sábado, 6 de outubro de 2012

DICA DE SAÚDE

Terra

Novo estudo mostra que comer maçãs ajuda a reduzir mau colesterol

 Foto: Getty Images

Sabe-se bem que maçãs fazem bem à saúde. Tanto que existe um popular ditado que diz  "uma maçã por dia mantém o médico longe". Agora um novo estudo aprofunda essa informação, mostrando que os benefícios são importantes para a saúde do coração. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Ohio mostrou que comer a fruta diariamente pode melhorar as condições cardíacas em apenas um mês. O estudo foi publicado no Journal of Functional Foods e divulgado pelo jornal Daily Mail.
Adultos, entre 40 e 60 anos, tiveram níveis do mau colesterol reduzidos em até 40% após quatro semanas. O estudo comparou os resultados com o de um grupo que consumiu cápsulas com polifenóis, antioxidante encontrado na maçã. Nesse caso, também houve queda no índice de colesterol, mas não tão significativo.
Os benefícios foram similares nos voluntários que apresentavam coração sem nenhum quadro de entupimento de artérias e nos que já tinham sido diagnosticados com algum problema cardíaco, mostrando que a maçã pode atuar na cura, mas também na prevenção de doenças no órgão.
Segundo um dos autores da pesquisa, o professor Robert DiSilvestro, os benefícios da maçã são superiores ao de outros itens, como tomate e chá verde, também apontados como poderosos antioxidantes.
O estudo também verificou a ação antioxidante da maçã na saliva, o que poderia colaborar para saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário