sexta-feira, 16 de novembro de 2012

STEVIA PARAGUAIA

Exame

Paraguai declara Stevia como patrimônio genético do país

A planta Stevia Rebaudiana Bertoni

Assunção - A "Stevia Rebaudiana Bertoni", uma planta originária do Paraguai de onde é possível extrair um adoçante natural, foi declarada patrimônio genético do país, de acordo com o anúncio feito nesta terça-feira pelo presidente Federico Franco.
O líder fez o anúncio durante o ato de abertura do "VI Simpósio Internacional de "Ka'a He'e" (Stevia, em guarani), realizado no salão de convenções do Banco Central do Paraguai, em Assunção.
A denominação de patrimônio genético faz parte de um decreto presidencial que também declara de "interesse nacional a promoção, o fomento e o incentivo para o desenvolvimento da pesquisa, produção, industrialização e comercialização" da Stevia, informou a agência pública "IP Paraguay".
O governo emitiu o decreto que corresponde a um pedido da câmara paraguaia da Stevia (Capaste), que procura outorgar o selo de origem do produto, que também é cultivado e comercializado em países como a Argentina, Brasil e Japão.
O ministro da Agricultura, Enzo Cardozo, disse durante o ato que o país prevê investir 10 bilhões de guaranis (cerca de US$ 2,2 milhões) no fim de 2012 e parte de 2013 para potencializar a produção do "Ka'a He'e".

Nenhum comentário:

Postar um comentário