sexta-feira, 10 de junho de 2011

A QUADRILHA DA CÂMARA

A Câmara Municipal de Natal, a casa do povo, transformou-se em um palco esta semana. 
Acho legítima a manifestação popular para protestar contra as más administrações, mas, as leis existem para serem cumpridas. Não se pode sem uma argumentação forte e consistente sair "impichando" prefeitos por aí.

No caso de Natal e da verificação dos contratos de aluguéis da Prefeitura, existem orgãos competentes para fiscalizar , como o Tribunal de Contas do Estado e o próprio Ministério Público.

O que não pode é transformar os pretensos "caras pintadas" em charanga organizada de campanha eleitoral de quem quer que seja e muito menos invadir um prédio público, onde existem pessoas que pensam de maneira diferente.

Mais deprimente ainda é transformar o pátio da Câmara Municipal em um salão para dançar quadrilha.

Cada coisa em seu lugar, cinema no cinema, teatro no teatro e quadrilha nos locais de quadrilha, que acho que não é o caso da Câmara, ou será?

HABEAS CORPUS PARA OS BOMBEIROS

A justiça do Rio de Janeiro expediu agora há pouco um habeas corpus em favor dos bombeiros daquele estado.
Toda manifestação é legítima, mas, invasão de prédios não. No caso dos bombeiros ficou caracterizado o motim e a invasão do quartel os colocou na ilegalidade, propiciando a prisão de quatrocentos homens.

ITÁLIA CONVOCA EMBAIXADOR NO BRASIL

Da Reuters


ROMA, 10 de junho (Reuters) - A Itália convocou nesta sexta-feira seu embaixador no Brasil após a decisão brasileira de não extraditar o ex-guerrilheiro de esquerda Cesare Battisti, condenado por quatro assassinatos na Itália, informou o Ministério das Relações Exteriores da Itália.
A decisão do Supremo Tribunal Federal de manter a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar Battisti fez aumentar as tensões nas relações entre Brasil e Itália, com várias autoridades italianas classificando a medida como uma vergonhosa violação de acordos internacionais.
(Reportagem de Philip Pullella)

MIN. LUIZ SÉRGIO RESISTE

Do DCI.com



Abandonado por uma ala petista e considerado ex-ministro das Relações Institucionais durante todo o dia de ontem, o titular da pasta, Luiz Sérgio, ainda luta para permanecer no cargo. Irritada com o racha da base no PT, a presidente Dilma Rousseff decide hoje com voto de Minerva se ele fica e, se sair, quem o substitui. No microblog Twitter, no final do dia, ele negou que tivesse pedido demissão, conforme foi noticiado ontem pela imprensa. "Não pedi para sair do governo", esclareceu. 

No entanto, a pressão não para de crescer. Ontem, petistas e peemedebistas se concentraram em encontros a portas fechadas, sempre com o cuidado de esconder que à mesa denegociações estava a "cabeça" de Luiz Sérgio. 


Por mais de uma vez o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP) saiu à boca de cena para se dizer "constrangido" com o que chamava de especulações acerca da saída do ministro. "Não existe candidato a ministro, essa é uma decisão da presidenta. Quando um nome passa a ser citado na imprensa, acaba sendo escolhido outro", assinalou o líder.

Mesmo se esquivando, Vaccarezza fez um roteiro de reuniões pelo Senado, angariando apoios para se credenciar como substituto. Ele disputa o posto das Relações Institucionais com o colega Arlindo Chinaglia (SP), que tem o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (RS), e do líder do PT na Casa, deputado Paulo Teixeira. Corre por fora a ministra da Pesca, Ideli Salvatti (PT-SC).

O PMDB já acena com apoio a Vaccarezza. "Vimos com bons olhos [a indicação de Vaccarezza]. O PMDB quer ter maior papel na articulação política do governo, mas não necessariamente indicar um nome", comentou o líder da legenda no Senado, Renan Calheiros (AL).



Cautela

No PMDB, a intervenção do vice-presidente Michel Temer serenou os ânimos já que, inicialmente, líderes cobraram participação mais ativa da sigla na articulação política do governo, inclusive sugerindo nomes.

A interlocutores, Temer comentou que o exercício da vice-presidência é incompatível com a interlocução no Congresso. Para o vice há risco de constrangimento no governo para tirá-lo da pasta em caso de insucesso nas negociações com o parlamento.

"Um vice é vice para um governo inteiro. Se houver um ruído, como se faz para demitir o vice-presidente? O entendimento no PMDB é de que deve se evitar esse constrangimento", disse uma fonte.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

MIN. LUIZ SÉRGIO DEVE PEDIR DEMISSÃO

Reuters



BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Luiz Sérgio, vai pedir demissão na sexta-feira, afirmou à Reuters uma fonte.
O ministro, que já vinha sofrendo críticas, esteve no Rio nesta quinta e não quis comentar sobre seu futuro. A assessoria negou sua saída.
Segundo outra fonte ouvida pela Reuters, que também pediu anonimato, a pessoa mais cotada para substituir Luiz Sérgio seria a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti.
Se Luiz Sérgio deixar o cargo, será a segunda baixa no primeiro escalão do governo da presidente Dilma Rousseff nesta semana. Na terça-feira, o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci anunciou que deixaria a pasta, devido a denúncias envolvendo seu aumento patrimonial.
Luiz Sérgio já vinha sendo criticado mesmo antes da queda de Palocci, que liderava a articulação política no governo.
(Por Jeferson Ribeiro)

HAJA CAMPO DE FUTEBOL

Arena das Dunas, Juvenal Lamartine, Toca do Dragão...

Hoje jogando abc x américa, não lota o Machadão. O abc consegue lotar o seu estádio, o Frasqueirão em jogos importantes, mas é um estádio menor e compatível com o tamanho das torcidas do RN.

Pois bem, além da enorme polêmica em relação a construção da Arena das Dunas e a demolição do Machadão, querem agora, construir um novo estádio na zona norte, para substituir o Juvenal Lamartine.

Tenha dó. Qualquer pessoa de bom senso teme que o Arena da Dunas, torne-se no futuro, um elefante branco, sem eventos que possam mantê-lo como um equipamento a serviço da população. O governo diz que o estado está quebrado financeiramente e que precisa reconstruir e agora anuncia estudos para a construção de um novo campo de futebol na zona norte.

Porque não reconstruir o entendimento, para acabar com as greves, melhorar a saúde, trazer de volta os professores para sala de aula e garantir a segurança da população, hoje cercada de grades e fios eletrificados ?

Vai gostar de bola assim noutro lugar.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENCURTADOR AUTOMÁTICO DO TWITTER

Do G1



O Twitter anunciou na terça-feira (7) que passou a adotar um sistema de encurtamento de endereços (URLs) diretamente em seu serviço.
Ao usuário basta colar o link completo no campo da mensagem que, após clicar no botão de enviar,  a URL grande será automaticamente encurtada e ficará com no máximo 19 caracteres.

Além disso, uma vez exibida uma versão encurtada do link original, as pessoas vão saber para qual site o link aponta. Este serviço também aumenta a segurança. Se os usuários clicarem em links que forem relatados como maliciosos, eles serão encaminhados para uma página que os avisará sobre isso.
Outros encurtadores  
O usuário poderá continuar usando seu serviço predileto para encurtar as URLs sem qualquer problema de compatibilidade.

TWITTER EM PORTUGUÊS

Do Uol



Depois de cinco anos, o Twitter lança nesta quarta-feira (8) a versão traduzida para o português, informa o jornal O Globo. Com a adição, o microblog já pode ser acessado em nove idiomas: coreano (estreiou no início deste ano), inglês, italiano, espanhol, turco, francês, russo, alemão e japonês.

Segunda a empresa, a tradução demorou em torno de três dias para ser concluída, a mais rápida a ser realizada na história do Twitter. Termos comumente usados na rede, como "Trending Topics" ou "Who To Follow?", agora aparecem como "Tópicos de Tendência" e "Quem Seguir".

O público brasileiro é um dos mais ativos do Twitter - representa 22% do total de participação, segundo a consultoria de internet comScore. O microblog foi amplamente utilizado na época nas das eleições presidenciais - os candidatos investiram massivamente nas campanhas em redes sociais - e para mobilizar recursos após o desastre na região serrana do Rio de Janeiro. Brasileiros constantemente emplacam tweets nos Trending Topícs. O comediante Rafinha Bastos é considerado um dos mais influentes do mundo no microblog.

Reconhecendo esta forte atuação brasileira, o a companhia postou um tweet em português anunciando a mudança e criou duas novas contas, @twitter_pt e o @ajuda, para se comunicar com o público brasileiro.

Além da disponibilidade da tradução para o português, o Twitter lançou a própria ferramenta para encurtar links, informa o site Brand Republic. Esta nova função pode prejudicar empresas que oferecem esta ferramenta, como bit.ly, pois funciona da mesma forma como o site - transformando links longos em endereços de 19 caracteres - a partir da interface do microblog. O diferencial desta ferramenta será a versão encurtada do link original, que mostra a fonte de origem do atalho.

    A SAÍDA DE PALOCCI

    Por José Serra



    A saída do ministro Antonio Palocci resolveu, sem dúvida, um problema político imediato para a presidente Dilma Roussef, que será sucedido por outro de bom tamanho. Vai-se uma crise, chega outra.
    Palocci era, sem dúvida, o personagem forte de um governo hesitante e fraco do ponto de vista político e administrativo. Até a convulsão que envolveu a si próprio, exercia o papel de primeiro-ministro. Versado nas questões da administração federal e hábil nas negociações políticas, tinha  liderança dentro do PT e desfrutava de relações próximas com Lula — virtual tutor da presidente e, ao mesmo tempo, seu potencial causador de enxaqueca política  até 2014.  Lula sempre o levou muito em conta nos assuntos de governo.
    O PT não dispõe de ninguém para substituir Palocci nas funções que exercia. A senadora Gleisi  Hoffmann (PT-PR), certamente, não terá essa pretensão. Fernando Henrique e Lula (principalmente depois do mensalão) não precisavam de um primeiro-ministro. Dilma, sim. E agora?

    A SENTENÇA

    Recebi por e-mail a decisão de um Juiz de Direito, que publico aqui, por entender que reflete bem a relação justiça/cidadão em nosso país.

    DESPACHO JUDICIAL.
    DECISÃO PROFERIDA PELO JUIZ RAFAEL GONÇALVES DE PAULA 

    NOS AUTOS DO PROC Nº. 124/03 - 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas/TO:
           
     DECISÃO
                       Trata-se de auto de prisão em flagrante de Saul Rodrigues Rocha e Hagamenon Rodrigues Rocha, que foram detidos em virtude do suposto furto de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na prisão.
                       Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Ghandi, o Direito Natural, o princípio da insignificância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direito alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados e dos políticos do mensalão deste governo, que sonegam milhões dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário nacional)...
                       Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém.  Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário apesar da promessa deste presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz.
                       Poderia brandir minha ira contra os neo-liberais, o consenso de Washington, a cartilha demagógica da esquerda, a utopia do socialismo, a colonização européia....

                       Poderia dizer que George Bush joga bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra - e aí, cadê a Justiça nesse mundo?
                       Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade.
                       Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir.
                       Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo.

                       Expeçam-se os alvarás.
                       Intimem-se.

                                   Rafael Gonçalves de Paula

                                            Juiz de Direito

    terça-feira, 7 de junho de 2011

    RAÇÃO HUMANA

    Anvisa veta uso do nome 'ração humana' em rótulo

    Na moda em dietas, as "rações humanas", compostas de cereais e fibras e encontradas em mercados em todo o país, estão na mira da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
    A agência vai divulgar hoje um alerta de que a substituição de uma refeição por esse produto traz riscos à saúde, já que ele não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação saudável.
    Anota também deve dizer que os produtos não podem usar o nome de "ração humana" nem colocar no rótulo propriedades medicinais, como redução de colesterol.
    Estão liberadas frases que informem que o composto faz bem para a saúde (por exemplo, que melhora o funcionamento do intestino).
    Mas,para isso, os fabricantes terão que pedir o registro do alimento na Anvisa e apresentar estudos que demonstrem essas características.
    A iniciativa surgiu após questionamentos de órgãos de vigilância estaduais sobre esses produtos, afirma Ana Cláudia Araujo, especialista em alimentos da Anvisa.
    "O nome 'ração humana' pode induzir o consumidor a engano e não diz claramente o que é aquele alimento."
    Segundo ela, alimentos vendidos com essa nomenclatura já estão em desacordo com a legislação sanitária.
    As empresas responsáveis devem ser notificadas e receberão um prazo para cumprir a medida. Caso isso não ocorra, estão sujeitas a multa de até R$ 1,5 milhão.

    SACIEDADE
    Segundo a nutricionista Cristiane Coronel, o crescimento do mercado de ração humana se deve principalmente ao fato de o produto, por ter muitas fibras, aumentar a sensação de saciedade.
    Pioneira nesse mercado, a empresa Takinutri afirma ter o produto disponível em 1.300 pontos de venda.
    Lica Takagui Dias, uma das sócias, diz que o objetivo do produto não é substituir refeições, mas melhorar o funcionamento do intestino.
    A nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, diz indicar aos seus pacientes produtos do tipo para casos em que há carência de fibras -nunca, no entanto, para substituir uma refeição.
    Se isso for feito, alerta, faltarão nutrientes, principalmente proteínas, que não estão em grande quantidade nos compostos.
    Já Valéria Paschoal, da VP Consultoria Nutricional, vê com preocupação o crescimento do mercado de ração humana. "Ela estabelece um padrão diário de alimentação, mas a regra básica da nutrição é a variedade dos alimentos", afirma. Segundo ela, o consumo exagerado pode causar hipersensibilidade, que leva a problemas como queda de cabelo e cansaço físico.

    CHUTE: DÚVIDAS

    1.Você sabe o que é PAC ?

    a. Palocci ainda cai ?
    b. Plano de aceleração da corrupção ?
    c. Palácio da Alvorada Contaminado ?

    2. Lavagem de dinheiro é com solvente ?

    3. O crime do advogado foi passional ?

    4. As redes sociais derrubam governos ?

    5. As redes sociais promovem greves ?

    segunda-feira, 6 de junho de 2011

    VENDE-SE TUDO

    Enviado por Ismênia Medeiros
    Martha Medeiros 

    No mural do colégio da minha filha encontrei um cartaz escrito por uma mãe, avisando que estava vendendo tudo o que ela tinha em casa, pois a família voltaria a morar nos Estados Unidos. 

    O cartaz dava o endereço do bazar e o horário de atendimento. 
    Uma outra mãe, ao meu lado, comentou: 

    - Que coisa triste ter que vender tudo que se tem. 
    - Não é não, respondi, já passei por isso e é uma lição de vida. 

    Morei uma época no Chile e, na hora de voltar ao Brasil, trouxe comigo apenas umas poucas gravuras, uns livros e uns tapetes. 
    O resto vendi tudo, e por tudo entenda-se: fogão, camas, louça, liquidificador, sala de jantar, aparelho de som, tudo o que compõe uma casa. 
    Como eu não conhecia muita gente na cidade, meu marido anunciou o bazar no seu local de trabalho e esperamos sentados que alguém aparecesse. Sentados no chão. O sofá foi o primeiro que se foi. 
    Às vezes o interfone tocava às 11 da noite e era alguém que tinha ouvido comentar que ali estava se vendendo uma estante. Eu convidava para subir e em dez minutos negociávamos um belo desconto. Além disso, eu sempre dava um abridor de vinho ou um saleiro de brinde, e lá se iam meus móveis e minhas bugigangas. 
    Um troço maluco: estranhos entravam na minha casa e desfalcavam o meu lar, que a cada dia ficava mais nu, mais sem alma. 

    No penúltimo dia, ficamos só com o colchão no chão, a geladeira e a tevê. No último, só com o colchão, que o zelador comprou e, compreensivo, topou esperar a gente ir embora antes de buscar. Ganhou de brinde os travesseiros.. 

    Guardo esses últimos dias no Chile como o momento da minha vida em que aprendi a irrelevância de quase tudo o que é material. 
    Nunca mais me apeguei a nada que não tivesse valor afetivo. 
    Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para se usar, e não para se amar. 

    Hoje me desfaço com facilidade de objetos, enquanto que se torna cada vez mais difícil me afastar de pessoas que são ou foram importantes, não importa o tempo que estiveram presentes na minha vida...
    Desejo para essa mulher que está vendendo suas coisas para voltar aos Estados Unidos a mesma emoção que tive na minha última noite no Chile. Dormimos no mesmo colchão, eu, meu marido e minha filha, que na época tinha 2 anos de idade. As roupas já estavam guardadas nas malas. Fazia muito frio. Ao acordarmos, uma vizinha simpática nos ofereceu o café da manhã, já que não tínhamos nem uma xícara em casa. 

    Fomos embora carregando apenas o que havíamos vivido, levando as emoções todas: nenhuma recordação foi vendida ou entregue como brinde. Não pagamos excesso de bagagem e chegamos aqui com outro tipo de leveza. 


    ... só possuímos na vida o que dela pudermos levar ao partir.
    Pense nisso!

    domingo, 5 de junho de 2011

    05 DE JUNHO DIA DO VINHO

    Do R7.com
    Thinkstock
    Se é verdade que tudo que é bom merece uma data comemorativa, o vinho, bebida tão peculiar e apreciada em todo o mundo, não poderia ficar de fora.
     
    Estimulante ao paladar, ao olfato e à visão, suas particularidades atraem cada vez mais aficionados no Brasil. 

    Aprender a entender um vinho requer o treinamento constante dos sentidos, e, também, o ensaio de seus rituais de degustação.

    Além disso, o vinho pode proporcionar sempre experiências novas aos consumidores, já que a variedade de uvas viníferas é enorme.
     

    ENERGIA SOLAR 24 HORAS POR DIA

    Da exame.com
    Gemasolar, usina de energia solar concentrada
    São Paulo – Apesar das claras vantagens ecológicas, projetos de energia solar têm um calcanhar de Aquiles: eles dependem da existência de luz natural para produzir eletricidade. Mas um recém inaugurado sistema de geração em Sevilha, na Espanha, mandou para escanteio essa fraqueza. 


    Trata-se da Gemasolar, a primeira usina de energia solar concentrada (ESC) em escala comercial do mundo, que gera energia durante a noite ou em dias nublados. A produção de eletricidade sem a presença de luz solar resulta de uma inovadora tecnologia que usa sal fundido para estocar calor e operar 24h. 



    Com capacidade instalada de 19,9 megawatts, a central já fornece energia para 25 mil lares na região de Andaluzia. Por sua característica renovável, espera-se que a usina evite a emissão de 30 mil toneladas de emissão de CO2e por ano