quinta-feira, 31 de março de 2011

ROTULAÇÃO


Voce conhece alguém de pele muito clara,que já abriu algum
processo contra alguém que o chamou de "Branco",ou "Branquinho"?
Voce conhece alguém com cabelos avermelhados
- aquele tipo "sarará",sabe? -
que abriu processo contra uma pessoa que o chamou de "Foguinho"?
Conheço até um Japa que adora ser chamado
 pelo seu apelido carinhoso de "LOW",
derivado diminutivo de "Yelow Man",
por sua pele amarelada ...
Mas...se você chamar de "Neguinho" um cara de pele escura,
já viu no que vai dar, né?
Pele negra é motivo de discriminação e danos morais.
Peles de outras cores não.
Até aí, tudo bem.
Sabe o motivo disso tudo?
É que as pessoas de pele escura são auto rotuladas de inferiores.
As pessoas de pele escura são já discriminadas
- no seu subconsciente -
pela   essência de sua condição humana,
desde os primórdios dos tempos.
Então agora, vamos ao seguinte comentário:
Meu filho de 18 anos e minha filha de 16 são fanáticos
por um seriado chamado "LOST", que passava
na TV até certo tempo atrás.
Eu não suporto aquilo!
Pelo simples motivo de exposição arriscada
sem nenhum atrativo lógico.
Certo dia, coloquei um comentário numa rede social,
emitindo  esta minha opinião sobre o seriado.
Nada aconteceu.
Acredito que muitas pessoas leram, refletiram, mas nada aconteceu.
Depois foi com Herry Potter.
Novamente lá na minha sala era um verdadeiro
pandemonio de adolescentes
vidrados na tela,na espera de mais uma aventura do Mago.
Vi umas fitas. Não gostei.Não me interessei.
Novamente publiquei meu comentario numa rede social,
emitindo minha  opinião a cerca do fenômeno Potter.
Mais uma vez nada aconteceu.
Acredito que muitos viram,leram,não deram importancia.
Concordaram.Ou não.
No inicio desta semana coloquei mais uma vez um comentário
na mesma rede social, sobre meu pensamento a respeito do BBB.
Não gosto.Não vejo.Acho vazio.
Acreditem:
Mais de setenta pessoas(assíduas do tal BBB) reclamaram, chingaram, berraram,armaram barraco mesmo.
Desceram fundo para defender seus Heróis.
Vai aí minha dedução de tudo isto:
Voce só se incomoda com aquilo que voce mesmo se rotula e se negligencia.
Como o programa BBB é taxado de "bestial",
vazio, baixo nivel intelectual, moral e cultural
 desde as suas primeiras apresentações
então seus telespectadores se ferem por demais quando
criticam seu programa tido como predileto.
Seus subconscientes processam a
polêmica que eles querem provocar.
Mesmo sem a pele escura,eles têm a mesma reação...
E viva os que assistem LOST...
Aplausos para os que voam na vassoura de Herry Potter.
Mário Augusto Andrade Molina
Economista
São Bernardo do Campo- SP
26 de Marçoo de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário