domingo, 9 de setembro de 2012

PROVAS DO MENSALÃO

Folha de São Paulo

Petista que levou Valério a Dirceu diz não se arrepender

O ex-deputado federal Virgílio Guimarães, do PT, em Brasília

Ele foi o passaporte de Marcos Valério para o PT. Apresentou o empresário ao deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, e ao ex-ministro José Dirceu, todos réus do mensalão.

Levou, também a pedido de Valério, a cúpula do Banco Rural ao Banco Central. Mas, diferentemente dos outros, passou distante da lista de réus do julgamento do processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal.

Trata-se do ex-deputado federal Virgílio Guimarães, 63. Hoje ele circula pelos ministérios como representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Brasília, função que acumula com a de coordenador da campanha de Patrus Ananias (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte.

Concursado da Assembleia e integrante do Diretório Nacional do PT, Virgílio manteve até este ano seus indicados em postos-chave da administração do atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB).

O petista, amigo do ex-presidente Lula, também atua como um assessor informal do filho, Gabriel, na Câmara dos Deputados.

DIRCEU

Conterrâneo de Valério, já condenado pelo Supremo por corrupção ativa, peculato (desvio de dinheiro por servidor) e lavagem de dinheiro, Virgílio lembra o dia em que o apresentou a José Dirceu em um restaurante de Brasília.

"Era segundo turno da eleição presidencial, Lula muito bem, aquela efervescência. Percorri por várias mesas. Fui apresentando", conta ele.

Virgílio se diz indignado por seu depoimento ter sido usado no processo do mensalão como prova contra Dirceu por formação de quadrilha. O ex-ministro ainda não começou a ser julgado no STF. "Não sou testemunha disso. Simplesmente porque me cortaram de tudo", reage.

"Jamais procurei Dirceu para o apresentar, diferentemente de outras pessoas com quem tive mais empenho na relação de Marcos Valério, como o Delúbio e o João Paulo."

Virgílio conta que, como suas famílias mantinham laços na cidade de Curvelo (MG), procurou Valério em 2002 atrás de apoio material para sua campanha à Câmara dos Deputados.

No segundo turno, com a iminente vitória de Lula para a Presidência, foi a vez de Valério pedir ajuda a Virgílio.

"Ele me procurou dizendo que tinha contratos com o governo do PSDB e pedindo para ser apresentado ao PT."

Foi o que Virgílio fez. Frisando que ele e seu grupo político ficaram de fora do núcleo de decisões do primeiro governo Lula, o ex-deputado repete que não teve influência sobre o que pode ter acontecido depois.

Prestes a tirar férias para se dedicar mais à campanha de Patrus, ele se declara um homem de sorte e diz que não guarda arrependimentos.

"Não posso nem me arrepender. Não me sinto nem um pingo responsável. O que eu fiz no caso do Dirceu foi uma coisa social. Não sei se teve depois continuidade ou não."

Nenhum comentário:

Postar um comentário