sábado, 2 de março de 2013

A INFLUÊNCIA DE DIRCEU

O Estado de S. Paulo

PT vai contra governo e quer projeto para regular mídia

FORTALEZA - O Diretório Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira, 1º, após reunião em Fortaleza, resolução intitulada "Democratização da mídia é urgente e inadiável" na qual decide apoiar um projeto de lei de iniciativa popular para novo marco regulatório das comunicações.A proposta já foi encampada por entidades como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). 
No último dia 20, o Ministério das Comunicações anunciou o adiamento da implantação do novo marco regulatório, que há tempos se encontra parado na pasta.Na quarta-feira, questionado sobre o assunto em evento da CUT, o secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, afirmou que isso não está na pauta do governo.
No documento aprovado ontem, o PT conclama o governo a "reconsiderar a atitude do Ministério das Comunicações, dando início à reforma do marco regulatório, bem como a abrir diálogo com os movimentos sociais e grupos da sociedade civil que lutam para democratizar as mídias no País" e também a "rever o pacote de isenções concedidos às empresas de telecomunicações" - no valor de R$ 60 bilhões, no contexto do Plano Nacional de Banda Larga -, "a reiniciar o processo de recuperação da Telebrás" e a "manter a neutralidade da internet". 
O diretório petista também conclama sua militância a se juntar a essa campanha.Além disso, o texto afirma que o oligopólio que controla o sistema de mídia no Brasil "é um dos mais fortes obstáculos, nos dias de hoje, à transformação da realidade do nosso País".
Insistência. 
Em outra resolução também divulgada nesta sexta, o PT afirma que "a despeito das dificuldades para a instituição de um marco regulatório para a mídia, o PT continuará lutando pelo alargamento da liberdade de expressão no País".
"Como um direito social, contra qualquer tipo de censura, restrição ou discriminação, e insistindo junto ao Congresso Nacional para que dê eficácia aos artigos da Constituição que disciplinam o assunto".
Os petistas afirmam haver "necessidade de que as deliberações democraticamente aprovadas pela Conferência Nacional de Comunicação", realizada em Brasília em 2009, sejam implementadas pela União, "em especial aquelas que determinam a reforma do marco regulatório das comunicações, mudanças no regime de concessões de rádio e TV, adequação da produção e difusão de conteúdos às normas da Constituição Federal, e anistia às rádios comunitárias". 

BRINCADEIRA DE CRIANÇA HOJE

Tatadetila

NA CASA DA SOGRA

Tatadetila

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DIETA MATEMÁTICA

Terra

Matemática indica dieta para emagrecer, manter peso ou engordar

Dieta, dieta, dieta e dieta! Quantas você já fez? E quantas, realmente, funcionaram? Se já cansou de apelar para as maiores loucuras divulgadas por aí, te apresentamos um jeito mais fácil e que é capaz de atender a todos os públicos: é indicada para quem quer emagrecer, manter o peso ou até mesmo engordar.
Não tem mistério, basta fazer uma simples multiplicação.  Coloque na ponta do lápis o seu peso e, se o objetivo for emagrecer, multiplique esse valor por 20. Caso a ideia seja manter o peso, multiplique por 25. Já se estiver precisando engordar, multiplique por um valor de 30 a 35, de acordo com o ganho que deseja. O resultado é equivalente ao número de calorias que você precisa ingerir diariamente.
Quem indica a fórmula é o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, que alerta para a importância de se preocupar também com os nutrientes, além das calorias. “Quem se preocupa apenas em contar as calorias acaba acreditando que pode trocar um prato de comida por um doce que tenha o mesmo valor calórico, esse é o maior engano. Assim a dieta não vai ajudar em nada”.
Segundo o especialista, é preciso fazer pelo menos cinco refeições por dia. Dessas calorias que você pode consumir, 15% devem estar presentes no café da manhã. Depois dele, tente manter a alimentação com intervalos de cerca de 3 horas. “Para conseguir seguir é importante não pular nenhuma das refeições. Se isso acontecer, a probabilidade de pisar fora da linha e comer por impulso e mais do que deve é enorme”, explica.
A maneira mais fácil de conseguir levar adiante a dieta é optar por alimentos que promovam a saciedade. Além disso, nunca trocar o almoço e a janta. “De manhã, leite e seus derivados junto com um carboidrato integral. Frutas nos lanches e no almoço e jantar não deixar de comer comida – nada de lanches. Nessas refeições principais é essencial que não falte nunca vegetais verdes, como alface, espinafre, rúcula e brócolis, entre outros. Eles possuem poucas calorias e têm fibra solúvel, que retarda absorção dos nutrientes e, com isso, você demora a ter fome.

MENOS SALGADO

Oglobo

Acordo para redução de sódio não melhora qualidade da alimentação do consumidor, aponta pesquisa


RIO — Análise feita pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec) constatou que, apesar de Ministério da Saúde e Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) terem firmado mais uma etapa de um acordo para diminuir o teor de sódio em alimentos processados no Brasil em outubro do ano passado, praticamente nada irá mudar na qualidade da alimentação do consumidor. 

Isso porque dos 530 alimentos que tiveram os rótulos analisados pela entidade, entre bolos, biscoitos, batatas palha, maioneses e cereias matinais, mais de 80% deles já possui quantidade média de sódio inferior à meta de redução estabelecida. 

A maioria dos alimentos industrializados tem mais de 50% do valor recomendado de ingestão diária do nutriente.

No caso da maionese, por exemplo, boa parte das marcas analisadas pela entidade contém mais de 1.000mg de sódio em 100g do produto (o equivalente a 10 colheres de sopa, aproximadamente). 

Nessas colheradas há quase metade do total de sódio recomendado pelo Ministério da Saúde para um dia inteiro, que é de 2.400 mg. No entanto, as metas de redução para a categoria parecem não levar isso em conta, pois foram fixadas em 1.283 mg/100g para o ano de 2012; e em 1.051 mg/100g até o fim de 2014 (as metas são gradativas e devem ser implementadas a cada dois anos; para alguns alimentos, começam neste ano e seguem em 2015). 

Das 21 marcas de maionese pesquisadas, 20 (95,4%) não precisaram mover nenhuma palha para cumprir a meta do ano passado, e 11 (52,4%) podem continuar como estão até 2014.

— A medida é importante, mas, isoladamente e com metas timidamente definidas, o impacto na saúde é muito pequeno — declara Silvia Vignola, sanitarista consultora do Idec e responsável pelo levantamento.