terça-feira, 4 de dezembro de 2012

INSÔNIA NA VÉSPERA

Portal Terra

Ministro da Justiça diz que não dormiu na noite da operação Porto Seguro

Na noite de 22 de novembro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ia para o aeroporto de Brasília quando o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, lhe telefonou: "Ministro, é melhor o senhor não viajar", avisou. Em seguida, o político foi ao Palácio do Planalto informar à presidente Dilma Rousseff sobre uma grande operação policial em órgãos federais dentro e fora de Brasília. "Naquela noite, eu não dormi", contou o ministro, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Ele vai falar sobre o caso nesta terça-feira na Câmara.
Cardozo disse que a forma como soube da operação seguiu o padrão da PF. Ele rebateu as críticas de que ficou "vendido" e de que Dilma cogitou sua demissão. "Não é verdade que eu estava tomando água de coco na praia nem que a presidente queria me exonerar". 
Naquela noite, por volta das 5h30, Daiello chegou ao apartamento do ministro. Apresentou detalhes da operação Porto Seguro e contou sobre um "elemento complicador": um mandado de busca e apreensão no escritório da Presidência da República em São Paulo. "O mandado era muito bem feito, específico para a mesa de Rosemary Noronha", relatou o ministro. Cardozo negou que a decisão de não pedir a quebra de sigilo telefônico de Rose, amiga do ex-presidente, tenha sido tomada pela PF para protegê-lo. "Ela não participa dos pareceres (do esquema de encomenda)", argumentou.
Operação Porto Seguro
Deflagrada no dia 23 de novembro pela Polícia Federal (PF), a operação Porto Seguro realizou buscas em órgãos federais no Estado de São Paulo e em Brasília para desarticular uma organização criminosa que agia para conseguir pareceres técnicos fraudulentos com o objetivo de beneficiar interesses privados. A suspeita é de que o grupo, composto por servidores públicos e agentes privados, cooptava servidores de órgãos públicos também para acelerar a tramitação de procedimentos.
Na ação, foram presos os irmãos e diretores Paulo Rodrigues Vieira, da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além das empresas estatais em Brasília, como a Anac, a ANA e os Correios, foram realizadas buscas no escritório regional da Presidência em São Paulo, cuja então chefe, Rosemary Nóvoa de Noronha, também foi indiciada por fazer parte do grupo criminoso. O advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves, também foi indiciado durante a ação.
Exonerada logo após as buscas, Rosemary ela teria recebido diversos artigos como propina. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, em troca do tráfico de influência que fazia, ela chegou a ganhar um cruzeiro com a dupla sertaneja Bruno e Marrone, cirurgia plástica e um camarote no Carnaval do Rio de Janeiro.
O inquérito que culminou na ação foi iniciado em março de 2011, quando, arrependido, Cyonil da Cunha Borges de Faria Jr., auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), procurou a PF dizendo ter aceitado R$ 300 mil para fazer um relatório favorável à Tecondi, empresa de contêineres que opera em Santos (SP). O dinheiro teria sido oferecido por Paulo Rodrigues Vieira entre 2009 e 2010. Vieira é apontado pela PF como o principal articulador do esquema. Na época, ele era ouvidor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e conselheiro fiscal da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Em decorrência da operação, foram afastados de seus cargos o inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S.A., José Francisco da Silva Cruz, o ouvidor da Antaq, Jailson Santos Soares, e o chefe de gabinete da autarquia, Enio Soares Dias. Também foi exonerada de seu cargo Mirelle Nóvoa de Noronha, assessora técnica da Diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Anac. O desligamento ocorreu a pedido da própria Mirelle, que é filha de Rosemary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário