terça-feira, 11 de setembro de 2012

BANDA LARGA

Globo.com

Dilma afirma que governo cobrará qualidade na internet banda larga

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, no programa de rádio “Café com a Presidenta”, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará testes na banda larga, para que o governo cobre mais qualidade nesses serviços. 

Segundo a presidente, o governo vai cobrar das empresas acesso rápido e com conexão estável aos consumidores, além de monitorar os serviços prestados. Dilma afirmou que em muitos casos, empresas entregavam velocidade menor aos clientes do que o que fora contratado.

- Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço – disse 

Dilma, que afirmou que a agência cobrará maior qualidade de serviço.

Em outubro, de acordo com a presidente, as empresas vão ser obrigadas a entregar, em média, 60% da velocidade contratada. Essa exigência de qualidade vai aumentar até outubro de 2014, quando as empresas terão que fornecer uma média de 80% da velocidade contratada pelos clientes.

- Fiscalizar significa garantir ao consumidor a necessária proteção contra serviços de má qualidade, garantir o rigoroso cumprimento do que foi por ele contratado e pago. Só assim o consumidor terá os seus direitos respeitados – afirmou a presidente.

Até a semana passada, a Anatel já havia recebido mais de 28 mil inscrições de voluntários que querem participar dos testes da internet banda larga. As inscrições começaram no dia 29 de agosto, e serão escolhidas 12.091 pessoas, que deverão instalar um equipamento no seu aparelho receptor de internet para mensurar a velocidade do serviço. Com base nesses testes a agência irá cobrar operadoras pela velocidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário