sábado, 23 de abril de 2011

FIM DA SACOLA PLÁSTICA

O Estado de S.Paulo



Supermercados querem fim das sacolas plásticas em SP
As tradicionais sacolinhas plásticas estão com os dias contados no Estado de São Paulo. No início de maio, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) lança, com o aval do governador Geraldo Alckmin, uma campanha para erradicar a embalagem em todo o território paulista. Durante seis meses, a população será incentivada a usar a nova sacola biodegradável (feita de milho) ou as sacolas retornáveis.
Segundo o presidente da Apas, João Galassi, ao contrário das embalagens plásticas, as novas sacolas demoram apenas dois meses para se decompor no solo. Mas o produto terá um custo: R$ 0,19 a unidade. Ele explica que um projeto piloto já foi testado em Jundiaí e teve 75% de aceitação no primeiro mês de aplicação do programa.
O novo produto terá capacidade para armazenar até cinco quilos e terá tamanho de 30x40 centímetros. Ele lembra, entretanto, que em São Paulo a adoção das sacolas biodegradáveis não é lei.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

FICHA LIMPA

Do Estadão

Maioria do Supremo deve validar Lei da Ficha Limpa para disputa de 2012

Após ter retroagido em relação às eleições do ano passado, STF tende agora a aceitar que presunção da inocência, uma garantia constitucional, pode ser flexibilizada para os políticos, o que garantirá a aplicação das sanções na próxima disputa pelos votos


Depois de ter concluído que os políticos fichas sujas tinham o direito de concorrer na eleição do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá agora dar o aval para que a Lei da Ficha Limpa impeça as candidaturas a partir de 2012. A maioria dos ministros do Supremo já se posicionou abertamente ou de forma reservada a favor da entrada em vigor da lei como forma de moralizar os costumes políticos no Brasil.

O STF deverá se manifestar sobre a polêmica lei durante o julgamento de ações do PPS e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O PPS protocolou na terça-feira uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC). A OAB promete entregar o seu pedido na próxima semana. Caberá ao ministro calouro do Supremo, Luiz Fux, o papel de relator do caso. A novidade nos próximos julgamentos é a tendência à admissão de que a presunção da inocência para os políticos pode ser flexibilizada.
‘Conspira a favor’. Em março, quando o STF decidiu que a lei não poderia ter barrado candidaturas em 2010, Fux deu o voto de desempate, concluindo que a norma fazia mudanças no processo eleitoral e, por esse motivo, deveria ter sido aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição de 2010, o que não ocorreu.
Fux, porém, já deu entrevistas elogiando a lei. Ele disse que a regra "conspira em favor da moralidade administrativa". No STF, a expectativa é que o ministro indicado pela presidente Dilma Rousseff e recém empossado dê agora um voto favorável à aplicação da lei.
O problema é que há pelo menos dois pontos de grande polêmica na norma que deverão render muito debate no plenário, integrado por 11 ministros. A lei estabelece que os políticos condenados por tribunais não podem ser candidatos. Pela regra, mesmo que um político ainda tenha chances de recorrer de uma condenação ele pode ser impedido de concorrer na eleição.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O ADEUS DE CHICOZINHO LOURENÇO

Estarei viajando daqui a pouco para Santa Cruz, sepultar o meu querido primo e amigo, Chicozinho Lourenço.
Francisco Lourenço Neves, o Chicozinho da Caiçarinha do Carneiro, município de Santa Cruz, foi meu companheiro de chapa, como candidato a vice-prefeito de Santa Cruz, pelo PMDB em 1982.
Homem do campo, pacato, tímido e muito boa gente, aceitou comigo enfrentar uma eleição vinculada, para não deixar cair a bandeira da redemocratização do Brasil.
Vai em paz querido amigo.

AS VERDADEIRAS ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

Enviado por Oswaldo Ribeiro.
De João Paulo Charleaux
No Opera Mundi

Hoje, 94 brasileiros morrerão depois de receber um disparo de arma de fogo. É como se a tragédia ocorrida há uma semana na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro, se repetisse oito vezes por dia. Todos os dias.

Por não compor um enredo comovente, esta hecatombe a granel passa para os registros sorrateiramente – não há cartas de psicopatas suicidas, nem há vídeos no Youtube mostrando parentes gritando na rua e estudantes fugindo. Não é notícia. E, por isso, os 60 milhões de brasileiros que foram contra a proibição do comércio de armas no Brasil, no referendo de 2005, não se sentem responsáveis por nada disso.

Agora, uma nova iniciativa parlamentar pretende convocar mais um referendo sobre o tema, provavelmente, para o dia 2 de outubro. A proposta, apresentada pelo senador José Sarney depois da tragédia de Realengo, já está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e deve ir a plenário na sequência. Com sorte, os brasileiros terão uma segunda chance de decidir sobre um assunto vital e negligenciado.

Em todo o mundo, a produção, o comércio e o tráfico de pequenas armas de fogo e munição constituem um dos aspectos mais obscuros, menos regulados e mais cinicamente ignorados pela opinião pública.

O Brasil é um grande produtor de armas. Três empresas privadas continuam produzindo a cluster bomb, um tipo de munição altamente letal e imprecisa, proibida pela Convenção sobre Munições em Cacho, da qual o Estado brasileiro não é signatário.

O país é também um grande produtor de revólveres e pistolas. Por dia, são produzidas aqui 2.800 armas de cano curto, das quais 320 ficam no País e o restante é exportado. De cada dez armas apreendidas pela polícia no Brasil, oito são de fabricação nacional. E 70% das mortes por armas de fogo registradas aqui em 2010 foram provocadas pelo uso de armas que entraram legalmente no mercado, ou seja, entraram nas ruas pelas mãos de “pessoas de bem”.

Os assassinos, aliás, também são, na maioria dos casos, “pessoas de bem”. Pesquisadores norte-americanos e australianos realizaram uma pesquisa sobre o perfil dos crimes com armas de fogo em seus países e chegaram à conclusão de que em apenas 15% dos casos as vítimas não conheciam os assassinos. Na maioria das cidades brasileiras, os homicídios também ocorrem entre pessoas que se conheciam, em finais de semana, em brigas de bar ou de família e por motivos fúteis.

Um dos entraves para frear esse massacre é o lobby das empresas produtoras de armas. No referendo brasileiro de 2005, a Taurus doou 2,8 milhões de reais para a campanha do “não” e a CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos) doou outros 2,7 milhões de reais. A soma corresponde quase à totalidade do custo da vitoriosa campanha do “não”.

No plano internacional, não é diferente. Grandes empresas e governos poderosos lucram com o comércio de armas – principalmente de fuzis baratos e outras armas menores. O documento que deveria regular o setor, o ATT (Arms Trade Treaty) usa termos como “deveria, quando apropriado e levar em consideração” para referir-se às obrigações dos Estados de não vender armas para beligerantes de contextos onde sabidamente cometem-se crimes de guerra. As exigência de respeitar a lei são cênicas, frouxas e escassas. O comércio e o tráfico proliferam nas brechas.

Frequentemente, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova resoluções impondo embargo de armas a ditadores e autorizando o uso da força para proteger a população civil, mas não pode fazer nada por essas vítimas cotidianas de baixo perfil. Os EUA movem sua máquina militar contra o Iraque, alegando combater a ameaça de “armas de destruição em massa”, mas nenhum arsenal tem provocado mais mortes do que estas pequenas armas espalhadas pelo mundo. Neste caso, nem o Exército mais poderoso de todos tem o poder que um voto pode ter num novo referendo.

ADEUS ARMAS

Sou plenamente favorável ao recolhimento de armas e até mesmo a proibição da comercialização para cidadãos comuns, que não seja para a polícia ou empresas de segurança armada.
Hoje a estatística prova que 80% das armas tomadas de bandidos, foram roubadas ou compradas no Brasil, o que significa dizer que o cidadão compra de forma legal, para armar os ladrões.
Outro dado estatístico atesta que 96% dos casos em que há reação, a vítima morreu ou ficou ferida.
Portanto, parabéns para a ação do Ministério da Justiça. A forma de pagamento ficou mais ágil, os locais de entrega das armas também. Só fico apreensivo com a destruição imediata da peça. Já imaginou, no salão paroquial de uma igreja, o sacristão com um marreta na mão, destruindo um revólver?

segunda-feira, 18 de abril de 2011

MELHOR DO QUE LULA E FHC.

Do Globo
Fernanda Godoy - Correspondente

NOVA YORK - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse em Nova York que a presidente Dilma Rousseff poderá ser a melhor governante do país, superando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, que considerou soberbos.
- Com Dilma Rousseff, podemos estar vendo a melhor presidente do Brasil - afirmou Shannon.
O embaixador se disse impressionado com a visão estratégica de Dilma, apresentada durante a visita do presidente Barack Obama a Brasília, no mês passado.
- Ela está buscando acelerar o crescimento do Brasil investindo em ciência, tecnologia, educação, inovação, infraestrutura e reforma regulatória. Soa igual à agenda do presidente Obama - disse Shannon.

CRISE POLÍTICA NO GOVERNO

Do Panorama Político
Ana Ruth Dantas
As recentes declarações da governadora Rosalba Ciarlini, que criticou a criação do PSD, o que, para ela, teria como objetivo “destruir o DEM”, deflagram uma crise política entre a titular e o vice do Executivo.
O PSD, que foi criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, terá como presidente estadual no Rio Grande do Norte o vice-governador Robinson Faria. Ou seja, na prática, a governadora ao criticar a nova legenda atacou de frente o novo projeto partidário do seu vice, que ainda está filiado ao PMN.
Nota do VEJO ASSIM: No início deste governo fiz um comentário dizendo que o vice-governador Robinson Farias teria um desentendimento político com o grupo da governadora Rosalba Ciarlini. 
Na mesa de um restaurante ainda em Janeiro, falei a mesma coisa para o próprio Robinson e ele respondeu dizendo que quem pensava assim eram eleitores de Iberê.

Na crise de Nova Cruz, com o rompimento barulhento de Cid Arruda, postei no twitter que um político experiente do RN, havia dito que a crise começaria pelo agreste.

Agora estamos constatando que é mais generalizada e tudo visando 2014.  


domingo, 17 de abril de 2011

CHUTE


1. Segundo Paulinho a Côres, o primeiro piso do Midway é o inferno, o segundo o purgatório e o terceiro o céu. No domingo o segundo piso se aproxima mais do inferno.

2. Um antigo tucano em plena convenção do PSDB, cochichou para o companheiro do lado:- Estou me sentindo um peixe fora d'água.

3. A crise do ÃO. Galvão Bueno está com o prazo de validade vencido para o telespectador. Faustão vence até o final do ano.

4. Com a proliferação do celular, telefone fixo e orelhão estão contando os dias pra desaparecer.

5. O jurássico governo cubano se mexe procurando uma brecha na democracia moderna. 

6. Chineses ficaram impressionados com o tamanho do PIB de Dilma.

DISCURSO DE FORMATURA

Texto enviado por Rose Flor


Discurso de formatura


(Nizan Guanaes)
10 de Novembro de 2003



.....Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.

.....Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.

.....Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi antes construído na alma.

.....A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo". E ela responde: "Eu também não, filho".

.....Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

.....Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo.

.....O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homem. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.

.....Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito". É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão; o fracasso, ao tédio; o escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso.

.....Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

.....Tenho consciência que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

.....Não use Rider: não dê férias a seus pés.

.....Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!"

.....Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, se fizesse alguma coisa.

.....Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. .....Das 8 às 12, das 12 às 8, e mais, se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

.....O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta, enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.

.....Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas; mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.

.....E isso se chama "sucesso".





CIRURGIA PODE CURAR CÂNCER REINCIDENTE DE PRÓSTATA


Da Agência Brasil

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil mostrou que o câncer recorrente de próstata pode ser curado. Até agora, a doença, quando aparecia pela segunda vez, após o tratamento com radioterapia, era considerada incurável.
Os pacientes com o diagnóstico de tumor maligno na próstata têm duas opções de tratamento: a cirurgia para a retirada da glândula – que pode trazer complicações, como a impotência em 50% dos casos, e a incontinência urinária – ou o tratamento com radioterapia, que também pode deixar sequelas, mas em menores proporções.

Nos casos em que o tumor voltava após o tratamento com a radioterapia, a doença era considerada sem cura. O único tratamento disponível era o da hormonoterapia, que consiste em bloquear a produção do hormônio masculino no organismo. Isso retarda o desenvolvimento do câncer, mas não o cura, e dá sobrevida, em média, de mais dois anos ao paciente.

De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o médico do Instituto do Câncer de São Paulo, Daher Chade, a operação de retirada da próstata, depois da reincidência do câncer, não era feita em razão da radioterapia geralmente produzir aderências na região da glândula, o que prejudicava a cirurgia.

“O que foi descoberto com essa pesquisa é que nessa situação, os pacientes que fizeram radioterapia, e o tumor voltou, a cirurgia pode ser feita com segurança. Com a radioterapia mais moderna, a radiação ocorre mais no interior da próstata para eliminar o tumor, e causa menos aderência ao redor da glândula”, afirmou.