sábado, 5 de novembro de 2011

O MAL DO FUMO

Studio Mel



"Quem vê cara não vê coração", diz o ditado popular, totalmente verdadeiro no caso do cigarro. A maioria dos fumantes não imagina que as conseqüências do fumo sobre o aparelho circulatório são devastadoras. Ao dar uma tragada, há um imediato aumento dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e constrição dos vasos, o que obriga o coração a exercer maior esforço para bombear o sangue. Com o tempo, eleva-se a probabilidade de desenvolvimento de doenças coronarianas, como angina, infarto, derrame, espasmo, arritmia cardíaca e morte súbita. Não é demais lembrar que quase todas as pessoas com até 35 anos que sofrem infarto são fumantes. 

"A quantidade de cigarros consumidos e os anos que a pessoa levou fumando vão determinar a freqüência e a extensão desses males", explica o Dr. Marcos Fábio Lion, cardiologista, fundador e ex-presidente da Sociedade Paulista de Cardiologia. "E o risco de desenvolvimento de uma doença cardiovascular em fumantes é igual para homens ou mulheres, mas se agrava na mulher quando ela toma anticoncepcionais", alerta o Dr. Lion. 

Quando se pára de fumar, o risco de infarto decresce rapidamente nos primeiros cinco anos, caindo 50% logo no primeiro ano. Para quem consumia menos de 20 cigarros diários, a chance de infarto se iguala às de não-fumantes no final de 10 anos. Porém, para os fumantes de mais de 20 cigarros por dia, serão necessários 15 anos de abandono do vício para ter as mesmas chances de uma pessoa que nunca fumou.

CAI O NÚMERO UM DAS FARC

Veja

Exército e Polícia da Colômbia matam Alfonso Cano, chefe máximo das Farc

Esther Rebollo.
Bogotá, 5 nov (EFE).- O Exército e a Polícia da Colômbia mataram nesta sexta-feira Guillermo León Sáenz, conhecido como 'Alfonso Cano' e líder das Farc, em uma operação que o Governo qualificou como 'o maior golpe nesta guerrilha' em seus quase 50 anos de história.
'Caiu o número um das Farc. É o golpe mais contundente que se deu nesta organização em toda sua história', afirmou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em mensagem à nação em Cartagena de Indias, onde estava quando soube da notícia.
Pouco antes, o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, tinha dado os detalhes da operação, chamada 'Odiseo', e que, segundo explicou, contou com o desdobramento de mil homens das forças de segurança do Estado.
'Alfonso Cano', um intelectual proveniente de uma família de classe média de Bogotá, entrou para as fileiras das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há 30 anos e perdeu a vida quando fugia de um bombardeio e aconteceram combates em uma zona rural do departamento de Cauca, no sudoeste do país.
Pinzón explicou que a operação tinha começado 'há vários dias, mas se materializou a partir de 8h30 da sexta-feira'.
'Foi uma operação conjunta de bombardeio das Forças Militares e a Polícia, na qual caíram alguns membros da estrutura de segurança de Alfonso Cano: o encarregado das comunicações e aparentemente sua companheira', disse.
Além disso, seu chefe de segurança foi capturado.
O ministro da Defesa relatou que após o bombardeio desembarcaram tropas e iniciaram um cerco na área.
'Nesse cerco, no transcurso da tarde, entraram em uma situação de combate, em uma situação de perseguição deste indivíduo e da estrutura que o acompanhava; e ali caiu 'Alfonso Cano'', confirmou Pinzón.
Deixou claro que o chefe guerrilheiro, que assumiu o comando das Farc em 2008 após a morte do dirigente histórico e fundador dessa guerrilha, Manuel Marulanda ou 'Tirofijo', morreu no meio de um combate.
'Alfonso Cano', que estava nessa área de Cauca há dois meses, vivia acompanhado de 14 guerrilheiros e quando morreu estava barbeado, por isso que seu rosto não correspondia com a imagem que se conhecia dele, sempre com barba e óculos redondos.
No local, as forças de segurança encontraram sua carteira, objetos pessoais, documentos e seu computador.
'Este é o golpe mais importante da história dado pelos membros das Forças Militares e da Polícia contra a organização das Farc', disse Pinzón em entrevista coletiva, ao concordar nisto com o presidente colombiano.
E minutos depois, Santos fez um apelo aos integrantes das Farc para que se desmobilizem e optem pela via da paz e da entrega das armas.
'Desmobilizem-se, caso contrário, como dissemos tantas vezes e como comprovamos, terminarão ou em uma prisão ou no túmulo', asseverou o presidente.
Além disso, Santos disse que com a morte do dirigente guerrilheiro 'se conseguiu um grande golpe, um golpe histórico', embora tenha pediu para não se cair em triunfalismos, mas continuar perseverando.
'Devemos insistir até trazer aos colombianos um país em paz, um país onde todos unidos possamos trabalhar por um futuro melhor', clamou o presidente, ao felicitar o Exército e a Polícia por este êxito na luta contra as guerrilhas na Colômbia.
O corpo de 'Alfonso Cano' foi levado para Popayán, capital do departamento de Cauca, para onde este sábado Santos viajará para assumir uma operação que pode significar um giro radical na evolução do conflito armado vivido na Colômbia há quase 50 anos.
Assim expressaram hoje analistas, ex-sequestrados das Farc e representantes das instituições, que consideraram que após a morte de 'Alfonso Cano', que seguiu à de outros quatro membros do secretariado desde 2008, a moral das bases guerrilheiras foi minada. EFE

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENVELHECER COM PRAZER

Texto da net enviado por Ricardo Duarte.



Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer, se você morrer breve.
Além disso, um idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.
Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito.
Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação. Portanto, a responsabilidade agora é deles. Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.
Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero.
Tenha a sua própria condução, até quando não houver perigo.
Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.
Namore sempre, independente da idade, com sua "velha" companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. As "Maria-gasolina" estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.
Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicure, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica?
Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado. Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.
Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.
Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados.
Não use jamais a expressão "no meu tempo", pois o seu tempo é hoje.
Seja o dono da sua casa, por mais simples que ela possa ser. Pelo menos lá você é quem manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for.
Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo. Não viva a vida dos seus filhos. Deixe que levem a vida deles. Você poderá com a sua presença em demasia, atrapalhar a vida, a intimidade e a união deles. Tenha vida própria e eles ficarão mais tranquilos.
Cultive um "hobby", seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.
Viaje sempre que possível, de preferência, vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas.
Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.
Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo.
Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente a você e são problemas seus e dos seus médicos.
Não seja um religioso fanático, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a Deus.
Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa.

Se alguém disser que você nunca fez nada de importante, não ligue. O mais importante já foi feito: Você!

UTILIDADE PÚBLICA


Sinfarn promove I Campanha 
Descarte de Medicamentos de Natal

O que você faz com o remédio que não foi consumido e ultrapassou o prazo de validade? 
Joga no lixo ou no vaso sanitário? Essas duas alternativas estão erradas. 
O descarte irregular de medicamentos contribui para a poluição do meio ambiente. 
Eles são formados por substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água e afetar a saúde humana e de animais.
No sábado, dia 5 de novembro, o Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Norte - Sinfarn - 
vai promover uma ação de cidadania inédita na capital potiguar. 
Durante todo o dia bombonas estarão espalhadas em pontos estratégicos da cidade para o 
recolhimento de medicamentos vencidos que serão posteriormente incinerados. 
A população poderá se dirigir até um dos locais de coleta e entregar os remédios 
para um dos voluntários da campanha devidamente identificado. 
A idéia colocada em prática pelo Sinfarn já obteve sucesso em outros municípios brasileiros. 
"Essa mesma campanha foi realizada em cidades como Petrópolis e Rio de Janeiro. 
A meta do Sinfarn é ir além desse dia 'D' e ajudar a transformar o descarte seguro 
de medicamentos em um projeto de lei permanente para a cidade de Natal", afirma a presidente do Sinfarn, Jacira Prestes.
A I Campanha Descarte de Medicamentos de Natal conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia, 
ONG Baobá, Drogarias Globo, Feifar, Serquip e Supermercados Nordestão.
PONTOS DE COLETA:
Supermercados Nordestão:
·         Tirol – Av. Prudente de Morais, 1140
·         Lagoa Nova – Av. Senador Salgado Filho, 1656
·         Capim Macio – Rua Leôncio Etelvino de Medeiros, 2877
·         Santa Catarina – Av. Dr. João Medeiros Filho, 1835
·         Igapó – A. Bel Tomaz Landim, 26
 Drogarias Globo:
·         Loja 28 – Av. Engenheiro Roberto Freire
·         Loja 8 – Nordestão da Av. Salgado Filho
·         Loja 9 – Nordestão da Av. Prudente de Morais
·         Loja 20 – Av. Hermes da Fonseca
·         Loja 11 – Av. Thomaz Landim / Zona Norte
 

Jacira Prestes
Presidente SINFARN
 
Elaine Camara
Diretor Financeiro

Silvana Accioly
Assessora de Comunicação -  SINFARN
E-mail principal: sinfarn@gmail.com

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DINHEIRO PÚBLICO

Oglobo

Dinheiro público ajuda a pagar jogos de 320 juízes em resorts em PE

BRASÍLIA - Cerca de 320 juízes e seus acompanhantes estão contando com o apoio de empresas estatais para fazer turismo esportivo em Porto de Galinhas (PE). O Banco do Brasil e a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), vinculada ao Ministério das Minas e Energia, bancaram parte dos Jogos Nacionais da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), uma maratona de provas em resorts à beira-mar, com modalidades que vão do tiro esportivo ao pingue-pongue e ao dominó. 


Os Jogos Nacionais da Anamatra começaram no sábado e terminam nesta quarta-feira. A Anamatra admite ter recebido R$ 180 mil em patrocínios, sendo R$ 50 mil do BB e R$ 35 mil da Chesf. A Secretaria de Turismo de Pernambuco também contribuiu com despesas de uma orquestra de frevo. Completam a lista de beneficiadores empresas como Oi e Ambev. 


O dinheiro público empregado no evento cumpre a dois propósitos principais, como ressalta o site dos jogos: propiciar "a interação, o convívio, a troca de experiências e o estreitamento dos laços entre todos os que fazem a Justiça do Trabalho", além de promover a saúde da magistratura. É que uma pesquisa da associação apontou altos índices de depressão, obesidade, hipertensão e sedentarismo entre os juízes, decorrentes, segundo a entidade, "da alta carga de trabalho, da pressão por crescente produtividade e da falta de estrutura no ambiente de trabalho". 


O presidente da Anamatra, Renato Sant'Anna, lembrou, em referência ao reajuste de salário negado pelo governo ao Judiciário, que as "olimpíadas" são uma chance de unir a categoria num "momento difícil" para a magistratura. 
Procurada, a Anamatra alegou que os participantes pagaram taxa de inscrição (R$ 200), além de suas despesas de deslocamento para Porto de Galinhas, hospedagem e alimentação, sem colaboração dos patrocinadores. "As empresas e entidades que apoiaram o evento contribuíram para reduzir os custos com infraestrutura dos jogos, manutenção dos espaços, sinalização e arbitragem das partidas", explicou, em nota. 

O Banco do Brasil argumentou que o público-alvo do evento atende a seus interesses mercadológicos, pois os juízes são clientes com bom poder aquisitivo. "Além disso, o banco tem folhas de pagamento, entre outros negócios, com diversos Tribunais Regionais de Trabalho, incluindo o de Pernambuco, que geram rentabilidade muitas vezes superior ao patrocínio a este evento", justificou. 


A Secretaria de Turismo de Pernambuco informou que, procurada pela Anamatra, julgou pertinente oferecer a banda de frevo para divulgar a cultura local, já que há no evento juízes de todo o Brasil e eles são turistas em potencial. A Chesf não se pronunciou. 

Desde sábado, aproveitando o feriadão enforcado, os juízes disputam 11 modalidades, com direito a medalhas para os campeões. A primeira festa de premiação, comandada por um humorista, foi à beira da piscina do Summerville Resort, um dos quatro que hospedam os atletas, cuja diária mais barata sai a R$ 820. O encerramento seria nesta terça-feira. 

Uma das novidades deste ano foi o dominó, que ficou entre as modalidades mais concorridas. Participaram 32 duplas, que jogaram por cinco horas na segunda-feira. Os maranhenses Carlos Castro e Francisco de Andrade Filho levaram o ouro. 


Os triunfos são registrados num site criado para o evento. No xadrez, levou a melhor o juiz da 12ª Região Gustavo Menegazzi. 
- Foi um ano complicado, pois vim de uma cirurgia no joelho, então, para mim, o título é muito importante - disse Menegazzi ao portal. 

IDH BRASIL

Terra

Brasil avança em ranking de IDH, mas desigualdade persiste


Embora o Brasil tenha aumentado ligeiramente seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) neste ano e subido uma posição no ranking global do indicador, o país mostrou resultados piores quando considerada a desigualdade social e a de gênero, segundo o Relatório de Desenvolvimento de 2011 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Em 2011, o IDH brasileiro chegou a 0,718 ponto, valor 0,003 ponto superior ao de 2010. O desempenho fez o País ultrapassar a nação caribenha de São Vicente e Granadinas e alcançar a 84ª posição entre 187 países. Com isso, o Brasil permaneceu no grupo de países com IDH elevado, uma categoria abaixo das nações com IDH muito elevado e acima das nações com IDH médio ou baixo.
O IDH, que varia entre zero e 1 (quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano), leva em conta as realizações médias de um país em três dimensões: a possibilidade de usufruir de uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno.
Como em 2010, o ranking deste ano é liderado por Noruega (0,943), Austrália (0,929) e Países Baixos (0,910). Na América do Sul, o Brasil obteve um índice superior aos de Colômbia (0,710), Suriname (0,680), Paraguai (0,665), Bolívia (0,663) e Guiana (0,633). Já Chile (0,805), Argentina (0,797) - ambos na categoria de IDH muito elevado -, Uruguai (0,783), Venezuela (0,735), Peru (0,725) e Equador (0,720) ficaram à frente do Brasil.
Desigualdade social
Ainda que tenha evoluído neste ano, o IDH brasileiro despenca para 0,519 (desvalorização de 27,7%) quando são considerados indicadores que medem a desigualdade social. O Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade (Idhad) combina o IDH com dados que levam em conta a equidade no acesso a saúde, educação e renda. Em situação de igualdade perfeita, o IDH e o Idhad são iguais; quanto maior a diferença entre os dois, maior a desigualdade.

Por esse cálculo, publicado pela primeira vez neste ano, o Brasil obtém a 73ª posição entre 134 países. O Idhad brasileiro é inferior ao de muitas nações que estão atrás do País no ranking do IDH, como Gabão (com Idhad de 0,543), Sri Lanka (0,691) e Uzbequistão (0,549).
Nas duas primeiras posições do ranking do IDH, Noruega e Austrália também ocupam os dois primeiros postos na lista do Idhad. Em terceiro lugar, porém, está a Suécia - que só ocupa a 10ª posição no ranking do IDH.
Já os Estados Unidos, que ocupam a quarta posição no ranking do IDH, despencam para o 23º posto na lista do Idhad, principalmente devido à desigualdade de renda e, em menor grau, ao acesso à saúde.
No Brasil, a desigualdade de renda também é a principal responsável pela perda de pontos no Idhad, seguida pela desigualdade na educação e na expectativa de vida. O Brasil também tem seu desempenho prejudicado quando a desigualdade entre homens e mulheres é levada em conta. Nesse quesito, o País fica na 80ª posição entre 146 nações. O ranking é liderado por Suécia, Países Baixos e Dinamarca e tem, nas últimas posições, Iêmen, Chade e Níger.
Destaques
Embora revele a disparidade social e de gênero no País, o relatório elogia práticas adotadas pelo Brasil nos últimos anos, como a expansão no acesso à água e a criação do Bolsa Família, programa de transferência de renda que beneficia famílias mais pobres. O documento afirma que o programa custa apenas 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e pode estar por trás da diminuição do fosso de renda entre os trabalhadores de alta e baixa especialização nos últimos anos.

O Pnud também atribui a diminuição na desigualdade de renda à expansão da cobertura do ensino básico nas últimas décadas, mas alerta que dificuldades no acesso ao ensino universitário enfrentadas pelos mais pobres podem impor obstáculos a essa tendência.
O relatório cita ainda melhorias promovidas por Curitiba nos setores de planejamento urbano e transportes para enfrentar o crescimento demográfico rápido. "A cidade tem agora a mais elevada taxa de utilização de transportes públicos do Brasil (45% de todas as viagens) e uma das mais baixas taxas de poluição do ar do País."
Também merecem elogios o desenvolvimento, pelo governo federal, de sistemas de esgotos residenciais mais baratos e a implantação, desde os anos 1960, de um sistema nacional de distribuição de gás de cozinha - ambos os fatores, diz o relatório, contribuíram com o avanço do IDH brasileiro nos últimos anos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SONATA À MULHER

Recebi de Paris, enviado pelo poeta seridoense Sales Felipe, este poema.



Sonata à Mulher

Eu deixarei que todo o meu ser
Seja viajor pelos girassóis de teu corpo deitado.
E te acompanharei na sonata de desejos calados.
Leva-me assim para o prazer de teus gemidos.
Na rosa da tua boca, serei homem a pulsar de desejos.
Espero-te, mulher, no devagar do despir-se.

Manhã em Paris,  01.11.2011.


NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

O Distrito 4500, a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – PB, firmaram um acordo de cooperação com a Organização Rotaplast International, com o objetivo realizar cirurgias plásticas em crianças, de até 14 anos de idade, com fissuras labiais (Lábio Leporino) e palatais (Fenda Palatina).
ROTAPLAST INTERNATIONAL é uma organização humanitária sem fins lucrativos fornecendo gratuitamente as operações de reconstrução e tratamento para crianças carentes. Já realizou mais de 13.000 cirurgias em todo o mundo.
As cirurgias serão realizadas em João Pessoa – PB, de 26 de agosto a 09 de setembro de 2012.
Quem tiver interessado em fazer esse tipo de cirurgia pode procurar Geraldo Batista, do Rotary Natal Sul, que preencherá uma ficha de inscrição e enviará para o Projeto em João Pessoa. O interessado será submetido a uma avaliação e se aprovado será operado a custo zero. O procedimento é feito por uma equipe de médicos, dentistas, enfermeiros, psicólos etc .
            Rua Dep.Joaquim Câmara, 226 – Tirol
            Cep: 59015-270 – Natal/RN
            Telefones: 3222-7288 – 99828348.


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BRASIL SEM CIGARROS



O Blog Chl, já faz campanha sistemática contra a corrupção no Brasil, agora vai empunhar uma nova bandeira, contra o cigarro.
Para muita gente vai ser necessário o fato de que, um dos maiores ícones do país, está acometido de câncer de laringe, proveniente do uso de cigarros e cigarrilhas, para que atentem para o grande mal que o fumo causa.