sexta-feira, 7 de setembro de 2012

BEM-ESTAR SOCIAL PELO MUNDO


Radar Econômico


Ásia começa a construir seu Estado de bem-estar social


economist_asia01.jpg


Enquanto na Europa a atividade econômica permanece estagnada e o Estado de bem-estar social é desmontado, nos países da Ásia onde a produção ainda cresce com força as políticas sociais também se expandem rapidamente, conforme mostra a revista The Economist na sua mais recente edição.

A Indonésia lançou à sua maneira um programa de universalização da saúde. A partir de 2014, promete o governo, o Estado pagará os gastos hospitalares de quem não tem dinheiro para tanto. Nada mal para um país onde atualmente, segundo o jornal local Kompas, diz-se nas ruas que “se você é pobre, não pode ficar doente”. A pasta do governo que lançou o plano, por sinal, chama-se Ministério do Bem-estar Popular.
Ainda que isso seja pouco em comparação com o que os cidadãos europeus e até latino-americanos já têm, as políticas sociais da Ásia chamam atenção pelo seu tamanho. Somente essas três medidas citadas acima atingem quase meio bilhão de pessoas. Na Indonésia, 240 milhões passarão a ter acesso à saúde pública. Na China, 240 milhões de trabalhadores ganharão cobertura previdenciária.
Nas Filipinas, o seguro de saúde estatal PhilHealth atendia 62% da população em 2010; hoje, chega a 83%. Um programa similar na China abrangia apenas 3% da população elegível; agora, atinge 97,5%, segundo dados oficiais citados pela Economist. A Índia também aumentou o alcance do seu programa de saúde pública, que passa a chegar a 110 milhões de pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário