terça-feira, 16 de outubro de 2012

O BANCO CENTRAL E O MENSALÃO

Julgamento do mensalão põe em xeque função de fiscalização do Banco Central


Os ministros Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Mello criticaram circulares do Banco Central que causaram a absolvição de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes da acusação de evasão de divisas. Além de quem transfere valores ao exterior sem autorização, a lei pune também aqueles que mantêm valor no exterior sem declarar.
Mas, a partir de 2001, o Banco Central criou limites mínimos de isenção. Em 2003, por exemplo, se o valor mantido em país estrangeiro fosse menor que US$ 100 mil, o titular da conta bancária não era obrigado a declarar nada.
Mas a quantia que valia era aquela que estava na conta em 31 de dezembro. Ou seja, era possível movimentar centenas de milhões de dólares desde que no último dia do ano o saldo da conta fosse de alguns trocados. Segundo Joaquim Barbosa, foi isso que Duda e Zilmar fizeram.
  Marco Aurélio estranhou o fato de o BC fazer diferenciação que o legislador não fez.
  Segundo a lei, não importa se o valor constante na conta estrangeira é de centavos ou milhões –a declaração é obrigatória. Ele apontou que a lei não havia criado o critério do último dia do ano.
  Para os ministros, é inegável que as circulares do BC criaram situação na qual o controle de irregularidades ficou muito mais difícil. (Ivas A. Hartmann, Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário