terça-feira, 21 de agosto de 2012

CHOCOLATE AMARGO

Flavio Cure - JB

Chocolate: o amargo bom para o coração

Uma nova pesquisa promete agradar a muita gente. Ela conclui que o consumo diário de 100 gramas de chocolate amargo pode reduzir, ainda que levemente, a pressão sanguínea. O trabalho foi feito pela Universidade de Monash, de Melbourne, na Austrália e publicado no British Medical.
O fator decisivo seria o flavonóide contido no cacau, que tem propriedades capazes de atuar como relaxante dos vasos sanguíneos, em função do óxido nítrico. Dessa forma, a circulação do sangue seria facilitada.

A notícia é interessante e deve deixar os chocólatras animados, mas é necessário comer o chocolate certo. A indicação é para aqueles que têm 70% de cacau e pouco açúcar. Portanto, não são as barras comumente encontradas nas lojas.
De acordo com a pesquisa, este chocolate amargo poderia evitar 70 ataques cardíacos mortais e 15 de menor intensidade em cada dez mil pessoas.
Outra pesquisa, essa anunciada por um grupo de especialistas em revisar estudos já realizados, aponta na mesma direção. Conclui que o chocolate diminui a pressão sanguínea a partir de um “relaxamento” das artérias que permite melhor fluxo do sangue. Segundo este trabalho, que analisou 20 estudos, em uma pressão sistólica de 120 mmHg, considerada normal, a queda foi entre 2 a 3 mmHg, ou seja, uma redução extremamente pequena.

O melhor, portanto, é não ficar muito eufórico e deixar o chocolate como uma boa sobremesa. Devemos lembrar dos seus chamados “efeitos colaterais”, como a sua concentração calórica, que pode fazer engordar.
Sugiro como o mais apropriado para controle da pressão investir numa alimentação saudável e variada e na prática de atividades físicas.  Afinal, vivemos num país com extrema diversidade e oferta, por exemplo, de frutas saborosas ao longo de todo o ano. É fácil variar a escolha ao longo do ano e deliciar-se com as uvas, laranjas, tangerinas, mangas, abacaxis, melancias, abacates etc.
Não dispense o brigadeiro da festinha do fim de semana, mas faça da alimentação saudável um hábito diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário