sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O PERIGO DA DIABETES

Oglobo

Diabetes pode oferecer mais riscos aos magros do que a obesos

A diabetes de tipo 2, considerada uma doença de pessoas obesas e sedentárias, também se desenvolve em indivíduos que fogem destas características. Em estudo realizado por pesquisadores de diversas universidades americanas e publicado no início deste mês no Journal of the American Association, porém, cientistas descobriram que aqueles com o peso normal durante o período dos diagnósticos tinham duas vezes mais probabilidades de morrer em relação aos que estavam acima do limite saudável.

Foram ouvidas mais de 2.500 pessoas com o problema. Algumas foram acompanhados de perto por mais de dez anos. Os cientistas não souberam responder o porquê de uma maior massa corporal proteger alguém com diabetes. Alertaram, porém, para a possibilidade de alguns médicos tratarem pacientes magros de maneira diferente dos acima do peso, não os incentivando a dietas e exercícios físicos.

— Pessoas com o peso normal podem estar sendo tratadas de maneira menos agressiva — afirma Mercedes Carnethon, uma das autoras do estudo e professora de medicina preventiva na Northern University, do estado de Ohio.

As descobertas alimentam a teoria do paradoxo da obesidade, sustentada pelos pesquisadores. É 
a conclusão de que pessoas com certas doenças crônicas tendem a desenvolver uma taxa de mortalidade menor se possuírem quilos excessivos. O fenômeno já foi registrado anteriormente em estudos sobre hipertensão, insuficiência cardíaca e doenças renais.

— Achávamos, porém, que o paradoxo da obesidade não se aplicaria a este tipo de doença, graças à grande associação entre a obesidade e a dibetes — diz Carnethon.

Em comunicado, os pesquisadores dizem que o estudo é "uma lembrança da necessidade da prevenção e de controle da doença em todos os portadores de diabestes tipo 2”. Um alerta é direcionado para diabéticos com o peso considerado normal, que "podem ter a falsa sensação de proteção porque não são estão obesos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário