quarta-feira, 1 de agosto de 2012

DIRCEU SERÁ O PRIMEIRO

Oglobo

José Dirceu será o primeiro a receber a sentença do mensalão


Banco dos réus: Dirceu, chamado pelo MP de “chefe da sofisticada organização criminosa”, encabeça a ação penal
Foto: Evaristo Sá / AFP

BRASÍLIA - O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, que na denúncia do Ministério Público foi chamado de “chefe da sofisticada organização criminosa” do mensalão, deverá ser também o primeiro réu a conhecer sua sentença. Em conversas recentes, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concordou que o melhor será julgar réu por réu no processo. E Dirceu encabeça a ação penal do mensalão.

Pela sistemática de julgamento, depois que forem ouvidos acusação e defesa dos 38 réus, o relator Joaquim Barbosa vai dizer se condena ou absolve o investigado. Em seguida, os colegas votarão a proposta do relator. Caso a opção seja pela condenação, os ministros já discutirão a pena imposta ao investigado. A cena será repetida 38 vezes.

A análise dos ministros vai começar pelo chamado núcleo político, composto por Dirceu; Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT; Sílvio Pereira, ex-secretário-geral do PT; e José Genoino, ex-presidente do partido. Quando o relator terminar de falar sobre a suposta atividade criminosa do grupo, proporá a sentença do primeiro réu, José Dirceu. Se for o caso de condenação, a pena será discutida logo em seguida, em plenário. Depois, Barbosa julgará o segundo integrante, até o fim da análise dos integrantes do núcleo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário