sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INADIMPLÊNCIA CRESCENTE

Terra

Inadimplência segue no patamar mais alto desde 2000, diz BC

                                       Tatadetila.
                                     
A inadimplência de empresas e famílias segue no patamar mais alto da história, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC). O percentual de atrasos superiores a 90 dias atingiu, em setembro, 5,9% do total de empréstimos contratados por pessoas físicas e jurídicas, o maior nível de toda a série histórica do BC, que tem início em junho de 2000. Esse patamar se mantém desde julho deste ano.
Em relação apenas às famílias, 7,9% do total está inadimplente (atrasos superiores a 90 dias). O patamar se mantém praticamente inalterado desde maio deste ano e é o maior desde novembro de 2009. Já entre as empresas, o percentual de inadimplentes é de 4%. O nível permaneceu estável ao longo de 2012.
O aumento das taxas de juros para financiamento de veículos (que passou de 20,5% em agosto para 20,9% em setembro) e do crédito pessoal (que subiu de 39,4% para 39,7% entre agosto e setembro) ajudam a explicar, em parte, a manutenção do alto índice de inadimplência entre as famílias. As demais modalidades de empréstimos ficaram mais baratas. A taxa de juros do cheque especial, a mais cara de todas, vem caindo ao longo de 2012, depois de atingir o maior patamar da história em novembro do ano passado (188,4% de juros). Entre agosto e setembro, a taxa caiu de 148,6% para 147,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário