sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A RESPOSTA DE DILMA

G1

Dilma diz que não aceita de 'maneira alguma' sugestão de revista

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (7) que o Brasil não vai aceitar "de maneira alguma" a sugestão da revista britânica "The Economist" para demitir o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Reportagem da publicação afima que o mercado perdeu confiança em Mantega depois do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre – que mostrou uma alta de 0,6% sobre o trimestre anterior. “Ela [Dilma] insiste que é pragmática. Se é assim, ela deveria demitir Mantega, cujas previsões excessivamente otimistas perderam a fé dos investidores, e indicar um novo time capaz de restabelecer a confiança dos negócios”, afirma o texto.
Dilma afirmou que "em hipótese alguma" o governo brasileiro será influenciado por opiniões da revista. "Nós todos aqui e eu somos a favor da liberdade de imprensa. Então, não tenho nenhum senão a dizer sobre o direito de uma revista ou jornal falar o que quiser. Só quero me manifestar que, em hipótese alguma, o governo brasileiro, eleito pelo voto direto e secreto do povo brasileiro vai ser influenciado por uma opinião de uma revista que não seja brasileira", afirmou Dilma durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.Dilma ressaltou que o Brasil tem tido crescimento econômico, enquanto muitas nações desenvolvidas vivem taxas de crescimento negativas.
"Nós estamos crescendo a 0,6% neste trimestre. Iremos crescer mais no próximo trimestre. Então, a resposta é: de maneira alguma eu levarei em consideração esta, diríamos, sugestão. Não vou levar", frisou.
A presidente afirmou não considerar "correta" a "sugestão" da publicação e disse que nunca ouviu um jornal ou revista recomendar demissão de ministros de países que passam por situações econômicas piores do que o Brasil.
"Acho que não é correto também pelo seguinte: diante dessa crise gravíssima pela qual o mundo passa, com países tendo taxas de crescimento negativas, escândalos, quebras de banco, quebradeiras, eu nunca vi nenhum jornal propor a queda de um ministro", afirmou.
A presidente demonstrou irritação quando questionada por jornalistas se a situação da economia dos países desenvolvidos é melhor que a brasileira. Ela disse que nenhum banco quebrou no Brasil, a exemplo do banco de investimentos americano Lehman Brothers, que quebrou em 2008.
“Vocês da imprensa brasileira não sabem que a situação deles é pior que a nossa? Pelo amor de Deus, desde 2008. Nenhum banco como o Lehman Brothers quebrou aqui”, disse.
A presidente afirmou que o Brasil não tem crise da dívida soberana, que a inflação está sob controle e que o país tem US$ 378 bilhões em reservas. “Tudo isso se dá porque os juros caíram no Brasil. [...] Por que não podia cair aqui?”, questionou. “Aqui tinha de ser o único, como dizia um economista antigo nosso, o último peru – ele falou de ação de graças, mas como aqui a gente não comemora ação de graças, eu vou chamar de peru de Natal”, disse, rindo em seguida.

CHARGE

Tatadetila

VINHO

Terra

Uma taça de vinho por dia pode ajudar a prevenir câncer de intestino

A pesquisadora ainda revelou que o resveratrol pode ser consumido por meio de suplementos Foto: Getty Images

Beber uma taça de vinho todos os dias pode ajudar na prevenção do câncer de intestino, segundo pesquisa. O resveratrol, substância encontrada na casca das uvas, já havia sido apontado como aliado no combate ao câncer. No entanto, os cientistas ainda não sabiam exatamente o quanto era necessário para que o método fosse eficaz. As informações são do jornal Daily Mail
Para o estudo, foram feitos testes em ratos, que mostraram que uma dose de 5 miligramas cortaram pela metade o desenvolvimento de tumores no intestino. A pesquisa ainda concluiu que 5 miligramas foram muito mais eficazes do que uma dose de um grama. "Todos acham que quanto mais, melhor, mas descobrimos que doses menores eram mais efetivas", disse Karen Brown, professora da Leicester University. "Ficamos impressionados que a menor dose teve mais efeito", completou.
A pesquisadora ainda revelou que o resveratrol pode ser consumido por meio de suplementos, no entanto, não existem provas clínicas dos benefícios dessa prática. "Ainda estamos tentando entender o mecanismo por trás da forma como a substância trabalha e se isso realmente pode ser traduzido para as células humanas", disse Brown.
Dentro de dois anos, a equipe da pesquisadora espera conduzir um experimento em pacientes com alto risco de desenvolver câncer de intestino. 
 

PORTO INSEGURO

Oglobo
Porto Seguro: Weber diz que há mais procuradores envolvidos


BRASÍLIA — O ex-advogado-geral adjunto da União José Weber Holanda Alves disse nesta quinta-feira não ser “vilão nessa história”, em referência à Operação Porto Seguro da Polícia Federal, e apontou a participação de outros procuradores da União no esquema de compra e venda de pareceres jurídicos investigado pela PF. 

Em entrevista ao GLOBO, por telefone, Weber defendeu o ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, responsável por sua indicação ao cargo de advogado-geral adjunto.

— O ministro é um homem de bem, honrado — disse Weber, que evitou comentar o depoimento de Adams no Senado, na quarta-feira.

Aos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Adams subiu o tom contra o ex-braço-direito e apontou uma “relação promíscua” nos casos que envolveram a AGU na Operação Porto Seguro.

— Estou como vilão nessa história e eu não sou vilão. Outros procuradores estão envolvidos e não se fala sobre eles. Não quero citar nomes — afirmou Weber.

AGU identifica 40 atos de Ex-advogado-Geral

O ex-advogado-geral adjunto não disse se a referência era aos outros dois consultores jurídicos indiciados pela Polícia Federal — um do Ministério da Educação, Esmeraldo Santos, e outro da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Glauco Moreira — ou a procuradores que não apareceram nas investigações. Diante da insistência do repórter, questionou:
— Você leu o inquérito? Há outras pessoas no inquérito. Só sai meu nome na imprensa. Estou precisando trabalhar e vocês não estão deixando.

Weber afirmou que Adams “não está sendo acusado de nada” e que, desde a deflagração da Operação Porto Seguro, não teve mais contato com ele. Disse que está lendo o inquérito e que, só depois, vai falar sobre as acusações e as medidas e o tom adotados por Adams.

A AGU identificou 40 atos de Weber, desde a nomeação para o cargo de adjunto, em 2009, com alguma validade jurídica e repercussão em outros atos do órgão. A cúpula da AGU só divulgou o conteúdo de sete atos, relacionados à Ilha de Bagres, concedida ao ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM). Weber e Miranda foram indiciados pela PF por corrupção passiva e ativa, respectivamente, por suposto favorecimento na concessão de ilhas a Miranda.

Aos senadores na CCJ, Adams detalhou as providências adotadas apenas em três casos em que houve manifestações de Weber: as concessões das Ilhas dos Bagres, em Santos (SP), e das Cabras, em Ilhabela (SP), ao ex-senador Miranda, além do caso referente aos interesses da empresa Tecondi na área portuária de Santos. O GLOBO apurou mais dois casos.

AGU abre sindicância para apurar concessão

Após a Consultoria Jurídica da União em São Paulo, vinculada à AGU, sinalizar que reprova a concessão à Miranda da Ilha Caneu, em Santos, o processo foi transferido para a AGU em Brasília. Segundo Weber, isso ocorreu a partir da manifestação de uma empresa do ex-senador. O pedido foi “dirigido ao ministro”, mas o despacho coube ao advogado-geral adjunto.

Em outubro de 2011, Weber fez um parecer sobre concessão de áreas da União a empresas e pessoas físicas em que não colocava objeção à medida, chamada de aforamento. O documento foi remetido a São Paulo. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no estado, vinculada ao Ministério do Planejamento, decidiu pelo aforamento de Caneu a uma empresa de Miranda, tanto da área seca quanto da área de mangue. A decisão está suspensa desde a deflagração da Operação Porto Seguro.

Entre os indiciados, está a ex-superintendente da SPU em São Paulo Evangelina Pinho.

— Fiz o despacho com base numa interpretação jurídica, em tese. Nem citei nomes de empresas — sustentou Weber.

A AGU também apura se Weber influenciou a troca do comando da Procuradoria Seccional da União (PSU) em Santos, área de interesse de Miranda. Weber admitiu ter conversado sobre a PSU em Santos com o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, apontado como chefe da quadrilha. E disse ter sido consultado na AGU sobre indicações para o cargo.

— Paulo Vieira era diretor do Conselho da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e falava sobre muitos assuntos — afirmou.

Em resposta ao GLOBO, a AGU informou que abriu sindicância para apurar os fatos relacionados à Ilha Caneu. “O despacho foi feito sem que Weber de Holanda tivesse competência para isso, portanto o ato é nulo. O ministro Adams não tinha conhecimento de que Weber havia enviado o despacho para São Paulo”.

Sobre a mudança na PSU em Santos, em 2011, a AGU disse que o então procurador manifestou interesse em se afastar do cargo. “A Procuradoria Geral da União, em conjunto com a Procuradoria Regional da União da 3ª Região, sugeriu o nome de uma advogada após entrevista e avaliação do perfil. Ela estava lotada à época na Corregedoria da AGU.” A PSU em Santos não quis se manifestar.


FRITURA

 

The Economist sugere que Dilma demita Mantega

Guido Mantega no Palácio do Planalto

São Paulo – Ao repercutir o crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre do ano, que veio muito abaixo do esperado pelo mercado, a revista The Economist não poupou palavras e sugeriu a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
No artigo com o título “Uma quebra de confiança”, a revista afirmou que se Dilma quiser uma segunda chance, precisa conseguir uma nova equipe econômica. Mas adiante no texto, a revista foi ainda mais direta, ao afirmar que a presidente insiste ser pragmática. “Se ela for mesmo, deveria demitir Mantega, que perdeu a confiança dos investidores com suas projeções otimistas”.
A revista afirma que políticas econômicas são um passo importante para ganhar uma eleição no Brasil. A publicação diz que Lula foi reeleito por tirar milhões de brasileiros da pobreza. Já Fernando Henrique Cardoso, por conter a inflação. “E Rousseff? Os eleitores podem julgar que ao tentar equilibrar tantas bolas econômicas, ela deixou cair a maioria”, afirmou a publicação.

INFLUÊNCIA POLÍTICA

O Estado de S.Paulo

Delator cita ajuda de Sarney a esquema de pareceres

Vieira só foi nomeado como diretor da ANA depois da manobra com Sarney (foto) - Dida Sampaio/AE

Delator do esquema de venda de pareceres em órgãos federais, o ex-auditor Cyonil Borges disse que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), teria posto sua influência a favor dos interesses da organização no Tribunal de Contas da União (TCU). 

Em denúncia enviada ao Ministério Público Federal (MPF), ele relatou que o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira teria conseguido alterar a tramitação de processo em favor da empresa Tecondi após acionar Sarney. O senador nega.

De acordo com o inquérito da Operação Porto Seguro, Vieira fazia lobby no TCU para beneficiar a Tecondi em auditoria que discutia irregularidades em contrato de arrendamento de áreas do Porto de Santos. A Polícia Federal sustenta que o ex-diretor ofereceu propina de R$ 300 mil para que Cyonil elaborasse parecer favorável à empresa.
Em 2007, o ex-auditor se manifestou contra a permanência da Tecondi no terminal paulista. O processo foi remetido ao gabinete do então relator, Marcos Vinícius Vilaça, hoje aposentado.
Entre 2008 e 2010, Vieira teria operado para que o TCU determinasse nova inspeção pela Secretaria de Controle Externo (Secex), em São Paulo. Com isso, haveria a chance de outro parecer, favorável à empresa, ser elaborado.
Na representação, de 15 de fevereiro de 2011, Cyonil relata conversas com Vieira, nas quais o ex-diretor teria citado o senador. "Paulo Vieira disse que pediria a José Sarney, que indicara, à época, o ministro Vilaça, para reencaminhar o processo à secretaria de São Paulo e, assim, autorizasse a inspeção." Rejeitado pelo Senado, Vieira só foi nomeado para a diretoria da ANA após manobra de Sarney.
Vilaça relatou o processo até junho de 2009, quando se aposentou. No primeiro semestre daquele ano, o ministro enviou o caso a São Paulo para que técnicos se pronunciassem sobre informações apresentadas pelo Ministério Público e pela Companhia Docas de São Paulo (Codesp), responsável pelo porto.
Nova inspeção. O caso voltou a Brasília. Em outubro, José Múcio assumiu a relatoria e determinou a inspeção em São Paulo. Pelos registros do TCU, houve nova manifestação da Codesp, o que teria motivado a remessa para o Estado para avaliar as condições "atualizadas" do contrato.
A inspeção ficou a cargo de Cyonil, que, segundo a PF, recebeu propina para elaborar o relatório. No documento, ele muda de posição: defende a manutenção do contrato com a Tecondi e abre brecha para que a empresa assuma novas áreas no porto.
Múcio, contudo, não concedeu decisão favorável à empresa. Em abril de 2010, a assessoria do ministro foi procurada por Vieira, que tentou evitar a remessa do processo para o Ministério Público e cobrou celeridade no julgamento, com base no parecer de Cyonil. Mas o relator pediu mais pareceres ao MP e à Secretaria de Desestatização, em Brasília.
Segundo Cyonil, Vieira teria ficado "transtornado" ao saber que Múcio proporia medida cautelar contrária à Tecondi, impedindo a ocupação de novas áreas. A decisão é de novembro de 2010.

INTERNET

blogs.estadao

O mapa do blecaute na internet


SÃO PAULO – A internet, com sua lógica descentralizada, tende a sobreviver a guerras, catástrofes e calamidades. No entanto, blecautes em larga escala, antes raros, começaram a se tornar mais recorrentes, sobretudo em países que enfrentam crises políticas – a fim de silenciar vozes dissidentes. Já aconteceu com Líbia, Egito e, mais recentemente, com a Síria – que teve todas as suas conexões desligadas há uma semana.
Segundo estudo da empresa de monitoramento Renesys, a onda de perigo vai muito além dos integrantes da Primavera Árabe – 61 países possuem apenas um ou dois provedores de serviço conectando-os ao resto do mundo e, portanto, estão vulneráveis a blecaute. Entre eles estão Groelândia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, Iêmen, Birmânia e Etiópia.
Analisando a quantidade de provedores e roteadores distribuídos pela rede, a Renesys criou o mapa abaixo, que atribui  a cada país risco “severo”,  ”significante”, “baixo” ou o classifica como “resistente”. Trinta países, incluindo os Estados Unidos, Inglaterra e Canadá e o Brasil, possuem mais de 40 provedores de internet cada, sendo classificados como resistentes a uma desconexão geral.
O que faz um país correr esse risco? “É um alto grau de centralização e um baixo nível de diversidade”, disse  James Cowie, chefe do departamento de tecnologia da Renesys. “Esses países tendem a ser lugares que em que naturalmente – pela história ou pela regulação – o número de provedores  que troca informações e compartilha tráfego com outros é muito, muito baixo.”
As causas variam de restrições políticas a questões logísticas. “A Groenlândia provavelmente gostaria de ter mais diversidade, mas a sua natureza e os gastos para se estabelecer conexão no País a limitam a um número pequeno –aparentemente, muito pequeno – de provedores”, diz Cowie.
Controle da rede. Temas como gerenciamento da internet estão sendo debatidas agora por 193 países na  Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT, na sigla em inglês), em Dubai, nos Emirados Árabes. Entre esta semana e a próxima,  governos se reúnem para atualizar as regras das telecomunicações.
“Além da estabilidade e performance da internet, os riscos políticos de desconexão da rede começam a aparecer na lista de discussões, enquanto empresas consideram onde investir em infraestrutura global de nuvem”, diz a Renesys, que atenta para a importância do evento no estudo.
A conferência atualizará os padrões internacionais para o setor, o que desperta a preocupação de organizações civis e de empresas de internet. Estão em jogo questões como neutralidade de rede, controle por órgãos independentes e modelo tarifário de taxa por tráfego (entenda aqui).
A delegação brasileira cogitou  levar uma proposta sobre neutralidade, um dos principais entraves para aaprovação do Marco Civil da Internet no País. Apesar disso, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo garante que não assinará nenhum documento contrário à neutralidade.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CHARGE


BEBIDA MILAGROSA

Terra

Uísque restaura visão de homem que ficou cego por vodca

O líquido foi colocado no estômago do paciente através de uma solda Foto: Getty Images

Um homem de 65 anos da Nova Zelândia que perdeu a visão depois de misturar vodca e medicamento para diabetes foi "salvo" por uma garrafa de uísque. As informações são do Gawker.
Denis Duthie, professor do Western Institute of Technology, estava bebendo o  líquido durante o aniversário de casamento de seus pais, quando sua visão de repente desapareceu. "Eu pensei que tudo tinha ficado escuro e logo voltaria", disse.
Depois de tentar dormir para ver se tudo voltaria ao normal, a cegueira continuou e Duthie decidiu ir para o hospital. Os médicos imediatamente suspeitaram de envenenamento por metanol, que fez com que formaldeído se acumulasse em seu sistema digestivo, levando à perda da visão.
Para evitar a metabolização de metanol e formaldeído, os médicos injetaram etanol no aparelho digestivo do paciente, mas havia pouco em estoque. Então, um dos médicos foi enviado para comprar uma garrafa de uísque Johnnie Walker Black.
O líquido foi colocado no estômago do paciente através de uma solda. O paciente permaneceu na UTI e, depois de 10 dias, sua visão retornou. "Eu estou vivo. O hospital foi absolutamente incrível. Não poderia ter sido melhor."

CHEGANDO A HORA

Oglobo

Exames laboratoriais de Oscar Niemeyer acusam piora no estado de saúde
Arquiteto Oscar Niemeyer em seu estúdio Foto: AFP

RIO - Oscar Niemeyer, de 104 anos, permanece internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo boletim médico enviado na tarde desta terça-feira, houve uma piora nos exames laboratoriais, e seu estado de saúde ainda inspira cuidados. 

O arquiteto segue em tratamento de hemodiálise e fisiotarapia respiratória.

Niemeyer está internado desde o dia 2 de novembro. Em outubro deste ano, ele havia passado pouco mais de duas semanas no mesmo hospital, com quadro de desidratação.

Em abril de 2012, o arquiteto ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária. Também foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula.

O arquiteto, reconhecido internacionalmente por suas obras, completará 105 anos no dia 15 de dezembro.

Veja a íntegra do boletim médico abaixo:

“ Segundo os médicos Fernando Gjorup e José Suassuna, depois de visita hoje, (04.12.2012), o estado clínico do arquiteto inspira cuidados e houve piora nos exames laboratoriais. O tratamento com hemodiálise e a fisioterapia respiratória seguem em curso. Niemeyer está lúcido e continua na Unidade Coronariana. Não há previsão de alta”.

PRIVACIDADE NO FACEBOOK

blogs.estadao

Estudantes exigem privacidade do Facebook


VIENA – Um grupo de estudantes austríacos planeja ir aos tribunais como parte dos esforços para obrigar o Facebook, maior site de rede social do mundo, a se empenhar em proteger a privacidade de seus centenas de milhões de usuários.
O grupo de defesa da privacidade europe-v-facebook, que vem pressionando por melhor proteção de dados da parte do Facebook há mais de um ano, disse nesta terça-feira que planeja apelar nos tribunais quanto a decisões da agência de proteção de dados da Irlanda, onde fica a sede internacional do Facebook.
O processo é uma das diversas campanhas em curso contra os gigantes da Internet, que estão sob pressão de investidores para gerar mais receita com suas imensas bases de usuários, mas também enfrentam críticas pelas informações pessoais que armazenam e compartilham.
O gigante dos serviços de buscas Google, por exemplo, foi instruído pela União Europeia a alterar suas novas normas de privacidade, que agrupam dados recolhidos de usuários individuais de todos os serviços da empresa, como YouTube, Gmail e a rede social Google +, e não permitem que os usuários dos serviços optem por não fornecer esses dados.
O europe-v-facebook conseguiu algumas concessões do Facebook, entre as quais, a desativação do recurso de reconhecimento facial na Europa.
Mas o grupo afirmou que as mudanças não foram suficientes e que estava decepcionado com a resposta do comissário irlandês de proteção de dados, que conduziu uma auditoria depois que o grupo de ativistas apresentou numerosas queixas.
“Os irlandeses obviamente não têm grande interesse político em enfrentar essas empresas, porque dependem dos empregos que elas criam”, disse Max Schrems, co-fundador do europe-v-facebook, à Reuters.
Gary Davies, comissário assistente de proteção de dados na Irlanda, negou que os investimentos do Facebook no país tivessem influenciado a regulamentação da empresa.
“Conduzimos o assunto de forma profissional e cuidadosa e promovemos mudanças consideráveis na forma como o Facebook lida com dados pessoais”, disse Davies.
O Facebook não respondeu de imediato a um pedido de comentário. A empresa deve conceder uma entrevista coletiva nesta terça-feira para abordar as preocupações dos usuários quanto às normas de privacidade, na qual representantes do Facebook na Irlanda estarão presentes.

REVISÃO DE PENAS

O Estado de S. Paulo

STF inicia revisão de penas e multas do mensalão

BRASÍLIA -Os ministros do Supremo Tribunal Federal poderão rever nesta quarta-feira, 5, penas fixadas ao longo das últimas semanas para os réus condenados no processo do mensalão. Na sessão plenária desta quarta-feira, eles deverão analisar propostas para adequar multas e penas de prisão. Um dos que poderá ter a sua punição revista é o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado a 7 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e pagamento de multa de mais de R$ 1 milhão.

Na semana passada, o relator da ação e presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, verbalizou o inconformismo em relação a essa pena, que deve ser cumprida no regime semiaberto. Se a punição fosse superior a 8 anos, ela deveria começar a ser executada no regime fechado. Para Barbosa, a pena imposta é "o absurdo dos absurdos".
Os ministros também deverão reavaliar as multas fixadas para os condenados. O revisor do processo, Ricardo Lewandowski, vai defender que para estabelecer essas punições sejam adotados os mesmos critérios utilizados para fixar as penas de prisão. "Acho que é preciso fazer adequação das multas no sentido das pessoas que estejam na mesma situação tenham as mesmas penas pecuniárias ou prisionais", disse na terça-feira, 4.
Após a reavaliação das penas, a expectativa é de que os ministros do Supremo decidam os pedidos do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para que os réus sejam imediatamente presos e os que têm mandato deixem seus cargos logo depois de encerrado o julgamento.
Esses detalhes deverão render muita discussão no plenário. Para parte dos ministros, a decisão pode ser executada imediatamente. Mas outros entendem que primeiro devem ser julgados os prováveis recursos que os condenados protocolarão no STF.
Se a maioria dos ministros entender que é necessário esperar a análise dos recursos, o procurador-geral prevê que a decisão somente será executada em 2014 ou até depois disso.
Execução. Também terá de ser resolvido se o próprio relator e presidente do Supremo ficará responsável por acompanhar a execução das penas ou se a tarefa será exercida por um juiz. Segundo Lewandowski, o relator tem esse poder, mas ele também pode delegar a função. "A execução tem que ser feita sempre de modo mais favorável ao réu", opinou.
Lewandowski explicou que os réus estão em várias partes do País e que o juiz responsável pela execução terá de decidir sobre incidentes, como progressões de pena, imposição de sanções por cometimento de faltas, problemas de saúde e saídas temporárias.
"O juiz que está mais próximo àquele que está cumprindo a pena tem mais facilidade para conhecer esses detalhes, decidir mais prontamente. Mas nada impede que o relator o faça", afirmou Lewandowski.
A conclusão do julgamento do processo do mensalão, que começou em 2 de agosto no Supremo Tribunal Federal, pode ocorrer nesta semana, na opinião de ministros da Corte. No entanto, se as discussões sobre mandatos, prisões e revisões de pena se prolongarem, o debate poderá ser estendido para a próxima semana.
A última sessão de julgamento do STF ocorrerá no dia 19. A partir do dia 20, a Corte entrará em recesso e o plenário somente voltará a se reunir em fevereiro.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DIETA


INSÔNIA E ESTRESSE

Portal Terra

Insônia, gordura e compulsão: veja o que o estresse pode causar

O estresse aumenta a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue Foto: Getty Images

Quem nunca passou por momentos de estresse? Seja no trânsito ou em um evento marcante da vida, como a perda de um emprego, o lado emocional pode afetar a saúde. Não à toa, cerca de 70% das consultas médicas e 80% das doenças graves estão ligadas a esse problema. Por isso, o site Fox News listou sete maneiras que o estresse pode afetar o corpo. Confira a seguir:
Perigo: quando você está estressado, o corpo tem uma resposta para protegê-lo. Se você está em perigo, o hipotálamo do cérebro envia gatilhos químicos para os nervos e as glândulas suprarrenais, que ficam em cima de cada rim. Essas glândulas liberam hormônios como o cortisol, que aumentam a pressão arterial e o açúcar no sangue. O processo, claro, pode prejudicar a saúde se acontecer com frequência.
Compulsão: estudos têm relacionado o cortisol, hormônio liberado em períodos de estresse, à vontade de comer açúcar e gordura. Os cientistas acreditam que a substância se liga aos receptores que controlam a ingestão de alimentos no cérebro. Portanto, se você costuma “descontar” o estresse na comida, deixe lanches saudáveis e frutas sempre por perto.
Armazenamento de gordura: “você pode claramente relacionar o estresse ao ganho de peso”, afirma Philip Hagen, professor de medicina na Mayo Clinic, em Minnesota, Estados Unidos. Isso porque, além da má alimentação durante os períodos de estresse, o cortisol também aumenta a quantidade de tecido adiposo, ou seja, aumenta as células de gordura. Níveis mais altos de cortisol foram relacionados ao excesso de gordura abdominal.
Coração: a relação entre o estresse e problemas no coração ainda é incerta, mas um estudo recente na Europa descobriu que pessoas que têm trabalhos estressantes são 23% mais propensas a ter um primeiro ataque cardíaco que as demais.
Insônia: estresse pode causar hiperatividade, que prejudica o sono. Um período longo de estresse também pode causar insônia e contribuir para distúrbios do sono. Nesses casos, o indicado é fazer ioga ou optar por atividades relaxantes.
Dores de cabeça: a adrenalina e o cortisol podem causar alterações vasculares que deixam você com dor de cabeça e enxaqueca. O estresse também deixa os músculos tensos, o que pode piorar ainda mais essas dores.
Memória: excesso de cortisol no organismo pode prejudicar a capacidade do cérebro de guardar memórias. Durante o estresse agudo, o hormônio também interfere em neurotransmissores, substâncias que as células cerebrais usam para se comunicar.

INSÔNIA NA VÉSPERA

Portal Terra

Ministro da Justiça diz que não dormiu na noite da operação Porto Seguro

Na noite de 22 de novembro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ia para o aeroporto de Brasília quando o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, lhe telefonou: "Ministro, é melhor o senhor não viajar", avisou. Em seguida, o político foi ao Palácio do Planalto informar à presidente Dilma Rousseff sobre uma grande operação policial em órgãos federais dentro e fora de Brasília. "Naquela noite, eu não dormi", contou o ministro, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Ele vai falar sobre o caso nesta terça-feira na Câmara.
Cardozo disse que a forma como soube da operação seguiu o padrão da PF. Ele rebateu as críticas de que ficou "vendido" e de que Dilma cogitou sua demissão. "Não é verdade que eu estava tomando água de coco na praia nem que a presidente queria me exonerar". 
Naquela noite, por volta das 5h30, Daiello chegou ao apartamento do ministro. Apresentou detalhes da operação Porto Seguro e contou sobre um "elemento complicador": um mandado de busca e apreensão no escritório da Presidência da República em São Paulo. "O mandado era muito bem feito, específico para a mesa de Rosemary Noronha", relatou o ministro. Cardozo negou que a decisão de não pedir a quebra de sigilo telefônico de Rose, amiga do ex-presidente, tenha sido tomada pela PF para protegê-lo. "Ela não participa dos pareceres (do esquema de encomenda)", argumentou.
Operação Porto Seguro
Deflagrada no dia 23 de novembro pela Polícia Federal (PF), a operação Porto Seguro realizou buscas em órgãos federais no Estado de São Paulo e em Brasília para desarticular uma organização criminosa que agia para conseguir pareceres técnicos fraudulentos com o objetivo de beneficiar interesses privados. A suspeita é de que o grupo, composto por servidores públicos e agentes privados, cooptava servidores de órgãos públicos também para acelerar a tramitação de procedimentos.
Na ação, foram presos os irmãos e diretores Paulo Rodrigues Vieira, da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além das empresas estatais em Brasília, como a Anac, a ANA e os Correios, foram realizadas buscas no escritório regional da Presidência em São Paulo, cuja então chefe, Rosemary Nóvoa de Noronha, também foi indiciada por fazer parte do grupo criminoso. O advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves, também foi indiciado durante a ação.
Exonerada logo após as buscas, Rosemary ela teria recebido diversos artigos como propina. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, em troca do tráfico de influência que fazia, ela chegou a ganhar um cruzeiro com a dupla sertaneja Bruno e Marrone, cirurgia plástica e um camarote no Carnaval do Rio de Janeiro.
O inquérito que culminou na ação foi iniciado em março de 2011, quando, arrependido, Cyonil da Cunha Borges de Faria Jr., auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), procurou a PF dizendo ter aceitado R$ 300 mil para fazer um relatório favorável à Tecondi, empresa de contêineres que opera em Santos (SP). O dinheiro teria sido oferecido por Paulo Rodrigues Vieira entre 2009 e 2010. Vieira é apontado pela PF como o principal articulador do esquema. Na época, ele era ouvidor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e conselheiro fiscal da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Em decorrência da operação, foram afastados de seus cargos o inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., José Francisco da Silva Cruz, o ouvidor da Antaq, Jailson Santos Soares, e o chefe de gabinete da autarquia, Enio Soares Dias. Também foi exonerada de seu cargo Mirelle Nóvoa de Noronha, assessora técnica da Diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Anac. O desligamento ocorreu a pedido da própria Mirelle, que é filha de Rosemary.

PRIMEIRO JORNAL PARA TABLETS

Exame

Morre The Daily, o primeiro jornal para tablets

The Daily

São Paulo – O jornal digital The Daily, o primeiro do planeta a ser produzido exclusivamente paratablets, especialmente o iPad, encerrará suas atividades no próximo dia 15 de dezembro. Segundocomunicado à imprensa assinado por Rupert Murdoch, dono do conglomerado News Corp. ao qual pertence o jornal, não foi possível atingir a audiência necessária para comprovar que o modelo de negócio empregado à publicação seria bem sucedido no longo prazo.
“O The Daily foi um corajoso experimento em publicação digital e um veículo importante para a inovação”, disse o magnata. “E é por isso que vamos aproveitar tudo o que aprendemos no The Daily e aplicar em outras propriedades”, explicou Murdoch. De acordo com a nota, Jesse Angelo, ex-editor chefe e fundador do veículo digital, assumirá a posição de editor do jornal The New York Post, enquanto que toda a tecnologia, e parte da equipe, do The Daily também serão absorvidas pelo Post.
nota de despedida da turma do The Daily, assinada por Angelo e Greg Clayman, também editor, confirmou que o jornal digital não atingiu as metas de audiência e agradeceu a lealdade de seus leitores. Além disso, informou que todas as assinaturas que continuarem ativas após a última edição do veículo terão seus valores devolvidos aos usuários.
The Daily
Lançado em 2011, o jornal digital foi o primeiro a ser veiculado exclusivamente como app no iPad. Meses depois, o The Daily desembarcou em outros dispositivos como o iPhone, tablets com Android e também no Kindle Fire, da Amazon.
Sinais de problemas no The Daily começaram a surgir em julho, quando uma leva de demissões atingiu a redação. Na ocasião, 50 pessoas foram demitidas de uma equipe formada por 170 profissionais.
Ainda em julho, Angelo havia publicado uma nota dizendo que os rumores de que o The Daily estava indo mal eram “desinformados e não verdadeiros” e pediu que seus leitores ignorassem o fato. De acordo com informações publicadas no site Slate, o jornal digital da News Corp. estava perdendo 30 milhões de dólares por ano, mesmo cobrando 1 dólar por semana aos usuários do app no iPad. 

MINISTÉRIO PÚBLICO

O Estado de S. Paulo

Gurgel pedirá perda imediata de mandato de condenados

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou nesta segunda-feira, 3, que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que decrete a imediata perda dos mandatos dos políticos condenados no processo do mensalão. Após os ministros concluírem a análise do processo, ele pedirá a execução imediata das condenações dos mensaleiros, decretando prisões e perdas de mandato.
Se a Corte optar por esperar o julgamento de eventuais recursos para somente depois tomar as medidas restritivas, Gurgel acredita que os condenados somente serão de fato punidos em 2014 ou até depois disso. "Há umas estimativas feitas pela imprensa de que (a execução) seria alguma coisa no final do primeiro semestre de 2013. Eu diria que vocês estão sendo otimistas. Se não tiver prisão imediata como requerida pelo Ministério Público, o meu horizonte para cumprimento dessa decisão é bem mais longo, talvez 2014, ou bem depois, porque o nosso sistema processual prevê esses recursos e temos um grande numero de réus que poderão interpor recursos ao longo de muito tempo", afirmou o procurador em entrevista a jornalistas.
Para Gurgel, quando a decisão for executada, será um marco na história da Justiça brasileira. "Pela primeira vez de uma forma tão ampla se estabelece que ninguém neste País está a salvo da ação das instituições que compõem o sistema de justiça e que quando desvios acontecem, crimes são cometidos, essas pessoas são responsabilizadas inclusive penalmente e devem sofrer, como qualquer criminoso, as consequências dessa decisão condenatória com o cumprimento inclusive da pena de prisão", disse.
Indagado se a jurisprudência do STF não garante aos réus do mensalão o direito de recorrer antes da execução das condenações, Gurgel disse que não. Ele afirmou que os eventuais recursos não terão efeito modificativo. "A jurisprudência do STF é firme no sentido de que não cabe execução provisória da condenação. No caso, o que a Procuradoria Geral da República sustenta é que diante da circunstância de se tratar de decisão plenária do STF, a hipótese é de execução definitiva. E a respeito disso não há posicionamento contrário do STF", afirmou. Mesmo com o final do julgamento do mensalão, Gurgel acredita que ocorrerão tentativas de desmoralizar o STF e o Ministério Público. 

domingo, 2 de dezembro de 2012

VIROU MODA

Tatadetila

FORÇA DE VONTADE

G1

Ex-morador de rua vira empresário e cria slogan curioso para atrair clientes

"Venha conhecer o mendigo que virou empresário" é o slogan da empresa. 

Abandonado pelos pais, mendigo abriu empresa de panfletagem em Guarujá, SP (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)

Abandonado pelos pais aos dois anos de idade, Robert da Silva, de 32 anos, foi chamado de louco pelos familiares por ter um problema na fala. Ele dormiu na rua por alguns anos, mas se reergueu por conta própria ao abrir um negócio. Ele distribui panfletos no Guarujá, no litoral de São Paulo, e passou a ter uma renda mensal de R$ 1.100,00.
Robert chegou a viver nas ruas durante dois anos. Ele explica que ainda criança foi abandonado pela mãe e foi criado pelo pai, que falou para ele seguir a vida sozinho após a adolescência. "Minha família achava que eu era louco por ter um problema de fala. Nasci mudo, mas aprendi a falar um pouco. Não sou louco e resolvi provar isso", diz Robert.
Sem oportunidades e sem o apoio da família, Robert virou mendigo, passou fome e enfrentou dificuldades. "Contava com a ajuda das pessoas, que me doavam roupas e comida. Alguns amigos me aconselharam a ir roubar para ser preso, porque assim pelo menos teria comida todos os dias. Fiquei indignado com esses conselhos", relembra.
Além de trabalhar todos os dias com panfletagem nas ruas de Guarujá, Robert ainda faz faxinas em casas noturnas aos finais de semana. Segundo o ex-morador de rua, sua renda mensal é de R$ 1.100,00. 
Atualmente, ele mora de favor em um pequeno cômodo. Vive no fundo da casa de uma conhecida que ofereceu ajuda. "É neste pequeno espaço que trabalho, faço contatos, cozinho e durmo. Mas pretendo ajudar com o aluguel em breve", diz.
Aos 28 anos de idade, o então morador de rua resolveu mudar de vida e passou a vender sorvetes em um carrinho e a juntar dinheiro. Algum tempo depois, abriu a própria empresa, a TNT Panfletagem. 
"Tenho CNPJ, tudo certinho. O trabalho funciona da seguinte forma: procuro os comércios e eles confeccionam panfletos para eu distribuir nas casas", conta.
Apesar de ter dado uma reviravolta na vida, Robert conta que ainda tem muitos sonhos para realizar. "Quero ter minha própria casa e constituir uma família. Já que não tive uma família na infância, quero construir a minha". Em seus planos, o ex-morador de rua ainda inclui ajudar desabrigados. 
"Quero que a minha história vire inspiração para outras pessoas, eu costumo andar pelas praças para conversar com os mendigos, para mostrá-los que se eu consegui mudar de vida, ele também conseguem", afirma.

CHARGE

Tatadetila

BARRIGA DE CERVEJA

Terra

Homens com "barrigas de cerveja" têm ossos mais fracos

Homens com barrigas de cerveja têm maior chance de desenvolver osteoporose Foto: Getty Images

Um estudo da escola de medicina de Harvard descobriu que os homens com barrigas de cerveja têm maior chance de desenvolver osteoporose, uma doença normalmente associada a mulheres mais velhas.
A condição torna os ossos mais propensos a quebrarem, já que eles perdem a densidade. Mais de um terço das mulheres têm uma ou mais fraturas nos ossos por conta da osteoporose durante a vida, enquanto, entre os homens, a proporção é de um em cada cinco. "A maioria dos estudos sobre osteoporose fica centrado nas mulheres", disse a líder do estudo Miriam Bredella. Mas, para aprofundar o assunto, a médica e uma equipe de pesquisadores avaliaram 35 homens, com idade média de 34 anos e um índice de massa corporal de 36,5.
Os homens foram divididos em dois grupos: um com gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele e está espalhada por todo o corpo; e outro com a gordura visceral ou intra-abdominal.
A gordura visceral é muito mais ameaçadora porque fica entre os órgãos internos e está fortemente ligada a doenças cardíacas. "O que nos surpreendeu mais foi que os homens com gordura visceral apresentaram ossos significativamente mais fracos do que o outro grupo", disse a médica.
Para o estudo, ela colocou os analisou os homens através de uma tomografia computadorizada do abdômen e da coxa para medir a gordura e massa muscular. Depois, ela avaliou a força do osso para prever o risco de fratura através de uma engenharia mecânica que determinou a resistência.
O que ela descobriu foi que os ossos do grupo com mais gordura visceral apareceu quase duas vezes mais fraco do que aquele com gordura subcutânea. Os resultados também mostraram que a massa muscular foi positivamente associada com a força dos ossos.
Com isso, ela concluiu duas razões principais de que a gordura da barriga pode levar à osteoporose. Uma delas é que todas as pessoas com gordura visceral segregam menos. A segunda razão é que a gordura visceral segrega certas moléculas que causam a inflamação, o que por sua vez, enfraquece os ossos.

NA DEFESA DO COMPANHEIRO

Agência Estado

Dirceu usa blog para devolver críticas a FHC sobre relações públicas e privadas

Em seu blog, Dirceu defende Lula de críticas de FHC Foto:Epitácio Pessoa/Estadão

BRASÍLIA - Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mensalão, o ex-ministro José Dirceu criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em seu blog neste sábado, 1. Para o petista, FHC não deveria falar de relações privadas e de confusão entre público e privado. "Fazê-lo é falar em corda em casa de enforcado."
As críticas do tucano a Lula foram feitas na esteira da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que indiciou a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha, amiga íntima do petista, por tráfico de influência em órgãos governamentais.
Dirceu diz ainda que o ex-presidente tucano deveria ter "recato e humildade" e não criticar a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ex-ministro petista, os fatos históricos comprovam a revolução social e econômica que o PT fez no país. Tucanos e a grande mídia, completa Dirceu, não conseguirão "reescrever a história recente do Brasil"
"Um novo udenismo que age como no passado, de novo a serviço do conservadorismo e dos privilégios de certa elite que não se conforma e não aceita as mudanças empreendidas no país pelos governos do PT, porque teme perder seu poder e riqueza, acumulada a sombra e as custas do Estado," afirma Dirceu.
São Paulo. O ex-ministro também atacou a cobertura da mídia sobre a Operação Porto Seguro e diz que com "abuso dos fatos" blinda a gestão de Geraldo Alckmin e a situação da violência em São Paulo. Ele também cita as operações Vegas e Monte Carlo, dizendo que a imprensa não deu destaque necessário.
Dirceu diz que a cobertura dada à operação que desarticulou a organização que vendia pareceres técnicos de órgãos da administração pública desvia a atenção publica para a questão que, segundo ele, seria "a mais grave no momento".
"Na Operação Porto Seguro vazam tudo e a imprensa dá o maior destaque possível. Mas, enquanto adota os dois pesos e duas medidas em relação a operações policiais, a mídia desvia a atenção da falência da política de segurança pública do governo Alckmin, uma administração incapaz de enfrentar os problemas que a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) trouxe ao Estado."

TONS DE CINZA

emais.estadao

Autora se diz 'envergonhada' com êxito de 'Cinquenta Tons' entre os homens

Reuters

A autora britânica da trilogia erótica Cinquenta Tons de Cinza, E.L. James, confessou nesta sexta-feira (31) que se sente "envergonhada" ao ver os homens lendo seus romances, já que, segundo a própria escritora, eles "fazem parte de suas fantasias" e teme ver suas reações.

Em entrevista à BBC, a escritora britânica também descreveu a mudança radical em sua vida após a publicação de seu primeiro livro, que escreveu "por diversão" e cujo êxito entre o gênero masculino a "incomoda".

"Sinto-me particularmente embaraçosa ao saber que os homens leem meus livros. Eles são parte das minhas fantasias e nunca pensei que isso (o êxito) pudesse ocorrer", explicou a escritora, que ressaltou que sua exposição midiática "não é nada divertida".

"Necessitei de meu senso de humor durante meses. A publicidade não é nada divertida. Odeio aparecer na televisão. É muita exposição midiática. Escrevi meus livros por diversão e não para fazer tudo isto", apontou E.L. James na entrevista.

No entanto, a autora não revelou se os personagens de sua trilogia, a doce Anastasia Steele e o poderoso empresário Christian Grey, são inspirados em pessoas reais, embora tenha admitido que ambos possuem "traços" de pessoas conhecidas.

Segundo a escritora, seus livros não seguem uma "metodologia" ou estrutura narrativa, já que a história "surgiu por si só". Por esta razão, E.L. James especificou que só lançaria uma nova trilogia se esta fosse "por diversão".

"Não sinto pressão", esclareceu a autora, que não quis confirmar se já tinha algum contrato assinado para voltar a escrever.

Cinquenta Tons de Cinza se transformou em um grande êxito literário no mundo todo, com mais de 60 milhões de exemplares vendidos.

A adaptação cinematográfica, que ainda não tem protagonistas confirmados, será dirigida pela britânica Kelly Marcel, uma das criadoras e roteiristas da série de ficção científica Terra Nova.