terça-feira, 11 de setembro de 2012

AVISO FALSO

abola.pt
Aviso falso assustou utilizadores do Facebook
Rede social é propícia a fenómenos virais (foto )

Um alegado aviso de privacidade tem circulado na rede social Facebook a alertar os utilizadores no sentido que estes salvaguardem os dados publicados naquela rede acabou por causar alarido desnecessário, uma vez que se trata de um anúncio falso.

O texto em causa defende que o Facebook é uma «entidade de capital aberto», com ações na bolsa e que como tal os dados divulgados por cada utilizador poderiam ser acedidos e utilizados publicamente sem autorização prévia. O documento que circula argumenta que a única forma de proteger os dados desse tipo de utilização passa por publicar um texto «legal» no mural, no qual alegadamente se estaria a rejeitar desde logo aquele tipo de acesso e uso dos dados.

A encerrar o texto está o alegado texto que protegeria o utilizador que o publicasse no mural. Segundo o JN, o texto corresponde a um conjunto de leis vigentes nos Estados Unidos e que não tem qualquer relação com a proteção de dados no Facebook.

Este embuste não é novo, mas há sempre quem não esteja a par e divulgue o que não domina como uma certeza. Numa era em que a informação é replicada na Internet inúmeras vezes e acessível a todos, neste caso tornou-se num fenómeno viral. Se todos o fazem, é porque é mesmo real, dirão uns...mesmo que a informação não seja verdadeira, como é o caso.

A cadeia televisiva CBS deu conta deste fenómeno há meses, quando o texto foi partilhado na rede, na altura em inglês. O conteúdo do aviso foi dado como falso pelo site Snopes, que esclareceu que o texto não altera a política de utilização da rede social, a mesma que todos os utilizadores aceitam na altura do registo.

Nesse texto, disponível no site da rede social, está clarificado que o utilizador só torna público o conteúdo que o mesmo entender. Na altura em que publica uma imagem ou um texto, por exemplo, tem uma opção que permite limitar o acesso àquela informação, além de poder alterar as definições de privacidade da conta a qualquer altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário