segunda-feira, 3 de setembro de 2012

HORTA NA FAVELA

Exame

Alimentos orgânicos são plantados em lajes em favela do Rio

Favela no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Armados com conhecimentos sobre agricultura sustentável, os moradores do Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro plantam hortas orgânicas nos telhados de suas casas para melhorar sua alimentação e aumentar a renda familiar.
A iniciativa partiu da associação civil Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que ensinou durante seis meses a 16 habitantes da comunidade da Babilônia, rodeada de floresta e situada no bairro turístico do Leme, técnicas para o desenvolvimento de hortas urbanas sustentáveis nos telhados e nos quintais de suas casas.
"Agora temos uma ferramenta que nos dá a oportunidade de empreender um negócio, cuidar da nossa dieta e ensinar ao resto da comunidade", explicou à Agência Efe Luiz Alberto de Jesus, aluno de 52 anos.
O morador fez no telhado de sua casa uma plantação de alfaces, tomates, rúcula e outras hortaliças, e as fertiliza com adubos artesanais que aprendeu a preparar durante o curso.
De sua laje ampla, organizada e com todo o material para o trabalho em suas hortas, é possível ver o mar depois de uma fileira de casas coloridas e dos grandes hotéis que dominam a praia de Copacabana.
Depois de passar quase dez anos construindo sua casa com as próprias mãos, o homem agora fez uma obra que nunca sonhou fazer, um lugar onde pode cultivar sua própria comida.
Luiz Alberto contou que essas oportunidades são inéditas nas comunidades do Rio, já que "antes nem as empresas privadas nem as autoridades podiam realizar atividades no bairro devido à violência provocada pelo tráfico de drogas".
Desde 2008, quando as autoridades locais fizeram uma campanha pacificação nas favelas, várias atividades sociais passaram a ser realizadas nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário