sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

HOJE É SEXTA-FEIRA

Terra

Cerveja contra gripe? Estudo sugere benefícios ligados à bebida

Estudo indica que componente presente na cerveja tem ação antiinflamatória Foto: Getty Images

Um novo estudo japonês promete agradar os apreciadores de cerveja. A pesquisa, conduzida na Sapporo Medical University, mostra que o humulone, um componente químico encontrado no lúpulo da bebida, é efetivo contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e tem efeito antiinflamatório. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
O pesquisador Jun Fuchimoto disse que este vírus pode causar pneumonias graves e dificuldades respiratórias para bebês e crianças. “Não existem vacinas disponíveis para conter isso”, acrescentou. 
Com evidência maior durante o invenro, o VSR pode causar sintomas semelhantes aos de uma gripe comum em adultos. Agora, a empresa japonesa Sapporo Breweries espera criar alimentos e bebidas não-alcoolicas contendo o componente, para que as crianças também possam ingerir.
Essa não é a primeira vez que os benefícios à saúde trazidos pela cerveja são enumerados. Em novembro, Alexis Nasard, diretor comercial da Heineken, anunciou que a cerveja não só é natural como muito saudável. Em entrevista à CNBC, ele acrescentou que a cerveja tem menos calorias do que muitas outras coisas, como um copo de leite.
Além disso, estudos anteriores sugerem que tomar cerveja pode ajudar a construir ossos mais fortes graças à alta quantidade de silício presente. O mineral é importante também para prevenir a osteoporose.
Os especialistas ressaltam que, embora a cerveja consumida moderadamente possa trazer alguns benefícios, em excesso contribui para o aumento de peso, a desisdratação e uma infinidade de outros perigos físicos e sociais.

Um comentário: