terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PRIMEIRO JORNAL PARA TABLETS

Exame

Morre The Daily, o primeiro jornal para tablets

The Daily

São Paulo – O jornal digital The Daily, o primeiro do planeta a ser produzido exclusivamente paratablets, especialmente o iPad, encerrará suas atividades no próximo dia 15 de dezembro. Segundocomunicado à imprensa assinado por Rupert Murdoch, dono do conglomerado News Corp. ao qual pertence o jornal, não foi possível atingir a audiência necessária para comprovar que o modelo de negócio empregado à publicação seria bem sucedido no longo prazo.
“O The Daily foi um corajoso experimento em publicação digital e um veículo importante para a inovação”, disse o magnata. “E é por isso que vamos aproveitar tudo o que aprendemos no The Daily e aplicar em outras propriedades”, explicou Murdoch. De acordo com a nota, Jesse Angelo, ex-editor chefe e fundador do veículo digital, assumirá a posição de editor do jornal The New York Post, enquanto que toda a tecnologia, e parte da equipe, do The Daily também serão absorvidas pelo Post.
nota de despedida da turma do The Daily, assinada por Angelo e Greg Clayman, também editor, confirmou que o jornal digital não atingiu as metas de audiência e agradeceu a lealdade de seus leitores. Além disso, informou que todas as assinaturas que continuarem ativas após a última edição do veículo terão seus valores devolvidos aos usuários.
The Daily
Lançado em 2011, o jornal digital foi o primeiro a ser veiculado exclusivamente como app no iPad. Meses depois, o The Daily desembarcou em outros dispositivos como o iPhone, tablets com Android e também no Kindle Fire, da Amazon.
Sinais de problemas no The Daily começaram a surgir em julho, quando uma leva de demissões atingiu a redação. Na ocasião, 50 pessoas foram demitidas de uma equipe formada por 170 profissionais.
Ainda em julho, Angelo havia publicado uma nota dizendo que os rumores de que o The Daily estava indo mal eram “desinformados e não verdadeiros” e pediu que seus leitores ignorassem o fato. De acordo com informações publicadas no site Slate, o jornal digital da News Corp. estava perdendo 30 milhões de dólares por ano, mesmo cobrando 1 dólar por semana aos usuários do app no iPad. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário