sexta-feira, 3 de junho de 2011

AGARRADO NO BADALO

Ontem recebi um belo presente: Othoniel Menezes, Obra reunida. Foi-me dado, por seu filho e organizador da obra, Laélio Ferreira.
No pacote estava escrito assim: Ao "Dr." Chagas Lourenço, mas, prefiro "monarca" como me trata sempre.
Hoje recebo um e-mail, com outro presente, uma glosa(publicada no MEDIOCRIDADE PLURAL), bem no estilo de Laélio.
Dei uma boa risada e republico aqui:


M O T E :

Em Santa Cruz, mestre Chagas (*)
do padre foi coroinha

G L O S A :

Embora distantes, vagas,
tem lembranças dos serrotes,
dos perus dos sacerdotes,
em Santa Cruz, Mestre Chagas ...
Saudades da infância, plagas,
do turíbulo, da igrejinha,
do incenso e da ladainha,
da torre do campanário,
do badalo do vigário
- do padre foi coroinha !



Laélio Ferreira

(* Francisco das Chagas Lourenço. Poeta, Cientista político, boêmio – ex-coroïnha em Santa Cruz do Inharé.)

ACABA CPF DE PLÁSTICO

Da exame.com


Brasília – Depois de meses anunciando que a emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) estava inteiramente modernizada, a Receita Federal admitiu que o cartão de plástico ainda não foi completamente extinto. Em comunicado, o órgão informou que somente na próxima segunda-feira (6) deixará de emitir o documento no formato de plástico.

Segundo a Receita, apenas nesta semana, o Banco do Brasil, uma das instituições conveniadas para a emissão do documento, concluirá a mudança para a nova tecnologia. De acordo com o Fisco, o banco ainda não havia terminado a migração para o novo sistema em cidades mais afastadas. Nas agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal, a Receita informou que os sistemas estão totalmente modernizados há meses.
A nova tecnologia permite a emissão instantânea do CPF. Desde o segundo semestre do ano passado, o contribuinte recebe o número do documento nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A modalidade substituiu o cartão magnético, que leva uma semana para chegar à casa do contribuinte e pode vir com erros.
Quem comparece a essas agências sai com o número do CPF impresso em papel térmico, usado nos extratos bancários. Em seguida, vai à página da Receita na internet e imprime o comprovante que atesta a autenticidade do documento. O serviço custa R$ 5,70, mesmo valor cobrado na emissão do cartão magnético.
A Receita esclarece que o comprovante tem o mesmo valor do cartão magnético para assegurar a validade do CPF. Segundo o Fisco, instituições financeiras, comerciantes e até órgãos oficiais continuam a pedir o cartão como garantia de autenticidade do documento, mas essa exigência é ilegal.
Os técnicos da Receita também estudam a emissão do CPF diretamente pela internet, sem a necessidade de ir aos postos conveniados. No entanto, o serviço continua sem data para começar a funcionar, por problemas de segurança. O Fisco ainda não desenvolveu um sistema para comprovar que quem pede o documento pelo computador é o próprio contribuinte.
Até agora, apenas a impressão de comprovantes e a verificação da regularidade são os serviços relativos ao CPF oferecidos na página da Receita na internet. A alteração de dados e a emissão da segunda via também estão disponíveis, mas só podem ser feitas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), disponível apenas para quem tem um código digital fornecido pelo Fisco.
Até recentemente, a impressão do comprovante só podia ser feita pelo e-CAC, mas a Receita simplificou o procedimento. Desde o mês passado, o certificado pode ser impresso diretamente na página do órgão, sem a necessidade do código digital, que requer o número dos recibos das duas últimas declarações do Imposto de Renda. Dessa forma, quem é isento da declaração ou não tem título de eleitor não precisa mais ir a uma unidade da Receita para autenticar o CPF.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O EMBRÓGLIO ANTÔNIO PALOCCI.

Quando Itamar Franco era presidente, apareceu na imprensa, uma denúncia envolvendo o chefe da casa Civil, Henrique Hargreaves, que imediatamente se afastou e foi cuidar de se defender. Provou a inocência e voltou ao cargo de cabeça erguida.

O que está acontecendo com o Ministro Antônio Palocci? Ele e o governo estão tão convictos de sua inocência, porque não esclarecer ou fazer o mesmo que fez Henrique Hargreaves e quem sabe, voltar com moral elevado ? Será que é isso mesmo ou ele não é inocente coisa nenhuma ?
Pelo menos é a terceira vez que o ministro se envolve em alguma falcatrua, difícil de explicar.

Acho até que a presidentE Dilma gostaria de afastá-lo para apurar os fatos, mas aí aparece o onipotente todo poderoso ex, Lula e ao lado do jurássico, não onipotente, mas ainda poderoso José Sarney e sai em defesa do seu amigo palocci.

A oposição em uma manobra regimental conseguiu convocar o ministro, resta saber até onde as negociatas, troca de favores e empregos, irão confirmar ou suspender esta convocação.


CARTA À AMANDA

Francisco Sales Felipe (Advogado)
                            




Os sonhos não podem ser demolidos. Eles se azulam no rumo do infinito. A ignorância se assemelha aos sargaços deixados pelo mar na areia. É o mar soluçando e essas algas enchendo as nossas praias.

Amanda, a nação assiste, ao mesmo tempo, à divindade de sua resistência e à demolição do patrimônio público pelos que se entregaram aos lençóis da FIFA. No mercado da cartolagem, em cada canto há um audacioso.

Estava arrumando meu matolão - e nele colocando o sonho de voltar ao meu sertão para sossegar minha alma ante tantas desilusões - quando vi sua imagem e ouvi sua voz firme e compassada. Naquela hora, Amanda,  deixei meu saudosismo compulsivo, e um riacho de vontade de resistir me banhou. E sob aquelas cascatas me chegaram logo os aromas das flores-de-cachoeira da nossa terra.

"Royal Cinema", "Serenata do Pescador" e "A Desfolhar Saudades", de repente, ressurgiram como sons musicais para te louvar, Amanda,  e pelos teus sonhos irão por aí espargindo a canção: Amando Natal. Amanda, Natal!

Nísia Floresta e Palmira Wanderley, intercedei, junto a Deus, por todos nós. Diante de  Marize Castro, Diva Cunha, Iracema Macedo e Carmen Vasconcelos - poetas de versos tão sublimes - o atrevimento e a bajulação dos demolidores afirmam que o lugar de educador não é na biblioteca. Eis, portanto, o teor da nossa intercessão: Deus onipotente, afastai de seus filhos os fazedores de promessas - estas sempre renovadas e por isso denunciadoras de que a espera por esse dia que nunca vem  se transformará, inevitavelmente, numa angústia que, uma vez represada, um dia explodirá em gritos divinais. Dai-nos, senhor Deus, a verdade, a coragem de dizê-la e a ternura de Amanda quando os aventureiros chegarem de marreta em punho para destruir o nosso "Poema de Concreto".

Eles, Amanda, permitiram que o antigo casario de nossa Ribeira - linhas arquitetônicas de uma época de estação de trem e maria-fumaça - ruísse. E hoje o que nos resta daquele tempo?

Não! A minha Natal, a nossa Natal não aceitará a presença desses cartolas que pretendem, acintosamente, sujar a honra da terra onde nasceu Amanda.

Finalmente, Amanda, digo-lhe com a firmeza herdada dos nossos antepassados. É bom ser honesto e assistir às suas aulas.

Que Deus nos ilumine na salvação da Educação do nosso Rio Grande do Norte.








OTHONIEL MENEZES

Da Tribuna do Norte

Ticiano Duarte (Jornalista)

Poesia que abraça todo um povo

Laélio Ferreira de Melo me brindou com o excelente, "Othoniel Menezes" - Obra reunida por ele, o filho, seu fiel admirador, selecionada, revisada e competentemente anotada. O poeta, cantor maior deste pedaço de nordeste sofrido, de mensagem ondulante e múltipla que o consagrou ao celebrar, o "Sertão de espinho e de flor", a "Ara de fogo", "Abysmos" ou "A cidade perdida" - absolutamente adorável, deixando o coração falar à vontade.

Nos idos de 1950, era repórter do "Diário de Natal" e o "Poty", e o secretário de redação, Veríssimo de Melo, designou-me para entrevistar Othoniel Menezes, então residente à Rua Correia Teles, na Cidade Alta. O título da reportagem escandalizou a população, ao denunciar que o poeta estava morrendo de fome. Ele mesmo fez questão de expor de público o estado de privação a que estava sendo submetido, abandonado pelos seus amigos que estavam no poder e lhe tinham prometido dar solução aos graves problemas que o afligiam, da falta de recurso necessário para atender suas necessidades materiais urgentes, para sobreviver com a família, dignamente.

Newton Navarro levantou a voz de protesto: Cidade ingrata esta, que deixa que os seus poetas morram de fome. E Veríssimo de Melo fez coro a indignação do outro bardo, incentivando o Lions Club de Natal a conceder-lhe um prêmio de dez mil cruzeiros, o que ocorreu, em 08 de agosto de 1956.

Aliás, há um texto primoroso de Othoniel, "O drama de vida na província", em que diz que, "Com o pecado original de haver nascido na Esquina, tinham vencido, Rodolfo Garcia "ex-diretor do Museu de História Nacional e da Biblioteca Nacional. Membro da Academia Brasileira de Letra); Antônio de Souza (ex-governador do Estado e escritor); Peregrino Junior e seu irmão Humberto Peregrino (o primeiro membro da Academia Brasileira de Letras e o segundo, também escritor, coronel do exército e membro da Academia Norte-riograndense de Letra); Angyone Costa (Jornalista, professor, arqueólogo, etnógrafo, antropólogo, ensaísta, etc. Laélio nas suas anotações destaca seu escritor mais lido nos meios acadêmicos); José Wanderley, que conheci pessoalmente, amigo de mocidade do meu pai, autor teatral consagrado, suas peças fizeram sucesso nacionalmente; Nilo Pereira, Adauto Câmara, José Bezerra Gomes, Abner de Brito, entre outros.

Morar na Esquina, Laélio informa que era um dos apelidos que Othoniel dava ao Rio Grande do Norte, notadamente a Natal, em função da posição geográfica no mapa do continente. E acrescenta: "Foi o primeiro a chamar Natal de Jerimunlândia. Outros topônimos da capital: Cidade dos Reis, Cidade de Santiago, Natalópolis, Nova Amsterdã, Trampolim da Vitória, Londres Nordestina e Cidade Espacial".

Sempre me encantei com a poesia de Othoniel. Quando sua voz e seu canto calaram, o Rio Grande do Norte ficou menor, tal a força dos seus versos, a beleza harmoniosa do cântico diverso, da eterna música das coisas, de que falava Raul de Leoni. Ele disse, num momento poético alto, que a glória que aspirava - a única - e que havia de ser sua túnica, "mais sagrada que a de um rei, posse intangível" se plantava na alma do povo - "que canta as canções que lhe ensinei".

Foi realmente o príncipe dos nossos poetas. Henrique Castriciano, que prefaciou o seu livro "Gérmen", de 1918, no início de sua carreira, disse entre outras coisas: "seus versos de inexcedível harmonia: Lendo-os, o espírito imerge na suavidade do sol-posto e nas recordações do pretérito, saturado de tristezas de tarde evanescente e da noite invasora".

Cascudo, prefaciando "Sertão de espinho e de flor", disse que era um grande livro, "espelhante de verdade de indignação sagrada... e citando Walt Whitman - "quem tocar esse livro abraço todo um povo". 

BB SUBSTITUIRÁ BRADESCO NO BANCO POSTAL EM 2012

Da exame.com


Brasília - O novo parceiro dos Correios no Banco Postal pelos próximos cinco anos será o Banco do Brasil. O leilão para escolha do novo correspondente bancário foi promovido ontem (31), na sede dos Correios, em Brasília e o banco estatal venceu o certame com a oferta de R$ 2,3 bilhões.


O Banco Postal oferece serviços bancários básicos ao público nas agências dos Correios em todo o país. Desde 2001, o Bradesco atuava como correspondente bancário, mas o contrato acaba no fim deste ano.
Além do Banco do Brasil e do próprio Bradesco, apresentaram propostas no leilão os bancos Itaú e Caixa Econômica Federal. O vencedor terá que pagar, no dia 2 de janeiro de 2012, R$ 500 milhões referentes ao uso das agências.
O Banco do Brasil já poderá assumir os postos de atendimento a partir de janeiro do ano que vem. O contrato é de cinco anos e seis meses, prorrogável por mais cinco anos. Para participar da licitação, o banco deveria ter ativos totais de, no mínimo, R$ 21,6 bilhões e patrimônio líquido de pelo menos R$ 2,16 bilhões.
Segundo os Correios, em dez anos de operação, o Banco Postal tem mais de 10 milhões de contas abertas e está presente em 5.266 municípios (6.192 agências). Uma capilaridade que permite a inclusão bancária em 95% do território brasileiro.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

REAJUSTE DE ALUGUEL

De exame

São Paulo - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), índice usado como referência para reajuste de contratos de aluguel, variou 0,43% em maio, um recuo em relação ao mês anterior (0,45%). O número foi divulgado hoje (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo a fundação, no acumulado dos últimos 12 meses, o índice variou 9,77% e, no acumulado deste ano, a variação do IGP-M foi de 3,33%. O IGP-M foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de abril e 20 de maio.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,03% em maio. Em abril, a taxa foi de 0,29%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou variação de 0,90% em maio, superior a abril, quando a variação foi de 0,78%. De acordo com a FGV, contribuíram para esse aumento os grupos habitação, que variou de 0,37% em abril para 0,84% em maio, e alimentação, que passou de 0,87% para 1,09%.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma variação de 2,03% em maio, acima do resultado de abril (0,75%). Segundo a FGV, os três grupos componentes do índice apresentaram aceleração: materiais e equipamentos (passou de 0,40% em abril para 0,43% em maio), serviços (de 0,21% para 0,53% em maio) e mão de obra (de 1,16% para 3,70%).

LATINO ? QUE LATINO ?

Da veja


Xenofobia linguística é o fim. Servilismo linguístico também. Entre esses dois abismos a língua se equilibra precariamente, como demonstra o adjetivo “latino”. 
Em português, como se sabe, trata-se de uma palavra que se aplica a algo ou alguém que tenha relação com qualquer uma das culturas herdeiras do latim. A nossa, por exemplo. Até aí, tudo ótimo.Ocorre que, no inglês americano, a palavra adquiriu sentido bem mais restrito: quer dizer latino-americano ou, mais especificamente, hispano-americano. Escreve-se com inicial maiúscula e, naturalmente, sem flexão de gênero, que o idioma dos gringos desconhece. Jennifer Lopez é umaLatino actress, por exemplo. Até aí, problema deles, ou seja, tudo ótimo também.O chato é que o sentido americano da palavra vem contaminando a língua falada aqui, num caso de estrangeirismo semântico. 
Quando lê ou ouve que Obama tem o apoio do eleitorado latino, por exemplo, um falante de português está autorizado a incluir nesse grupo os descendentes de italianos de Nova York, para não mencionar franceses, romenos, galegos etc. Mas não, nada disso: o eleitorado em questão é o de origem latino-americana.
Xenofobia linguística é o fim, convém repetir. Mas não é menos grave perguntar a estranhos o sentido de uma palavra que nos expressa.

domingo, 29 de maio de 2011

CAFÉ DA MANHÃ RICO EM PROTEÍNAS

Do Uol notícias
Tomar café da manhã, especialmente se for rico em proteínas, aumenta a saciedade e reduz a fome durante o dia, mostra estudo da Universidade de Missouri (UM). Além disso, os pesquisadores descobriram através de exames de ressonância magnética (RM) funcional que comer um café da manhã rico em proteínas reduz os sinais cerebrais que controlam a motivação para comer e o mecanismo de recompensa ligado à comida. O estudo recrutou adolescentes que costumavam pular o café da manhã, pois 60% dos adolescentes americanos tem esse hábito, que está relacionado a alimentação em excesso (especialmente à noite),ganho de peso e obesidade.


A pesquisa durou três meses e os adolescentes ou continuavam a pular o café ou comiam cereis com leite (500 calorias) com quantidade normal de proteínas ou tomavam um café da manhã rico em proteínas com waffles farinha enriquecida com proteínas e iogurte. Ao final de cada semana eles preenchiam questionários de saciedade e apetite. Comparados com pular o café da manhã, os dois tipos de refeição aumentaram a saciedade e diminuíram a fome durante a manhã. O café da manhã rico em proteínas teve respostas ainda melhores na saciedade, diminuição do apetite e diminuição dos estímulos cerebrais ligados à fome. A pesquisa aponta que um café da manhã rico em proteínas é uma importante estratégia para controlar o apetite e regular o consumo calórico durante o dia 

GORDURAS TAMBÉM COMBATEM A OBESIDADE

Do uol notícias
Com a correria do dia-a-dia e a má alimentação que muitas pessoas já se acostumaram a fazer, a obesidade fica cada vez mais próxima de nossa realidade. Já sabemos que por ter mais chances de desenvolver problemas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, a pessoa obesa corre mais riscos do que uma pessoa saudável em qualquer ambiente que esteja. Entretanto, nos dia de hoje, em que o stress afeta uma grande parte da população, na pessoa obesa os efeitos podem ser ainda maiores.
Além disso, o seu rendimento pode ser menor devido a falta de energia causada por carência de nutrientes (sim, a pessoa obesa tem carência de nutrientes, ela é uma doença paradoxa, pois tem excesso de alimentos e carência de nutrientes).
Embora a maioria das pessoas acredite que para conseguir combater a obesidade ou até mesmo perder alguns quilos o correto é eliminar totalmente a gordura da alimentação, isso não é verdade. Alguns tipos de gordura como, os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, são essenciais para a nossa saúde e ainda estimulam vários processos diferentes na luta contra a obesidade.
Esses ácidos colaboram na queima de gorduras ingeridas, melhoram o controle do nível de açúcar no organismo e a capacidade de transportar a glicose do sangue para as células e influenciam importantes alterações genéticas anti-obesidade, entre outras benfeitorias.
Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 podem ser encontrados em nozes, sementes de linhaça e abóbora, peixes gordurosos como o salmão, mariscos, algas marinhas e em verduras de folhas verdes.
Assim como todos os alimentos, esses ácidos também devem ser ingeridos com moderação, pois, se consumidos em excesso (ômega 6) podem fazer mal e rebaixar o nível de HDL (colesterol bom) e o retardar a coagulação sanguínea.