sábado, 12 de janeiro de 2013

E NO VERÃO.....

Tatadetila

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CHARGE

Tatadetila

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Portal Terra

Torradas são tão calóricas quanto pães e estragam sua dieta

Torradas são tão calóricas quanto pães e estragam sua dieta title=

Um dos primeiros itens cortados do cardápio na hora de começar uma dieta é o pão, que muitas vezes acaba sendo substituído pelas torradas. A ideia da maioria é de que, assim, estão consumindo menos calorias. Porém, essa máxima não passa de ilusão. As torradas não são menos calóricas do que os pães e não devem ser liberadas no regime.
“A diferença entre o pão fresco e a torrada é que o pão torrado passou por uma maior exposição ao calor, que leva basicamente a duas alterações. 

A primeira delas é a Reação de Maillard, que é uma reação química entre o carboidrato e a proteína do pão, dando-lhe o aspecto torradinho. 
A segunda é a desidratação, quando o calor faz com que boa parte da água do pão seja evaporada e ele fique mais sequinho. 
Entretanto, os nutrientes são os mesmos. Somente a água é perdida no processo”, explica a nutricionista do Hospital do Coração (Hcor) Leila Ali Hassan Kassab Crisóstomo.
Esse processo faz com que a torrada provoque um efeito mais leve no organismo, o que dá a impressão de ser menos pesada do que o pão. 
“Do pão para a torrada não muda nada para quem quer emagrecer. O pão torrado só se torna mais leve devido à perda de água. Assim, muitas pessoas que estão em processo de emagrecimento ingerem torrada na mesma quantidade, ou ainda em quantidades muito maiores, do que ingeriam de pão fresco. Como a torrada é mais leve, dá a sensação de que comemos menos”, diz a especialista.
Porém, segundo a nutricionista, o pão não deve ser abandonado com medo de engordar, desde que tomados os devidos cuidados. 
“O pão, por si só, não engorda, se for consumido de forma equilibrada, em quantidades moderadas no dia a dia. Ele é uma importante fonte de carboidratos, nutriente essencial para o fornecimento de energia. O consumo excessivo de calorias vindas tanto de alimentos fonte de carboidratos quanto de outros nutrientes leva ao aumento de peso”.
O ideal para quem quer emagrecer é dar prioridade ao consumo de pães menos calóricos, ou seja, com menor quantidade de açúcares e gorduras e com maior quantidade de fibras. 
Deve-se evitar o consumo, por exemplo, de croissants e pães doces. Vale alertar ainda que o pão integral não tem menor quantidade de calorias, mas deve ser priorizado graças às fibras presentes em sua composição, que dão maior sensação de saciedade.

SEGURANÇA DAS AÉREAS

Portal Terra

Estudo revela que TAM e Gol estão entre aéreas mais inseguras do mundo

TAM e Gol estão entre aéreas mais inseguras do mundo

TAM e Gol estão entre as quatro companhias aéreas mais inseguras para se viajar no mundo, segundo levantamento da Jacdec, consultoria alemã que acompanha todos os acidentes aéreos que ocorrem no planeta. Entre as 60 empresas listadas, a TAM (que em anos anteriores chegou a estar posicionada no último lugar do ranking) ocupa a 59ª colocação, enquanto a Gol é a 57ª.
O estudo estipula um índice no qual zero representa total segurança. A TAM teve média 1,077 - apenas melhor que a da taiwanesa China Airlines (1,171). Já a Gol recebeu 0,790. A melhor avaliada, a finlandesa Finnair, teve índice 0,005.
Os números são calculados a partir dos acidentes ocorridos nos últimos 30 anos, relacionados com a quilometragem já voada e o número anual de passageiros de cada empresa. Nenhuma das nove melhores colocadas registrou acidentes no período, mas algumas delas foram fundadas recentemente, como a Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, que existe desde 2003.
Pelo levantamento, a TAM (fundada em 1976) registrou seis grandes acidentes aéreos desde 1983, com um total de 336 mortes (o último deles no dia 17 de julho de 2007, quando 187 morreram no voo 3054, que fazia a rota Porto Alegre-São Paulo). 
No caso da Gol (fundada em 2001), a consultoria considera um acidente no mesmo período, com 154 mortes (no dia 29 de setembro de 2006, no voo 1907, que fazia a rota Manaus-Brasília e caiu na Amazônia).
No total de acidentes desde 1983, as recordistas são Aeroflot-Russian Airlines e American Airlines (10), seguidas de US Airlines e Koren Air (9) e Air France (7). No número de mortes no período, apenas China Airlines (755), Korean Air (687) e American Airlines (587) superam a TAM.

PREVENTIVO

Estado de São Paulo

Papanicolau também detecta câncer de ovário

O papanicolau já tem o posto do exame mais eficiente em ginecologia, por sua capacidade de detectar células precursoras do câncer de colo do útero. Agora pesquisadores descobriram que, na mesma secreção coletada pelo exame, é possível detectar também sinais de outros dois tipos de câncer: de ovário e de endométrio (ou corpo do útero). Isso é feito por meio de um teste genético chamado PapGene.
A novidade traz esperança principalmente quanto à prevenção contra o câncer de ovário. Hoje, não existem exames de rotina eficazes em detectar precocemente esse tipo de tumor, por isso 75% dos casos são descobertos em estágio avançado.
O estudo, que resultou de uma parceria da Universidade Johns Hopkins com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), partiu da hipótese de que células cancerosas dos tumores de ovário e do endométrio "viajam" até o colo do útero, de onde é colhido o material do papanicolau. Os resultados foram publicados na revista Science Translational Medicine.
Para identificar essas células, o estudo estabeleceu as principais mutações presentes nos tumores de ovário e de endométrio. Em seguida, foram selecionadas 22 pacientes com câncer de ovário e 24 com câncer de endométrio de várias instituições, até mesmo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
Todas fizeram coleta de papanicolau. As amostras passaram, então, por sequenciamento genético, com o objetivo de buscar aquelas mutações. Em todas com câncer de endométrio foi possível detectar a presença das mutações indicadoras da doença. No caso do câncer de ovário, as mutações apareceram na amostra de 41% das pacientes.
Para o ginecologista Jesus Paula Carvalho, professor da FMUSP e um dos autores do estudo, os resultados foram animadores. "Pela primeira vez, por meio de um exame simples, feito com material de papanicolau, a pesquisa por alteração no DNA de células cancerosas pôde detectar o câncer de ovário", diz.
Ele acrescenta que o estudo abre a perspectiva para a criação de um teste que possa ser aplicado em larga escala. "É só uma questão de evoluir e refinar o método. O passo seguinte é fazer um banco de tumores e tecidos para poder testar isso em várias outras situações", diz Carvalho. O procedimento não deve ser caro, segundo o médico, já que a tecnologia é semelhante ao que já é utilizado para identificar o papilomavírus humano (HPV).
O ginecologista Glauco Baiocchi Neto, diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo, observa que, apesar de menos frequente, o tumor no ovário é responsável por 54% dos óbitos por câncer ginecológico. "O grande problema do câncer de ovário é que, quando se faz o diagnóstico, a doença já está avançada."
Estudos mostram que ultrassom e teste para marcador tumoral dão margem a falsos positivos, o que inviabiliza a estratégia. 

NOME INDÍGENA NO FACEBOOK

Exame

Facebook obriga usuários a retirarem nome Guarani-Kayowá

Índios da comunidade guarani-kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, em Rio Brilhante, próximo a Dourados

São Paulo – O Facebook está obrigando usuários brasileiros a removerem os nomes indígenas Guarani-Kayowá de seus perfis. Os nomes foram adotados como forma de apoio aos índios que vivem no estado do Mato Grosso do Sul e lutam na Justiça contra ruralistas por direito à terras.
Segundo apontou a usuária Vânia Carvalho em seu blog, ela recebeu uma notificação pedindo para que usasse seu nome verdadeiro na rede social.
“O Facebook está impedindo as pessoas de permanecerem com sobrenomes indígenas, embora aceite nomes como ‘bolinha’, ‘machão’, ‘fofinha’”, escreveu ela no endereço. Outros usuários também apontaram a restrição.
Usar nomes reais é uma das premissas estabelecidas nos termos de uso do Facebook assim que o usuário cria uma conta. Além disso, a rede social permite usar apelidos de nome, como Carol para Carolina e Edu para Eduardo.
A adoção dos nomes Guarani Kayowá aconteceu em outubro do ano passado após a divulgação de uma carta aberta de índios que vivem em uma área de dois hectares na fazenda Cambará, na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.
“Pedimos ao governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva", dizia a carta, que foi interpretada por ativistas como um anúncio de suicídio coletivo.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

DOENÇA MASCULINA

Terra

Estudo: dieta rica em fibras inibiria progressão do câncer de próstata


Para pacientes já diagnosticados com o câncer de próstata, uma alternativa pode ser ingerir mais alimentos com fibras. Elas diminuiriam a progressão da doença, de acordo com um estudo da Universidade do Colorado Denver publicado em janeiro deste ano no periódico Cancer Prevention Research.
 
O índice de diagnósticos positivos na Ásia é parecido com o dos países ocidentais, mas o câncer de próstata tende a evoluir mais no Ocidente. A diferença pode ser na dieta rica em fibras. O teste foi feito com ratos de laboratório, no qual um grupo ingeria substâncias da fibra e o outro, não.
 
"Os resultados foram marcantes. Percebemos uma redução drástica dos tumores", diz Komal Raina, uma das responsáveis. Basicamente, o ingrediente da fibra impediu que o tumor formasse os vasos sanguíneos que ele necessitava para receber energia e crescer. 
 
"Há muito tempo pesquisa-se a razão da diferença na evolução do câncer de próstata entre Oriente e Ocidente, e talvez seja um fator de alimetnação, e não genético", diz Komal.

CRISE ENERGÉTICA

Terra

Dilma quer evitar que consumidor pague gasto extra por térmicas



O governo quer impedir que os consumidores paguem o custo adicional gerado pelo uso das usinas termoelétricas e manter a redução de até 20% na tarifa de energia neste ano, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulopublicadas nesta quinta-feira. No cenário de extrema falta de chuvas a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê um aumento de no máximo 3% na tarifa. O uso das térmicas teria impacto de 12% no custo da energia, segundo as distribuidoras.

As usinas termoelétricas garantem segurança para o sistema energético brasileiro, que concentra 75% de sua matriz em hidrelétricas. As termoelétricas são utilizadas em períodos de seca, mas possuem uma energia que chega a ser oito vezes mais cara além de ser mais poluente. Conforme o jornal, o impacto do uso das térmicas será sentido ao longo do ano, quando são aprovados pela Aneel os reajustes de tarifa e o plano do governo é poupar o consumidor da maior parte desse aumento.

XERÉM

Tatadetila

DESPERDÍCIO

Terra

Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório

Um dos problemas é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos Foto: AFP

Um relatório de uma organização britânica indica que até metade de toda a comida produzida a cada ano no mundo, ou cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo.
O documento, intitulado Global Food; Waste not, Want not (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.
Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência.
O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, uma organização que representa engenheiros mecânicos e reúne cem mil membros no Reino Unido.
Ofertas nos supermercados

A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegue a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo.

De acordo com o relatório, o equivalente a entre 30% e 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, nunca são ingeridos. Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora.
Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da Institution of Mechanical Engineers, disse que o desperdício é "assombroso". "Isto é comida que poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial além de aqueles que atualmente passam fome."
"As razões desta situação variam das técnicas insatisfatórias de engenharia e agricultura à infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento, passando pela exigência feita pelos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos e pelas promoções de 'compre um, leve outro grátis', que incentivam os consumidores a levar para casa mais do que precisam", disse.
Água

O relatório alertou que atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. E o problema pode se agravar. Segundo a Institution of Mechanical Engineers, o consumo de água no mundo chegará a até 13 trilhões de metros cúbicos por ano em 2050 devido ao crescimento da demanda para produção de alimentos. Isso representa até 3,5 vezes o total de água consumido atualmente pela humanidade e gera o temor de mais escassez do recurso no futuro.

O alto consumo de carne tem grande influência nesse aumento de demanda, visto que a produção de carne exige mais água do que a produção de alimentos vegetais. "À medida que água, terra e energia passam a ser mais disputados devido à demanda da humanidade, os engenheiros tem um papel crucial a desempenhar no sentido de prevenir a perda e o desperdício de alimentos, desenvolvendo formas mais eficientes de produção, transporte e armazenamento", disse Fox.

BBB

Tatadetila

PLANOS DE SAÚDE INCAUTOS

Oglobo
Governo vai anunciar suspensão de 225 planos de saúde

RIO - O governo vai anunciar hoje 225 planos de saúde de 28 operadoras que serão suspensos. É a terceira vez que o ministério da Saúde adota a medida. As companhias não cumpriram o prazo máximo para a marcação de consultas, exames e cirurgias, segundo informações da TV Globo. 

Por três meses, eles terão a comercialização de produtos suspensa, ou seja, não vão poder aceitar novos clientes. 

O Ministério da Saúde acredita que a medida vai obrigar uma melhora no atendimento. O anúncio será feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo.

Em outubro, foi suspensa a comercialização de 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras. Destes, 221 estavam suspensos desde julho, quando ocorreu a primeira rodada de suspensões, e tiveram a punição renovada. 

Oitenta receberam novas punições. Entre as operadoras que tiveram mais planos suspensos, estavam a Green Line, Unimed Paulistana e Casa de Saúde São Bernardo.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SENADO FEDE.

G1
 Um totem de distribuição do Jornal do Senado no aeroporto JK, em Brasília, teve algumas letras apagadas e onde deveria estar escrito “Senado Federal” lê-se “Senado Fede”. O leitor Romulo Augusto Alves viu a situação e avisou ao G1. (Foto: Raquel Morais/G1)

BELEZA MASCULINA

Terra

Homens bonitos têm salários maiores que homens feios, diz jornal

Ator australiano Hugh Jackman é simbolo dos homens bonitos que ganham mais no país

Homens fisicamente atraentes na Austrália podem ganhar cerca de US$ 30 mil por ano a mais do que os homens pouco atraentes, de acordo com uma pesquisa divulgada no jornal espanhol El País.
Segundo o estudo homens com beleza acima da média geral estimada ganham cerca de US$ 85.862 por ano, enquanto os homens mais feios recebem cerca de US$ 52 mil por ano. Os homens bonitos que participaram do levantamento têm um salário aproximadamente 22% maior do que os trabalhadores médios australianos. Do outro lado, os homens que foram considerados feios ganham 26% abaixo da média.
De acordo com Andrew Leigh, economista da Universidade Nacional Australiana, que preparou o estudo com o colega Jeff Borland, da Universidade de Melbourne, eles verificaram que fenômeno semelhante ocorre em relação aos políticos e sobre as chances que eles têm de acabarem eleitos.

VIDA LONGA

Portal Terra

Estudo: pessoas pouco acima do peso vivem mais que as magras

Se sua resolução para 2013 é engatar uma dieta para perder aquela gordurinha abdominal, esqueça! De acordo com uma pesquisa, um pouco de peso extra ajuda a prolongar os anos de vida. As informações são do Daily Mail.
A análise feita por pesquisadores do governo dos EUA, envolvendo os resultados de 100 estudos, mostrou que pessoas magras são propensas a morrer mais cedo do que as que estão pouco acima do peso. Ainda assim, o levantamento mostrou que os obesos têm um terço a mais de chance de morrer mais jovens que pessoas com peso normal.
Essa não é a primeira análise que sugere que ser "gordinho" faz bem ao organismo. Segundo especialistas, como é comum perder peso com problemas de saúde durante o envelhecimento, é importante ter uma “reserva de gordura” no corpo. Além disso, o leve excesso de peso ajuda os idosos a saírem ilesos de quedas.
Outra teoria é que pessoas acima do peso têm mais energia para se exercitar e costumam comer mais, enquanto as magras fazem severas dietas e, geralmente, fumam para suprir o apetite. 

DEFICIÊNCIA DO JUDICIÁRIO

O Estado de S.Paulo

Justiça gasta 8 anos para decidir sobre R$ 20 falsos

Ao rejeitar nova denúncia criminal contra um flanelinha, preso há quase oito anos por causa de uma nota falsa de R$ 20, o juiz federal Ali Mazloum jogou luz sobre um lado emblemático do poder que julga. "Estamos diante de um episódio que revela a deficiente estrutura do Judiciário, movimentada exaustivamente por casos semelhantes, enquanto as grandes fraudes financeiras e lavagens bilionárias de dinheiro sujo circulam impunemente pelo País."
Chama-se Joel Santos Ramos o acusado. Ele foi detido em 24 de julho de 2005 quando trabalhava como guardador de carro na região do Autódromo de Interlagos. Naquele dia recebeu R$ 20 - mais tarde, na Justiça, alegou que não sabia da encrenca em que se havia metido, que recebera a cédula "de boa-fé" e que não sabia que era falso o dinheiro. "Tomei um calote", disse ao douto magistrado.
Ramos foi denunciado por violação ao artigo 289 do Código Penal, parágrafo 2.º, delito que o Estado pune com detenção de até dois anos e multa. No rito da Justiça o flanelinha virou uma fieira de algarismos, tão extensa e enigmática que deixaria até o escritor Franz Kafka ruborizado: 0009766-66.2005.403.6181.
O juiz Mazloum, da 7.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, na sua decisão, assinala que o acusado já havia respondido a processo pelo "mesmo fato e mesmo tipo legal". Ramos fora condenado pelo próprio Mazloum, num primeiro momento da demanda. Ele ficara preso, em razão do flagrante, por cerca de 20 dias. Pegou 6 meses de detenção, pena substituída por prestação de serviços à comunidade.
Recurso. A trapalhada da nota de R$ 20 então pulou para o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3). Desembargadores sisudos e de pautas ditas sobrecarregadas tiveram de se ocupar de ocorrência tão prosaica. Tanto o Ministério Público Federal, pela acusação, como a Defensoria Pública da União, em nome do réu, apelaram à corte para pedir a anulação da sentença.
O tribunal anulou todo o processo, "ante a falta de descrição do dolo do agente". Veio a nova denúncia, agora com amparo no parágrafo 1.º do artigo 289 do Código Penal, que prevê pena de até 12 anos de reclusão. Ao longo da ação, segundo Mazloum, ficou clara a boa-fé do acusado. "Abrir novo processo atenta contra a dignidade humana, que proíbe que seja o processo usado como instrumento de punição."
'É um sistema falido que não recupera' 

O juiz federal Ali Mazloum, há 20 anos na carreira, está cansado deste modelo de justiça que aí está. Ele avalia que a toga oferece ao cidadão um sistema falido, superado, e diz que a falta de bom senso é um grande complicador da morosidade da Justiça.

O que há de errado?

O poder público é concebido para satisfazer necessidades sociais, harmonizar interesses legítimos, não para aniquilar o indivíduo, transformando-o em objeto de investidas arbitrárias de força. O processo criminal deve ser um mecanismo de justiça, nunca um instrumento de punição, como tem sido utilizado. É um desvio de um sistema penal moderno.

Como mudar esse quadro?

Os operadores do direito estão perdidos, já não sabem para que serve o Direito Penal. Sua aplicação tem sido meramente retributivista, uma forma de vingança diante da ineficácia dos mecanismos de controle. Toda conduta deve ser punida. Não se distingue aquilo que realmente importa. É a maximização da tipologia legal, a aplicação linear e cartesiana do Código Penal, mesmo diante de condutas inofensivas.

Por que a Justiça consome oito anos por causa de uma nota falsa de R$ 20?

O modelo atual relega por completo o significado de uma tipologia criminológica pela qual certas condutas, determinados crimes, deveriam merecer atenção dos órgãos públicos. Essa falta de critério, falta de bom senso, tem sido um grande complicador na grave questão da morosidade do Judiciário. A preocupação maior tem recaído na personagem e fatos com potencial midiático.

Não se faz Justiça?

O que existe são processos ritualizados que oferecem cerimônias degradantes, condenações prematuras em que pessoas são despojadas de sua identidade, consideradas delinquentes antes do julgamento. Com isso, suas biografias sofrem interpretações retrospectivas, ou seja, sua história passa a ser revista à luz do processo criminal. Reduz-se drasticamente ao acusado a margem de oportunidades legítimas, induzindo-o à criminalidade. É um círculo vicioso que serve apenas para alimentar o crime. Esse é um sistema falido que não recupera ninguém.