quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O CAMPEÃO AYRTON SENNA

O Estado de S. Paulo

Ayrton Senna lidera lista dos maiores da história da equipe McLaren

Senna e Prost correram juntos em 1988 e 89 - Arquivo/AE

SÃO PAULO - O tricampeão Ayrton Senna foi eleito o melhor piloto de todos os tempos da McLaren. O ranking foi formado pelo jornalista Alan Henry, à pedido da própria equipe, e leva em consideração todos os competidores que tiveram alguma ligação com o time inglês.

Em segundo lugar ficou o finlandês Mika Hakkinen, que correu entre 1993 e 2001 e foi campeão duas vezes (1998 e 1999). Em terceiro, ficou o tetracampeão Alain Prost. O francês ganhou três títulos pelo time (1985, 86 e 89) e mais dois vices (84 e 88). O bicampeão Emerson Fittipaldi é outro brasileiro bem colocado, em quinto. Ele foi campeão em 1974, o primeiro da equipe.
"Senna declarou que iria superar Prost sendo mais rápido, mais intenso e mais consistente que seu rival. Ele era tão bom quanto suas palavras”, defendeu o jornalista, ao relembrar o período em que os dois arquirrivais se tornaram companheiros na equipe, em 1988.
“Na última temporada dos motores turbo de 1,5 litros, Senna desbancou implacavelmente o domínio de Prost [no time] e ficou com o título. Sua rivalidade com o francês crepitava como eletricidade estática”, elogiou. O brasileiro ganhou também em 1990 e 91, mas sem a companhia do francês.
Senna divide a primeira colocação da lista com o inglês Bruce McLaren, fundador da equipe, que correu entre os anos de 1966 e 1970. Nelson Piquet, que correu pela escuderia inglesa em 1978, é o 40º.
A McLaren é a segunda equipe mais antiga da Fórmula 1, atrás somente da Ferrari, e também uma das maiores vencedoras, juntamente com a Williams e próprio time italiano.
Veja os 10 primeiros colocados da lista:
1) Ayton Senna (BRA) e Bruce McLaren (ING)
2) Mika Hakkinen (FIN) 
3) Alain Prost (FRA) 
4) James Hunt (ING) 
5) Emerson Fittipaldi (BRA) 
6) Niki Lauda (AUS) 
7) Keke Rosberg (FIN) 
8) David Coulthard (ING) 
9) Peter Revson (EUA) 
10) John Watson (ING)

Nenhum comentário:

Postar um comentário