quinta-feira, 11 de agosto de 2011

N° 2 DO TURISMO ENSINA MONTAR FIRMA DE FACHADA


Agência Estado
Uma gravação telefônica da Operação Voucher, da Polícia Federal, feita com autorização judicial e obtida ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra o secretário executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva Costa, orientando um empresário a montar uma entidade de fachada para conseguir assinar um convênio com o governo federal e liberar dinheiro.
Frederico foi um dos presos pela polícia na terça-feira sob a acusação de envolvimento num esquema fraudulento no ministério. O relatório do Ministério Público, que atuou em conjunto com a PF na operação, mostra que a cúpula do Turismo avalizava as prestações de contas fraudadas entregues pelas entidades de fachada que faziam convênios como governo federal.
De acordo com o relatório da PF, Frederico ensina o empresário Fábio de Mello a montar um instituto. A conversa, de acordo com os documentos, ocorreu no dia 20 de julho deste ano. "O importante é a fachada e tem que ser uma coisa moderna que inspira confiança em relação ao tamanho das coisas que vocês estão fazendo", orienta o secretário executivo. "Pega um negócio aí pra chamar a atenção, assim, de porte, por três meses (...). Mas é pra ontem! Que se alguém aparecer para tirar uma foto lá nos próximos dois dias, as chances são altas", afirmou Frederico, segundo gravação contida na investigação.
Frederico e Fábio de Mello foram presos anteontem pela Operação Voucher. Mello aparece na investigação como dono da Sinc Recursos Humanos, uma das empresas de fachada que, segundo os autos, recebeu dinheiro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), ONG fantasma contratada pelo Turismo que foi o principal alvo da investigação da Polícia Federal.
O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que representa Frederico Costa, criticou ontem a prisão. "A prisão é das mais estranhas que já vi. O decreto de prisão é bizarro e teratológico. A gravação apresentada pela PF está descontextualizada. Tenho sérias dúvidas que ela não esteja relacionada com o inquérito e tenha sido usada apenas para embasar o pedido de prisão." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OS BENEFÍCIOS DA CANELA

VPOnline




A canela (Cinnamomum verum, C. zeylanicum) é um condimento utilizado por chineses há 4.000 anos e possui algumas propriedades muito interessantes para a saúde.

Um dos seus principais efeitos é a sua ação antimicrobiana, promovida pelo óleo essencial, mostrando-se efetivo contra Escherichia coli por exemplo, que é responsável por causar doenças como a colite hemorrágica, síndrome hemolítica urêmica e púrpura trombocitopênica trombótica. 


O óleo essencial da canela também inibe o crescimento de outras bactérias, como Aspergillus parasitucus, Clostridium perfringens e Bacteroides fragilis, reduzindo a produção de toxinas para o organismo. 

Para mostrar como é especial, ainda este óleo também torna alguns medicamentos mais efetivos no combate de bactérias. Inclusive, atualmente a canela começa a ser pensada como uma possibilidade de conservação de alimentos, já que inibe o crescimento de diversas bactérias.

Outro benefício da canela é o auxílio do controle da glicemia em diabéticos ou em indivíduos com resistência à insulina, que possuem maior risco de se tornarem diabéticos, ou mesmo no controle da glicemia de indivíduos saudáveis. 


Uma idéia seria adicionar a canela em pratos com alto teor de carboidratos, como, por exemplo, arroz e doces, pois a canela diminui o tempo de esvaziamento gástrico, bem como da glicemia após ingestão de uma refeição.


Alguns estudos indicam também diminuição do colesterol e de triglicérides com o uso da canela, mas não é conclusivo, o que faz com que a canela possa ser utilizada como coadjuvante neste controle, mas não como terapia principal. 


Além disso, por ter ação antioxidante e antiinflamatória, há a possibilidade de outros benefícios para a saúde com a ingestão de canela, como a ação em doenças como a síndrome de ovário policístico, obesidade e em esclerose múltipla, assim como em outras doenças ainda não estudadas.


Combinando todos estes benefícios e o sabor e aroma que a canela pode trazer em nossa alimentação, esta especiaria pode e deve ser introduzida no dia-a-dia para auxiliar o bom desenvolvimento e funcionamento de nosso organismo!


CHÁ VERDE

Folha Online

Consumo de chá verde exige cautela, afirma nutricionista



Extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, os chás verde e branco ficaram populares devido às suas funções terapêuticas, como a prevenção contra diversos tipos de câncer, ao seu poder emagrecedor e outras coisas. Essas bebidas, porém, exigem cautela ao serem consumidas, pois os benefícios podem, literalmente, virar dor de cabeça.

"Os chás verde e branco são alimentos funcionais, pois nutrem e combatem doenças. Para aproveitá-los corretamente, é preciso ficar de olho na dosagem e nas características do organismo de cada um", diz a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional. Ela recomenda buscar orientação médica antes de ingerir esses chás. "As pessoas pensam que podem bebê-los indiscriminadamente, e isso não é verdade", alerta.

Um dos principais cuidados em relação a essas bebidas é a existência de cafeína em sua composição. A substância, também presente no café, pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas.

"Como aceleram o metabolismo, esses chás não são indicados a pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos. Também devem ser evitados por grávidas e lactantes. A cafeína pode afetar o bebê", salienta a farmacêutica Paula Viñas, da farmácia Fitobrasilis. Casos de insônia, gastrite, problemas renais, hipertireoidismo, ansiedade e taquicardia são incompatíveis com os chás.

Indivíduos com deficiência de ferro no organismo também devem evitar essas bebidas. "Elas contêm tanino, substância que inibe a absorção do mineral", afirma Roseli. Segundo Paula Viñas, quem faz uso do remédio doxorrubicina deve ser monitorado. "Os chás potencializam o efeito desse medicamento."

REFORMA POLÍTICA

OGlobo


Reforma política: petista apresenta nesta quarta-feira novo sistema para eleger deputados


BRASÍLIA - Relator da reforma política na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) apresenta nesta quarta-feira, a partir das 14h30m, seu relatório propondo um sistema diferenciado de eleição de deputados que batizou de sistema de votação proporcional mista, em que o eleitor votará duas vezes para eleger seu deputado: um voto na legenda e outro no candidato. No relatório, Fontana defende também a adoção do financiamento público e exclusivo de campanhas eleitorais custeado por recursos orçamentários. Apesar de vedar contribuições a candidatos ou partidos, o relatório prevê a possibilidade de doação de empresas privadas para um fundo nacional a ser gerido pela Justiça Eleitoral.

Fontana explica que, no novo sistema, o eleitor continuará escolhendo o deputado, dentro de uma lista apresentada pelo partido. Serão eleitos os mais votados e os primeiros colocados na lista. O petista destacou que o sistema continuará sendo 100% proporcional, ou seja, todos os votos serão somados (os dos candidatos e os dados à legenda) e divididos proporcionalmente. O total representará o número de cadeiras a que a legenda terá direito em cada estado.

A primeira vaga será ocupada pelo deputado mais votado. A segunda vaga pelo primeiro da lista partidária, a terceira pelo segundo mais votado e assim sucessivamente. O eleitor poderá optar por um deputado de uma legenda, e no segundo voto, escolher outro partido. A lista será escolhida em voto secreto pelos filiados do partido ou convencionais.

Segundo o petista, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizer qual será o valor a ser gasto nas eleições no país. Seu relatório prevê apenas percentuais a serem destinados de acordo com cada eleição: quanto para cada nível (presidente, senador, deputado), quanto por cada estado e para cada partido. De acordo com o texto, 20% serão distribuídos igualitariamente entre os partidos e 80%, de acordo com o número de votos recebido para a Câmara dos Deputados.

O projeto prevê multas e até cassação de mandato para os que descumprirem as normas da lei, que vedam o recebimento de doações privadas a campanhas de deputados. A prestação de contas do dinheiro será feita pelos partidos à Justiça Eleitoral.

Sistema sugere extinção do cargo de suplente de senador

Além da mudança no sistema eleitoral, Fontana propõe em seu relatório a extinção do cargo de suplente de senador. Pelo texto, o suplente seria o deputado federal mais votado do mesmo partido do senador no mesmo estado.

O petista também irá propor o fim das coligações nas eleições proporcionais, com a adoção das federações partidárias. Pelo relatório, as novas regras passarão a valer a partir de 2014. Fontana não incluiu no relatório a coincidência das eleições gerais com as municipais , defendida por muitos políticos e aprovada pelo Senado. A CCJ do Senado também já aprovou o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais.

Fontana disse que conta com o apoio de seu partido ao novo sistema político-eleitoral:
- O PT está de acordo. Saímos da defesa do sistema de lista fechada, para o voto misto, em que o eleitor poderá alterar a ordem da lista. Teremos agora um período de debates na comissão especial.

O relator encontrará, no entanto, resistências em outras legendas, como o PMDB. Na terça-feira a bancada do PMDB se reuniu e aprovou a adoção de um sistema misto de votação, mas diferente do que será proposto pelo petista. Integrante do PMDB na Comissão Especial de Reforma Política, Marcelo Castro (PI), afirmou que a legenda irá defender um outro tipo de sistema misto de votação: haveria uma lista aberta e uma lista fechada de candidatos e dois tipos de financiamento das campanhas.

Metade dos candidatos seriam eleitos por um sistema majoritário (os mais votados) e estariam livres para coletar recursos privados para bancar suas campanhas, como acontece no sistema atual. A outra metade seria eleita com os votos na legenda e com base em uma lista apresentada aos eleitores pelos partidos. Neste segundo caso, para custear as campanhas seria adotado um sistema de financiamento público exclusivo.

- Achamos que é uma evolução. Metade dos candidatos seria eleita como acontece hoje, mas metade já com a mentalidade nova, que fortalece as legendas. O deputado eleito pelo voto de legenda não terá que se preocupar com a liberação de emendas parlamentares, mas com propostas. É uma transição - afirmou Castro. acrescentando: - Fontana propõe algo incongruente: financiamento público exclusivo com campanhas individuais. A realidade é mais forte que a lei e aqueles que têm mais dinheiro irão fazer campanha e ficar em vantagem.


PRECISA TER PACIÊNCIA


É PRECISO TER MUITA PACIÊNCIA PARA:

1. Assistir ao propaganda do PDT.

2. Trafegar em seu automóvel pelas ruas de Natal.

3. Acreditar que tudo que diz na propaganda da prefeitura do Natal, acontece.

4. Acreditar que o governo do estado, está reconstruindo e avançando.

5. Conviver com tanta corrupção.

6. Aguentar tanta impunidade.

HENRIQUE ALVES CRITICA ORDEM JUDICIAL

Exame

Líder do PMDB na Câmara critica ordem judicial

Henrique Eduardo Alves
Brasília - O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), criticou há pouco a operação da Polícia Federal no Ministério do Turismo que resultou na prisão de 38 pessoas. Ele está particularmente indignado com a detenção do secretário-executivo da pasta, Frederico Silva da Costa. "O Frederico é servidor praticamente desde a criação do Ministério do Turismo, ele vem participando de todas as administrações. Aí prenderam o sujeito. Não entendemos o porquê", afirmou o líder. Para ele, houve abuso na ordem judicial.
O líder lembrou que os convênios no Ministério do Turismo, objeto da investigação, foram assinados há dois anos, que vinham sendo executados normalmente e que não havia investigação sobre nada. "Foi um convênio assinado em 2009 e o PMDB está no Ministério há seis meses", afirmou. Alves lembrou ainda que o ex-deputado Colbert Martins, que também foi preso, está no ministério há apenas dois meses.


MINISTÉRIO DO TURISMO DERRAMA RECURSOS PÚBLICOS

180Graus.com

Ministério do Turismo derramou recursos públicos em todos os Estados





O corre-corre, o tititi e o bafafá foram grandes ontem, com a prisão, pela Polícia Federal, de 38 pessoas envolvidas num esquema de corrupção no Ministério do Turismo. As prisões foram feitas apenas em Brasília, São Paulo e Macapá. Mas outros Estados certamente participaram desse festival de desvio de recursos públicos em nome do turismo.

Entre os detidos estão o número 2 na hierarquia do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa, secretário-executivo da pasta, e o ex-presidente da Embratur, Mário Moysés. Também foram presos o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, e diretores e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), além de empresários. Só do ministério, são seis presos.

As investigações corriam desde abril e devem prosseguir ainda por mais 15 a 30 dias. Na casa de um dos suspeitos, em São Paulo, também sede do Ibrasi, a polícia apreendeu R$ 610 mil em espécie. O Ibrasi é uma organização sem fins lucrativos e, conforme as investigações --em conjunto com o Tribunal de Contas da União e apoiadas pelo Ministério Público Federal --, não teria capacidade técnica para o trabalho.

O Ministério do Turismo derramou recursos públicos em todos os Estados, através de emendas parlamentares. O caso vem de longe e, segundo a Polícia Federal, empresas de fachada foram usadas no esquema. Infelizmente, pouca atenção foi dada às primeiras denúncias de falcatruas com recursos teoricamente mandados para atividades de desenvolvimento do turismo.

No Piauí, muita gente está com a barba de molho, depois dessa nova operação da Polícia Federal. Muitos eventos foram realizados no Estado, nos últimos anos, com recursos do Ministério do Turismo, carreados justamente através de emendas orçamentárias apresentadas por congressistas.

Houve um tempo em que os parlamentares irrigavam suas campanhas com emendas para estradas. Depois, mudaram para barragens e, enfim, caíram na gandaia dos carnavais fora de época.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

PF PRENDE SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DE TURISMO

O Globo




BRASÍLIA - A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira operação para prender integrantes de uma quadrilha acusada de desviar recursos destinados ao Ministério do Turismo a partir de emendas parlamentares. Pelo menos 38 pessoas foram presas. O secretário-executivo da Pasta, Frederico Silva da Costa, é um dos presos.

No mês passado, reportagem de O GLOBO denunciou que o secretário-executivo era um dos responsáveis pela contratação do Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) , uma ONG dirigida pelo empresário César Gonçalves, afastado da Brasiliatur - estatal que coordena ações do turismo do governo do Distrito Federal - há três anos. O valor repassado à entidade chegou a R$ 52 milhões.
Segundo a PF, foram expedidos dez mandados de prisão preventiva e dez de prisão temporária. De acrodo coma Globonews, empresários e funcionários da ONG também foram presos. Cerca de 200 policiais participam da operação, que cumpriu mandados de prisão também no Amapá e em São Paulo.

POR QUE AS BOLSAS CAÍRAM TANTO ?

Blog do Mendonça de Barros.
A direção da Exame pediu-me que, nestes dias de grande tensão nos mercados, atualizasse meu blog diariamente. Faço-o com grande prazer e espero poder ser util neste periodo de grandes incertezas e armadilhas para o investidor. Mas gostaria de deixar claro ao leitor que –apesar de mais de 40 anos de profissão como analista das coisas da economia e das finanças – sinto hoje uma insegurança muito grande para fazer uma previsão mais estruturada sobre o que pode acontecer na economia mundial nos próximos meses. E digo isto por uma razão muito simples: eu esperava que todo o arsenal de medidas fiscais e monetarias, utilizados principalmente a partir  da posse do presidente Obama, levasse a economia americana a uma recuperação ao longo dos anos seguintes. Mas isto não aconteceu e estamos novamente diante da possibilidade de uma recaida perigosa na recessão economica, chamada por muitos de um double dipp.

Esta insegurança diante de um cenario economico que não esperava viesse a ocorrer  obriga-me a mudar a forma de analisar o que pode acontecer daqui para a frente. Não tenho condições hoje de descrever um unico cenario que espero vá ocorrer nos proximos dias e meses por total falta de convicção e clareza. Em situações como esta o analista precisa trabalhar com cenarios diversos, procurando associar a cada um deles uma probabilidade de ocorrencia e criar alguns referenciais externos para navegar entre eles. É o que pretendo fazer hoje neste espaço da revista Exame.

Uma primeira observação ao leitor depois de um dia de cão nos mercados financeiros – principalmente nas Bolsas de Valores – do mundo inteiro. Os investidores não fugiram do dolar ou dos titulos emitidos pelo Tesouro dos Estados Unidos como previram alguns analistas e orgãos da imprensa logo depois de a agencia Standar and Poors divulgar sua decisão de reduzir a qualidade de credito destes titulos. Pelo contrário, a demanda pelo dolar aumentou, provocando uma valorização importante da moeda americana contra as chamadas moedas alternativas como o real, e a taxa de juros dos treasuries caiu a niveis ainda mais baixos em função de uma verdadeira corrida por estes papeis. Isto ocorreu – na minha opinião – pela razão de que não existem ainda duvidas quanto a capacidade dos Estados Unidos de honrar o pagamento de sua divida publica, aliás obrigação inscrita na Constituição americana. Os mercados acreditam que o governo dos Estados Unidos - seja ele de qualquer matiz partidario – irá lidar com responsabilidade nesta questão, fazendo ao longo dos próximos anos o ajuste fiscal que se faz necessario hoje.

Mas então por que as bolsas americanas cairam mais 6% hoje? Exatamente porque, para resolver a questão fiscal na maior economia do mundo, será necessario uma redução de despesas publicas e um aumento de impostos de grandes proporções ao longo dos próximos anos. E este movimento, em um momento de grande fraqueza do setor privado, deve funcinar como um freio adicional ao crescimento economico, criando quase certamente uma nova e profunda recessão. ISTO PRECISA SER ENTENDIDO PELO LEITOR: AS BOLSAS AMERICANAS CAIRAM POR MEDO DA RECESSÃO E NÃO DE UM CALOTE DO TESOURO.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FIBRAS SOLÚVEIS

oqueeutenho



Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome




1261555 66311063 300x199 Fibras solúveis ajudam a eliminar gordura da região do abdome

A gordura localizada não é agradável e também não é igual. A gordura subcutânea, como o nome diz, se acumula sob a pele e é responsável principalmente pela celulite. Apesar de temida principalmente entre as mulheres, não é tão perigosa quanto à gordura visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos. Ela é a responsável pela famosa “barriga de cerveja”. E, apesar de estar associada a um maior risco de saúde, é também mais fácil de ser eliminada.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wake Forest, nos EUA, consumir mais fibra solúvel – encontrada em legumes, frutas e feijão – e realizar atividades físicas moderadas é o suficiente para eliminar ou reduzir a gordura visceral.
“Sabemos que uma taxa mais elevada de gordura visceral é associada com pressão arterial elevada, diabetes e esteatose hepática”, diz Kristen Hairston, autor do estudo. “Descobrimos que algumas mudanças simples podem ter um impacto grande da saúde”.
O estudo envolveu cerca de 1.100 pessoas, que realizaram exames físicos, entre eles uma tomografia computadorizada – exame capaz de medir de maneira precisa a quantidade de gordura subcutânea e visceral – e responderam a questionários sobre estilo de vida. Cinco anos depois, eles realizaram novamente o mesmo processo.
O resultado aponta que o consumo de 10 gramas de fibra solúvel por dia durante o período de cinco anos reduziu a gordura visceral em 3,7%. Aqueles que foram submetidos à atividade física moderada tiveram uma diminuição de 7,4% durante o mesmo período.
Segundo Hairston, podemos encontrar 10 gramas de fibras solúveis consumindo duas maçãs pequenas, uma xícara de ervilhas verdes e meia xícara de feijão. “A atividade física moderada significa se exercitar vigorosamente durante 30 minutos, de duas a quatro vezes por semana”.
Para o autor, o estudo é relevante, uma vez que fornece informações específicas sobre como a fibra solúvel pode afetar o acúmulo de peso através de depósitos de gordura abdominal. “Em nosso próximo estudo esperamos investigar se o aumento do consumo de fibra solúvel com um suplemento de fibra produzirá resultados semelhantes aos obtidos neste estudo”, finaliza.


domingo, 7 de agosto de 2011

OS PECADOS DA CORRUPÇÃO

Em seguida transcrevo matéria da revista Veja, sobre a corrupção no Brasil.

1. CULTURA TOLERANTE A CORRUPÇÃO

Veja




Em julho, após ver dois ministros deixando o governo de Dilma Rousseff em menos de seis meses por causa de escândalos políticos, o correspondente do jornal espanhol El País no Brasil, Juan Arias, publicou um artigo em O Globo em que questionava: “Por que os brasileiros não reagem?”. Além de Arias, muitos sociólogos, cientistas políticos e organizações estrangeiras têm achado estranha a falta de mobilização dos brasileiros diante das frequentes denúncias de corrupção no país. Pior: a população tem memória curta e dá aval para que os corruptos voltem à ativa, por meio do voto. “A sensação que dá é que o povo brasileiro não se surpreende mais com nada”, comenta a diretora de combate à corrupção da Amarribo, Lizete Verillo. “Em nenhum país sério pessoas como o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci seriam aceitos de volta no poder, como aconteceu aqui”, completa o professor Ricardo Caldas.

2. FORO PRIVILEGIADO PARA POLÍTICOS

Veja




A prerrogativa dada a autoridades políticas de serem julgadas por cortes superiores praticamente impossibilita uma condenação. Os órgãos da Justiça para os quais os processos são encaminhados, como o Supremo Tribunal Federal (foto) e o Superior Tribunal de Justiça, não foram criados para conduzir investigações e estão sujeitos a pressões políticas. “Em outros países, o parlamentar tem a imunidade só da palavra, ou seja, ele não pode ser processado somente por calúnia e difamação”, compara o cientista político da UnB e integrante da Ong Transparência Brasil, David Fleischer. “Nos Estados Unidos, por exemplo, se um político comete qualquer outro delito, pode ser preso e o julgamento é feito direto pelo juiz de primeira instância”.

3. JUSTIÇA LENTA

Veja




 A lentidão do Judiciário tem diversas causas, desde a grande quantidade de recursos que podem ser apresentados pelas partes e o excesso de processos que chegam aos tribunais diariamente, até o fato de alguns magistrados se deixarem corromper. “É muito sério ver um juiz que passa em concursos dificílimos, estuda quarenta anos, é um privilegiado em vários aspectos, ocupa cargos altíssimos e ainda se corrompe”, lamenta Lizete Verillo. Um exemplo clássico dessa morosidade é o processo sobre o mensalão. O escândalo surgiu em 2005, a denúncia foi aceita em agosto de 2007 e a ação penal tramita no STF desde então. Quatro anos depois, o julgamento não foi marcado. Enquanto isso, os envolvidos estão à solta. Alguns, inclusive, foram eleitos para continuar criando leis no Congresso Nacional.



4. LEIS ESCORREGADIAS OU INEFICIENTES

Veja




Há pelo menos 1.800 leis em vigor no Brasil. Muitas estão desatualizadas – como o Código Penal – ou simplesmente não pegaram. Para piorar, diversas normas simplesmente possuem brechas facilmente encontradas por advogados astutos. “Aqui, as leis atingem o estagiário, mas não o ministro”, critica Ricardo Caldas. Em outros casos, elas não são aplicáveis, como o enriquecimento ilícito. A convenção da OEA que o Brasil assinou indica que deve ser considerado criminoso o funcionário público ou político que enriquecer durante o exercício de sua função e não explicar de onde veio o dinheiro. A legislação brasileira, porém, dá o benefício da dúvida aos suspeitos: o crime só existe se houver provas de que o enriquecimento foi ilícito, ainda que nunca se descubra de onde o dinheiro surgiu.



5. FISCALIZAÇÃO ACANHADA

Veja




A Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), apesar de terem função fiscalizadora, nem sempre conseguem manter a boa imagem. A principal crítica é sobre a independência em relação ao governo. “Ambos têm integrantes indicados pelo governo e o problema é que o lado político acaba influenciando o técnico”, destaca Lizete Verillo. Outro ponto negativo, ressalta a especialista, é o baixo rigor para acompanhar obras e empreendimentos. “Em muitos casos, observam apenas se o produto final foi entregue, mas não a qualidade deles, nem o processo como foram feitos”, complementa Lizete.

6.FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Veja



Enquanto não se chega a uma definição sobre a nova lei de acesso a informações públicas, documentos, dados e gastos do governo ainda estão distantes da maioria da população brasileira. Em países onde o acesso foi facilitado, a distância entre cidadãos e governo diminuiu e a corrupção e a burocracia foram reduzidas. No Brasil, o Portal da Transparência, da CGU, é considerado um dos mais bem feitos do mundo, mas peca pelo conteúdo. “Não adianta tirar dez em alegoria e zero no enredo”, ironiza o professor Ricardo Caldas. “Para termos transparência mesmo teríamos que saber quem roubou, quanto roubou e para onde foi o produto do roubo”, acrescenta David Fleischer.

7. LIÇÃO QUE NÃO SE APRENDE NA ESCOLA

Veja.



Durante o regime militar, as escolas ministravam a disciplina Educação Moral e Cívica. Ostensivamente dedicada a apresentar os princípios da organização política do país, ela tinha, no entanto, um forte caráter doutrinador. Qualquer cadeira com esse tipo de objetivo corre o risco de trilhar o mesmo caminho. O ensino fundamental deve, antes de mais nada, fazer com que as crianças dominem disciplinas básicas como português, matemática e ciência. Qualquer doutrinação nesse ambiente sempre será ruim, pouco importa se de direita ou esquerda. Ainda assim, informações sobre como funciona – ou deveria funcionar - o setor público deveriam ser incluídas em algum ponto do currículo. O Chile, país onde a percepção de corrupção é muito menor que no Brasil, adota esse tipo de prática em suas escolas, ressaltam os especialistas. “Os jovens precisam sair das escolas com a noção de como cobrar e o que exigir de cada pessoa que ele contrata por meio do voto, no mínimo”, diz o diretor executivo da Amarribo, Guilherme von Haehling.