quinta-feira, 26 de maio de 2011

REELEIÇÃO NA ASSEMBLÉIA

A quem interessa a reeleição da assembleia legislativa?

Desde os anos 90, quando o deputado Alvaro Dias foi presidente reeleito, que depois seguido pelo atual vice-governador Robinson Farias que foi presidente durante oito anos, que a AL do RN, tornou-se em um poderoso instrumento de poder e influência.

No governo Garibaldi, nada relevante era feito, sem o aval e concordância de Alvaro Dias e depois o governo Wilma trabalhava a quatro mãos com Robinson, até que veio a eleição e os interesses contrariados no feudo mais poderoso do estado, azedou a relação entre os dois poderes e Iberê quase ficou impossibilitado de governar.

O deputado José Dias do PMDB, que foi derrotado em uma eleição e preterido em outras, encabeçou o movimento para acabar com a reeleição; conseguiu, e a maioria dos deputados votaram e acabaram com esta modalidade.

O atual presidente deputado Ricardo Mota, afilhado de Robinson e eleito pelo novo sistema, tomou gosto pelo cargo e quer retroagir. Retroagir para prejudicar é proibido por lei. A reeleição é claramente prejudicial ao funcionamento da AL, era o argumento utilizado pelos que votaram contra.

O que admira são deputados que votaram para derrubar a reeleição e hoje querem que ela volte, como é o caso do deputado Nélter Queiroz.

Como votará o deputado José Dias, que está deixando o PMDB, para ir para o PSD, do vice-governador e do presidente da assembleia ?

O jornalista Gerson de Castro, bravamente e solitário levantou a questão através do twitter, sabendo que está contrariando interesses poderosos.

Cabe a sociedade se mobilizar, através das redes sociais, twitter, facebook, etc. para se pronunciar contra ou a favor, mas, participar do processo.

Eu pergunto, quais os interesses que existem por trás de tudo isto? Quais são os interesses contrariados ? E afirmo, poucos deputados resistem a uma boa cantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário