segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FIDEL VIVO.

Portal Terra

"Não me lembro o que é uma dor de cabeça", diz Fidel Castro em artigo

Fidel divulga carta e diz estar bem

O jornal oficial do regime cubano Granma publicou na madrugada desta segunda-feira um artigo de Fidel Castro, onde o dirigente, afastado do poder desde 2006, desmente os rumores que afirmavam estar com a saúde debilitada. "Aves de mau agouro! Não me lembro o que é uma dor de cabeça", escreveu Fidel, em artigo acompanhado por duas fotos para provar que os boatos eram falsos.
"Ainda que muitas pessoas no mundo sejam enganadas pelos órgãos de informação, quase todos em mãos dos privilegiados e ricos, que publicam esta estupidez, os povos acreditam cada vez menos neles", afirmou Castro, lembrando das notícias veiculadas na tentativa fracassada de invasão da Baía dos Porcos por forças anticastristas apoiadas pelos Estados Unidos em 1961.
Fidel, 86 anos, disse que parou de publicar suas reflexões porque não é o seu papel ocupar as páginas da imprensa cubana, destinada a outras tarefas de interesse do país. O ex-presidente aproveitou o artigo para lembrar da chamada Crise dos Mísseis, episódio da Guerra Fria quando a então União Soviética instalou mísseis na ilha que podiam alcançar o território americano.
Segundo Fidel, Cuba aceitou ajuda soviética para adquirir armas, petróleo, alimentos e outros recursos depois que os Estados Unidos impuseram ao país comunista um embargo que teria "custado milhares de vidas". Por isso, como medida de solidariedade ao pedido soviético, permitiu que os mísseis fossem instalados na ilha, uma vez que os americanos tinham feito o mesmo na Turquia. "Nossa conduta foi eticamente irrepreensível. Nunca pediremos desculpas pelo que fizemos", completou Fidel Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário