sábado, 25 de agosto de 2012

NA NATUREZA NADA SE PERDE

Exame

3 surperpoderes ecológicos do xixi humano

Urina em frasco de laboratório

São Paulo - Imagine poder recarregar seu notebook usando seu próprio xixi? A ideia, que causa estranhamento num primeiro momento, é uma das formas estudas por cientistas ao redor do mundo de transformar o que desce privada abaixo em uma nova fonte de energia limpa erenovável. Conheça a seguir três poderes ecológicos surpreendentes em estudo sobre a urina humana.
1 - Urina "eletrizante"
Em 2010, pesquisadores da Universidade de Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, desenvolveram um protótipo de célula combustível que pode produzir energia a partir da urina. Sem gerar nenhum subproduto poluente, o protótipo é capaz de converter energia química contida na ureia em eletricidade e água, que também poderia ser reutilizada.
Segundo os cientistas, o novo gerador de energia poderia ser aproveitado para produzir eletricidade em submarinos e em povoados isolados no meio de desertos. Até o momento, os testes iniciais mostraram resultados positivos ao produzirem pequenas quantidades de energia, mas apontam um potencial promissor.
2 – Irrigando a horta
A urina humana é uma das fontes mas ricas de nitrogênio, fósforo e potássio para plantas, e sua assimilação é perfeita. Após testar o uso do xixi numa plantação, pesquisadores finlandeses constataram que ele é um ótimo fertilizante orgânico, sem contar que é abundante e barato.
No estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry", importante publicação da área de alimentos da Sociedade Americana de Química (ACS), eles avaliaram o crescimento de duas plantações de repolho, sendo que apenas uma recebeu urina. Resultado? A plantação adubada de maneira natural tinha repolhos levemente maiores do que a de outra fertilizada com métodos tradicionais.
A urina é transportada para uma câmara onde se decompõe em fósforo e potássio, utilizados como fertilizantes, enquanto o excreta segue para um "biorreator" para ser transformado em metano e usado como biocombustível. O protótipo chamado de No-Mix Vacuum começará a ser utilizado em 2013 na UniversidadeTecnológica de Nanyang.
3 – Neutralizador de CO2
Um estudo publicado este mês sugere a urina como um reagente capaz de capturar gases de efeito estufa, vilões do aquecimento global, como o CO2. O autor do estudo, o professor Manuel Jiménez Aguilar, do Instituto de Investigación y Formación Agraria y Pesquera de Andalucía, explicou à EXAME.com que ureia presente no líquido se decompõe à temperatura ambiente produzindo, entre outras substâncias, o amoníaco, o qual pode juntar-se em solução ao CO2 para formar bicarbonato de amônio.
Segundo o pesquisador, a porção feita a partir de urina seria capaz de alcançar uma redução de 1% das emissões globais por ano. O próximo passo é criar protótipos para acoplar ao escape de carros e chaminés de fábricas.

IMAGEM DO DIA

PROVÉRBIOS


Colaboração Tatadetila

MORTADELA PROIBIDA

Portal Terra

Governo de SP proíbe venda de mortadela após caso de botulismo 

A Secretaria de Saúde de São Paulo proibiu a venda do lote 1E0712 da mortadela da marca Estrela após a notificação de quatro casos suspeitos de botulismo em Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo. Segundo as vítimas, os sintomas surgiram após o consumo da mortadela.
Na mesma determinação, o Centro de Vigilância Sanitária também proibiu a venda do lote 300437 do milho verde em conserva da marca Quero. De acordo com o órgão, a interdição cautelar dos lotes vale pelo menos até a conclusão das análises das amostras dos produtos recolhidas e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
O botulismo é causado por uma toxina que normalmente está presente em alimentos mal conservados, principalmente os em conserva e os embutidos. O último registro da doença no Estado de São Paulo foi em 2009.
Desde o ano de 1997, quando a doença passou a ser de notificação compulsória, o Estado de São Paulo registrou 22 casos, dos quais cinco mortes.

DICA DE SAÚDE

Oglobo

Insônia pode ser causada por genes hereditários


SUSPEITA-SE QUE existam seis diferentes tipos do problema gerados por genes hereditários
Foto: Jason Lee/Reuters

Estudo do Instituto de Neurociência da Holanda identificou um novo grupo de pessoas que sofrem de insônia. Elas nascem com genes que impedem o sono fácil, como mostra reportagem do jornal britânico Daily Mail. Isso significa que, em boa parte das vezes, não atingem os sentimentos de relaxamento que leva um indivíduo normal a dormir em até 15 minutos. Ao contrário, parecem ficar em estado de alerta permanente, o que torna um sono prolongado algo praticamente impossível.

A pesquisa também mostra que há outros genes hereditários da insônia. Alguns fazem a pessoa acordar repetidas vezes durante a madrugada ou com mínimos ruídos. Ao todo, suspeita-se que existam seis diferentes tipos do problema gerados pelo DNA, o que significa que será possível produzir, no futuro, remédios para bloquear os efeitos químicos produzidos.

Para chegarem aos resultados, os pesquisadores enviaram um questionário a 10 mil pessoas. O teste fazia perguntas sobre os hábitos de sono de cada um. De acordo com os resultados, os cidadãos foram divididos em grupos. Os que possuíam o problema de maneira mais grave passaram por exames de sangue e saliva.

Autor do estudo, Eus van Someren diz que os genes da insônia remontam aos ancestrais da humanidade. Um ou dois membros de uma tribo ganhavam a confiança do grupo para permanecerem acordados enquanto o restante dormia, assim poderiam fazer a segurança do local. Revela também que o problema raramente afeta as crianças, mas parece ficar mais intenso na fase adulta, por razões ainda desconhecidas.

Até recentemente, a insônia era considerada um desconfroto psicológico causada por estresse, dor ou simplesmente excesso de trabalho ou de viagens. Agora, porém, médicos estão descobrindo novas explicações genéticas para o fato de ao menos um terço das pessoas no mundo apresentarem constantes problemas com o sono.



CHARGE DO DIA

Colaboração Tatadetila

LIGAÇÕES GRATUITAS EM ORELHÕES

Oglobo

Anatel proíbe a Oi de cobrar por ligações de orelhões em 2.020 municípios


BRASÍLIA — A Oi está impedida de cobrar as ligações locais feitas de orelhões em 1.724 municípios nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe até 30 de outubro por causa da qualidade dos serviços. Isto porque eles estão indisponíveis para o uso ou com problemas. E em 296 cidades o prazo é maior ainda, vai até 31 de dezembro deste ano, por causa da densidade, nesses locais não está sendo cumprida a exigência de quatro aparelhos para cada 1.000 habitantes como determina a legislação.

BANCO DO FUTURO

O Estado de S.Paulo

O banco do futuro se torna realidade


SÃO PAULO - No banco do "futuro", a presença de papel será raridade e aparelhos como iPhone e iPad terão presença constante. A ideia é educar o cliente para o uso de meios digitais em procedimentos corriqueiros, como um pagamento ou conferência de saldo. Por trás disso, está a ideia dos bancos de transformar as agências numa espécie de butique financeira.
A materialização dessas ideias tomará forma na próxima semana, quando os dois principais bancos privados do País, Itaú e Bradesco, inauguram agências conceito em São Paulo.
Ao justificar o projeto, os dois bancos assumem que as lojas da badalada Apple foram inspiração. Itaú e Bradesco usam a mesma linguagem para definir as novas agências: executivos definem a nova aposta como "uma experiência high tech, high touch", ou seja, com alta tecnologia e próxima ao cliente.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SABEDORIA INDÍGENA


IMAGEM DO DIA

DICA DE SAÚDE

Portal Terra

Extrato de chá-verde pode combater câncer de pele, diz estudo 



O chá-verde é relacionado a muitos benefícios, como perda de peso, diminuição das taxas de colesterol e controle da pressão arterial. E mais um ponto positivo foi atribuído a ele. De acordo com uma pesquisa das Universidades de Strathclyde e de Glasgow, ambas na Escócia, uma substância da iguaria pode combater o câncer de pele sem efeitos colaterais. Os dados são do jornal Daily Mail.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas criaram uma célula com o extrato do chá (epigalocatequina galato) e transferrina (uma proteína que se agarra à superfície das células cancerosas), e a aplicou em tumores. Os testes foram realizados em dois tipos de câncer: carcinoma epidermoide e melanoma.
Em ambos casos, 40% dos tumores desapareceram, enquanto 30% dos de carcinoma e 20% dos de melanoma encolheram. Além disso, 10% dos de melanoma foram estabilizados.
“Esses resultados são muito encorajadores e esperamos que possam abrir caminho para novos tratamentos eficazes”, disse a líder do estudo, Christine Dufes. Apenas beber o chá não basta, porque a quantidade do extrato é baixa.

MORRE EX-GOLEIRO FÉLIX

Jornal do Brasil

Morre aos 74 anos o ex-goleiro Félix

Félix conquistou o tri de 70 com a seleção
O ex-goleiro Félix morreu nesta sexta-feira, às 7h, em São Paulo, em decorrência de uma enfisema e várias paradas cardiorrespiratórias, segundo a GloboNews.
Ele estava internado no Hospital Vitória, no Jardim Anália Franco, na Zona Leste da capital paulista.
A família ainda não definiu o horário e o local do velório.
Félix nasceu em Caratinga, em Minas Gerais, mas iniciou a carreira no futebol paulista, defendendo Juventus, Portuguesa e Nacional. No entanto, foi no Rio de Janeiro que o goleiro viveu seu auge. 
Félix conquistou o Campeonato Carioca e Taça Guanabara, em 1969, cinco estaduais (1969, 71, 73, 75 e 76), Taça de Prata pelo Fluminense, em 1970, e pela Seleção Brasileira, o bicampeonato da Copa Rio Branco, em 1967/68, e o tricampeonato mundial no México, em 1970


CHARGE DO DIA

Colaboração Tatadetila
Alguns vereadores de Natal.


ABSOLVIÇÃO DE JOÃO PAULO

Oglobo


‘Esse voto lava a alma de João Paulo’, comemora advogado

BRASÍLIA e Osasco (SP) - Radiante com o voto de Ricardo Lewandowski, o advogado Alberto Toron, defensor de João Paulo Cunha (PT-SP), comemorou a absolvição de seu cliente nos quatro crimes imputados pelo Ministério Público e pelo relator, Joaquim Barbosa. Toron está otimista e diz acreditar na completa absolvição do deputado e candidato a prefeito de Osasco (SP). O voto de Lewandowski, para Toron, lavou a alma do petista.

— Ficou comprovado que a SMP&B prestou todos os serviços. Com base no TCU e em laudos da Polícia Federal, ficou provado execução do serviço. Não houve corrupção. 

Ficou provado também que João Paulo pediu dinheiro para pesquisas. Esse voto lava a alma de João Paulo. Coloca as coisas nos seus devidos lugares. Mas não vamos comemorar nada por enquanto — disse Toron, que criticou o voto do relator.

No caminho até o local de entrevistas, Toron comentou que rezou muito por esse veredicto de Lewandowski.

— Mas sou judeu, não acendo vela — disse o advogado.
Toron criticou o voto de Barbosa:

— Joaquim Barbosa ignorou as provas e o que apresentei foi distorcido por ele.
Para ele, os argumentos do revisor a favor petista podem se estender a outros acusados.

— Abre uma perspectiva para os que mantiveram relações com a SMP&B. E para os diretores da agência.

Em Osasco, o voto de Lewandowski foi festejado pelos funcionários da campanha de João Paulo à prefeitura. O petista se recolheu para acompanhar a sessão do Supremo e evitou atividades de rua. Também não apareceu no comitê.

ESQUISITICE BRASILEIRA


Radar Econômico


Chega ao fim uma ‘esquisitice’ brasileira, diz ‘The Economist’


“Este ano viu o fim de uma esquisitice brasileira: um regime antitruste que permitia às empresas primeiro fundirem-se para só depois os reguladores fazerem as perguntas”, escreveu na sua mais recente edição a revista The Economist.
Por causa desse modelo, a compra da Garoto pela Nestlé, fechada em 2002, está na Justiça até hoje. O negócio fez com que a empresa suíça conquistasse mais da metade do mercado de chocolate no Brasil, mas quando o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou que a fusão fosse desfeita, a Garoto já estava incorporada à Nestlé.
A demora ocorria porque, até junho, a análise antitruste passava pelos ministério da Fazenda e da Justiça e pelo Cade. Agora, as três instâncias que estudavam os casos de fusões e aquisições foram fundidas na mesma, apelidada de Super Cade.
Agora, todo negócio cuja empresa compradora tenha registrado vendas superiores a R$ 400 milhões e cuja companhia que esteja sendo comprada tenha tido vendas acima de R$ 30 milhões precisa de aprovação.
Segundo a Economist, o novo Cade toma como modelo o sistema de regulação americano, com uma diferença: tem muito mais tempo para emitir a decisão (330 dias, em vez de 30).
Na opinião da revista, a mudança beneficia os consumidores e pode dificultar a vida das autoridades que defendem a criação de “campeões nacionais” – empresas brasileiras fundidas com a ajuda do governo para se tornarem grandes players no mercado mundial.
“Criar gigantes capazes de competir globalmente importava mais do que ter uma competição saudável dentro de casa. Agora isso pode mudar”, afirma a revista.

CAMPANHA NO INTERIOR

Ontem viajando para o interior pude perceber o clima participativo da população das pequenas cidades, na campanha eleitoral.

A identificação da posição partidária é representada pela colocação de uma bandeirola, em sua maioria, vermelha ou verde.

Relembrei o tempo de criança, na memorável campanha de 1960, onde as lideranças de Aluísio Alves e Dinarte Mariz, eram marcadas com bandeiras verdes e vermelhas. 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SABEDORIA INDÍGENA


WOBER CONTINUA CANDIDATO

Em entrevista hoje ao Jornal 96 FM, Wober Jr. afirma que vai se defender no TSE, com a convicção da vitória naquele tribunal e continua a sua campanha.
Veja a matéria de Nominuto:

O presidente estadual do Partido Popular Socialista (PPS), o ex-deputado Wober Junior, passa por uma situação difícil, seu registro de candidatura foi negado pela justiça eleitoral e ele pode não concorrer à vaga de vereador de Natal. 

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, Wober Junior mostrou confiança e disse que acredita que apesar do indeferimento, sua candidatura não corre perigo. “Tomamos um susto, primeiro, ao sair na lista do TCE. Num segundo momento, quando o Ministério Público propôs a impugnação da minha candidatura, ganhamos na primeira instância. Agora, com a derrota na segunda instância, não temos receio, porque eu sei que vou ganhar essa parada”, afirma.

Sobre a impugnação, o presidente do PPS dispara que “nenhum processo de contratação da secretaria (Secretaria Estadual da Educação e Cultura) foi feito por mim, nenhum deles. Primeiro, quando eu entrei, os contratos já estavam lá e a primeira coisa que fiz foi regularizar e aí comecei, através de indenizações, o pagamento dos contratos”. Ele ainda aconselha, “para os políticos que assumirem qualquer administração, meu conselho é: não paguem com indenização, porque no final vocês serão chamados de ímprobos”.

Confiante, Wober Junior acredita que o resultado dos recursos será favorável a sua candidatura. “Meus advogados estão confiantes, porque não há nada, não há presença de nenhum elemento que mostre ações irregulares, que se enquadrem como improbidade”. Para o candidato a vereador sua impugnação foi injusta. “Eu tenho certeza que vou vencer, porque não há processo contra mim, não há nada. Continuo minha candidatura, continuo pedindo votos”, afirma.

Sobre a campanha iniciada no rádio e televisão nessa terça-feira (21), o presidente estadual do PPS acredita que os candidatos seguem com discursos diferentes da realidade. “Tem candidato que gosta de apontar os erros da atual administração, mas não diz que participou e que apoiou Micarla. A propaganda é para se discutir propostas para a cidade. A saúde está péssima, a educação não tem qualidade. Administrativamente, a prefeitura está um caos. O que a população que é saúde de qualidade, é educação, porque nós pagamos impostos muito altos e para isso devemos exigir bons serviços públicos”, argumenta.

No tocante a participação de candidatos envolvidos na operação impacto, o presidente do PPS ironiza “Não temos processo contra a gente, mas nossa candidatura foi impugnada. Já alguns fichas sujas, envolvidos nesse tipo de coisa, estão aí, são candidatos”.

Para finalizar, o ex-deputado Wober Junior diz que é como o Bob Marley, ícone do reggae music. “Eu costumo dizer que sou como o Bob Marley. Não nasci para parar em qualquer topada, mas nasci para topar qualquer parada”, declara.

IMAGEM DO DIA

Colaboração Tatadetila

ÁLCOOL E CÂNCER

Oglobo
Descoberto um novo elo entre o álcool e o câncer



Alguns asiáticos e norte-americanos não conseguem digerir corretamente o álcool no organismo e têm maior risco de desenvolverem tumores
Foto: Divulgação

Quase 30 anos depois da descoberta da relação entre o consumo de álcool e certos tipos de câncer, cientistas relataram a primeira evidência em humanos de como a bebida pode se tornar cancerígena. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira durante o Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química.

A autora do estudo, a Ph.D Silvia Balbo, explica que o corpo humano metaboliza as moléculas de álcool presente em cerveja, vinho ou destilados. Uma das substâncias provenientes deste metabolismo é o “acetaldeído”, que possui uma estrutura parecida com o “formaldeído”, composto cancerígeno. Com base nas pesquisas, foi possível constatar que o acetaldeído pode causar dano ao DNA, agindo como um agente que pode levar ao desenvolvimento do câncer.

— Nós agora temos a primeira evidência em humanos de que o acetaldeído formado a partir do consumo do álcool pode prejudicar dramaticamente o DNA. É o acetaldeído que se agarra no DNA e interfere na sua atividade, aumentado o risco de câncer — disse Silvia.

De acordo com a pesquisadora, a maioria das pessoas tem um mecanismo de proteção natural altamente eficaz contra o efeito do álcool no DNA – a enzima “desidrogenase” converte o acetaldeído em acetato, que é uma substância inofensiva. Já o organismo de outros indivíduos, como 1,6 bilhão de asiáticos, não possuem esta enzima. Norte-americanos, alguns nativos do Alasca, também apresentam esta deficiência. Silva ressalta, entretanto, que a maior parte das pessoas não desenvolverá câncer apenas por beber socialmente.

CHARGE DO DIA

Colaboração Tatadetila

A IDADE DOS PAIS

Oglobo

Estudo relaciona idade dos pais a problemas dos filhos



Fecundação do óvulo por um espermatozoide
Foto: Latinstock

RIO. Com os casais adiando cada vez mais a decisão de ter filhos, cresce o risco de as crianças nascerem com problemas físicos e de desenvolvimento. Nos últimos anos, pesquisas apontaram que quanto mais velha for a mãe, maior é a possibilidade de o feto ter anomalias cromossomiais, como a Síndrome de Down. Agora, porém, um novo estudo indica que os pais mais velhos podem ser os principais responsáveis pela maior parte das mutações genéticas transmitidas para a prole que resultam em condições como autismo e esquizofrenia.

Utilizando modernas técnicas de sequenciamento, cientistas da empresa islandesa deCODE Genetics analisaram os genomas completos de 78 trios de pais e filho, com foco em famílias nas quais os genitores não tinham histórico de doenças mentais, mas tiveram crianças que desenvolveram autismo ou esquizofrenia. Com essa abordagem, eles puderam isolar mutações nos genes dos filhos que não estavam presentes nos pais, descobrindo que, em média, as crianças nascidas de pais que tinham 20 anos na época da fecundação apresentavam 25 mutações aleatórias que podiam ser associadas ao material genético paterno, com o número aumentando de forma consistente em duas mutações por ano até chegar a um total de 65 nas que nasceram de pais com 40 anos de idade. Enquanto isso, as mutações vindas do lado materno ficaram em uma média de 15, independentes da idade da mãe.

— A idade do pai é o fator mais importante para determinar o número de novas mutações que ocorrem quando uma criança é concebida — disse Kári Stefansson, neurologista, presidente da deCODE Genetics e coautor do estudo, publicado na edição desta semana da revista “Nature”.

--Durante muito tempo, temos de forma injusta culpado as mães mais velhas, quando na verdade deveríamos ser mais cuidados quanto aos pais mais velhos. É claramente perigoso ter um pai mais velho.

GALEÃO E CONFINS FORA DA PRIVATIZAÇÃO

Oglobo

Dilma desiste de privatizar Galeão e Confins.


Vista aérea do Galeão: governo desistiu de privatizar o terminal, que não entrará no pacote de concessões de portos e aeroportos a ser anunciado no próximo mês
Foto: Genilson Araújo

BRASÍLIA — O governo desistiu de privatizar os aeroportos do Galeão, no Rio; e Confins, em Belo Horizonte, nos mesmos moldes de concessão adotado em Guarulhos (SP), Brasília, Viracopos (Campinas) e o novo terminal de São Gonçalo do Amarante (RN). Mas, diante da pressão por melhoria na gestão do Galeão e dos gargalos em Confins, o Palácio do Planalto trabalha com a alternativa de uma espécie de Parceria Público-Privada (PPP) com um grande gestor aeroportuário estrangeiro, que atuaria em parceria com a Infraero. A ideia é que a estatal incorpore novas práticas de gestão e sistemas tecnológicos mais avançados.

O objetivo é atrair um grande parceiro privado, com experiência em administrar aeroportos com movimento superior a 30 milhões de passageiros por ano. Esta é a posição mais recente do Executivo e tem como justificativa o fato de que a Infraero, estatal que administra Galeão e Confins, passará a ter prejuízo, se perder esses dois aeroportos, que são muito importantes para a manutenção das suas receitas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SABEDORIA INDÎGENA


QUEM É JOAQUIM BARBOSA

Enviado por Marcio Medeiros

NÃO PRECISOU DE COTA!

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. 

Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. 

Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores(1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e,após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)(1979-84).
 
Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado.

Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambo s em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. 

Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -  UERJ. 

Foi visiting scholar no Human Rights Institute da Faculdade de Direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. 

Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

A VOLTA DE ADRIANO

Recebi esta matéria do amigo e conterrâneo Tarcísio Ataíde e como bom vascaíno, ainda convalescendo da derrota de domingo, deixo aqui o meu comentário:
"O Flamengo adora arranjar problema."

Adriano fecha contrato e terá R$ 75 mil por jogo

O atacante Adriano está oficialmente de volta ao Flamengo. Os empresários do jogador chegaram a um acordo com o Rubro-Negro, ontem, e o jogador irá receber cerca de R$ 75 mil por jogo que participar.

Ao contrário do que aconteceu com Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love, últimas grandes contratações do clube, Adriano não terá maiores festas em sua chegada, nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu. O Imperador será apenas recepcionado pelo diretor Zinho na sala de imprensa e vestirá a camisa 10, que já o aguardava desde a manhão desta terça.

"Não vai ter oba oba. É coisa simples. Vamos ver agora o rendimento dele em campo", disse um membro da diretoria presente no CT rubro-negro. O lateral direito Leonardo Moura afirmou que todos no rubro-negros estão ansiosos para ter o atacante no elenco para o restante da temporada. "Todos no Flamengo estão ansiosos para o retorno do Adriano. É um amigo de todos aqui dentro. Su suspeito para falar, pois concentrei muito com ele e estreitamos a amizade. É um jogador que quer voltar a jogar futebol em grande nível e isso vai dar ao Flamengo um status maior", disse.

CHARGE DO DIA


CAMINHAR OU CORRER


ANA PAULA OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Andar é tão bom para o corpo quanto correr, com menos riscos


Nos anos 70, Kenneth Cooper revolucionou o mundo esportivo dizendo que o meio-termo entre a caminhada e a corrida era o segredo da saúde. Na virada do século, todo mundo apertou o passo e passou a correr, literalmente, atrás da qualidade de vida. Agora, médicos pedem calma e indicam a caminhada como fonte da juventude.

Só que, atenção: caminhar é caminhar, não é passear.

O hábito de andar regularmente --e rapidamente-- a seis quilômetros por hora está ligado à melhora na circulação sanguínea e nos níveis de colesterol, à prevenção de doenças cardíacas, diabetes e alergias e até à redução da incidência de alguns tipos de câncer, mostram pesquisas.

Mas muita gente pensa que andar é exercício para velhos, convalescentes. Não é. Assim como a corrida não é para todos e está longe de ser "democrática", como entusiastas gostam de repetir.

"Há preconceito em relação aos caminhantes, porque vivemos em um mundo no qual o desempenho é colocado acima até da saúde. Quem vive em um ritmo alucinado de treinos, sem acompanhamento, está sujeito a lesões inerentes à corrida, além de ficar estressado por carregar o peso de sempre estar no pico de sua performance. É desgastante", afirma José Rubens D'Elia, educador físico e fisiologista do exercício.

Andar é bom, correr também. Depende do objetivo e do praticante. Para quem quer sair do sedentarismo sem muitos sacrifícios, prevenir doenças e aproveitar o percurso, caminhar é ótimo.

Para colher benefícios, no entanto, o caminhante deve estar atento à intensidade do esforço. É preciso andar rápido, não vale bancar a tartaruga --tendência da maioria.

Pesquisa feita com caminhantes em três parques de São Paulo pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro mostrou que a maior parte não empregava a força necessária para usufruir dos efeitos da caminhada.

O coordenador da pesquisa, Vitor Tessutti, lembra que a atividade será ineficaz se for feita a passos vagos. "Dessa forma será gerado um estímulo débil no organismo, que não causará adaptação muscular e cardiovascular e não melhorará o condicionamento", diz ele, formado em esportes e mestre em ciência da reabilitação pela USP.

Quem pretende alcançar condicionamento físico em um período mais curto vai preferir a corrida. Em relação à caminhada, porém, os riscos de lesão são maiores.
Pesquisa com 574 atletas, publicada no "British Journal of Sports Medicine" em 2007, mostrou que 92% dos corredores estavam machucados. Segundo Tessutti, o risco pode ser reduzido com acompanhamento e treino certo.

LESÃO E ALEGRIA

Correr, evidentemente, é mais eficaz e rápido para quem quer perder peso.


"Perdi os 30 quilos que ganhei na gravidez correndo. No começo, fazia esteira. Depois, fui para a rua e não parei mais", conta a produtora de moda Paula Narvaez, 29.

Ela sabe bem os males da atividade: "Correr dá barato, vicia, machuca, cedo ou tarde. Só que também traz alegria, deixa o corpo bonito, manda embora o estresse, une pessoas de todos os tipos e classes e isso atropela os contras da corrida, como bolhas nos pés, unhas que caem, mamilos machucados".

Mulheres que correm podem machucar não apenas os seios. De acordo com Paulo Zogaib, médico do esporte e fisiologista da Unifesp, há casos de incontinência urinária causados pelo impacto da corrida. "A uretra da mulher é muito menor que a do homem. 
Se há uma pressão aumentada na bexiga, esse órgão não consegue conter a urina", diz.

O PRÓXIMO PASSO

Em compensação, na corrida o praticante tem mais benefícios aeróbicos em menos tempo. Há quem diga até que a corrida é o passo seguinte à caminhada. "O melhor condicionamento físico e o trabalho mais forte dos membros superiores são as maiores vantagens da corrida", opina Marcos Paulo Reis, especialista em tirar sedentários do sofá e colocá-los para correr.

No entanto, o impacto de correr pode prejudicar as articulações. Para quem está acima do peso, as chances de lesão no aparelho locomotor são de 80%, conforme Reis.

"Eu era corredora, fazia provas de dez quilômetros. Hoje, caminho. Acho mais eficiente para manter meu peso e meu condicionamento", depõe a nutricionista Nicole Odenheimer Trevisan, 41.

Ela, que se diz perfeccionista, conta que quando corria se sentia obrigada a seguir planilhas e atingir metas. "Caminhando, me sinto liberta da pressão por resultados."

Foi caminhando que a treinadora e especialista em fisiologia do exercício Camila Hirsch completou, 15 anos atrás, a maratona de Nova York. Em um grupo de cinco pessoas, fez 42 quilômetros em 6 horas e 31 minutos (equivale a um ritmo de 6,9 quilômetros por hora na esteira).

"Três pessoas do grupo não podiam correr por questões de saúde, mas o resto caminhou por opção. Foi incrível. Cumprir caminhando uma prova cujo objetivo é correr foi uma adaptação e uma quebra de barreiras", diz.

Para a treinadora, os efeitos da caminhada "são exatamente os mesmos" da corrida. "O trabalho nos glúteos é até mais forte, porque as pisadas são de calcanhar e a sobrecarga fica mais concentrada na região do quadril."

O problema, diz Camila, é a monotonia. Geralmente, os caminhantes realizam a mesma carga de exercício. A saída é alternar dias de caminhadas mais aceleradas e outros com ritmo mais lento, alternando também lugares íngremes e regiões planas.

"A caminhada precisa ter esse tipo de renovação. Se não houver intensidade, o benefício de emagrecimento vai diminuir aos poucos, como também o ganho de massa muscular."


MENINO PRODÍGIO

Destakjornal

Menino de 15 anos inventa exame para detectar câncer

O garoto americano Jack Andraka, de apenas 15 anos, inventou um exame mais rápido e barato para detectar a presença de câncer no pâncreas.
Andraka, estudante da North County High School, nos Estados Unidos (equivalente ao ensino médio brasileiro), ganhou a Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel. A descoberta rendeu US$ 100 mil (cerca de R$ 202 mil) ao garoto.
De acordo com a Intel, o método criado por Andraka, analisa sangue ou urina para encontrar a proteína mesotelina, que indica a presença de câncer no pâncreas.
Além disso, o teste desenvolvido pelo americano é 168 vezes mais rápido que os aparelhos usados atualmente e custa 26 mil vezes menos do que os métodos mais comuns.