quinta-feira, 26 de maio de 2011

SELEÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL

Enviado por Carlos Magno Medeiros

Com o detalhe curioso de que o goleiro (Ribamar) era mais baixo do que o zagueiro Calado (o mais alto, a seu lado) a seleção do RN que fez bonito ganhando o bi do Nordeste em 1960
Com o detalhe curioso de que o goleiro (Ribamar) era mais baixo do que o zagueiro Calado (o mais alto, a seu lado) a seleção do RN que fez bonito ganhando o bi do Nordeste em 1960.


Em 1934, depois de sucessivas goleadas diante de cearenses e pernambucanos em campeonatos anteriores, o futebol do Rio Grande do Norte reabilitou-se em alto estilo sagrando-se campeão de futebol do Nordeste. Surpreendendo aos tradicionais adversários da região, o então sofrido futebol potiguar soube dar o troco trazendo de Salvador esse título, só não indo mais adiante porque, na capital baiana a seleção tricolor potiguar foi garfada por um árbitro paulista frente à forte seleção da Boa Terra. O placar de 5x3 para a Bahia diz bem da dificuldade dos tricolores da Boa Terra em nos eliminar.


Quase 30 anos depois, eis o futebol potiguar novamente surpreendendo, dessa vez aos cearenses, acostumados a pegar moleza nos anos anteriores, quando chegaram a arrasar a seleção do RN por 10 x 0 e 11 x 01. O Brasileiro de Seleções começou em 1959 e foi concluído no começo de janeiro/1960, com os jogos Ceará 0x1 RN no “Presidente Vargas” e RN 2 x 2 Ceará, no “Juvenal Lamartine, jogo disputado dia 10 de janeiro daquele ano. Há, portanto, rigorosamente 50 anos da data de hoje.

Daquela equipe inesquecível de 1960, infelizmente muitos já não estão entre nós. O goleiro Ribamar, os três meiocampistas Cileno, Pádua e Jorginho, o ala esquerdo Mauro, o centro avante Saquinho e seu companheiro de ataque Aladim, também são falecidos. Alguns reservas de destaque, como Cocó, Papagaio, Messias, Adalberto, Petita, entre outros, também já não estão mais nesta vida terrena. Aliás, Cocó foi o autor do único gol marcado no Presidente Vargas,  proporc ionando ao RN jogar pelo empate em Natal, justo o que  aconteceu na tarde memorável de 10 de janeiro. O histórico empate de 2x2 do dia 10 teve no apito o alagoano Cláudio Regis, curiosamente escolhido pelas duas federações, pelo prestígio que Regis desfrutava em toda a região. Naquele dia, o “JL recebia um público calculado em 11 mil pessoas, nas suas acanhadas acomodações. A imprensa cearense veio em peso para a cobertura do jogão decisivo, aqui estando João Ramos da Rádio Clube do Ceará, Paulino Rocha, José Monteiro, Zacarias Lima e Silvio Leite, da Rádio Dragão do Mar, Ivan Lima, Maurício Carvalho e Afrânio Peixoto da Rádio Irapuru.

O primeiro tempo teve vitória do Ceará por 1x0, gol de Walter Vieira, calando logo cedo a torcida potiguar. O mesmo Walter fez 2x0, aos 14’ do 2º tempo, deixando o “JL” silente, sem acreditar no que via.  Mas não demorou muito  e  Aladim diminuiu para 1x2, e Jorginho empatou aos 35’, fazendo a f esta dos potiguares, até o árbitro encerrar a partida. Segundo a TRIBUNA DO NORTE na edição da terça-feira houve carnaval em Natal.

O grande herói do título não foi apenas Jorginho, mas o treinador Pedrinho Teixeira, hoje passando dos 80 anos, mas lúcido para contar a história. A seleção campeã do nordeste jogou com Ribamar, Biró, Calado, Pádua e Mauro, Cileno e Jorginho, Chicó, Aladim, Saquinho e Ivo, jogando ainda na campanha, Papagaio, Petita, Canindé, Ferreira e Cocó. O Ceará contou com Jairo, William, Alexandre, Jurandir e Guilherme, Charuto, Aluízio 3º e Aldo, Moésio, Walter Vieira e Bececê.

Em 87, o último

Em 1962 a CBF deu por encerrado o ciclo dos Campeonatos Brasileiros de Seleções Estaduais, e por coincidência o Ceará deu o troco aos potiguares depois da eliminação de 1960 No primeiro jogo, na capital alencarina, aconteceu a goleada dos cearenses por 6x1, e na partida de volta, em Natal também vitória do time cearense, dessa vez por 2x0. Depois, houve um longo intervalo, quando a CBF fez ainda uma tentativa visando a ressuscitar a disputa em 1987, novamente com potiguares e alencarinos se cruzando.  No presidente Vargas, empate de 1x1, gols de Frank (Ce) e Henrique. Na partida de volta, o time potiguar caiu por 1x0, gol de Frank, novamente. Dessa vez, a CBF deu por encerrada a disputa, nunca mais pensando em Brasileiro de Seleções. No último ano, o treinador potiguar foi Caiçara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário