sábado, 21 de julho de 2012

CHARGE DO DIA

Colaboração Tatadetila.


"ME ENGANA QUE EU GOSTO"

Hoje está estampado nos jornais de Natal que os vereadores Adenúbio Melo e Adão Eridam, poderão desistir da candidatura à reeleição, por conta da operação impacto.

Até aí tudo bem.

Acontece que estão dizendo que vão substituir as candidaturas, um pela mulher e o outro pelo filho.

Fala sério. O pecado cometido e apurado na operação impacto, foi dos dois chefes de família e com absoluta certeza, com a inteira compreensão e apoio da esposa e filhos.

Pena que os currais eleitorais, "crentes" que estão fazendo o bem, estão contribuindo para Natal ficar do jeito que está hoje.

O candidato Luiz Almir, está usando em sua campanha a comparação de Tufão e Carminha, com a chapa do PDT.

Eu pergunto, este candidato seresteiro tem moral pra falar isto ?

"Me engana que eu gosto".

sexta-feira, 20 de julho de 2012

SALÁRIO É SECRETO E INVIOLÁVEL

Oglobo

TJs criticam divulgação de salários como 

prevê Lei de Acesso


Marcus Faver: exposição é “curiosidade mórbida”
Foto: Valor

RIO, BRASÍLIA e SÃO PAULO - Os Tribunais de Justiça (TJs) resistem à divulgação dos salários individualizados de magistrados e servidores em todo o Brasil, como prevê o regulamento da Lei de Acesso. Em reunião do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, na quarta-feira, os 24 presidentes regionais se declararam contrários à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece o dia de hoje como data-limite para a publicação dos nomes, salários, abonos e gratificações do Judiciário. O Tribunal de Justiça do Paraná afirmou que não vai respeitar a determinação do conselho. No Rio, liminar pedida pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) conseguiu na Justiça Federal a suspensão da divulgação dos nomes.

Nesta quinta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, divulga uma carta aberta com críticas ao decreto que garantiu a publicação dos dados. Ontem, o magistrado chegou a comparar o decreto que normatizou a divulgação dos nomes e salários a um ato institucional, aos moldes do regime militar.

— (Ao) Publicar indistintamente (os nomes), você está violando um direito garantido pela Constituição Federal. A partir do momento que não se obedece ao que a Constituição determina, estamos, ao meu ver, correndo um risco muito grande. Daqui a pouco, estaremos sendo governados por decretos aos moldes da época dos atos institucionais. Não podemos superar o que está determinado na Constituição — compara Rebêlo.

Queixas ao ministro Ayres Britto

Apesar de negarem oficialmente o encontro, na última quarta-feira os presidentes dos Tribunais de Justiça se reuniram com o presidente do CNJ e também do STF, ministro Ayres Britto, e demonstraram insatisfação com a decisão. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Ari Jorge Moutinho da Costa, Britto estava determinado a fazer cumprir o prazo estabelecido pelo CNJ.

— Na reunião com Ayres Britto, ele deixou claro que não irá postegar a publicidade dos salários — afirmou Moutinho.

Já Marcus Faver, presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, disse que o tema não chegou a ser abordado na reunião com Britto. Segundo ele, ficou apenas no colegiado. Faver não é favorável à divulgação da lista nominal com os salários:

— O importante para a sociedade é saber exatamente quanto é o salário dos servidores. Quem é o titular, você pode dar isso pelo número de matrícula. O resto é, a meu ver, uma curiosidade mórbida. Mas acho que os tribunais vão cumprir o que o Supremo determinou, embora questionando isso.

Para o ex-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a Lei de Acesso não determina a divulgação dos nomes. Para ele, um decreto não pode se sobrepor à Constituição:

— Gera uma perplexidade jurídica absoluta que um decreto possa determinar o que nem a Constituição e nem a lei autorizam. Fica um poder muito grande na mão do Executivo. Isso é um totalitarismo. É como se um Fujimori ou Hugo Chávez tivessem incorporado em alguém e tivessem colocado no decreto algo que a lei não autorizava.

A Amaerj pode levar o caso ao STF:

— Entramos com uma medida precária para suspender esta arbitrariedade. Estamos preparados para levar este caso até Brasília. O decreto fere a Constituição e cabe ao Supremo avaliar a validade dessa determinação — explica o presidente da Amaerj, desembargador Claudio dell'Orto.

Apesar de todos os TJs estarem contra a publicação, apenas o do Paraná afirmou que vai descumprir a determinação do CNJ e manterá as informações em segredo. A medida vale, pelo menos, até a próxima segunda-feira, quando a Corte Especial do TJ-PR tem reunião agendada e avaliará o caso.

Em junho, o Órgão Especial do TJ paranaense já havia considerado inconstitucional a publicação de nomes, cargos e salários de servidores em julgamento de ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual que determinava a publicação dos dados. Os desembargadores consideraram que a exposição viola o direito à privacidade dos servidores.

O Tribunal de Justiça de São Paulo informou que irá cumprir o prazo e divulgar, nominalmente, a folha de pagamento dos servidores. A medida também será seguida por Pernambuco.

Em Santa Catarina, o TJ informou que vai cumprir a determinação do CNJ, mas que por força de uma liminar não teve tempo para normatizar o sistema. A previsão é que os dados estejam disponíveis na próxima semana.

Favorável à divulgação dos nomes na folha de pagamento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, Marcos da Costa, avalia que a resolução representa um avanço na transparência do Judiciário.

— É um direito do contribuinte saber a aplicação de cada centavo do dinheiro público para qualquer que seja a sua finalidade, tanto em contratos, licitações ou obras como em salários de quaisquer funcionários públicos — afirma Marcos da Costa.


CHARGE DO DIA

Colaboração Tatadetila.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CHUTE

Colaboração Tatadetila.

VÍDEO DE SEXO NO SENADO

G1

Assessora que aparece em vídeo de sexo deve ser demitida, diz senador

Denise (Foto: Yala Sena/Arquivo Pessoal)

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse ao G1na noite desta quarta-feira (18) que a assessora Denise Leitão Rocha deverá ser demitida quando voltar do recesso, em agosto. Ela seria a mulher que aparece em cenas de sexo em um vídeo que circulou dentro no Senado.

"Tudo leva a crer que ela vai ser afastada definitivamente", disse ao ser questionado sobre a demissão. "Não vou passar o resto do mandato dando explicação sobre uma situação que aconteceu", completou o senador, que diz não saber como o vídeo foi feito nem como vazou.

"Eu preciso de uma assessora nas comissões, que faça o trabalho. Não posso ter uma pessoa que não vai conseguir desempenhar o seu mandato né? Pelo jeito que estão indo as coisas...", disse. "Não posso ter uma celebridade, não é esse o trabalho".

Nesta terça, Nogueira já havia se queixado por passar por uma situação "muito constrangedora" após o aparecimento do vídeo. A gravação circulou entre assessores e jornalistas que cobrem a CPI do Cachoeira há três semanas, com origem e Nogueira garantiu que o ato não ocorreu nas dependências do Senado. "Isso eu já mandei averiguar, e não. Com certeza não foi no Senado não. Se fosse no Senado, já teria tomado a decisão de demitir sumariamente".

Nogueira repetiu que a assessora cumpria bem o trabalho como assessora jurídica. "Era uma funcionária exemplar, desempenhava muito bem as funções dela. Nunca tive nenhuma reclamação", afirmou o senador. "O problema é que essa pessoa vai estar exposta a todo tempo e não é um trabalho dentro do gabinete".

Advogada, Denise acompanhava o senador durante a análise e votação de projetos de leis nas comissões do Senado. Começou a trabalhar para o gabinete no início de 2011 e ganhava cerca de R$ 4 mil por mês. Segundo Nogueira, ganhou o posto após análise de currículo e entrevista.

Vazamento

O vídeo chamou a atenção dos jornalistas durante o depoimento do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), na última terça-feira (10), no Senado. Antes disso, já era conhecido por alguns jornalistas, mas foi visto na tela de laptops de alguns parlamentares durante a sessão. Na ocasião, Denise chegou a entrar na sala, mas diante da curiosidade de fotógrafos e jornalistas, evitou levantar o rosto e saiu em 5 minutos.

G1 procurou a assessora, mas não foi localizada. Os colegas de gabinete disseram não ter autorização para informar o telefone pessoal e ficaram de passar o recado.

Depois dos vazamento, o vídeo foi largamente repassado e exibido no comitê de imprensa do Senado, onde ficam os jornalistas. Com a repercussão interna, a assessora pediu um afastamento, aproveitando o período de recesso dos parlamentares. Ao jornal Extra, Denise afirmou que pretende entrar na Justiça contra o responsável pelo vazamento das imagens.circunstâncias desconhecidas.


DICA DO DIA

Enviado por Tarcísio Ataíde

AINDA O MENSALÃO

O Estado de S. Paulo

'Chinaglia pediu que eu não revelasse mensalão', diz Jefferson

Ex-deputado Roberto Jefferson assume presidência do PTB - Ed Ferreira/AE

Às vésperas do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB, diz que Arlindo Chinaglia (SP), então líder do governo, ofereceu uma "saída pela porta dos fundos" para que não seguisse com a denúncia que abalou o governo petista em 2005.

Pela proposta, Jefferson entregaria a presidência do PTB ao então ministro Walfrido dos Mares Guia (hoje no PSB). Depois, seria escalado um "delegado ferrabrás" para tocar o processo e um relatório pelo não indiciamento do petebista.
"Acharam que eu ia me acovardar. Me confundiram com o Valdemar Costa Neto. De joelho eu não vivo, eu caio de pé", disse Jefferson ao Estado antes da Convenção Nacional do PTB, nessa quarta-feira, 18, em Brasília. Durante mais de três horas, discursos enalteceram a "coragem" do ex-deputado por denunciar o maior escândalo do governo Lula.
A reunião do PTB foi feita para mostrar ao Supremo que Jefferson não é um "qualquer" e que goza de prestígio em seu partido. Ideia do advogado do réu petebista, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que sugeriu antecipar o evento, previsto para novembro, e transformá-lo em "convenção-homenagem".
Carlinhos Cachoeira deveria falar tudo o que sabe à CPI?
Ele é um homem de negócios, não é um homem público. O político tem o patrimônio moral, que é a imagem, para preservar. Ele é chamado de bicheiro, seus negócios nunca foram, assim, muito dentro da lei. Será que ele está zangado? Tem mais é que se preservar mesmo.
Ao denunciar o mensalão, o sr. queria preservar sua imagem?
Claro. Me foi oferecida a troca: eu sairia da presidência do PTB, a daria ao Walfrido. Seria nomeado um delegado ferrabrás para o processo. E o relatório seria pela minha absolvição, pelo não indiciamento. Quer dizer, eu viveria de joelhos, sairia pela porta dos fundos. Eu falei: "Não vou, não. Entrei pela porta da frente e vou sair pela porta da frente. Ou vocês arrumam isso que vocês montaram ou vou explodir isso". Não toparam e foi o que eu fiz. Acharam que ia me acovardar, que eu tinha jeito de Valdemar Costa Neto (presidente do extinto PL, hoje PR, e réu do mensalão), que ia renunciar para depois voltar. De joelho eu não vivo, caio de pé. Fiz o que tinha que fazer. Fui julgado errado pela turma do PT.
Quem fez essa proposta?
O líder do governo (Arlindo) Chinaglia foi à minha casa e fez a proposta. Eu disse: "Não tem a menor chance de dar certo. Não vai para frente".
Arrependeu-se?
Não. Não dá para dar uma de galo mutuca e fugir. Vai olhar o neto no olho como? "Vovô foi acusado, renunciou para não ser cassado..." Isso é conversa de vagabundo, tô fora.
Como avalia o impacto do julgamento nas eleições municipais?
Prefiro agora do que em 2014. Está na hora de ser julgado. O João Paulo Cunha (candidato pelo PT em Osasco) é o único que pode se prejudicar agora.
Haverá surpresa?
Para mim, a sentença que virá – absolvendo ou condenando – é que ninguém mais pode abusar. Quem é processado sofre, todos devem estar sem dormir, como eu. Digo por mim, o processo em si já é uma punição.
De 2005 para cá, houve mudança na postura política brasileira?
Ah, mudou. Até a própria mudança do Lula para a Dilma. O Lula era tolerante com esses abusos, a Dilma, não. O sinal amarelo está aceso para todos. Agora tem que deixar tudo claro. Quando chega uma doação, a gente quer saber de onde vem, quem está mandando, o que ele quer. Antes, se vinha dinheiro, vinha dinheiro.

NEGOCIANDO DÍVIDAS

O Estado de S. Paulo

Lojas, bancos e financeiras fazem ‘feirão’ para reduzir inadimplência


SÃO PAULO - Três meses após o último mutirão para renegociar dívidas, os inadimplentes terão mais uma chance para tirar o nome da lista de devedores. De quarta-feira a sábado da semana que vem, vai acontecer o "Feirão Limpa Nome". Em abril o evento, batizado de "mutirão", foi promovido pela Boa Vista Serviços e foi na zona leste da capital paulista. Agora, o "feirão" é patrocinado pela Serasa Experian e vai ocorrer na zona oeste da cidade.

"É a primeira vez que nossa empresa realiza um evento desse porte em São Paulo", afirma a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin. Ela conta que mais "feirões" devem ocorrer ainda neste semestre em outras capitais do País. Ela observa que a inadimplência acompanha a distribuição da atividade econômica pelo Brasil. Isto é, a região com maior número de inadimplentes é a Sudeste e a capital paulista reúne 2,5 milhões de pessoas nessa condição.
Em quatro dias do evento, a expectativa é que entre 40 mil e 60 mil inadimplentes procurem os credores para renegociar as dívidas. Participarão do feirão da próxima semana o banco e a financeira Santander, a Caixa, as Casas Bahia, o banco Panamericano, o banco HSBC, a Losango Financeira e a AES Eletropaulo. Três dessas instituições (Casas Bahia, AES Eletropaulo e banco Santander) participaram do mutirão anterior, sinal de que a inadimplência está demorando para se normalizar.
Dois dados divulgados neste mês mostram o tamanho da ressaca do consumo. Segundo a Serasa Experian, a inadimplência do consumidor encerrou o primeiro semestre com crescimento de 19% em relação a igual período de 2011. De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, que está ligada à Boa Vista Serviços, o calote cresceu 18,5% na 1ª quinzena deste mês em relação o ano passado, pela média diária de registros recebidos.
Desconto. Apesar de as empresas participantes não terem informado as facilidades que irão oferecer na renegociação, Maria acredita que o descontos sobre multa e juros pode chegar a 50%, além do alongamento dos prazos de pagamento. "Cada empresa vai ter uma proposta", diz. No mutirão da Boa Vista, os encargos também foram cortados pela metade.
A superintendente conta que o feirão foi planejado para facilitar a vida do inadimplente. O último dia cai num sábado para que mais pessoas possam participar.
Além disso, o evento será no Expo Barra Funda, local de fácil acesso, diz. Ela acrescenta que, quem precisar levar os filhos, encontrará uma área destinada à recreação para crianças.
Para que realmente as renegociações aconteçam, Maria recomenda que o inadimplente tenha em mente o quanto está disposto a pagar para limpar o nome. Além disso, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto e o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

DO VENTRE DA CORDILHEIRA

Hoje, 19/07, a partir das 19 hs, Isolda Melo, estará autografando a segunda edição do Livro "Do Ventre da Cordilheira, Uma Carta para Yasmine" ,  no Restaurante Bella Napolli, na Avenida Hermes da Fonseca.

A autora narra a saga do Jornalista Rubens Lemos, seu marido, no exílio, no Chile, na década de 70, nos anos de chumbo do Brasil, governado pela ditadura militar.

Vale a pena conferir.



.

SOLO DE JURITI


Francisco de Sales Felipe, advogado 

O ninho é a lembrança que vai com os pássaros no seu voo para, um dia, os trazer de volta. Talvez seja a dimensão de refúgio existente nos gravetos dispostos um a um, concebidos com a afeição de quem sabe que ali as plumas irão compor toda a meiguice de um abrigo, onde o amor pede ao tempo para não passar, e o campo roga às suas flores todo o perfume, que impulsione, pela saudade, as asas no seu retorno feliz.
Todos nós carregamos nossos ninhos. Desfazê-los é negar a memória do passado.
A saudade veio me buscar para ir a uma antiga catingueira encravada no que restou de caatinga no meu Desterro. Quis conferir se o ninho da juriti estava, ou não, vazio. Segui o curso de um riacho cujas areias falavam de uma orfandade de água.  Aqui e acolá, meus pés no areal procuravam minha infância. E ela se foi nas queimadas de xiquexique. Ou, talvez, ainda, esteja à sombra de uma velha oiticica esperando a hora para seu último banho de açude.
Mais ao longe, quando o riacho se arqueia num respeito à centenária catingueira, os meus olhos alcançam, sem qualquer esforço, aquele ninho no galho daquela árvore sem flor e de poucas folhas.
Catingueira sem florada é sinal de seca malvada no meu sertão.
Se a ausência da flor naquela árvore era prova concludente de que a chuva não viria, o querer ir além para conferir aquele ninho era mais um ato de um nostálgico compulsivo do que a conduta de um sertanejo assuntando o tempo antes de fazer o corte na terra onde o milho crescerá, ou ficará na desilusão da cova queimada pela seca.
O ninho fora abandonado. E seus gravetos choravam a sua solidão e a nudez daqueles galhos. A juriti negou ao ninho o seu apego. E a chuva, à catingueira a certeza de flores.
Agora, no caminho de volta, uma sombra me acompanha. A catingueira – que tantas vezes vi florir – ressentia-se do açoite do tempo. E meus passos, num contratempo de quem não quer chegar ao destino, preludiam um tempo menos apressado.
Ninguém pode ir ao passado sem que traga no bornal essas marcas do tempo. Comigo, um sentido de ausência. Naquele galho, o ninho sequer guardara as penas do ano que passou quando as carícias anunciavam o amor daquele tempo.
Era quase fim de tarde quando avistei os primeiros galhos da atalaia da casa grande do Desterro – uma oiticica de sombra farta. Tomei-me de emoção não só por ter chegado ao destino, trazendo comigo sobras de um tempo que passou, mas também por, novamente, poder descansar à sombra daquele templo onde deixara os gritos de alegria da minha infância.
O silêncio tomava conta do fim do dia. O riacho se acalmava com seu destino de areia. O ninho – essa lembrança que acompanha o voo solitário – estava vazio. E a sombra – que arremessa as nossas divagações – se misturava ao ocaso.
Subitamente, o silêncio é interrompido. É uma juriti desacompanhada que leva pra longe aquela sombra. Naquele ano, o meu sertão e o sertão dos sertanejos não viram a chuva.
(Ao nonagenário do patriarca Vicente Severiano, antigo tropeiro do sertão do Seridó).

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CHARGE DO DIA

Enviado por Tarcísio Pereira

SALÁRIO MÍNIMO PARA 2013

noticias@band.com.br

Valor do mínimo só muda com pressão


Lei de Diretrizes Orçamentárias mantém reajuste definido pelo acordo com centrais sindicais. Mas pode haver alterações

O Congresso Nacional manteve inalterada na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) a previsão de reajuste do salário mínimo em 2013. O valor fixado na proposta é de R$ 667,75, a partir de 1º de janeiro - um reajuste de 7% em relação aos atuais R$ 622.

A proposta levou em consideração a política de reajuste do salário-mínimo, que define regras para a concessão de aumentos até 2015: crescimento do PIB do ano de 2011 mais a inflação deste ano. Como os números ainda não estão fechados, pode haver alterações até o fim do ano. A revisão do valor pode ser feita também pelo governo na proposta orçamentária que deve ser encaminhada ao Congresso Nacional até 31 de agosto.

Deputados e senadores podem ainda apresentar emendas para dar um reajuste maior no Orçamento de 2013, desde que indiquem a origem dos recursos. 

A definição do valor do mínimo tem impactos diretos na economia do país. Há, por exemplo, forte repercussão nos custos da Previdência Social e no vigor do consumo interno.

Servidores

Além da questão do mínimo, outro destaque da LDO aprovada ontem foi o fato de que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não terão autonomia para a concessão de reajuste salarial para os servidores.

Uma emenda que  previa fixar um percentual mínimo da receita exclusivamente para os reajustes foi derrubada e só foi incluída uma autorização para os aumentos. “Isso significa uma abertura para o diálogo”, declarou o relator da LDO, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

Para permitir a aprovação da LDO, o governo teve que ceder. Foi firmado um compromisso para o pagamento, até o fim de julho, de R$ 3 milhões em emendas individuais de parlamentares de oposicionistas e  de R$ 4,5 milhões de governistas. “Em agosto será feito um check list para avaliar se o pagamento está sendo honrado”, prometeu o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).


terça-feira, 17 de julho de 2012

BRASIL COLÔNIA

Oglobo

‘Estamos virando uma colônia europeia africana’, diz pai de Eike


O ex-ministro e fundador da Vale Eliezer Batista criticou nesta segunda-feira, durante as comemorações pelo 203 aniversário da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a situação da economia brasileira. Segundo ele, o país erra em não ter uma postura mais agressiva na exportação de produtos industrializados:

— Eu vejo (essa elevada participação de produtos básicos nas exportações) como algo muito mau, nós estamos virando uma colônia europeia africana do século passado. E sem agregar valor você não cria empregos de qualidade.

Ele disse que o Brasil precisa copiar o modelo coreano para se desenvolver com inovação. Aos 88 anos, Eliezer afirmou que hoje no Brasil se fala muito em educação, mas pouco se faz para elevar a qualidade dos docentes no país. E criticou a falta de conhecimento aprofundado:

— Olha essa discussão do Código Florestal. Muitos lutam sem conhecer a Amazônia, não há um estudo sério sobre a floresta. É a luta pela luta, com boa intenção, mas sem conhecimento científico.

Eliezer disse que o país precisa de mais ordem e civismo, além de uma transformação cultural, e lembrou que os grandes projetos do país em infraestrutura, como a exploração de petróleo em Macaé, a construção de Brasília e as grandes hidrelétricas, foram responsáveis por uma elevada favelização em seus entornos.

O fundador da Vale afirmou, contudo, que nos empreendimentos da EBX — grupo de seu filho, Eike Batista, e da qual participa do Conselho de Administração — têm outra visão e não haverá favelização em suas frentes, como a construção do Superporto de Açu, em São João da Barra.

Eliezer também defendeu os negócios do filho na área de petróleo. Segundo o engenheiro, o mercado financeiro está sendo “exagerado e injusto” com a empresa. Os papéis da EBX caíram muito nas últimas semanas, depois que a empresa enfrentou dificuldades para explorar petróleo no litoral Norte do Rio.

— A reação do mercado foi muito exagerada. Exagerada e injusta. Uma firma que está no processo de produção. Dar um tratamento injusto a uma companhia brasileira é, no mínimo, falta de civismo — afirmou, lembrando ainda que a EBX não vive uma onda de otimismo exagerado e que todo operador de petróleo encontra obstáculos que não estavam previstos.

— Está tudo no começo, o petróleo está lá e vai ser retirado — completou Eliezer, dizendo tratar-se apenas de um problema técnico.


CHARGE DO DIA

Enviado por Tarcísio Pereira.

UM POTIGUAR NO UFC

Jair Lourenço

Diário de Natal
Técnico de Renan Barão garante: 'Brasil terá novo campeão do UFC'
Faltam poucos dias para o Brasil ter um novo campeão no UFC. Pelo menos, é o que garante Jair Lourenço, um dos técnicos do lutador potiguar Renan Barão, que no sábado decide o cinturão interino dos pesos galos (até 61,8 quilos) do maior evento de MMA do mundo, contra o americano Urijah Faber. A luta será a principal do UFC 149, realizado no Canadá.

“Barão está muito confiante e muito bem preparado. Está no melhor momento da vida dele. Pela confiança que demonstra, no sábado o Brasil terá seu novo campeão do UFC”, afirma Jair Lourenço, que é o líder em Natal da Kimura, academia filiada a Nova União (Rio de Janeiro), onde Renan Barão treina desde o maio, exclusivamente, para essa luta. “Barão está totalmente focado. A condição dele nem de longe lembra como foi a da última luta”, acrescenta.

A última luta de Barão no UFC, vale lembrar, foi em fevereiro, contra o americano Scott Jorgensen e, apesar da vitória incontestável por pontos, o brasileiro sofreu na parte física, consequência de uma virose que o atacou duas semanas antes de subir no octógono. “Daquela vez ele teve esse problema de saúde e pensamos até em cancelar a luta, mas desta vez não. Ele está bem preparado e fez um trabalho especial de condicionamento físico e força muscular”, explica Jair Lourenço.

Apesar de não ter participado de toda a preparação de Renan Barão, visto que boa parte dela foi feita na Nova União, Jair Lourenço gostou do que viu ao chegar no Rio de Janeiro para fazer os “ajustes finais”. “Assisti a avaliação física dele e pude ver que está muito bem. Além disso, tive o prazer de encontrar uma academia inteiramente mobilizada para essa luta. Todo mundo passando muita energia positiva para Barão”, revela Jair Lourenço.

Nessa “união” da qual o técnico de Barão faz referência, estão presentes os potiguares Ronny Markes e Jussier Formiga, os dois colegas de Barão no UFC, e ainda o campeão dos pesos pena, José Aldo, que passou dicas importantes para Barão chegar a vitória – Aldo já lutou e venceu Faber. “Conversei com ele e também fiquei feliz com o que me disse: que Barão tem tudo para sair com uma vitória importante do UFC 149”, acrescenta Lourenço.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

PISADA DE BOLA FANTÁSTICA

Plim Plim

Foi uma pisada de bola global, a entrevista que o Fantástico fez com a ex-primeira dama Rosane Malta.

Não acrescentou nada, além do que todo mundo já sabia.

Foi uma promoçãozinha básica para Rosane, mas, como não teve nenhuma surpresa, o tiro poderá sair pela culatra no verdadeiro objetivo dela : Aumentar a pensão e vender um livro ainda inacabado.

Muito melhor e emocionante foi a entrevista da Potiguar de Acari, Titina Medeiros, no chatissimo Domingão do Faustão.

domingo, 15 de julho de 2012

ANSIEDADE ENVELHECE


Pessoas ansiosas envelhecem mais rápido

Pessoa estressada

São Paulo - A ansiedade, especialmente aquela que leva um indivíduo a ter fobias, acelera o processo de envelhecimento natural do ser humano, segundo pesquisadores do Hospital Brigham and Women, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em um estudo publicado nesta quarta-feira no periódico PLoS One, esses especialistas mostraram que quanto mais ansiosa uma pessoa é, menor o tamanho de seus telômeros, uma estrutura do DNA associada à duração da vida e à boa saúde.
Os autores da pesquisa analisaram amostras de sangue de 5.243 mulheres com idades entre 42 e 69 anos para medirem o comprimento dos telômeros de cada uma. Essa estrutura, localizada na extremidade dos cromossomos, diminui de tamanho cada vez que ocorre a divisão celular — e quanto mais curta, maior a probabilidade do surgimento de doenças associadas ao envelhecimento, como câncer, demência e até mesmo morte. Além disso, as participantes responderam a questionários sobre níveis de ansiedade e se passaram por eventos de fobia no último ano.
Segundo os resultados, maiores níveis de ansiedade e maior número eventos de fobia foram associados a telômeros de comprimento significativamente mais curto. “Muitas pessoas tentam entender de que maneira o stress pode acelerar o envelhecimento”, diz a coordenadora do estudo, Olivia Okereke. “Essa pesquisa é notável, pois estabelece uma conexão entre uma forma comum de stress psicológico, que é a ansiedade acompanhada de fobia, e um mecanismo plausível para envelhecimento prematuro. No entanto, precisamos de novos trabalhos para saber mesmo se é a ansiedade que provoca o encurtamento dos telômeros, ou se é o contrário”.