sábado, 1 de dezembro de 2012

INTIMIDADE

Exame

'Intimidade' com Lula explica ação de Rosemary, diz Folha

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante simpósio anual IDEA para executivos em Mar del Plata, na Argentina

São Paulo — A grande influência de Rosemary Noronha no alto escalão do governo federal se explica pela “relação de intimidade” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revela reportagem da Folha de S.Paulo publicada neste sábado. A relação deles incomodava, inclusive, a então primeira-dama, Mariza Letícia, ainda de acordo com o jornal.
Rosemary era chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo até operaçãoPorto Seguro revelar um esquema de compra de pareceres técnicos de agências do governo, como ANA (das Águas) e Anac (Aviação Civil).
De acordo com a Folha, Lula e Rosemary se conheceram em 1993, quando ela, egressa do Sindicato dos Bancários, se aproximou do então pré-candidato à Presidência. Rosemary primeiro foi incorporada à equipe de campanha, depois tornou-se secretária de José Dirceu no partido, e, em 2002, quando Lula virou presidente, foi nomeada assessora especial no Planalto.
Um levantamento feito pelo jornal mostra que Rosemary não esteve em nenhuma viagem oficial de Lula na qual a primeira-dama acompanhava seu marido. Algumas vezes ela teria, inclusive, viajado no avião presidencial sem que seu nome estivesse na lista de passageiros oficiais.
Procurado por EXAME.com, o porta-voz de Lula, José Crispiniano, disse que não comentaria o assunto.
Favores
Conversas interceptadas pela Polícia Federal mostram que Rosemary tratou com o próprio Lula, então presidente, a nomeação dos irmãos Rubens e Paulo Vieira, na Anac e na ANA. Sem citá-lo nominalmente, Rosemary, segundo a PF, se referia a ele como PR, de Presidente da República. Paulo Vieira seria o chefe do esquema desmantelado pela polícia.

DEMÊNCIA

O Estado de S.Paulo

Demência em idoso pode ser hidrocefalia

Melhora imediata. Farid Abraão se submeteu à cirurgia - Ernesto Rodrigues/Estadão

Quando o idoso começa a perder memória, é comum que a família fique em alerta para a possibilidade de Alzheimer. O que geralmente não se considera é a hipótese de os sintomas estarem ligados à hidrocefalia de pressão normal, doença responsável por 5% dos quadros de demência.imediatamente. Não tive mais problema de incontinência e minha marcha melhorou sensivelmente. Minha memória está boa.”
A boa notícia é que, diferentemente do Alzheimer, responsável por metade dos quadros demenciais, ou das demências vasculares, segunda maior causa do problema, a hidrocefalia dispõe de tratamento cirúrgico capaz de reverter os sintomas cognitivos e devolver ao paciente a capacidade de pensar e se comunicar.
De acordo com o neurocirurgião Fernando Campos Gomes Pinto, chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do Hospital das Clínicas da USP, a doença, que atinge principalmente idosos, também pode vir acompanhada de alterações na marcha e incontinência urinária.
Os sintomas decorrem do acúmulo do líquido cefalorraquidiano, que banha o crânio e a medula espinhal. O excesso desse líquido afeta áreas importantes do cérebro, como lobos frontais, tálamos e gânglios da base.
“A pessoa tem uma vida normal e, aos poucos, começa a ter o quadro clínico que apresenta os três pontos principais: dificuldade para andar, incontinência urinária e perda da agilidade mental”, diz o neurocirurgião.
O diagnóstico é feito com tomografia de crânio e ressonância magnética. Segundo o neurocirurgião, existem dois tratamentos cirúrgicos possíveis, que têm o objetivo de drenar esse líquido excedente.
Antes da cirurgia, o paciente é submetido a um teste: sob anestesia local, são retirados 40 ml de líquido da medula espinhal. O procedimento reverte momentaneamente o excesso de líquido que banha o sistema nervoso. Caso os sintomas melhorem nas horas seguintes, existe 90% de chance de a cirurgia ser eficaz.
O bacharel em Direito Farid Abraão, de 73 anos, achava que fosse natural da idade ter declínio no raciocínio e dificuldade para andar. Por insistência dos filhos, marcou consulta com um neurologista. A hipótese de hidrocefalia só apareceu no segundo profissional que consultou.
Constatado o problema, submeteu-se à cirurgia em junho. “Comecei a ficar melhor imediatamente. Não tive mais problema de incontinência e minha marcha melhorou sensivelmente. Minha memória está boa.”
No caso da professora universitária Ana Maria, que preferiu não divulgar o sobrenome, a doença a manteve afastada do trabalho por um ano. Ela demorou alguns meses até se decidir por fazer a cirurgia, em abril. “Foi a melhor coisa que fiz. Continuo me recuperando. Se deixasse passar mais tempo, poderia ser irrecuperável.”



DEUS SEJA LOUVADO

Estadão

Justiça determina que cédulas continuem com 'Deus seja louvado'


SÃO PAULO - O pedido para que frase "Deus seja louvado" seja removida das cédulas de real foi negado pela Justiça Federal de São Paulo. A ação civil pública, ajuizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, continha pedido de tutela antecipada, que foi indeferido pela juíza Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal Cível.
Segundo o Ministério Público, a inscrição fere os princípios de laicidade do Estado, de liberdade religiosa e de legalidade, previstos na Constituição Federal de 1988.
Na decisão, a juíza afirma que "a menção à expressão 'Deus' nas cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença".
Diana julga que não existe razão para que haja antecipação de tutela - entrada em vigor da decisão antes que o processo seja encerrado -, uma vez que a frase já é impressa nas notas de real há quase 30 anos. O mérito da causa, portanto, ainda será julgado.
  

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FELIPÃO DÁ CANELADA NOS BANCÁRIOS

Jornal do Brasil

"Não quer pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil", diz Felipão

Felipão: "Não quer pressão, vai trabalhar no banco do Brasil"

Em sua primeira entrevista à frente da seleção brasileira que participará da Copa do Mundo de 2014, o técnico Luiz Felipe Scolari já começou a criar polêmica. Ao falar sobre a pressão que os jogadores vão enfrentar na competição, ele disparou:  "Nossos jogadores sabem que seria um dos títulos mais importantes que o Brasil já conquistou. Tem que trabalhar bem esse aspecto. Se não quer pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada."
O Banco do Brasil divulgou nota classificando a declaração como "infeliz" e "preconceituosa".  A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro também criticou a frase, destacando que o técnico "desrespeitou os trabalhadores bancários".
Alegria de trabalhar com Parreira
O novo técnico disse que volta a trabalhar com alegria por estar envolvido com o grande projeto da Seleção, que é o Mundial 2014. "Feliz por estar trabalhando com pessoas que confiaram em mim e por ter ao meu lado alguém com quem eu possa dividir os rumos da Seleção, que é o Parreira [novo coordenador técnico]", disse Felipão. "O nosso projeto do Mundial está começando de forma intensa e visando, sim, especialmente a conquista do título em 2014", acrescentou. 
"Nós temos a obrigação sim de ganhar o título. Jogamos em casa, não somos favoritos no momento, mas pretendemos nos tornar favoritos durante a competição que se iniciará em 2014. E não é um pais que tem cinco títulos que vai ter intuito de ser vice, terceiro ou quarto", disse Felipão.
Já Carlos Alberto Parreira agradeceu o convite e a confiança depositada pela CBF. Ele disse que é um recomeço, mas também uma continuação. "Vou reviver a dobradinha que deu certo com Zagalo em duas Copas do Mundo, agora com Felipão. Estamos aqui para dar todo o apoio a ele. O objetivo é um só: fazer com que o Brasil seja campeão do mundo. Hoje não somos os favoritos, mas daqui a um ano e meio seremos os favoritos com o trabalho que vai ser realizado", conclui Parreira.
Confira a nota da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:
"A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) repudia a declaração do técnico Luiz Felipe Scolari sobre o trabalho dos bancários do Banco do Brasil, feita na entrevista coletiva desta quinta-feira 29, no Rio de Janeiro, ao reassumir o posto de treinador da Seleção Brasileira.
Ao afirmar que, “se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada”, Felipão não apenas desrespeita os trabalhadores bancários, como demonstra total desconhecimento sobre a realidade do trabalho no sistema financeiro nacional.
Cerca de 1.200 bancários são afastados do trabalho mensalmente, por razões de saúde, vítimas do assédio moral e da pressão violenta para que cumpram as metas abusivas de produção e vendas impostas pelas instituições financeiras, inclusive o Banco do Brasil.
Luiz Felipe Scolari começou mal como novo técnico da Seleção Brasileira. Esperamos que ele não esteja tão desatualizado sobre futebol quanto está sobre as relações de trabalho nos bancos".
Confira a nota do Banco do Brasil:
"O Banco do Brasil, junto com todo o povo brasileiro, deseja boa sorte ao técnico Luiz Felipe Scolari em seu novo desafio à frente da Seleção, e torce para que as grandes conquistas do vôlei brasileiro, patrocinado pelo BB há mais de 20 anos, inspirem o trabalho da Seleção.
Entretanto, o Banco do Brasil lamenta o comentário infeliz do técnico Luiz Felipe Scolari e afirma que se orgulha por contar com 116 mil funcionários que todos os dias vestem a camisa do Banco, com as cores do Brasil, e trabalham com dedicação e compromisso para atender com excelência às necessidades de nossos clientes e do nosso País.
Para a família BB, planejamento, respeito e organização são os segredos para uma estratégia de sucesso que transforma a pressão do dia-a-dia em motivação para as conquistas e para o apoio ao desenvolvimento do Brasil".

EDUCAÇÃO NO BRASIL II

Agência Brasil

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação

Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global  de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vendeseus produtos a vários países.
Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerado pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados.
Conhecidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam as duas primeiras colocações do ranking e, na sequência, figuram Hong Kong, Japão e Cingapura. Alemanha (15), Estados Unidos (17) e França (25) estão em grupo intermediário e México (38), Brasil (39), e Indonésia (40) integram as posições mais baixas. Entre os sul-americanos, Chile (33), Argentina (35) e Colômbia (36) estão em melhor colocação que o Brasil.
ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual.
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.
O Ministério da Educação (MEC) informou desconhecer a pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU).

EDUCAÇÃO NO BRASIL

O erro começa na falta de preparo dos próprios professores, como mostra a faixa abaixo:

O TOURO SENTADO


Colaboração Carlos Magno Medeiros
MORREU FIDÉLIS - O TOURO SENTADO.
Fidélis - Ex-lateral-direito do Bangu e Vasco
                                              Fidélis no Vasco - Em pé, o último da direita.

Morreu no início da tarde de ontem (28) Fidélis, ex-jogador do Bangu, Vasco da Gama, São José e Seleção Brasileira !!!

Fidélis Sofria de Câncer a algum tempo na cidade de Campo Grande-RJ onde vivia com a esposa Maria das Graças, tentou ajuda com dirigentes do Vasco da Gama, sem sucesso. 

Através da Diretoria do São José E.C, conseguiu a locomoção da Cidade carioca e internação no hospital Joseense Pio XII onde permaneceu por cerca de 20 dias, para o tratamento de um câncer... A doença se generalizou e Fidélis não resistiu...

Jose Maria FIDÉLIS era lateral direito, nasceu em 13/03/1944, (68 Anos) em São José dos Campos-SP 

Pelo São José atuou de (1979 á 1981) – em 94 jogos, marcou 1 gol. Foi campeão da Segunda Divisão de 80, o primeiro acesso para o Paulistão. Depois se tornou técnico no próprio São José em 81, 82 e 84.

Campeão carioca pelo Bangu em 66 e campeão brasileiro pelo Vasco da Gama em 74, entre outros títulos. 

Foram 8 jogos pela Seleção Brasileira e 1 gol marcado. Jogo este realizado em 1966 contra o Peru (3x1), em amistoso disputado no Maracanã. 

Participou da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra. 

Quando estava no Rio de Janeiro, ganhou o apelido de “Touro Sentado” e este apelido veio devido à semelhança física com o histórico líder indígena americano, que comandou e derrotou um exército de 3.500 índios contra uma frota americana, em 1830. Depois disso, passou a ser perseguido e se entregou. Em liberdade, passou a fazer parte dos espetáculos de Buffalo Bill, famoso pistoleiro americano.


Fidélis no Bangu 
 Fidélis - Ex-lateral-direito do Bangu e Vasco
.                                                              Fidélis na Seleção.

LIGAÇÕES DE CELULAR

AGÊNCIA ESTADO

Ligações repetidas serão cobradas como uma só

SÃO PAULO – Ligações sucessivas feitas de celular para um mesmo número passarão a ser cobradas como uma ligação única, de acordo com decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgada nesta quarta-feira, 28. A medida aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel altera o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal e aguarda publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor após 90 dias.
A alteração evita que o usuário sofra prejuízos com quedas de ligações. Em agosto, relatório de investigação da agência reguladora apontava suspeita de que a operadora TIM estaria propositadamente derrubando ligações dos clientes do plano Infinity, que pagam pelo número de chamadas e não pela duração.
Para serem consideradas sucessivas, as chamadas deverão ser refeitas no intervalo máximo de 120 segundos entre os mesmos números de origem e de destino. Se uma ligação for interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até 120 segundos, essa segunda chamada será considerada parte da primeira. Não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas.
A regra passa a valer para todos os tipos de planos de telefonia móvel, tanto aqueles que realizam tarifação por tempo quanto por chamada. Além disso, o número de destino pode ser fixo ou móvel. No caso de quem paga a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas. No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança: não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes.

CHAFURDO NA CPI DO CACHOEIRA

O Estado de S. Paulo

Parte da base aliada ameaça derrubar todo o relatório da CPI do Cachoeira


BRASÍLIA - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira corre o risco de terminar em pizza, sem a aprovação de relatório final com as conclusões das investigações. Mesmo depois do recuo do relator Odair Cunha (PT-MG),que desistiu de pedir o indiciamento de cinco jornalistas e da investigação do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, parte da base aliada na CPI, capitaneada pelo PMDB, uniu-se ao PSDB e ameaça derrubar todo o relatório final do petista ou sequer votar o documento.
Um dos argumentos dos aliados para rejeitar o texto final é o pedido de indiciamento do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, por seis crimes. Governistas e tucanos alegaram que Cunha "politizou" o documento ao propor o indiciamento apenas de Perillo, deixando de fora o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiróz. "Assim como a imprensa e o procurador-geral, a questão do governador de Goiás também é uma cortina de fumaça para evitar a discussão de outros temas", afirmou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que decidiu votar a favor do relatório depois das mudanças feitas pelo relator.
Miro cita o pedido de indiciamento de Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta Construções, como um dos itens que ninguém defende publicamente a retirada. Mas nos bastidores integrantes da CPI, quer do governo, quer da oposição, trabalham para que Cavendish seja poupado. "Esse relatório é incorrigível", decretou o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que atribui a inclusão do indiciamento de Perillo no relatório a "fruto da ira" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o governador tucano.
Com cerca de cinco mil páginas, o relatório final da CPI deverá colocado em votação na próxima quarta-feira, 5. Hoje, os integrantes da comissão de inquérito estão divididos entre aprovar o texto e derrubá-lo na sua integralidade. É o caso do PMDB da Câmara: a deputada Íris Araújo (GO) deverá votar a favor do relatório de Cunha, enquanto Luís Pittman (DF) pretende votar contra. "Nenhum dos lados tem certeza de que pode ganhar", observou o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que é suplente na CPI. Ele é um dos que advoga que a inclusão de Perillo no relatório "causa embaraços" e "politiza" o texto da CPI.
A reação ao relatório de Cunha está espalhada em todos os partidos. "Vou votar contra o relatório porque ele não investigou o esquema paralelo da construtora Delta", afirmou o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP). O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) já avisou que vai votar contra toda a proposta. Nem mesmo os chamados "independentes" da CPI - os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Rubens Bueno (PPS-PR) e os senadores Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) conseguiram chegar a um consenso sobre a aprovação ou rejeição total do relatório.
Para tentar salvar o relatório, Odair Cunha brecou manobra do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que chegou a firmar acordo de procedimentos para que pontos controversos do texto fossem votados separadamente pelo plenário da comissão de inquérito. Dessa forma, a CPI iria poder derrotar itens do relatório de Cunha, produzindo, na prática, um novo documento.
"Não aceito esse acordo de procedimentos que prevê que partes ou sugestões ao texto por mim não aceitas sejam submetidas ao voto do plenário", afirmou Cunha, momentos antes de iniciar a leitura de uma apresentação de 89 páginas do relatório. "Quem discordar do meu relatório, terá que votar contra todo o relatório", disse. "Ele (Cunha) virou um ditador!", reagiu o deputado Vaz de Lima (PSDB-SP).
Pressionado e sem votos para aprovar o documento, Cunha anunciou a retirada de seu parecer do pedido de indiciamento de cinco jornalistas - entre eles, Policarpo Júnior, da revista Veja - e da sugestão para que o Conselho Nacional do Ministério Pública (CNMP) investigue Gurgel por não ter levado adiante as apurações da Operação Vegas, da Polícia Federal. A inclusão de Gurgel no relatório foi interpretada como uma vingança do PT contra o procurador-geral que apresentou a denúncia para o julgamento do mensalão. 

O ADEUS DE JOELMIR BETING

Portal Terra

Morre o jornalista Joelmir Beting

Formado em sociologia pela USP, apresentador do 'Canal Livre' iniciou no jornalismo em 1957

Morreu, à 0h55 desta quinta-feira, aos 75 anos, o jornalista Joelmir Beting, apresentador e mediador do dominical Canal Livre e comentarista do Jornal da Band, em São Paulo. No domingo (25), ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da capital paulista, onde estava internado desde o dia 22 de outubro, devido a uma doença autoimune que tinha nos rins.
A morte foi comunicada pelo filho de Joelmir, o também jornalista Mauro Beting, que entrou ao vivo na Rádio Bandeirantes durante a madrugada e leu uma carta de homenagem ao pai. Na TV Bandeirantes, Bóris Casoy, apresentador do Jornal da Noite, demonstrou abatimento ao transmitir a notícia.
Nascido na cidade de Tambaú, interior de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1936, Beting começou a trabalhar cedo, mas sem nunca largar mão dos estudos. Aos 7 anos, já ajudava a família humilde como boia fria. No pequeno município, atualmente com população pouco superior a 20 mil habitantes, ficou até 1955, quando o padre Donizetti Tavares, a quem classificava como guru espiritual e profissional, o orientou a prestar faculdade de sociologia na USP, para depois se dedicar à carreira jornalística. Ainda na universidade, iniciou-se no jornalismo, em 1957, trabalhando especialmente com futebol nos jornais O Esporte e Diário Popular e na rádio Panamericana - atual Jovem Pan
Cinco anos depois, migrou para o jornalismo econômico. Em 1968, após lançar a bem-sucedida editoria de Automóveis no caderno de Classificados da Folha de S. Paulo, foi contratado para ser editor de Economia do jornal. Dois anos depois, passou a assinar sua própria coluna, publicada em diversos periódicos brasileiros. Em 1991, foi para o O Estado de S. Paulo. Beting foi um dos responsáveis pela introdução do jornalismo econômico no rádio, ainda nos anos 1970, e na televisão, na década seguinte. 
Além disso, lançou livros como Na Prática a Teoria é Outra e Os Juros Subversivos, procurando, assim, clarear o entendimento do tema para leigos. Também assinou ensaios e artigos para as principais revistas semanais do País. Jornalista respeitado, Beting afirmava trabalhar e estudar, desde a infância, cerca de 15 horas por dia, e dizia realizar no mínimo oito palestras mensais em convenções, congressos e seminários. 
Casado desde 1963 com Lucila, Joelmir teve dois filhos: o publicitário e webmaster Giangranco e o comentarista e apresentador esportivo Mauro. Ele também é tio de outro conhecido jornalista, Erich Beting. Nos últimos anos, Beting foi editor e comentarista econômico do Jornal da Band, além de comentarista de Jornal Gente e Jornal Três Tempos, da Rádio Bandeirantes, do Beting&Beting, exibido pelo Band Sports, e do Primeiro JornalJornal da Noite e do canal fechado Band News. Aos domingos, apresentava e mediava debates sobre política e economia no Canal Livre, da TV Bandeirantes.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

COPA 2014

Tatadetila

TCHAN TCHAN TCHAN

DiarioSp

É o Tchan volta em 2013 com formação original

É o Tchan volta em 2013 com formação original

O grupo É o Tchan promete sacudir a Bahia e o restante do Brasil em 2013. Beto Jamaica, vocalista da banda, contou à coluna que em 2013 eles vão gravar um novo DVD. E na produção ele vai retomar os sucessos do Gera Samba e também reunirá as meninas que fizeram a história do grupo. “Vamos juntar a Carla (Perez), a Scheila (Carvalho) e também a Débora (Brasil)”, contou. Ainda entre os planos, ele pode chamar pessoas de peso como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Daniela Mercury para fazerem uma pontinha. 
 
A gravação do DVD será transmitida por um canal do país. Por enquanto, porém, ele só pode confirmar os nomes de Xandy, marido de Carla Perez, e do grupo Parangolé.  “O Tchan sempre será um sucesso”, diz ele. O DVD terá entre 15 e 20 músicas. “Todo mundo vai colocar a mão no joelho (risos). E segurar o tchan”, brincou ele, que garante: “Alguns perguntam onde está o grupo, mas nunca terminamos”. Ultimamente, inclusive, eles têm se apresentado em algumas casas GLS. “Não fechamos num público só”, explica. 
 
Entre os planos, está uma turnê internacional. “Nós vamos cantar na Itália, na Espanha, naqueles lugares lá da Europa.”. E, obviamente, com muito samba. “Todo mundo conhece o produto brasileiro. Isso é muito bom.” 
 
Depois do Carnaval, eles devem começar os ensaios para essa produção do DVD especial.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NOVO LEILÃO

Portal do Judiciário

Imóvel de Carla Ubarana vai novamente a leilão

O apartamento de Carla Ubarana e George Leal não foi arrematado no Leilão Público que aconteceu nesta segunda-feira (26) na Central de Avaliação e Arrematação. Cerca de 30 pessoas compareceram ao leilão, mas ninguém ofereceu o valor mínimo de avaliação que foi R$663.380,00. Também foi a leilão o veículo de Carlos Eduardo Palhares, um modelo Tucson, ano 2007, em R$35 mil.
“O imóvel está avaliado com o preço de mercado, muita gente se interessou pelo imóvel, mas preferiu esperar pelo segundo leilão porque o valor do lance inicial é 20% menor do que o valor inicialmente avaliado”, explicou o leiloeiro Marcus Nepomuceno.
O segundo leilão já está marcado para o dia 10 de dezembro às 10h na Central de Avaliação e Arrematação que fica na rua Pastor Manoel Leão, s/n, Neópolis. Dessa vez, o lance inicial dos bens começará com o valor de Segunda Praça, ou seja, 20% menor do que o valor inicialmente avaliado.

OS MALES DO FUMO

Terra

Fumo "apodrece" cérebro, diz estudo britânico



O cigarro "apodrece" o cérebro ao danificar a memória, o aprendizado e o raciocínio lógico, segundo um estudo feito por pesquisadores da universidade King's College London.
A pesquisa feita com 8,8 mil pessoas com mais de 50 anos mostrou que alta pressão sanguínea e estar acima do peso também afetam o cérebro, mas não na mesma medida.
Cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que as pessoas precisam perceber que o seu estilo de vida afeta tanto a mente quanto o corpo.
A pesquisa foi publicada na revista científica Age and Being.
Os pesquisadores investigaram o elo entre o cérebro e as probabilidades de ataque cardíaco e derrame.
Os voluntários da pesquisa - todos com mais de 50 anos - participaram de testes de memorização de novas palavras. Eles também eram instigados a dizer o maior número de nomes de animais em um minuto.
Os mesmos testes foram realizados após quatro anos e depois oito anos.
Os resultados mostraram que o risco de ataque cardíaco e derrame "estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo". As pessoas com maior risco foram as que mostraram maior declínio.
Também foi identificada uma "associação consistente" entre fumo e baixos resultados no teste.
"O declínio cognitivo fica mais comum com o envelhecimento e para um número cada vez maior de pessoas interfere com o seu funcionamento diário e bem-estar", diz Alex Dregan, pesquisador que trabalhou no estudo.
"Nós identificamos uma série de fatores de risco que poderiam ser associados ao declínio cognitivo, e todos eles podem ser modificados. Nós precisamos conscientizar as pessoas para a necessidade de mudanças de estilo de vida por causa do risco de declínio cognitivo."
Para Simon Ridley, pesquisador da entidade Alzheimer's Research UK, o declínio cognitivo ao longo dos anos pode levar a doenças como demência.
Outra entidade britânica de estudo do Alzheimer - a Alzheimer's Society - emitiu uma nota na qual elogia o estudo da King's College London.
"Todos sabemos que cigarro, alta pressão sanguínea, altos níveis de colesterol e alto índice de massa corpórea fazem mal ao coração. Essa pesquisa acrescenta vários indícios de que isso pode fazer mal à cabeça também."

VIDA ATIVA

Oglobo

Um estilo de vida ativo pode desacelerar o mal de Alzheimer


As áreas do cérebro que se beneficiam de um estilo de vida ativo são as que consomem mais energia
Foto: Ari Gomes/15-09-2012

RIO - Um estilo de vida ativo ajuda a preservar a massa cinzenta do cérebro de adultos e pode reduzir a demência e o mal de Alzheimer, de acordo com estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada através da análise da estrutura do cérebro de 876 adultos, com média de 78 anos de idade.

— Nós tivemos 20 anos de dados clínicos sobre o grupo, incluindo índice de massa corporal e hábitos de vida — explica Cyrus Raji, um dos autores do estudo. — Nós tiramos nossos pacientes de quatro locais em todo o país e fomos capazes de avaliar a produção de energia na forma de quilocalorias por semana.

Depois de controlar idade, tamanho de cabeça, disfunção cognitiva, sexo, índice de massa corporal e educação, os pesquisadores encontraram uma forte associação entre a produção de energia e volume de substância cinzenta em áreas do cérebros. 

O maior gasto calórico foi relacionado a maiores tamanhos nos lóbulos frontal, temporal e parietal, incluindo o hipocampo, o cíngulo posterior e os gânglios basais.

— A massa cinzenta inclui neurônios que funcionam na cognição — explica Raji. — As áreas do cérebro que se beneficiam de um estilo de vida ativo são as que consomem mais energia e, aos mesmo tempo, são muito sensíveis a danos.

A demência atinge mais de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com a doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o número deve dobrar até 2030. O mal de Alzheimer é a maior causa para o problema e, atualmente, não tem cura.



O MASCOTE DA COPA

Para mim é um nome muito "furreca" deste tatu, peba, que inventaram pra mascote.
Eis a matéria da Exame:

Nem Amijubi nem Zuzeco: mascote da Copa será Fuleco

Mascote Fuleco, da Copa do Mundo de 2014

São Paulo - Após votação popular com mais de 1,7 milhão de votos em três meses, o nome "Fuleco" foi escolhido para batizar o tatu-bola mascote da Copa do Mundo de 2014. Com 48% dos votos, a opção superou "Zuzeco" (31%) e Amijubi (21%). O anúncio foi feito pela Fifa neste domingo.

O nome, segundo a organizadora do mundial, é a união de "futebol" e "ecologia". Conforme comunicado oficial,  "ao eleger o nome Fuleco, a população brasileira demonstrou afinidade com os dois temas que formam a palavra. Essa fusão representa a maneira como a Copa do Mundo da FIFA pode incentivar o público a se comportar de forma ambientalmente correta".
As três opções foram definidas por um comitê de personalidades composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. Já a imagem final do animal típico da fauna brasileira foi selecionada depois da análise de 47 propostas vindas de seis agências de publicidade. O mascote tem também a sua própria canção, em parceria da Fifa com a Sony: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz.
Bola da Copa
Uma enquete aberta também batizou em setembro a bola do mundial, que se chamará "Brazuca". Com 77,8% dos votos, a opção superou "Bossa Nova" (14,6%) e Carnavalesca (7,6%). 
Embora o nome já esteja definido, seu design só será conhecido em dezembro de 2013, segundo a Adidas, patrocinadora oficial do evento. Os três nomes que foram para votação popular surgiram de uma pesquisa encomendada pela Adidas a uma empresa de pesquisa digital, a Talk Inc

VIGILÂNCIA NA FRONTEIRA

Exame

Embraer fecha contrato de R$ 839 milhões com Exército

Super Tucano, da Embraer

São Paulo - A Embraer, por meio de suas subsidiárias Savis Tecnologia e Sistemas e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento - do setor de defesa, anunciou, nesta segunda-feira, a assinatura de um acordo com o Exército Brasileiro para monitoramento de fronteiras no valor de 839 milhões de reais.
De acordo com a companhia, a acordo contempla o monitoramento de 650 quilômetros de fronteira terrestre na faixa que acompanha a divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia.
“Estamos capacitados a fornecer soluções integradas eficientes e de conteúdo nacional”, disse Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança. Segundo ele, o objetivo é exportar esse tipo de serviço de alto valor agregado. 
Inicialmente, serão instalados subsistemas que estarão ligados à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), ao quartel-general do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), e ao Comando Central do Exército, em Brasília (DF). 
Na sua totalidade, o sistema compreende a vigilância e proteção das fronteiras terrestres do país em uma faixa de quase 17.000 quilômetros que separa o Brasil de 11 países vizinhos e se estende por dez estados e 27% do território nacional.
O braço de defesa da Embraer tem em seu portfólio aviões militares, tecnologias de radar de última geração, veículos aéreos não tripulados (VANT) e sistemas avançados de informação e comunicação, como as aplicações de comando, controle, comunicações, computação e inteligência,vigilância e reconhecimento (C4ISR).
Os aviões e as soluções militares da Embraer estão presentes em mais de 50 forças armadas de 48 países.

O TIGRE NA SOMBRA

O Estado de S.Paulo

'Palavras são como caramelos', diz escritora Lya Luft

Lya Luft  - Divulgação

Lya Luft não escrevia um romance desde O Ponto Cego, lançado em 1999. Ao longo desses 13 anos, ela lançou um livro de contos (O Silêncio dos Amantes, de 2008) e se consolidou como uma autora de imensa notoriedade, especialmente por criar pequenos ensaios que, graças à sua forma predileta de se dirigir ao leitor (direta e coloquial), não apenas revelam suas perplexidades, como também focam o drama existencial humano - o fruto mais célebre éPerdas e Ganhos, de 2003, que encabeçou a lista dos mais vendidos durante 113 semanas.

Agora, Lya retoma a escrita de fôlego com O Tigre na Sombra (Record), delicado romance sobre Dolores, conhecida como Dôda, que, ao nascer com uma perna mais curta, luta para vencer as barreiras sentimentais e pessoais impostas por essa deficiência. Ao seu redor, circulam a irmã Dália, bela mas com um destino desastroso; a mãe, que vive a exaltar os defeitos de Dôda; o pai, carinhoso com ela mas um homem atormentado, que dorme com um revólver debaixo do travesseiro; e a avó, Vovinha, que oferece tranquilidade nos momentos mais atribulados.

Tímida, Dôda projeta na imagem que vê no espelho a mulher perfeita que gostaria de ser. Acredita também na presença de um misterioso tigre de olhos azuis.