sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A TRAJETÓRIA DA DASLU

Terra

Daslu vai de venda entre amigas a império do luxo.

Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Terra

Em 1958, Lucia Piva de Albuquerque e sua sócia Lourdes Aranha atendiam as amigas em uma casa no bairro residencial Vila Nova Conceição. O "embrião" da Daslu não tinha vitrines, nem indicação do nome na porta. Com conceito de atendimento personalizado, a loja fazia desfiles para clientes, desenvolveu catálogos com as coleções e lançou uma revista customizada de moda.

Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Futura Press

Até o começo da década de 1980, a Daslu comercializava exclusivamente marcas fabricadas no Brasil. Após a morte de Lucia, sua filha Eliana Tranchesi (foto) assumiu o negócio e propôs mudanças para a empresa, entre elas a criação de uma linha própria de roupas.
Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Terra

Em meados de 1990, Eliana Tranchesi resolveu apostar no mercado de moda masculina. A Daslu ainda incluiu em suas lojas produtos decoração e artigos de luxo.

Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Futura Press

Em 2005, a Daslu mudou para a chamada Villa Daslu, no bairro de Vila Olímpia, com 17 mil metros quadrados só para a loja e mais de 3 mil para o Terraço Daslu. A empresa ficou neste endereço por seis anos, até se mudar para o shopping Cidade Jardim.
Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Especial para Terra

Em 2005, a Operação Narciso da Polícia Federal apreendem documentos e computadores da Daslu e acusa Eliana e o irmão Antônio Carlos Piva de Albuquerque de formação de quadrilha, contrabando e falsificação de documentos.
Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Agência Estado

Eliana Tranchesi foi presa pela Polícia Federal em 26 de março de 2009 após a condenação a 94 anos de prisão. A empresária ficou cerca de 10h na Penitenciária Feminina da capital paulista.
Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Terra

Imagem mostra carta escrita pela empresária Eliana Tranchesi. Na carta, Eliana afirmou que não vê sentido em estar presa novamente. "Não represento perigo para a sociedade", disse.
Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Futura Press

Enfrentando crise nas finanças desde 2005, a Daslu entrou em julho de 2010 com pedido de recuperação judicial na Vara de Recuperações Judiciais da Capital de São Paulo. Em fevereiro de 2011, os credores da butique aprovaram de compra da marca pelo fundo Laep Investiments, do empresário Marcus Elias, um dos donos da Parmalat.

Daslu vai de venda entre amigas a  império do luxo; relembre Foto: Futura Press

Eliana Piva de Albuquerque Tranchesi morreu aos 55 anos nesta sexta-feira. O velório é realizado no hospital Albert Einstein. Ela lutava contra um câncer de pulmão desde 2006.

FICHA LIMPA PARA SERVIDORES

Márcio Alves, do Metro noticias@band.com.br

Ficha Limpa vai valer para servidores de SP

Alckmin assinou decreto com força retroativa, para barrar fichas-sujas do governo / Ciete Silvério/ SP Noticias

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem que vai estender a lei da Ficha Limpa para servidores públicos estaduais. Segundo ele, funcionários indicados para cargos de confiança condenados pela Justiça em segunda instância não poderão ser nomeados. A medida deve ser publicada por decreto no “Diário Oficial” até o final de março. 

O decreto também vai impedir que secretários estaduais e diretores de autarquias que foram condenados pela Justiça também sejam nomeados.

Segundo o governador, a Procuradoria Geral do Estado estava aguardando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que no dia 16 decidiu que a lei da Ficha Limpa é constitucional e já vale para as eleições deste ano. A lei, de iniciativa popular, impede que candidatos condenados por um órgão colegiado disputem eleições.

O decreto estadual será retroativo. Servidores públicos que tiverem condenação em segunda instância poderão ser exonerados. “A lei vai valer para todos os funcionários, não só para os novos contratados”, afirmou o governador. 

A extensão da Ficha Limpa também é discutida pela Câmara Municipal. Os vereadores podem votar, nas próximas semanas, projeto que também veta a nomeação de servidores já condenados, mas só para novas contratações.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ÁLCOOL NO CINEMA

Exame


Álcool no cinema incentiva o consumo de bebida por jovens

Bebidas alcóolicas

Paris - Astros que consomem uísque, vinho ou cerveja em um filme são uma força invisível, mas potente no incentivo ao consumo de álcool por jovens, sugeriu um estudo feito nos Estados Unidos.
Grande exposição a cenas com consumo de álcool em filmes gera uma probabilidade maior de que os adolescentes consumam álcool do que pais que bebem ou fácil acesso à bebida em casa, afirma.
Sem precedentes em seu alcance, a pesquisa foi feita por meio de ligações confidenciais com mais de 6,5 mil americanos escolhidos aleatoriamente com idade entre 10 e 14 anos, que foram então entrevistados mais três vezes ao longo dos dois anos seguintes.
Os adolescentes foram perguntados sobre que grandes filmes haviam assistido com cenas envolvendo álcool ou propagandas de bebidas, e também sobre sua personalidade, escola e vida familiar.
Uma lista com 50 filmes foi usada na entrevista a partir de uma escolha aleatória entre 500 sucessos recentes de bilheteria e mais outros 32 filmes que tinham arrecadado pelo menos 15 milhões quando o primeiro levantamento foi realizado.
Os pesquisadores avaliaram a exposição do álcool em filmes, baseado no consumo ou aquisição, real ou implícito, da personagem.
Eles descobriram que os jovens ficaram, em média, expostos por quatro horas e meia. Muitos viram um total de mais de oito horas.
Durante os dois anos de duração do estudo, a percentagem dos que passaram a consumir álcool cresceu de 11 para 25%. A proporção dos que começaram a beber excessivamente, definido como cinco ou mais drinks consecutivos, subiu de 4 para 13%.
Dentre os 20 maiores fatores de risco para essas atividades, o principal era o consumo de álcool entre os colegas.
Mas a grande exposição ao álcool em filmes foi o terceiro maior incentivador da ação, e quarto maior em relação a estimular o consumo excessivo.
Era um risco ainda maior do que ter pais ausentes ou pais que bebem, ter muito dinheiro em mãos, ou ainda ter álcool disponível em casa.
"Exposição a álcool no cinema foi responsável por 28% do início do consumo de álcool e 20% da transição para o seu uso constante.", afirma o estudo.
Após reunir os fatores que foram levados em consideração, adolescentes que assistiram a mais filmes contendo álcool estavam duas vezes mais predispostos a começar a beber do que aqueles que viram menos. Eles também estavam 63% mais predispostos a avançar para o seu consumo excessivo.
Por que isso ocorre?
"No cinema, o álcool é tipicamente associado a situações positivas, sem efeitos negativos, e frequentemente são exibidas as marcas das bebidas, o que promove nos jovens tanto a identificação quanto a lealdade à marca", demonstrou o estudo.
"Aquisição de uma mercadoria com propaganda de álcool, como uma peça de roupa com uma marca de bebida sobre ela, pode favorecer o processo".
A análise foi publicada em um jornal online, o BMJ Open.
Seus autores, liderados por James Sargent, um professor da Faculdade de Medicina de Dartmouth, em New Hampshire, diz que é o momento de considerar a possibilidade de restrições.
No total, 61% dos filmes de Hollywood exibem o produto de alguma forma. Os produtores não podem usar tabaco. No entanto, não há nenhuma restrição para o uso de álcool.
Vigilantes da saúde devem se alarmar, e não apenas nos Estados Unidos, alertam os pesquisadores.
Mais da metade da receita de Hollywood vem da distribuição para outros países, sobretudo na Europa, Japão, Canadá, Austrália, Brasil e Coreia do Sul.
"Como um resfriado, as imagens nos filmes de Hollywood começam em uma região e se espalham ao redor do mundo, onde podem incentivar comportamentos ligados à bebida em todos os lugares que são distribuídos".