sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CAXIROLA

globo.com

'Caxirola', a vuvuzela brasileira, ganha apoio e vira projeto do governo federal

Caxirola, a vuvuzela brasileira (Foto: Divulgação)

A caxirola faz parte de 96 projetos aprovados pelo governo brasileiro para promoverem o país durante a Copa do Mundo de 2014.

- Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz. Por isso, dentro do projeto Candeal 2014, nós criamos a caxirola - contou Carlinhos Brown.
Diferentemente do caxixi, feito de palha, a caxirola é feita de plástico e ganhou as cores da bandeira nacional.

- O caxixi é um instrumento que já estava propício a extinção, porque é feito de palha e hoje já não se pode mais extrair da natureza para fazer. Mas existe um plástico verde, e, por meio de pesquisa, estamos há dois anos trabalhando a caxirola. É um instrumento para a Copa. E é um instrumento permitido de entrar no estádio, isso tudo foi muito bem planejado. É leve, é para criança, foi bem pensando - detalhou o músico.

Ao todo, 199 projetos foram analisados pelo governo. As inscrições foram gratuitas e a única exigência para participar era estar ligado a pelo menos um dos três eixos temáticos definidos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, que avaliaram a habilitação técnica e o mérito das propostas.
- É uma autorização para que os autores dos projetos façam a captação de recursos junto a empresas privadas ou estatais, ou também pela própria Lei de Incentivo ao esporte. Ou seja, os autores terão o diploma de que o projeto preenche os requisitos de valorização e de promoção do país e da Copa nos mais diversos domínios, porque há projetos ligados a área ambiental, a música, a culinária, ao folclore, a história, ao cinema. O futebol para o Brasil vai muito além do jogo de bola. Futebol é uma expressão da nossa cultura, da nossa psicologia, da nossa identidade, da forma como nos vemos como brasileiro e, a partir dessa visão, também como vemos o mundo - explicou o ministro Aldo Rebelo.
Outro projeto ligado a música que também foi credenciado pelo ministério trata do pedhuá, espécie de apito de origem indígena que deverá ser produzido em grandes quantidades para Copa. Para o idealizador do projeto, Alcedo Medeiros de Araújo, o pedhuá fará uma boa combinação com a caxirola de Carlinhos Brown.
- Um tem a sonoridade de sopro e o outro tem de percussão. Então, com certeza, vai unir a questão do slogan da Copa: 'Juntos num só ritmo'. Ambos formam o ritmo brasileiro e vai ser um casamento perfeito - projetou Alcedo, que revelou já ter proposta de empresas nacionais e estrangeiras para produzir o pedhuá antes mesmo da Copa das Confederações de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário