segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VÍRUS NEUTRALIZADO

Portal Terra

Cientistas criam gel com capacidade para neutralizar vírus da aids

Uma equipe de pesquisadores de vários centros científicos com sede na França criaram um gel microbicida capaz de neutralizar o vírus da aids (HIV). Este novo produto, desenvolvido por cientistas da Comissão de Energia Atômica (CEA), do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e da Universidade Paris Sul, demonstrou ter uma "grande eficácia" ao ser testado "in vitro" e com primatas.
O gel contém um tipo de composto químico chamado péptido que imita a molécula receptora do vírus da aids no corpo (CD4). Assim, quando o bacilo se enxerta nos péptidos para penetrar no sistema imunológico, é destruído.
Após os primeiros testes em provetas, os pesquisadores provaram o gel com seis macacas, às que foi aplicado o produto para depois serem expostas a "altas doses" do HIV. Cinco delas conseguiram superar o procedimento sem serem infectadas (os animais não podem ser soropositivos nem contrair a doença).
Estes tipos de tratamentos destinados a reduzir o risco de contágio durante o ato sexual estão sendo desenvolvidos paralelamente à busca de uma vacina definitiva contra a afecção, explicaram os três centros em comunicado conjunto.
Os cientistas que participaram deste trabalho, publicado na revista PLoS Pathogens, consideraram que o resultado constitui uma "via de prevenção promissora", apesar de ressaltarem que se trata de uma descoberta ainda em fase de teste e que é necessário "ir muito mais longe" para conseguir uma aplicação concreta.
Segundo a agência das Nações Unidas contra a aids (Unaids), 34,2 milhões de pessoas viviam com o HIV no mundo em 2011, um número recorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário