domingo, 28 de agosto de 2011

ZÉ FERREIRA SOBRINHO - PREFEITO DE SANTA CRUZ

Paulo César Rodrigues de Carrvalho


JOSÉ FERREIRA SOBRINHO
UM HOMEM EMPREENDEDOR COM AÇÕES NOBRES.
UM BOM EXEMPLO TEM QUE SER COPIADO.

Eterno exemplo de homem público. De estilo inovador, foi o único prefeito da cidade de Santa Cruz a governar sabendo ouvir e atender às reivindicações da população. José Ferreira Sobrinho já deveria ter sido agraciado e lembrado pelos livros didáticos de história. Político honesto e íntegro cumpriu com zelo, lisura e ética suas funções enquanto esteve à frente da Prefeitura de Santa Cruz e Lages Pintadas, de 1956-1959 e 1968-1970.

Jamais buscou tirar proveito do exercício dos respectivos mandatos a seu favor ou de quem quer que seja: amigos, aliados políticos ou parentes de qualquer grau. Detestava a corrupção, a falsidade e a traição. Para ele, honestidade e transparência com os recursos públicos tinha que ser regra e não exceção nem um favor do gestor e sim uma obrigação.


Portanto, não é exagero nenhum afirmar que José Ferreira Sobrinho foi um dos políticos mais importante da história do Trairy, pela sua ousadia, dignidade, caráter, coerência e capacidade administrativa com visão voltada para o futuro. Além do mais, tinha uma comunicação direta e uma estreita relação com as camadas mais pobres e carentes da cidade.

Com recursos públicos escassos, enfrentou as dificuldades administrativas com coragem, firmeza e criatividade. Sua grande parceria foi com a população. Aliás, a formulação das propostas de seu programa de governo durante a campanha eleitoral de 1955 e a execução das diversas políticas públicas, após ser eleito pelo voto direto, tiveram a participação decisiva de diversos setores da sociedade santa-cruzense.



De personalidade forte, mas humanista por princípio, possuía uma grande sensibilidade: sabia ouvir as pessoas, suas reivindicações. Coerente e sincero, 'não levava desaforo para casa'. Vivia com intensa alegria, participava de forma efetiva das diversas manifestações populares, como o carnaval, as festas juninas, vaquejadas e etc.


Sua grande capacidade administrativa de gerir os poucos recursos públicos que dispunha na época, transformou Santa Cruz num verdadeiro canteiro de obras. A cidade, antes de areia e argila vai ganhar ruas calçadas; mercado público; abatedouro público; iluminação com a energia de Paulo Afonso (CHESF); a praça principal da cidade; pavimentação a paralelepípedos de mais de vinte ruas, doou de sua propriedade particular terreno para construção do TRAIRY CLUBE, entre outras tantas obras importantes.

No entanto, sua extensa rotina de trabalho à frente do Executivo Municipal trazia-lhe ansiedade e insônia. Geralmente dormia pouco menos de cinco horas por noite. Resolvia então, inspecionar obras e serviços da prefeitura em plena madrugada a pé, se encontrasse um paralelepípedo solto na rua, imediatamente recolhia para usar no calçamento de outra rua.

HOMEM que honrou de verdade os votos da grande maioria dos santacuzenses e que jamais e em tempo algum desviou verbas do erário público. Ainda criança escutava isto das pessoas humildes de Santa Cruz. Dia 25 de Agosto de 1973 ele partiu, mas deixou marcas positivas de Honestidade e grande Personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário