sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CRIANÇAS E FAST FOOD

Portal Terra

Estudo: dieta rica em fast food afeta inteligência de crianças

 Foto: Getty Images

Mais um estudo confirma o que nossas avós e mães já sabiam: não faz bem consumir apenas guloseimas e as chamadas refeições fast food. O problema vai além de rechear contornos corporais. O excesso compromete o desenvolvimento da inteligência. As informações são do jornal Daily Mail.
Um estudo realizado pela Universidade de Goldsmiths, em Londres, vai ao encontro de outros resultados obtidos em pesquisas anteriores, como uma recente da Universidade de Bristol: crianças que comem muito fast food terão QI mais baixo do que as que são alimentadas com refeições feitas com ingredientes frescos.
Quatro mil crianças, com idades entre 3 e 5 anos, fizeram parte da pesquisa, e tiveram suas habilidades monitoradas por testes à medida que cresciam. "Faz parte do senso comum falar que o tipo de alimento afeta o desenvolvimento do cérebro, mas estudos anteriores verificaram apenas a influencia de poucos grupos de alimentos no QI e não dos tipos de alimentação. Essa pesquisa traz evidências fortes para apoiar a redução do consumo de fast food por crianças", disse a psicóloga Sophie von Stumm.
A incidência de crianças com hábito de comer refeições prontas e guloseimas foi maior entre as famílias de classes sociais mais baixas. "Nesses casos, os pais têm menos tempo para preparar refeições com itens frescos para os filhos", disse a pesquisadora.
Segundos os resultados, aos 8 anos, as crianças com dietas repletas de refeições prontas alcançaram pelo menos dois pontos a menos em testes de inteligência do que as demais, que mantinham dieta com receitas preparadas em casa. Os pesquisadores suspeitam que esse comprometimento não pode ser recuperado depois, pois o desenvolvimento cerebral teria sido prejudicado nos anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário