quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ÔBA

Terra

Cerveja tem ação anti-inflamatória; veja benefícios

 Foto: Getty Images

Além de ser uma opção para driblar o calor, a cerveja, quando consumida moderadamente, tem ótimos benefícios para a saúde. O responsável pelos efeitos positivos da bebida é o lúpulo, planta utilizada para lhe conferir amargor. Ele também é utilizado como composto medicinal no tratamento de insônia, nervosismo, dor de cabeça e falta de apetite. E não para por aí: uma pesquisa publicada na revista Chemistry & Biodiversity comprovou que o lúpulo possui até mesmo ação anti-inflamatória.
Durante o estudo, os pesquisadores isolaram 13 compostos da planta. Treze deles foram aplicados em ratos para a comparação com um medicamento anti-inflamatório comercializado atualmente (indometacina). Depois das análises, ficou comprovado que 11 dos 13 compostos analisados apresentavam ação anti-inflamatória semelhante à do remédio. Outros dois compostos da planta foram capazes de retardar a formação de tumores de pele, reduzir sua quantidade e até diminuir a incidência do câncer de pele em ratos.
Outra pesquisa avaliou o efeito do lúpulo na prevenção do desenvolvimento do câncer de mama. Através da aplicação do extrato de lúpulo em uma linhagem de células mamárias, cultivadas em laboratório, que estão mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer, foi mostrado que ele é capaz de inibir a formação de algumas substâncias que favorecem o aparecimento de tumores, além de dificultar a transformação das células em ameaças cancerígenas.
Outro benefício comprovado do lúpulo é sua ação neuroprotetora. Ela encontra-se no xanthohumol, principal flavonóide presente na planta e que, em testes com ratos, mostrou-se capaz de melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, inibir respostas inflamatórias, morte celular programadar e formação de coágulos.
Segundo a ciência, o lúpulo teria até efeito antiobesidade, já que o extrato da planta inibiu o aumento tanto do peso corporal, quanto do peso do tecido adiposo em ratos com uma dieta rica em gorduras. A experiência, que durou 20 semanas, mostrou que o lúpulo foi capaz ainda de reduzir o tamanho das células gordurosas e do acúmulo de gordura no fígado. O extrato de lúpulo também melhorou a intolerância à glicose, contribuindo para evitar o desenvolvimento de diabetes.

Um comentário:


  1. eita noticia cachorra da molesta de boa.
    vou merguiá num tunel de escol.
    maniçoba

    ResponderExcluir