sábado, 13 de outubro de 2012

CONFIANÇA NA JUSTIÇA

Oglobo
Manifestantes soltam balões em frente ao STF pela ‘confiança na Justiça’


Balões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), para mostrar apoio à condenação de políticos envolvidos com o mensalão
Foto: Gilvado Barbosa / Agência O Globo

BRASÍLIA – Nesta sexta-feira de feriado, cerca de cinquenta pessoas realizaram uma manifestação na Praça dos Três Poderes, em Brasília, soltando 700 balões nas cores verde e amarela. 

De acordo com os organizadores do evento, que afirmam não serem ligados a grupos políticos, o objetivo é mostrar que o julgamento do mensalão, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), renovou a confiança do povo na Justiça brasileira. Os manifestantes também portavam uma faixa com os dizeres “O Brasil mudou. A pizzaria fechou”.

- Esse momento é um marco na história do país, da credibilidade das instituições e mostra que os crimes contra as instituições públicas não serão impunes. Os políticos têm de repensar sua forma de atuar, parar com o fisiologismo e parar de pensar apenas no seu umbigo.


Um dos organizadores da manifestação, o bancário e médico veterinário Rodrigo Montezuma, disse que o julgamento é um marco na história do país, o que deve motivar os políticos a repensarem sua forma de agir.

O ativista afirmou que a manifestação desta sexta-feira foi organizada em apenas três dias, entre ativistas que se conheceram em evento no Dia da Independência, no ano passado. Montezuma reforça que a manifestação não é uma comemoração pela condenação de políticos pelo 
Supremo, mas sim pela “confiança na Justiça”.

- Não ficamos felizes com a punição das pessoas, que caminha para penas de privação da liberdade. Mas a gente está feliz em ver que é preciso ter zelo pelas instituições públicas. Se o Supremo está punindo, quando as demais instâncias da Justiça receberem casos do tipo, teremos punições. A impunidade não pode ser regra, e sim exceção. Esse parece ser um momento de mudança nos paradigmas da gestão pública – disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário