segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DIMINUI CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA

Cai estimativa de crescimento da economia brasileira em 2012
Brasília, 6 ago (Prensa Latina) Especialistas do mercado financeiro reduziram hoje para 1,85 por cento sua estimativa sobre a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano, segundo o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central.

Esta é a primeira diminuição do PIB depois de duas semanas consecutivas de estabilidade em 1,9 por cento, menciona o Focus.

No entanto, antes desse período os analistas reduziram durante 10 semanas seguidas suas previsões sobre o crescimento da economia nacional para 2012.

O boletim Focus indica que, confirmando-se a previsão dos economistas, para mais de uma centena de entidades que trabalham no mercado financeiro local este será o pior resultado do PIB desde 2009 (menos 0,6 por cento), quando o Brasil sentiu os efeitos da primeira etapa da crise financeira internacional.

Piorada desde meados do ano passado, a adversa situação mundial, principalmente na Zona do Euro, Japão e nos Estados Unidos, tem influenciado no comportamento da economia brasileira, que no primeiro trimestre mostrou um pobre aumento de 0,2 por cento.

Essa conjuntura obrigou o governo a reduzir de 4,5 para 3,0 por cento seu compromisso de crescimento econômico para o presente ano, além de adotar vários pacotes de medidas para estimular a indústria e impulsionar a economia.

Por outro lado, os analistas elevaram de 1,96 para 2,0 reais por dólar seu prognóstico sobre a taxa de câmbio para até final de dezembro deste ano. Esta é a segunda semana consecutiva em que os especialistas elevam sua estimativa sobre o valor da divisa estadunidense frente à moeda brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário