segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ELEIÇÃO

Terminada a eleição na maioria dos municípios brasileiros, resta agora a reflexão sobre os resultados.

Aqui no Rio Grande do Norte, aconteceram muitas coisas que  certamente mudarão o rumo e as estratégias das campanhas futuras.

Aqui em Natal, uma candidata a vereadora do PSTU, sem nenhuma estrutura financeira de campanha, teve a maior votação para a câmara municipal, já registrada na história da cidade.

Com quase 33.000 votos, Amanda Gurgel contava com um grande "recall" proporcionado por uma participação em uma audiência pública que teve  repercussão nacional, através do youtube, das redes sociais e até de uma participação no Faustão.

Os institutos de pesquisa mais conceituados do estado e do país erraram feio em grande parte dos municípios e na capital. 

A lei da Ficha Limpa teve um enorme impacto em grande parte das candidaturas, levando a troca de candidatos de última hora e a descrença dos eleitores nos que permaneceram.

Tudo isto leva a refletir sobre os métodos atuais de fazer campanha.

A tão esperada reforma política não sai e creio que vai demorar a sair porque contraria grande contingente de parlamentares e partidos que ainda se beneficiam da legislação atual .

E aí o prejuízo fica evidente e acontece fatos como na cidade de Ceará Mirim na região metropolitana de Natal, onde o prefeito foi reeleito com 30% dos votos do município.

Cabe ao povo procurar, cada vez mais, conscientizar-se e participar , cobrando dos eleitos e usando os instrumentos disponíveis para se manifestar e defender a sua cidade e a sua cidadania.

Que venha 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário