quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EXAME DE PRÓSTATA




O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Estimativas mostram que 60 mil novos da doença surgiram no Brasil em 2012. A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que fica abaixo da bexiga, responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides.

A doença é silenciosa e só começa a apresentar sintomas quando já está em um estágio avançado. A doença pode ser detectada por meio de sintomas específicos, como dificuldade de urinar, volume grande de urina durante o dia ou à noite e odor. Segundo o coordenador da área técnica de Saúde do Homem, Eduardo Chakora, o Ministério da Saúde recomenda fazer o exame de próstata a partir dos 50 anos de idade. “Se ocorrer esses sintomas e o homem apresentar algum antecedente, a recomendação é que procure o urologista um pouco antes, com 45 anos de idade, justamente por causa dessa predisposição familiar”, destaca.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), para diminuir os riscos de câncer, assim como outras doenças não-transmissíveis, a adoção de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, é essencial. Além disso, a prática regular de atividades físicas também é uma das medidas básicas para a prevenção do câncer de próstata. O Inca destaca, ainda, que o sedentarismo, o envelhecimento e histórico familiar são alguns dos fatores que podem aumentar a incidência do câncer de próstata

Nenhum comentário:

Postar um comentário