excluir do cálculo das penas de réus condenados os ministros que votaram pela absolvição deles. Em maio de 2010, dois ministros que votaram pela absolvição do então deputado José Gerardo (PMDB-CE), que acabou condenado, não participaram do cálculo da pena, a chamada dosimetria.

Sete ministros votaram pela condenação de Gerardo: Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Cármen Lúcia, Lewandowski, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello. Os dois últimos sugeriram pena inferior a dois anos de prisão e, por isso, a pena já estaria prescrita. 

Venceu a maioria, que defendeu a aplicação de pena superior a dois anos.
Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello absolveram o réu. Após o julgamento, Toffoli e Gilmar reivindicaram o direito de participar da dosimetria da pena. O debate foi intenso.

— Quem vota pela absolvição não pode opinar pela dosimetria da pena — protestou Ayres Britto, relator do caso. — Absolve e depois vai votar na dosimetria? É sem sentido. 

Se não há pena, como dosá-la?

— O sistema legal é claro, não há dúvida nenhuma quanto a isso — concordou Peluso.

Lewandowski defendeu que os colegas que votaram pela absolvição não participassem do cálculo da pena. Ele citou o artigo 59 do Código Penal, segundo o qual o juiz deve estabelecer a pena ao réu “atendendo à culpabilidade”.

Gilmar chegou a sugerir que, ao somar os dois votos pela pena inferior a dois anos com as três absolvições, o STF teria cinco votos favoráveis à prescrição. Ayres Britto disse que não se pode somar coisas heterogêneas:

— Absolvição é uma coisa, dosimetria é outra — disse.

Ao fim, quem tinha votado pela absolvição acabou sem sugerir a pena do réu. José Gerardo foi condenado por crime de responsabilidade.

Em outro julgamento, em que o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) foi condenado por peculato e formação de quadrilha, Peluso votou pela condenação no primeiro crime e a absolvição no segundo. Ao fim, Peluso participou do cálculo da pena. Como o STF só condenou réus em cinco ações desde 1988, está sujeito a enfrentar o debate no julgamento do mensalão.



CHARGE

Colaboração Tatadetila

CURTIR

Nayara Fraga
Facebook vai remover ‘likes’ falsos em páginas de marcas
like_contrario.png
O Facebook está aumentando seus esforços para remover “curtidas” em Páginas (perfis geralmente usados por marcas) que possam ter recebido essa audiência por meios que violam os termos de segurança da rede social. Em texto publicado nesta sexta-feira, 31, a empresa informa que colocará em prática medidas que excluirão os Likes (o botão “Curtir”, para usuários brasileiros) ganhados por meio de softwares maliciosos, usuários falsos e contas comprometidas ou comprados em grande volume.
“Um Like que não vem de alguém realmente interessado em conectar com a Página não beneficia ninguém”, diz o Facebook. Menos de 1% dos Likes de cada Página será removido. Para o Facebook, essa medida fará as marcas assistirem a um maior engajamento de seus seguidores com o conteúdo publicado.
O site de tecnologia Business Insider observa que, enquanto marcas “limpas” não devem notar um decréscimo significativo das “curtidas”, as que compram grandes pacotes de Likes podem sentir uma perda significativa na audiência.
O Facebook observa no comunicado divulgado hoje que nunca permitiu a venda de Likes e sempre quis manter “relações autênticas” na rede: “Esses aplicativos de terceiros frequentemente tentam usar malwares (softwares maliciosos) ou outras formas de trapaça para gerar Likes fraudulentos, o que é prejudicial a todos os usuários e à internet como um todo”.
Um por cento de Likes removidos parece não significar muito, mas, para páginas de celebridades e grandes marcas, essa parcela pode ser representativa, lembra o Business Insider. Uma agência de publicidade que responde pela presença de marcas como L´Oreal no Facebook disse ao site que os clientes ficaram bravos ao notar um decréscimo nas “curtidas” em agosto. Uma das marcas viu uma queda de 10 mil fãs em seus 1 milhão de fãs (ou Likes) no mês. Isso indicaria que as medidas já estão sendo tomadas pelo Facebook.
Do ponto de vista do anunciante, a perda de Likes pode parecer problemática. Mas o Facebook alega que fãs verdadeiros podem gerar um maior engajamento com a marca. Público menor, mas participação maior. Você concorda?

COMIDA PRÁTICA

O Estado de S. Paulo

A moda é comida de ‘saquinho’


SÃO PAULO - A técnica parece simples. Uma porção de peixe cru, por exemplo, é colocada em saco plástico especial e fechado a vácuo. Depois de lacrado, vai para um recipiente com água aquecida e mantida a 54°C, como se estivesse em uma espécie de banho-maria controlado. Depois de alguns minutos, o peixe está pronto.
Batizada de sous vide (a vácuo), a técnica muito popular na França começa a fazer agora sucesso em São Paulo. Empórios finos, como o Eat e o Santa Maria, já estão vendendo comida em saquinho a vácuo. "A durabilidade da comida na geladeira é de até 15 dias", diz o chef Manuel Coelho, do Eat, na Vila Olímpia. "A vantagem é que o alimento conserva mais suas qualidades naturais. A carne, por exemplo, cozinha na temperatura certa e não resseca", completa Jefferson Rueda, chef do restaurante Attimo, na Vila Nova Conceição. "E, para esquentar, basta colocar novamente na água quente e a comida fica com o gosto fresco."

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

GANHAR DINHEIRO

Colaboração Tatadetila

ENERGIA EÓLICA

Agência Brasil

Energia eólica: país chegará a 2015 com 8 gigawatts de capacidade instalada 


O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, estimou que o parque eólico do país chegará a 8 gigawats (GW) de capacidade instalada de geração de energia até 2015. Segundo ele, o Brasil, que hoje ocupa a vigésima posição no mundo entre os países que produzem energia a partir dos ventos, com uma capacidade instalada de 2 GW, no próximo ano já estará entre os dez países.
O presidente da EPE (a empresa responsável pelo planejamento energético brasileiro) participou hoje (29) da cerimônia de abertura do Brasil Windpower 2012, maior evento sobre energia eólica da América Latina, e que ocorre até sexta-feira (31), na capital fluminense.
“As perspectivas do setor de energia eólica no país são muito boas. Ela tem tido um crescimento muito expressivo no Brasil. E a boa notícia é que o consumidor não tem que pagar nada a mais por isso, uma vez que o preço da energia eólica hoje, no país, caiu a um terço do que era a três ou quatro anos atrás - e já é bastante competitivo em relação às outras fontes”.
Tolmasquim também ressaltou o crescimento da indústria de aerogeradores no país. “Hoje nós já temos 11 empresas instaladas no país, algumas das quais já atendendo aos critérios de conteúdo nacional estabelecido pelo BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Ou seja, produzindo com mais de 60% de conteúdo nacional em seus equipamentos - o que é positivo porque gera emprego no país”.

TAXA SELIC

Portal Terra

Com queda da Selic, Brasil tem 5ª maior taxa de juros do mundo 

Com a taxa básica de juros (Selic) em 7,5% ao ano, conforme decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta-feira, o juro real (taxa básica descontada a inflação projetada nos próximos 12 meses) brasileiro se tornou o quinto mais alto do mundo, de acordo com um estudo da Cruzeiro do Sul Corretora. 
O país caiu uma posição no ranking, e o juro chegou a 2,2% ao ano, atrás apenas da China, com 4,1% ao ano, Chile (2,4%), Austrália, (2,3%) e Rússia (2,3%).
Para os juros nominais (sem o desconto da inflaçãoprojetada nos próximos 12 meses) a redução de 0,50 ponto percentual na Selic deixou o Brasil na quarta colocação, atrás da Venezuela, com 15,25%, Argentina com 9%, e Rússia com 8%. O Brasil ficou logo acima da Índia (7%), Hungria (6,75%), China (6%), Indonésia e Turquia (5,75%) e África do Sul e Chile (5%). A média de juros nominais dentre os quarenta principais países listados pela corretora é de 3,16%.

ATIVIDADE FÍSICA

Oglobo

Atividades na meia-idade diminuem riscos de doenças crônicas no futuro


Praticar atividades aeróbicas como caminhar e correr durante a meia-idade não só ajuda a prolongar a expectativa de vida, mas também aumenta as chances de envelhecimento saudável, livre de doenças crônicas no futuro, conclui estudo do Instituto Cooper. Por décadas, pesquisas mostraram que um alto nível de exercício cardiorrespiratório diminui o risco de morte, mas não se sabia até que ponto poderiam ter influência com o passar do tempo.

— Descobrimos que estar em forma não é apenas uma maneira de adiar o inevitável, mas também um método para reduzir o aparecimento da doença crônica nos últimos anos de vida — diz Jarrett Berry, autor do estudo.

Os pesquisadores examinaram os dados de 18.670 pacientes, homens e mulheres, do Estudo Longitudinal do Centro Aeróbico do Instituto Cooper, banco de dados com mais de 250 mil registros médicos mantidos durante um período de 40 anos. Análises mostraram que, quando pacientes aumentaram as atividades físicas em 20% na meia-idade, conseguiram diminuir as chances de desenvolver uma doença crônica, como insuficiência cardíaca, mal de Alzheimer e câncer de cólon. Os efeitos foram iguais em homens e mulheres.

— O estudo demonstra que as atitudes tomadas em determinado momento da vida podem ter efeitos mais tarde — explica Benjamin Willis, coautor da pesquisa.

PROVÉRBIO

Colaboração Tatadetila

FUMANTES

Oglobo

Fumantes têm mais chances de morrer por ruptura de aneurisma


CHANCES PODEM diminuir se o consumidor largar o vício
Foto: Reprodução

Fumar 20 cigarros por dia dobra os riscos de uma morte por ruptura de aneurisma. É o que mostra estudo da Universidade de Seul, na Coreia do Sul. O ato de tragar um cigarro engrossa o sangue e leva à pressão arterial, o que pode ocasionar o problema. Um aneurisma é a dilatação vascular de uma artéria. O perigo está no fato desta se romper, o que afeta os tecidos irrigados pelo sangue transportado. Neste caso, as chances de sobrevivência são de 50% e os que conseguem podem viver com algum tipo de incapacidade o resto da vida.

Os pesquisadores tiveram como base dados de 426 casos de hemorragia cerebral recolhidos de 33 hospitais coreanos entre 2002 e 2004. As informações foram comparadas com outras 426 pessoas (de acordo com idade e gênero sexual) que não passaram pelo mesmo problema.No primeiro grupo, o número de fumantes chamou a atenção. Eram consumidores 38%, enquanto do outro lado eram 24%.

As chances, porém, podem diminuir se o consumidor largar o vício. Mais especificamente, 59% após cinco anos de diminução gradativa do hábito. A medida, no entanto, pode não ter efeito para quem era fumante inveterado, devido a possíveis danificações irreversíveis das paredes das artérias.

CHARGE

Colaboração Tatadetila

INFERTILIDADE MASCULINA

Oglobo

Células da pele podem curar infertilidade masculina

Cientistas da Universidade de Pittsburgh descobriram que a fertilidade masculina pode ser recuperada através de células da pele. Os pesquisadores nutriram células-tronco do órgão e descobriram que, com elas, poderiam gerar outros tipos de célula, como as de um esperma mais jovem. A conclusão pode levar à descoberta da cura para o problema em homens estéreis.

— Até hoje ninguém conseguiu fazer esperma humano através de células-tronco. Esta pesquisa, porém, mostra que é possível — diz Charles Easley, autor do estudo.

Um grupo que pode se beneficiar da descoberta é o de homens que tiveram câncer durante a infância e têm dificuldades para se tornarem pais, já que a infertilidade pode ser um dos efeitos do tratamento da doença.

— Hoje o esperma pode ser guardado para futuras inseminações. Há procedimentos para armazenar tecido dos testículosantes do início do tratamento do câncer. Quem não teve esta oportunidade, porém, está estéril permanentemente, já que não há, no momento, cura para este problema — explica Easley.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CARRO CARO NO BRASIL

Oglobo

Automóvel no Brasil custa até 106% mais que lá fora

Na garagem de casa, o carro da família pode ser o mesmo de americanos, europeus, argentinos ou japoneses. Mas o preço certamente é muito diferente. Margem de lucro maior, impostos elevados, altos custos de mão de obra, de logística, de infraestrutura e de matérias-primas, falta de competitividade, forte demanda e um consumidor disposto a pagar um preço alto ajudam a explicar o porquê de o veículo aqui no Brasil chegar a ser vendido por mais do que o dobro que lá fora.

Levantamento em cinco países — Brasil, EUA, Argentina, França e Japão — mostrou que o carro brasileiro é sempre o mais caro. A diferença chega a 106,03% no Honda Fit vendido na França (onde se chama Honda Jazz). Aqui, sai por R$ 57.480, enquanto lá, pelo equivalente a R$ 27.898,99. A distância também é expressiva no caso do Nissan Frontier vendido nos EUA. 

Aqui, custa R$ 121.390 — 91,31% a mais que os R$ 63.450,06 dos americanos. Há cerca de duas semanas, a “Forbes” ridicularizou o preços no Brasil, mostrando que um Jeep Grand Cherokee básico custa US$ 89.500 (R$ 179 mil) aqui, enquanto, por esse valor, em Miami, é possível comprar três unidades do modelo, que custa US$ 28 mil.

PROVÉRBIO

Colaboração Tatadetila

VITAMINA B3

Portal Terra

Vitamina B3 aumenta defesa do corpo contra infecções, diz estudo

Segundo a pesquisa, os resultados podem ajudar a controlar o uso de antibióticos Foto: Getty Images

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, a nicotinamida (uma das formas da vitamina B3) aumenta mil vezes a capacidade do organismo de destruir infecções por estafilococos, quando consumida em doses elevadas.
A pesquisa, realizada com animais de laboratório e com sangue humano, revelou que altas dosagens desta vitamina aumentam em 1.000 vezes a resposta do sistema imunológico contra este tipo de bactéria.
A análise foi feita por cientistas do centro médico Cedars-Sinai, do instituto Linus Pauling da universidade estadual do Oregon e da Universidade da Califórnia (UCLA), entre outras instituições. A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Investigation, nesta segunda-feira (27).
Os pesquisadores perceberam que a administração de doses terapêuticas de nicotinamida aumentou o número e a eficácia dos neutrófilos, glóbulos brancos que matam e devoram bactérias que agridem o organismo. A descoberta pode abrir novos caminhos para combater o cada vez maior número de bactérias resistentes aos antibióticos, principalmente os estafilococos aureus, causadores da maioria das infecções hospitalares.
"Isto é potencialmente significativo, embora ainda devemos realizar estudos com humanos", assinalou um dos líderes da pesquisa, Adrian Gombart, do Instituto Linus Pauling. Segundo o cientista, a vitamina poderia se tornar, em combinação com os antibióticos existentes, em um novo método para tratar infecções por estafilococos.
No experimento, a nicotinamida foi fornecida em doses muito maiores do que numa dieta normal, embora a quantidade usada já tenha sido testada de maneira segura em humanos. Quando a vitamina B3 foi injetada no sangue humano, a infecção desapareceu em algumas horas, constatou o estudo. 
No entanto, Gombart advertiu que não há nenhuma evidência de que uma dieta normal ou suplementos de vitamina B3 tenham um efeito beneficente na prevenção ou tratamento de uma infecção bacteriana, por isso "as pessoas não devem começar a tomar elevadas doses dessa substância".
As principais fontes naturais de nicotinamida são encontradas na carne de fígado, ovos, peixes, amendoins, legumes, grãos (exceto o milho) e leite.
Segundo outro dos autores, George Liu, especialista em doenças infecciosas do Cedars-Sinai, a vitamina é "surpreendentemente efetiva" contra uma das principais ameaças existentes atualmente na saúde pública e pode ajudar a reduzir a dependência dos antibióticos.

VOVÓ NO FACEBOOK

Estadão.com.br

Vovó de 101 anos é declarada usuária mais velha do Facebook


Florence Detlor tem 101 anos. A vovó esteve nos holofotes nesta segunda-feira por um fato curioso: foi reconhecida oficialmente como a usuária mais velha do Facebook. E com pompa e tudo. Foi recebida pelo próprio fundador da rede, Mark Zuckerberg, e a chefe de operações do site, Sheryl Sandberg, na sede da empresa.
Pela fama, não é mais possível adicionar Florence como amiga. São tantos pedidos que o Facebook bloqueou. No perfil, com poucas informações, ela diz que gosta de “novos amigos”, terminou a faculdade em 1932, além de “estar à procura de novos livros.” O Facebook se disse “honrado” em conhecê-la.
“Me ligaram um dia e disseram que queriam me encontrar no Facebook”, disse Florence à ABC. Ela, coincidentemente, mora perto do QG da rede social, na Califórnia. “Mark é um pessoa ocupada e graciosamente veio a mim para conversar. Eles me colocaram numa cadeira de rodas. Me levaram na parte do prédio onde está o escritório dele e um monte de pessoas com computadores. Foi muito gracioso.”
Florence entrou no Facebook em 2009. E diz que o que mais gosta é de ler mensagens. Já chegaram de todas as partes do mundo. E ela diz tentar entrar todo dia para não deixar sem resposta. “Há muitas pessoas querendo ser minhas amigas. Eles estão participando de um mundo em uma forma totalmente diferente. E é fascinante ler o que vem deles.”
Para vovôs como ela que possam achar que Facebook é coisa só para jovens, Florence dá um conselho: “Embarque.”

CHARGE


MACONHA

Oglobo

Uso de maconha por adolescentes leva a declínio cognitivo


Maconha pode trazer danos irreversíveis para o cérebro de jovens
Foto: Jeff Chiu / AP

Um estudo sobre o efeito do uso de drogas por longo prazo mostra que aqueles que começaram a utilizar maconha quando adolescentes podem chegar à meia-idade com uma deficiência de oito pontos no QI (quociente de inteligência) se comparado aos não usuários.

A pesquisadora Madeline Meier, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, utilizou como base um estudo que acompanhou mil pessoas em Dunedin, Nova Zelândia, desde o nascimento até os 38 anos de idade. Os dados permitiram comparar os teste de QI feitos com os participantes na idade dos 13 — antes do uso de maconha — com os testes de QI quando adultos; em alguns casos, depois de anos de uso da droga.

O estudo mostrou que aqueles que desenvolveram uma dependência da droga apresentaram maior declínio de QI, perdendo seis pontos na média, independentemente do quão cedo o hábito começou. Dentro desse grupo, aqueles que começaram a usar a droga antes de seu aniversário de 18 anos apresentaram um declínio subsequente de 8 pontos em média no QI.

Além disso, amigos e parentes próximos dos usuários de maconha informaram que eles tiveram problemas cada vez mais frequentes de memória e de atenção. Segundo os pesquisadores, o dano não parece ser reversível depois de os usuários deixarem o hábito. Mas eles afirmam que quando o uso da maconha começa após o 18º aniversário, os danos são menores.

— Este estudo é o primeiro a oferecer evidências de que a maconha provoca, de facto, efeitos neurotóxicos em cérebros jovens — diz Meier.


DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Agência Brasil 


Fumantes falam sobre vício em tabaco

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, depoimentos mostram a dificuldade em parar de fumar
Alguns dos entrevistados admitem que começaram a fumar muito jovens / Ansar80/Shutterstock

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado hoje, reacende as discussões sobre os temas relacionados ao tabaco. Fumantes falam sobre a dificuldade para vencer o vício.

A enfermeira Venilda Feiter tem 51 anos e fuma desde os 17. Ela diz que nunca teve nenhum problema de saúde por causa do vício, mas já atendeu a vários pacientes que sofriam de doenças relacionadas ao cigarro. Mesmo vendo o que outras pessoas sofrem, ela continua fumando: “Eu trabalhei muitos anos em hospital. Vi muita gente com câncer pulmonar, problema de pleura, esôfago, tudo isso já vi. Mas, mesmo assim, ainda fumo”.

Brasil gasta R$ 20 bi para combater doenças ligadas ao tabaco

Para Feiter, a quantidade de informação que existe hoje ajuda a evitar que mais pessoas comecem a fumar: “Se, na minha época, alguém tivesse falado o que falam hoje do cigarro, eu jamais teria fumado. Só que, àquela época, tinha propaganda, era chique fumar. Se tivesse a restrição que existe hoje, talvez eu não tivesse começado.”

Riscos

Assim como a enfermeira, várias pessoas experimentam o cigarro pela primeira vez ainda jovens. É o caso de Henrique Luz, 50 anos, que tentou, mas não conseguiu se livrar do cigarro: “Não é igual a parar de beber. Sem cigarro, você fica agoniado, muito ansioso. Comecei a fumar aos 11 anos de idade, toda a minha família fuma.”

Mesmo quem não fuma percebe, nas pessoas próximas, os problemas que o cigarro causa. O servidor público Francisco Pedreiras é um exemplo de quem não se sente à vontade com o vício dos amigos: “Na hora do futebol, eles são os que se cansam mais rápido. Quando estão fumando por perto, a gente pede que procurem um lugar mais adequado, porque realmente incomoda”.

A auxiliar de limpeza Conceição Costa também observa, em uma colega de trabalho, os riscos causados pelo tabagismo: “Ela sente cansaço, tosse muito, está até com problema de diabetes por causa do cigarro”. Ex-fumante, ela reconhece que foi difícil parar de fumar: “Sem ninguém saber, eu fumava escondida no banheiro”.

Na lanchonete em que trabalha o vendedor Thiago Silva, quem mais compra cigarros são mulheres e jovens de 18 a 22 anos. Mesmo assim, o lucro não é satisfatório: "Nós ganhamos uma mixaria com a venda de cigarros, R$ 0,30 por cartela. O lucro é usado para comprar outros produtos. O meu chefe já avisou que vai parar de vender cigarros no próximo mês".

O governo federal arrecadou, em impostos, com a venda de cigarros, R$ 6,3 bilhões em 2011. Em 2012, até julho, já haviam sido arrecadados R$ 3,4 bilhões.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

HAROLDO SÁ

Adeus meu amigo Passarinho, o que fica é a saudade.

CHARGE

Colaboração Tatadetila

ASPIRINA

Oglobo

Aspirina pode ajudar na recuperação do câncer de próstata

Um novo estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology” afirma que homens em tratamento de câncer de próstata que tomavam aspirinas regularmente por causa de outros problemas de saúde morreram menos de câncer do que os pacientes que não fizeram uso da substância. O relatório não é um ensaio clínico randomizado controlado, considerado o melhor tipo de pesquisa, mas contribui para as evidências que sugerem que a aspirina pode ser benéfica nos tratamentos e prevenção de vários tipos de câncer.

No estudo, os pesquisadores usaram o banco de dados nacional do projeto de pesquisa de câncer de próstata conhecido como CaPSURE (na sigla em inglês) para examinar cerca de seis mil homens diagnosticados com câncer de próstata e tinham sido tratados com cirurgia ou radioterapia. De 5.955 homens, 2.175 tomavam anticoagulantes, a maioria aspirina.

Num período de dez anos, o índice de mortes entre os que tomavam aspirina foi de 3% e entre os que não tomavam, de 8%. Além disso, a reincidência do câncer se mostrou menor nos que tomavam o medicamento, assim como a disseminação da doença para os ossos.

Este estudo é o primeiro a encontrar redução da recorrência entre pacientes de câncer de próstata que tomavam aspirina. Pesquisadores do Fox Chase Cancer Center,na Filadélfia, relataram este ano que entre 2.051 pacientes de câncer, os que não usavam aspirina tinham duas vezes mais chances de ter uma reincidência da doença em 18 meses, detectado por alta pontuação nos exames de PSA.




PLANTAS E PESSOAS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje participei do  Fórum-DCA-RN, na Assembleia Legislativa, representando o PPS, para subscrever uma carta que será enviada aos governos, do estado e dos municípios do Rio Grande do Norte.
Eis o folheto de apresentação do evento:



DICA DE SAÚDE


Portal Terra

Extrato de chá-verde pode combater câncer de pele, diz estudo

 Foto: Getty Images
O chá-verde é relacionado a muitos benefícios, como perda de peso, diminuição das taxas de colesterol e controle da pressão arterial. E mais um ponto positivo foi atribuído a ele. De acordo com uma pesquisa das Universidades de Strathclyde e de Glasgow, ambas na Escócia, uma substância da iguaria pode combater o câncer de pele sem efeitos colaterais. Os dados são do jornal Daily Mail.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas criaram uma célula com o extrato do chá (epigalocatequina galato) e transferrina (uma proteína que se agarra à superfície das células cancerosas), e a aplicou em tumores. Os testes foram realizados em dois tipos de câncer: carcinoma epidermoide e melanoma.
Em ambos casos, 40% dos tumores desapareceram, enquanto 30% dos de carcinoma e 20% dos de melanoma encolheram. Além disso, 10% dos de melanoma foram estabilizados.
“Esses resultados são muito encorajadores e esperamos que possam abrir caminho para novos tratamentos eficazes”, disse a líder do estudo, Christine Dufes. Apenas beber o chá não basta, porque a quantidade do extrato é baixa.

PROVÉRBIO

Colaboração Tatadetila

JEFFERSON CONTINUA NOS CALOS DE LULA


Portal Terra

Jefferson: "É Lula, mais uma vez, batendo na porta do STF"

O delator do mensalão e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, usou o seu blog para comentar sobre a ação penal que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira, o ex-deputado federal postou que, quando o tema é julgamento do mensalão, Lula mantém distância na imprensa nacional, mas concedeu entrevista sobre o assunto ao jornal norte-americano The New York Times neste final de semana negando que sabia do esquema e que isso repercutiu em todos os periódicos nacionais. "É Lula, mais uma vez, batendo na porta do STF", postou.

"Para os gringos, o raciocínio de Lula é linear: não teria existido mensalão porque ele já teria apoio suficiente no Congresso quando foi eleito pela 1ª vez. Não que Lula esteja mentindo, ele só omite que a política de apoio no país não é assim, tão linear, além de deixar no ar importante pergunta: não tinha mensalão por que tinha apoio ou tinha apoio por que tinha mensalão?", questionou Jefferson, que também é um dos réus do processo.
O ex-deputado federal também citou que a entrevista cita os boatos sobre uma nova candidatura de Lula à presidência. "De fato, olhando de fora, e às vezes de dentro, parece mesmo que o ex-presidente não consegue largar o osso", cutucou o petebista. Mesmo assim, ele ressalta que ao jornal, o petista negou que irá se candidatar e reafirmou que Dilma é a sua candidata em 2014.
"A conta sobre a reeleição de Dilma (não sobre sua vitória, mas sobre sua candidatura) é a que melhor fecha hoje. Enquanto a popularidade do ex-presidente, apesar de ainda impressionante, cai a olhos vistos, Dilma cresce, conquistando a classe média que sempre se mostrou refratária ao PT. De outro lado, se a campanha eleitoral paulistana continuar no atual caminhar, com Haddad, quando muito e de forma apertada, amargando um terceiro lugar, Lula chegará em 2013 enfraquecido como há tempos não se via", analisou Jefferson.

APRENDENDO DORMINDO

Oglobo

Ser humano pode guardar informações externas durante o sono


AS PESSOAS dormiam em um laboratório especial onde o estado do sono era constantemente monitorado
Foto: Divulgação/09-12-2003

É possível aprender enquanto dorme? Um estudo do Instituto Weizmann mostra que se certos cheiros e barulhos rodearem um indivíduo durante o sono, este começará a suspirar se ouvir o mesmo som outras vezes (mesmo sem o odor que geraria a reação), esteja dormindo ou acordado. As pessoas podem, portanto, guardar informações durante o período, o que afeta o comportamento, mesmo inconscientemente.

Durante os testes, as pessoas dormiam em um laboratório especial onde o estado do sono era constantemente monitorado. Se acordassem durante os exames, mesmo que por um momento, eram desqualificadas. Durante o período, um som era exposto, seguido imediatamente de um odor, agradável ou não. Então um outro som era tocado, seguido por um odor oposto ao anterior (se era um cheiro bom, colocava-se um cheiro ruim, e vice-versa).

Durante a noite, várias combinações eram usadas. Os voluntários passavam a reagir aos barulhos mesmo sem um odor logo após, dando longos suspiros. No dia seguinte, as pessoas, já acordadas, ouviam os sons mais uma vez, sem o cheiro que viria após. 

Apesar de não terem noção do que se passou com elas enquanto dormiam, também passavam a suspirar constantemente.

A junção do som e do odor tem certas vantagens. Nenhum dos sentidos pode acordar o indivíduo, mas pode gerar reações do cérebro. O odor ainda pode gerar um tipo de comunicação não verbal, que é o suspiro. Neste caso, durante a soneca ocorre o mesmo que geralmente ocorre quando a pessoa está acordada. Inspira-se cheiros agradáveis e se suspende a inalação com um cheiro ruim.

Testes sobre aprendizagem no sono são notoriamente difíceis de serem realizados. O pesquisador precisa ter certeza de que o objeto de estudo realmente dorme e não vai acordar durante os testes. Testes para averiguar o ensino verbal neste período, por exemplo, nunca conseguiram chegar a um resultado conclusivo. A falta de dados concretos tem frustrado cientistas que defendem a importância do sono para consolidação do aprendizado.