terça-feira, 9 de outubro de 2012

TOMATE E AVC

notícias@band.com

Comer tomates reduz risco de AVC

A taxa de licopeno no sangue foi medida antes da pesquisa / Francesco83/ Shutterstock

Comer tomates, ricos em licopeno, um potente antioxidante, reduz o risco de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), revela estudo finlandês publicado nesSa segunda-feira nos Estados Unidos.

A pesquisa, que aparece na revista da American Academy of Neurology, indica que pessoas com taxas mais elevadas de licopeno no sangue têm 55% menos possibilidade de sofrer um AVC do que pessoas com taxas mais baixas deste antioxidante.

O estudo foi realizado na Finlândia com 1031 homens de entre 45 e 65 anos. A taxa de licopeno no sangue foi medida antes da pesquisa e os participantes, monitorados durante doze anos em média, por um período no qual 67 sofreram algum tipo de acidente vascular cerebral.

Entre os 258 homens com baixas taxas de licopeno no sangue 25 sofreram AVC, contra apenas 11 no grupo de taxas mais elevadas, também com 259 indivíduos.

Os resultados foram, inclusive, mais definitivos quando os pesquisadores levaram em conta apenas os AVCs provocados por coágulo no sangue, e não por hemorragia. Nestes casos, os participantes com níveis mais altos de licopeno apresentam um risco 59% menor de sofrer um AVC por coágulo em relação aos que apresentam taxas mais baixas.

"Esta pesquisa vem para consolidar as virtudes de um regime alimentar rico em frutas e verduras para reduzir o risco de acidente vascular", assinala Jouni Karppi, da Universidade do Leste da Finlândia, em Kuopio, um dos principais autores do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário