terça-feira, 4 de dezembro de 2012

INSÔNIA E ESTRESSE

Portal Terra

Insônia, gordura e compulsão: veja o que o estresse pode causar

O estresse aumenta a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue Foto: Getty Images

Quem nunca passou por momentos de estresse? Seja no trânsito ou em um evento marcante da vida, como a perda de um emprego, o lado emocional pode afetar a saúde. Não à toa, cerca de 70% das consultas médicas e 80% das doenças graves estão ligadas a esse problema. Por isso, o site Fox News listou sete maneiras que o estresse pode afetar o corpo. Confira a seguir:
Perigo: quando você está estressado, o corpo tem uma resposta para protegê-lo. Se você está em perigo, o hipotálamo do cérebro envia gatilhos químicos para os nervos e as glândulas suprarrenais, que ficam em cima de cada rim. Essas glândulas liberam hormônios como o cortisol, que aumentam a pressão arterial e o açúcar no sangue. O processo, claro, pode prejudicar a saúde se acontecer com frequência.
Compulsão: estudos têm relacionado o cortisol, hormônio liberado em períodos de estresse, à vontade de comer açúcar e gordura. Os cientistas acreditam que a substância se liga aos receptores que controlam a ingestão de alimentos no cérebro. Portanto, se você costuma “descontar” o estresse na comida, deixe lanches saudáveis e frutas sempre por perto.
Armazenamento de gordura: “você pode claramente relacionar o estresse ao ganho de peso”, afirma Philip Hagen, professor de medicina na Mayo Clinic, em Minnesota, Estados Unidos. Isso porque, além da má alimentação durante os períodos de estresse, o cortisol também aumenta a quantidade de tecido adiposo, ou seja, aumenta as células de gordura. Níveis mais altos de cortisol foram relacionados ao excesso de gordura abdominal.
Coração: a relação entre o estresse e problemas no coração ainda é incerta, mas um estudo recente na Europa descobriu que pessoas que têm trabalhos estressantes são 23% mais propensas a ter um primeiro ataque cardíaco que as demais.
Insônia: estresse pode causar hiperatividade, que prejudica o sono. Um período longo de estresse também pode causar insônia e contribuir para distúrbios do sono. Nesses casos, o indicado é fazer ioga ou optar por atividades relaxantes.
Dores de cabeça: a adrenalina e o cortisol podem causar alterações vasculares que deixam você com dor de cabeça e enxaqueca. O estresse também deixa os músculos tensos, o que pode piorar ainda mais essas dores.
Memória: excesso de cortisol no organismo pode prejudicar a capacidade do cérebro de guardar memórias. Durante o estresse agudo, o hormônio também interfere em neurotransmissores, substâncias que as células cerebrais usam para se comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário